Fazendo trocas em IBANEZ JEM

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BlaCk LaBeL
Veterano
# jan/06
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JB_
Sei lá... sob o ponto de vista $$$, falaram uma coisa certa num post mais lá pra cima: a GT-3 (pedaleiras em geral) desvaloriza rápido, a guita se mantém.

JB_
Veterano
# jan/06
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BlaCk LaBeL
isso eh,mas depois q compra uma dessas nem precisa vende, a naum ser q vc compre um cabeçote e uns pedais, o foda mesmo eh ele fica tocando com uma jem num ampli pequeno, e depois q vc pega uma pedaleira dessas qdo vc toca com outro som vc ja acha ruim

Bergmann
Veterano
# jan/06
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Pois então, os comentários do Gasoline são extremamente plausiveis. Mas permitem algumas correções.

Uma observação, a EVO está se desfazendo de modo irreparavel e, devido a pedidos do Vai, o corpo e outras coisas não podem ser substituidas. Isso sequer deixa a famosa Evo ser afinada. Ai está a substituição. Pode consultar.

Outra observação, é que o Jem single é comercializado sim. Porêm se chama Dimarzio HS-3. Inclusive, podem perceber que o unico captador que não possui os polos magnéticos sem douragem é ele.

Outra coisa, a ibanez terceriza serviços da Dimarzio. Os captadores não atendem a exigencia da Ibanez (Neste caso, a ibanez já desenvolveu uma linha de captadores com a Dimarzio) em questão sonora. Os unicos diferenciais estão no acabamento. Por exemplo, eles não comercializam um Evolution Branco com os polos dourados.

Informativo: A confecção (inclusive as partes de reposição dadas pela Ibanez) são as mesmas para a 350Dx e 555. (Tirando Braço, captadores e outras peculiaridades da JEM).

Outra coisa. Eu não preciso comparar a Edge Pro com a Lo Pro Edge. Pois uma se trata de uma ponte excelente, usada a anos em varias guitarras e com um funcionamento similar a varias. Agora a Edge Pro conta com uma falha gigantesca de desenvolvimento o que inclusive foi polemica em revistas americanas entre comentários de especialistas de guitarras. O String Holder Block dela não é um bloco como diz o nome, é uma peça no formato de um arco que contorna uma peça onde se fixa o parafuso que aperta essa peça contra a corda.

A medida que apertamos, a cabeça do parafuso empurra a extremidade externa do arco (que é furada para que passe o parafuso mas retenha sua cabeça) e sua ponta, aperta a outra extremidade do arco, que faz pressão na corda. Porêm existe uma pequena falha: A cabeça do parafuso empurra a corda questão de mm. a mais que a ponta do parafuso. Com o tempo, o SHB se parte devido a pressão indevida. Eu tenho uma RG1550 com uma dessas pontes. Após quebrar cerca de 4 SHBs, eu acreditava ser em defeito da peça, e comprei em um site americano outra ponte, identica que até agora já me quebrou 2.
(Obs: Eu aperto esses parafusos com um torquimetro (Mede a força aplicada em cada parafuso em Nm.) de acordo com especificações de um professor de resistência dos materiais que testou minha finada ponte)

Quanto a JEM 555, eu creio que passi a impressão errada por aqui. Eu não estou falando que é uma guitarra ruim. Simplesmente estou falando que ela não vale seu preço se comparada a outras guitarras da propria Ibanez, pois sua construção é praticamente a mesma da 350.

Quanto aos evolutions. Eles foram desenvolvidos para tirar um timbre unico de uma guitarra com o corpo em Alder. Ele pode tirar um timbre bonito de uma guitarra em Basswood, mas não cumpre seu proposito!

Concluindo:

Custo beneficio da 555 = Ruim
Construção da Edge Pro = Ruim
Associação de Evolutions com Basswood = Descaracteristico

Bergmann

Kursk
Veterano
# jan/06
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CARACA!

Bergman, fale um pouco da minha ibanez RG350DX de 2005, que já tem caps INF e ponte Edge pro.

pedrovai
Veterano
# jan/06
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Quanto aos evolutions. Eles foram desenvolvidos para tirar um timbre unico de uma guitarra com o corpo em Alder. Ele pode tirar um timbre bonito de uma guitarra em Basswood, mas não cumpre seu proposito!

A EVO tem o corpo em Basswood.

A JEM555 é uma ótima guitarra SIM. Muita gente fala que ela é ruim, mas ou é pq não gosta da Ibanez ou pq nunca tocou. A ponte antiga dela é instável, mas a nova é bem legal.

Kursk
Veterano
# jan/06
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Bergmann

Como todo mundo que tem ibanez RG350, pretendo trocar os caps, mas essas ibanez têm corpo basswood. Vc diz que os caps melhores não interagem bem com o basswood, então é melhor deixar como está?

Thedekai
Veterano
# jan/06
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os caps evolution não são ruins
meu professor tem uma rg470 com 2HB evolution
ele gosta, isso dai é gosto de vcs os caps são bons sim
ele falo que o pessoal que toca mais metalzão num curte pq ele tem muitos médios, sai um som mais limpo, e não sai ''cru'' como os metaleros curtem

Drinho
Veterano
# jan/06 · Editado por: Drinho
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ah sei lah .. c for pra gastar uma nota numa jem coreana... acho que vale mais apena comprar uma rg japonesa fudida que eh mais ou menos o msm preço.. ou talvez um pouco mais cara ... se for pra torrar grana numa jem .. que seja a jem maldosa japa

Gasoline
Veterano
# jan/06
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Bergmann
Uma observação, a EVO está se desfazendo de modo irreparavel e, devido a pedidos do Vai, o corpo e outras coisas não podem ser substituidas. Isso sequer deixa a famosa Evo ser afinada. Ai está a substituição. Pode consultar.

Sim, mas a EVO afina sim. Já tá no 3o ou 4o neck. E o corpo realmente que está perto de ser aposentado. Mas ela ainda é "tocavel" mas acredito que o Vai tem "poupado" ela por assim dizer. Mas ainda assim, as diferenças de madeira, permanecem.

Outra observação, é que o Jem single é comercializado sim. Porêm se chama Dimarzio HS-3. Inclusive, podem perceber que o unico captador que não possui os polos magnéticos sem douragem é ele.
Outra coisa, a ibanez terceriza serviços da Dimarzio. Os captadores não atendem a exigencia da Ibanez (Neste caso, a ibanez já desenvolveu uma linha de captadores com a Dimarzio) em questão sonora. Os unicos diferenciais estão no acabamento. Por exemplo, eles não comercializam um Evolution Branco com os polos dourados.

huh? HS-3 e Jem Single são o mesmo cap ? Tem certeza ? Aonde eu confirmo esta informação. E quanto ao acabamento isso é personalização da Dimarzio para a Ibanez, e qual o problema nisso ? Não entendi muito bem este paragrafo, mas gostaria de ver a informação do HS-3.

Informativo: A confecção (inclusive as partes de reposição dadas pela Ibanez) são as mesmas para a 350Dx e 555. (Tirando Braço, captadores e outras peculiaridades da JEM).

São guitarras de construção parecida, mas não são iguais, e mesmo sendo montadas na mesma linha, braço, captadores, ponte (e outras peculiaridades) dão mais de 70% da guitarra, logo ela não tem muito a ver com a 350dx.

Quanto aos evolutions. Eles foram desenvolvidos para tirar um timbre unico de uma guitarra com o corpo em Alder. Ele pode tirar um timbre bonito de uma guitarra em Basswood, mas não cumpre seu proposito!


A FLO é em Basswood, e tem o timbre normal dos EVOs, não existe isso de funcionar melhor com X ou Y, existe caracteristicas "timbristicas" diferente, se tu gosta mais do Evo + Alder, tudo bem. Mas não tem nada a ver com Evo + Basswood ser ruim, nada mesmo. Aliás, não acho que exista tanta diferença assim de alder para basswood.

Outra coisa, o braço original da FLO (logo que ela ficou branca) tinha a marcação identica a 555 (floral até a 12, depois bolinhas) e eu tinha lido que ele colocou um braço de 555 para testar a construção do mesmo.

(inclusive, tenho uma cover guitarra que tem ele vestido de cozinheiro na capa (acho que é de 1996) que dá para ver a FLO com o braço 555).

adriano_carvalho
Veterano
# jan/06
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Bergmann
Outra observação, é que o Jem single é comercializado sim. Porêm se chama Dimarzio HS-3. Inclusive, podem perceber que o unico captador que não possui os polos magnéticos sem douragem é ele.

Isso foi a maior besteira que já ouvi, pois o HS3 tem bobinas sobrepostas para o cancelamento do ruido de 60hz, assim como os Noiseless da Fender, o Evolution Single é single de verdade, eu tirei o single de minha Jem 7VWH e substitui por um DiMarzio DP403 justamente pra guitarra ficar mais silenciosa quando eu uso o single, e ele é um pouco mais forte tbm, isso deixa um equilibrio melhor entre os volumes dos caps, já que o original é bem mais baixo em relação aos caps do braço e ponte.

danielcastelli
Veterano
# jan/06
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A ponte Edge Pro realmente tem esse problema que o Bergmann falou?!?!

Eu to quase (quase mesmo) pegando uma RG1527 (7 cordas) que vem com a Edge Pro-7. E pagar quase 4000 numa guitarra e ainda ter que trocar a ponte (e sete cordas eh mais caro ainda) é foda hein.

Bergmann
Veterano
# jan/06
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Realmente eu não entendo a agressividade do pessoal desse forum! Parece uma disputa! Que eu saiba, um forum é um tipo de discussão do carater informativo. Se eu estiver errado, me corrijam e eu logo saio daqui.

Gasoline, primeiro eu vou deixar bem claro que tudo que eu estou falando está baseado em experiência ou artigos lidos. Como o Adriano falou, em um tom bem pouco amigavel, realmente pode ser bobagem. Agora, se alguem tiver como acessar o antigo site da Dimarzio (Antes dessa reformulação que o site ficou com uma interface bem legal, coisa que não era assim antes) eles colocavam junto com os comentários do proprio HS-3 falando que ele praticamente equivalia ao Evolution Single. Se eu passei alguma informação errada NESSE ponto, eu peço desculpas.

Quanto ao Basswood. Bastante gente ouve JEM's, ouve varias coisas do Vai mais recentes e quer esse timbre! Claro que você pode usar os Evos no Basswood, agora, as guitarras comercializadas com os evolutions tem o corpo em alder. Agora, convenhamos que ambos sabemos que os evolutions em uma guitarra de alder tem um timbre diferente de um corpo em basswood com a mesma captação! A densidade e comportamento dessas madeiras é muito diferente!

Gasoline, você proprio falou. A 555 e a 350 saem da mesma linha de montagem! Os mesmos materiais são usados, o braço é confeccionado do mesmo modo (A não ser os adornos da escala), a captação é terceirizada, a ponte é a mesma, o corpo é o mesmo com outro adorno que é o buraco, os pickguards são iguais, tarrachas, Nut, potênciometros, chave, tipo de fiação. Isso da mais de 70% (Considerando que o que muda é: Buracos no corpo, Escala e captação) o que acha?

Agora, novamente vamos tentar explicar o que eu venho tentando explicar a 3 tópicos agora. Achei uma forma mais interessante para isso!
Eu estou falando, que uma 555 é muito mais parecida que uma 350, do que um 7VWH sendo que ambas (555 e 7VWH) arcam com o nome do Vai em seu preço sendo que a 555 tem um preço "proximo" de uma 350. Logo, pelo fato de você não pagar pelo nome, a 350 vale mais a pena! Tem um custo beneficio melhor!

Quanto a Edge Pro, isso eu afirmo pela minha EXPERIÊNCIA que essa ponte tem estes defeitos! Coisa que a Lo pro edge não tinha (Tinha um unico defeito que eu consto, que é que com a idade, os SHBs começam a estourar muitas cordas. Coisa que com uma simples reposição é substituida.

Adriano, eu vou relevar o fato de ter sido praticamente sido chamado de burro por você e queria saber mais sobre as diferenças entre o HS-3 e o Evolution Single, pois eu acho que todos aqui temos um pouco a aprender ok?

Abraços!

Bergmann

Gasoline
Veterano
# jan/06
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Bergmann
Eu falei que são montadas na mesma linha, mas o braço não é mesmo, retirando o adorno da escala. Já toquei em ambas e o braço da JEM555 é mais fino e mais magro que o da 350. Isso dá uma diferença absurda em pegada.

quanto ao basswood, ele tem praticamente as mesmas caracteristicas timbristicas que o alder. E aposto que tu mesmo, se ouvisse duas guitarras iguais só que uma com corpo em basswood e outra com corpo em alder, não saberia dizer a diferença. E honestamente, os Evo foram desenvolvidos (até aonde eu sei) para Alder ? Não li isso em lugar nenhum. Aliás, eu sou apaixonado pelo timbre dos Evo em corpo de Walnut, e não acho que fique descaracteristico.
A captação é tercerizada ? Cara, tanto na Jem7VWH quanto na Jem555 são Dimarzio´s Evolution saidos da fábrica da Dimarzio USA. O próprio Steve Vai usa Dimarzio Evolution saidos (Obvio) da Custom Shop da Dimarzio USA. Todas as Jems, TODAS, tem a captação "tercerizada" por assim dizer (já que não é a Ibanez que os fabrica).

Quanto ao Hs-3/Jem Single, eu pedi a informação correta, por desconhecer deste fato mesmo. Até pq o Malmsteen usava HS-3 antes do JEM single ser criado, até aonde eu lembro. Por isso peço denovo, se tens aonde me mostrar esta informação, eu gostaria de ler, por curiosidade mesmo.

Quanto a ponte, eu não sei afirmar. Por isso fico quieto. Mas é sempre bom aprender.

E para terminar 2 considerações :

1) Eu acho que a JEM555 é tão custo/beneficio quanto uma 350 (a diferença é que a primeira é para fã de Vai e a segunda não, falando em custo/beneficio somente). Mas a JEM555 é uma guitarra superior a 350 na minha opinião.

2) Se ambos tem o mesmo defeito na ponte, isso não torna ambas guitarras ruins ? (A 350 e a 555?)

Estamos todos aqui para aprender sim.

Acho que não fui grosso, e acho que fui claro.

Obrigado.

Bergmann
Veterano
# jan/06
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Completamentando meu Post.

Olha, eu realmente sou burro ou a informação vem de modo bem estranho?

De acordo com a Dimarzio, o Vai usa um Evolutino/HS-3/Evolution. Certo, não vou discutir quanto a isso, pois ai vai o link da combinação de captadores usados pelo Steve Vai de acordo com a Dimarzio

Fonte: http://www.dimarzio.com.br/comp_03.htm

Um argumento seria: "Ah, o Steve Vai usa o HS-3, mas as JEM's em produção usam o Evolution" (Não estou dizendo isso, mas poderia ser um argumento não?)

Então, esse trecho foi retirado do site do Vai:

At the same time, I was also working with DiMarzio designing a new pickup. There were four that we experimented with and each was named after a Harley Davidson engine style. They were the Flathead, Knucklehead, Panhead and Evolution. The one I liked the most was the Evolution, so DiMarzio put them into production and they are still available.

The reason I liked the Evolution pickup was that it had a hot output, smooth yet cutting top end and tight bottom end. I had them put in one of the new white Jems and to tell the guitars apart I had to write something on them. That's how Evo got her name. Another one at the time was Flo. The way I got her name will remain a secret for a while.


Fonte: http://www.vai.com/Machines/guitarpages/EVO/history_frameset.html

Isso mostra, que ele usa Evolutions na Evo, é que inclusive ela se chama Evo por isso.

I have several backups for Evo and Flo that I use and take on tour. The original Evo II was given to Charlie Bolis. He is a cool guy that is one of my studio techs.

Fonte: http://www.vai.com/Machines/guitarpages/EVO/history_frameset.html

Agora, isso mostra, que ele ainda usa Réplicas de Evo's nas Tours, a diferênça dessas guitarras para a Evo, é simplesmente o sentimento que o Vai nutri por ela, como vocês podem conferir no site do proprio.

The JEM single coil pickup is described by DiMarzio technicians as "a HS-2 in single coil mode, with better hum cancellation". The JEM single coil pickup can be purchased from Ibanez, whereas DiMarzio pickups can be purchased from DiMarzio direct or from local guitar shops.

Fonte: http://www.jemsite.com/jem/pickup.htm

Aqui no JEM site, eles assimilam o HS-2 com o JEM single. Se você examinar os captadores, você percebe que, de fato, um HS-3 é "a HS-2 in single coil mode, with better hum cancellation". Ah, quase ia me esquecendo, que é o HS-3 eu não sei, mas que vc pode mandar fazer um Evolution Single pelo Custom Shop da Dimarzio, isso pode.

Uma "prova".

http://www.dimarzio.com.br/

Entre nos Links, Single Coils e então HS-3 que estará escrito "Mais Graves e menos agudos que o HS-2. Usado por Steve Vai e Yngwie Malmsteen."

Eu tenho que assumir, que praticamente o Evolution Single não aparenta ter 93mV e DC23.72k pois quanto maior a resistência de um captador, menor o seu brilho.

Adriano, poderia me enviar um site confiavel com as especificações do Evolution Single para que então eu possa comparar?

Gasoline

Eu acho que foi em 2005 ou 2004 que o braço da 555 perdeu 1mm. Isso é até bastante e então se equiparou as outras JEM's com o braço de 18mm contra os seus antigos 19mm e 19mm da 350. Era simplesmente um Wizard II. Hoje em dia eu realmente acho que não está longe disso.

Eu estou falando dos anos gloriosos das JEM's, e a 555 sempre teve a escala em Rosewood, hoje em dia as Tops estão se convertendo a essa madeira, e a resposta é a seguinte: Rosewood é mais barata para eles que o Ébano. Eles não mudam esse tipo de caracteristica em uma guitarra com uma historia como essa.

Agora, Alder é muito, muito mais aberta que Basswood! Se fossem tão parecidas todos os guitarristas iriam optar por alder por ser bem mais leve! O Basswood e uma madeira "meio termo" não é nem muito aberta (como o Alder) e nem tão fechada (como o Mogno)

Claro, a ponte não vai falar que a guitarra é ruim! Mas é um ponto negativo!

Eu estou meio desatualizado que acho que a ponte das DX que estão saindo agora se chamam Edge III, enquanto as 555 cairam na mesma da Edge pro (Só que a II que é piorzinha).

Uma coisa eu não posso negar! A 555 é superior que a 350! Claro! Porêm o seu preço não corresponde a tal beneficio! Olhe por exemplo outra guitarra na faixa de preço da 555 (Acho que até mais barata) que são as prestige! Infitinamente superiores! Mas ai eu estou comparando os preços, pois a 555 se parece muito mais com a 350 que com qualquer prestige! E essa sim eu te garanto mais de 90% de diferença! É só olhar os numeros seriais das peças da Ibanez Parts e comparar! A 350 tem a maioria dos itens semelhantes a 555, enquanto (Na faixa de preço da 555) você compra uma prestige, que se houver 5% de semelhança e muito! Se quiser eu te mando os links!

Abraços

Bergmann

Bergmann
Veterano
# jan/06
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Ah, me enganei, falo besteiras! Não burrices! Desculpe, foi realmente um equivoco!

Gasoline. Eu estava lendo seu post melhor. É um fato, que o Evolution Neck e Bridge vem acompanhados do Single como diz o JEMSITE, o Site do Vai e da propria Ibanez.

Agora como diz o site da propria produtora dos Evolutions, o vai usa um HS-3 da Dimarzio onde, em teoria, deveria estar o Evolution.

Faça uma assimilação, pois se essa informação estiver errada no site da Dimarzio, você consegue inclusive processa-los!

Abraços

Bergmann

danielcastelli
Veterano
# jan/06
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Bergmann
A Edge Pro durou quanto tempo mais ou menos?
Não estou afim de comprar uma guitarra de 3000 reais e ter que gastar mais 600 pra trocar a ponte logo de cara.

Fritz_mkvl
Veterano
# jan/06
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Até onde eu sei o "single" da JEM é um HS-3 mesmo.

danielcastelli
Veterano
# jan/06
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Fritz_mkvl
Estranho eh a diferença de saida dos Evolution pra um HS-3...
300 contra 90... daria mta diferenca na troca de captador e combinação deles.

Fritz_mkvl
Veterano
# jan/06
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danielcastelli
Sei lá cara, mas eu já vi essa informção várias vezes, e tem até no site da DMZ como o Bergmann postou. Talvez eu tenha visto várias vezes por acessar várias vezes o site da DMZ, mas me lembro bem dela.

E o que aconteceu com o HS-1?

Bergmann
Veterano
# jan/06
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A ponte Edge Pro realmente tem esse problema que o Bergmann falou?!?!

Eu to quase (quase mesmo) pegando uma RG1527 (7 cordas) que vem com a Edge Pro-7. E pagar quase 4000 numa guitarra e ainda ter que trocar a ponte (e sete cordas eh mais caro ainda) é foda hein.


Daniel respondendo a sua pergunta e ajudando o pessoal ai a conhecer mais sobre essa ponte (Não estou falando ironicamente, eu to olhando varias coisas e aprendendo novas coisas aqui).

Eu quero que você examine a ponte da 1527 e peça apenas para ver um String Holder Block dela... Só ver e veja como e a construção e como a pressão se aplica sobre a corda!

Eu vou dar um pequeno exemplo para você. o SHB tem exatamente esse formato [ em uma das "curvas" fica o parafuso e na outra fica a corda!" A força, que é aplicada em uma extremidade, reflete na extremidade oposta. Porêm essa força é aplicada na parte superior dessa peça, causando uma pequena distorção desse material! (A extremidade que toca a corda se curva um pouco para dentro como é de se esperar de qualquer metal temperado) Nesse "aperta-desaperta" uma hora ele quebra uma das extremidades. o que era assim: [ fica assim L logo ou você aperta a corda com [b][/b] a parte superior (Que transmite a força aplicada) e pelo formato dessa superficie de contato, a corda se rompe muito facilmente!

http://www.ibanez.com/parts/2004_PARTS/el_guitar/breakdown/images/2EL2 -3.jpg

Esse é o SHB. Em uma extremidade ele tem um Furo para a entrada do parafuso como pode ver o carrinho montado no link a baixo

http://www.ibanez.com/parts/2004_PARTS/el_guitar/breakdown/images/2EL2 -2K.jpg

Então a cabeça do parafuso (Que não passa pelo furo do SHB) empurra o outro extremo (que possui essa curva mais suave) contra a corda! Perceba a grossura do metal durante o curso da peça. Ele afina drasticamente justamente no ponto de torção principal da peça.

Agora observe uma ponte como a LO-PRO Edge

Isso é o SHB

http://www.ibanez.com/parts/2002_PARTS/el_guitar/breakdown/images/2LE2 -3.JPG

Isso é o Carrinho. o SHB vai desse lugar há uma cavidade quadrada. Ali atrás há uma rosca onde vai o parafuso que aplica a pressão!

http://www.ibanez.com/parts/2002_PARTS/el_guitar/breakdown/images/2LE2 -2C.JPG

3 posts seguidos já é demais!

Abraços

Bergmann

Fritz_mkvl
Veterano
# jan/06
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Bergmann
Você é estudante de engenharia ou já se formou?

Bergmann
Veterano
# jan/06
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A Edge Pro durou quanto tempo mais ou menos?
Não estou afim de comprar uma guitarra de 3000 reais e ter que gastar mais 600 pra trocar a ponte logo de cara.


Eu troco bastante a corda dos meus instrumento. Cerca de uma vez a cada mês. Então em cerca de 6, 7 meses já começou a mostrar problemas. Pode procurar a garantia da equipo, da loja onde comprar que você realmente não vai conseguir muita coisa. Eles vão te indicar lojas como a Vintage para solucionar seu problema! E ainda assim não resolvem!

MatheusMX
Veterano
# jan/06
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Eu prefiro as JEMs com caps The Breed q os Evolution ...
e ponte Lo Pro Edge mesmo

danielcastelli
Veterano
# jan/06
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Bergmann
EduArdanuy
Mas até as JEM vem com a Edge Pro agora... não existe mais a Lo Pro. Teoricamente a "melhor" ponte da Ibanez agora é a Edge Pro.

E a gente fica meio sem opção, pois não encontro uma ESP LTD sequer pra contar historia, tem que ficar em Ibanez/Jackson mesmo...

Bergmann
Veterano
# jan/06
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danielcastelli

Beeeem teoricamente. rs
Em www.ibanezrules.com você acha essas pontes para vender. Eu já comprei coisas com o cara e é confiavel! (Ao menos comigo foi)

Pessoal, ainda estou na espera pos dados tecnicos do Evolution Single!
Eu já dei meus argumentos sobre "A maior besteira que eu já ouvi".

Eu acho que só pelos argumentos não é uma besteira correto?

A não ser que eu esteja completamente sequelado!

Bergmann
Veterano
# jan/06
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Procurando aqui achei mais uma perola!

No site americano da dimarzio (www.dimarzio.com) o HS-3 fica em uma partição de singles chamada "Hum Cancelling Strat".

Eu acho que eu li isso em algum lugar...

The JEM single coil pickup is described by DiMarzio technicians as "a HS-2 in single coil mode, with better hum cancellation". The JEM single coil pickup can be purchased from Ibanez, whereas DiMarzio pickups can be purchased from DiMarzio direct or from local guitar shops.

Fonte: http://www.jemsite.com/jem/pickup.htm

danielcastelli
Veterano
# jan/06
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Bergmann
$250 uma ponte?!?!
Fala sério... eu compro uma Original ou uma Gotoh com isso pelo mesmo preço aqui no Brasil. :(

Gasoline
Veterano
# jan/06
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Acho que acabamos de chegar num acordo.

Bergmann
Estavamos falando a mesma coisa de maneira diferente ? Ambos concordamos que a 555 é superior a 350, e inferior a JEM7VWH. Ambos concordamos que o custo/beneficio da 555 é só para fãs do Vai. (O mesmo poderia ser dito da JEM7, mas não é o que ocorre, tendo em vista que ela é padrão de guitarra top).
Também acho que uma Prestige da vida, seria mais conta. Aliás, se for para falar por guitarras em conta, eu não compraria Ibanez, eu compraria outra marca. Mas não vou entrar nisso.

Quanto ao braço, acho que a mudança ocorreu no final de 2003. Pois toquei numa 555 nesta época, e já era o braço com as medidas "JEM" por assim dizer. Quanto as anteriores, realmente não posso opinar.

Eu estou falando dos anos gloriosos das JEM's, e a 555 sempre teve a escala em Rosewood, hoje em dia as Tops estão se convertendo a essa madeira, e a resposta é a seguinte: Rosewood é mais barata para eles que o Ébano. Eles não mudam esse tipo de caracteristica em uma guitarra com uma historia como essa.

Para mim, os anos gloriosos das JEMs, são os primeiros antes da Jem7VWH/BK, eu gosto muito da JEM77DY por exemplo (com Paf Pro, e disapearing pyramids inlay). E realmente a escala era ébano. Mas como eu disse, o próprio Vai mudou a escala da guitarra dele. Acredito que seja este o motivo pelo qual a Ibanez trocou, e não pelo preço e nem pelo timbre. Pois as JEM top, elas são guitarras feitas para poucos, para pessoas que querem ter a guitarra mais proxima possivel da do Vai. Por este motivo, acredito eu, que a troca não seja relaxamento da Ibanez ou coisa assim, é apenas marketing mesmo. E tem quem prefira Rosewood a Ebano, e Basswood a Alder, assim como tem quem prefira o contrário, completamente entendivel e aceitavel.

Agora, Alder é muito, muito mais aberta que Basswood! Se fossem tão parecidas todos os guitarristas iriam optar por alder por ser bem mais leve! O Basswood e uma madeira "meio termo" não é nem muito aberta (como o Alder) e nem tão fechada (como o Mogno)

O alder é um pouco mais aberto realmente, mas não tanto assim. Quanto ao peso, não sei dizer exatamente, mas tem gente que prefere guitarras pesadas, ao inves de leve (amantes de Les Paul por exemplo, abominam as guitarras "de plástico" como chamam, e colecionadores de Stratos vintage também.) Acho que é uma questão de gosto/opinião. Mas dizer que uma guitarra é pior que a outra por usar outro tipo de madeira, ambas sendo madeiras bem tratadas, cortadas corretamente, secas naturalmente, etc, não tem fundamento lógico, apenas pessoal. Sei que não foi o que tu quisestes dizer no inicio, mas pode ter parecido isso para alguns. Então, é questão de opinião mesmo, certo ?


Quanto ao captador.

O JEM Single então (pegando pelas tuas informações) é um captador custom, não vendido pela Dimarzio, e tem timbre mais parecido com o HS-2 em modo single (por sinal, é um timbre maravilhosamente maravilhoso este, especialmente na posição braço, mas na posição meio também, o HS-2 fora de fase também soa deliciosamente bem). O JEM single não é um HS-3, e o Evo single é apenas outro nome para o JEM Single.
O HS-3 é um outro pickup, com mais saida e equalização diferenciada. Mesmo que o Vai use ele, isso não torna o original da JEM um HS-3. Mas acho que ambos entendemos isso.
Tuas informações estão bem corretas. Agradeço por elas.

Bom, acho que chegamos a um consenso.
Qualquer coisa que queira debater ainda, é só responder. não precisa de preocupar com ofensas ou coisas do gênero, pois não é meu estilo, e não vai ser.

adriano_carvalho
Veterano
# jan/06
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Bergmann
....Como o Adriano falou, em um tom bem pouco amigavel, realmente pode ser bobagem. Agora, se alguem tiver como acessar o antigo site da Dimarzio....
Cara, me desculpa, não quis de maneira alguma ser mal educado com vcs......mas é que eu tenho uma 7vwh, é diferente da maioria que coloca suas opiniões baseadas em materias de revistas ou sites. Eu tenho o Evolution Single e tbm tenho um DP403(virtual vintage heavy blues) e já tive o hs-3......então, sei qual é a diferença entre eles, não baseado em algo, mas em experiencia propria, instalando e testando eles, etá ver o que ficava mais legal, e equivalente aos Evo do braço e da ponte.
Se eu pareci ser mal educado, me desculpem, só quis ajudar a todos nessa grande confusão que estava rolando nesse topico, pois acho que a opinião de quem tem os equipamentos a serem questionados são muito validas...qualquer outra duvida em relação a 7vwh podem me perguntar, se quiserem que eu tire fotos de locais especificos, dentro do escudo por exemplo, ou algum video com o timbre eu posso dar um jeito!

Abraxx

Bergmann
Veterano
# jan/06
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Bom pessoal, estamos chegando a alguma lugar!

Eu tenho tambem tenho uma 7VWH 94' (ela começou a ser produzida em 93, se quiserem eu posso colocar fotos aqui) e devo assumir o seguinte. Eu não coloquei o HS-3 no lugar no single stock da minha guitarra então nao posso opnar sobre o HS-3 no lugar do Evo single. Mas eu não acho que os singles sejam tão diferentes. O Evo single não tem tanto brilho, (Sim ele é "estalado" e quando o selecionados individualmente temos uma queda de saida visivel) e tambem já toquei em HS-3 em outras guitarras, o problema é que a guitarra era de Maple, então não é uma base para comparação visto a densidade dessa madeira.

Então eu tenho que me ater a contradições contidas nos sites dos proprios fabricantes. Onde um diz que os evolutions são um trio e o outro diz que a configuração de uma guitarra com evolutions do vai é um Evolution/HS-3/Evolution.

Talves (estou dizendo talves, pois há uma visivel contradição nos sites) o Evolution Single seja um nome comercial do HS-3. (Como uma captador da Schaller foi copiado por uma marca, não lembro com exatidão qual foi, mas o mesmo projeto de captador rendeu bem mais nesta outra marca) Ou talves o site contenha uma informação incorreta.

Agora o Jem Single é usado varias guitarras equipadas com Tonezones, Humbucker From Hell do Paul Gilbert tambem.

Acessem www.ibanezregister.com vão em Guitar Gallery, Signature Models e então selecione uma guitarra como a PGM800 (TZ/JS/TZ), PGM301, PGM300, ou então a PGM500CA.

Todas elas tem um Jem Single como Single. Voltando para o site da Dimarzio...

http://www.dimarzio.com.br/comp_02.htm

Ora, não é um HS-2?

Vamos descascar esse abacaxi!

Abraços

Bergmann

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