Qual é realmente a diferença entre a Fender USA e a Fender mexicana?

Autor Mensagem
claudiorrjunior
Veterano
# ago/11
· votar


na boa, tem um video muito bom comparando as duas http://www.youtube.com/watch?v=TC6stWqsCh4&feature=related

queria ter dinheiro pra ter duas mia e acredito que o timbre das duas também seria diferente

num quero defender as mim, mas me surpreendi quando comprei a minha balckmore.

se tiver grana compra uma mia de preferencia uma "natural" pra ver suas emendas caso tenham

http://www.classicacafe.com/images/customer-files//93FenderStratPlusNa turalAlbum.pdf

KalleL BlacK
Veterano
# set/11
· votar


mas então essa MIM tah boa de preço http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-196773941-fender-standard-strat ocaster-sunburst-new-_JM

vitimp
Veterano
# mar/12
· votar


cara eu tenho uma mexicana standart, que eu comprei nos estados unidos na samash .. pesquisei por 1 mes qual eu comprava..meu amigo comprou uma americana.. pago 800 dolares .. e eu comprei a minha por 400.. agnt toco 3 dias assim, e cara, a diferença foi minima..na real, sao duas puta guitas, a americana melhor , de certo, mas a mexicana manda mto vei, pqp.. eu acho que sao os captadores mesmo, bom é a experiencia de quem tem uma! hahaha

claudio.oc
Veterano
# mar/12
· votar


vitimp

Os captadores da mexicana normalmente sao ceramicos e as americanas vem com captadores de alnico....Já é uma grande diferença no som....De resto, acho tambem que o hardware da americana é melhor...Mas as fenders mexicanas tambem sao otimas....Concordo com voce...

elchapa
Veterano
# mar/12
· votar


Depende de cada modelo.

A standard mexicana tem um som diferente da deluxe playaer mexicana, por exemplo.

Assim como a americna standard tem um timbre diferente da american special. Cada modelo da Fender tem sua particularidade.

Eu por exemplo sou apaixonado pela americna Special, com captadores Texas Special, que sao captadores melhores para blues, que é a minha praia.

A Deluxe player da Fedner, feita no méxico, é uma mexicana mais cara que tem uma qualidade de madeira e acabamento emlhores.

Há também a Fender do Jimmy Vaghan, que vem com os magnificos captadores Tex Mex, que é um pouco mais cara.

No geral as americanas, na minha opiniao, sao mais confortaveis de tocar e tem um timbre melhor. Mas a mexicana nao sai muito longe não, eh uma ptua guitar. Você tem que pegar cada uma e ver qual que voce sentiu melhor.

Drinho
Veterano
# mar/12
· votar


A fender mexicana standard é uma puta guitarra legal mas infelizmente as peças não prestam... aqueles captadores principalmente não tem som de nada....

a americana já vem com uma peças melhores talvez ai a diferença de preço... nem tanto pela guitarra em si .... claro que além disso a fabricação mexicana é mais barata....

mas comprando um fender mexicana standard e substituindo as peças por peças decentes com certeza se tem uma guitarra pra vida toda...

Drinho
Veterano
# mar/12
· votar


é uma mexicana mais cara que tem uma qualidade de madeira e acabamento emlhores.

eu não sei porque... mas eu não acredito em seleção de madeiras pra guitarra de fabrica....

algo me diz que isso é pura enganação....

acredito que filé mignon da madeira só em luthierias

elchapa
Veterano
# mar/12
· votar


Drinho

acredito que filé mignon da madeira só em luthierias

Concordo com vc. Luthierias e custom shops. Mas isso não quer dizer que não haja diferença na qualidade entre a mexicana e americana. Ambas não possuem madeiras extremamente selecionadas.

Mas as mexicanas possuem uma madeira de menor qualidade sim. Embora a diferença de madeira seja um pouco superficial entre as duas.

Mas, sei lá, eu gosto mais das americanas. Não consigo explicar direito, o som é melhor cara sei lá, flue mais, é mais confortável. è bem uma questão de gosto, tem getne que prefere uma standard ou uma jimmy vaugan por causa dos Tex Mex, como tem gente que prefere American Special por causa da pitnura e dos Texas Special.

De qualquer maneira, são umas puta dumas guitarra!

Drinho
Veterano
# mar/12 · Editado por: Drinho
· votar


Mas isso não quer dizer que não haja diferença na qualidade entre a mexicana e americana.

Pode até ter, mas são diferenças que os ouvidos nem detectam quando as guitarras tem bons captadores

As diferenças são mais psicológicas do que reais...

Semana passa mesmo, fui na loja testar um pedal de chorus que eu to loco pra comprar e testei ele com uma standard mexicana... e dava pra sentir que a guitarra é realmente bem feitinha, bonita... mas aqueles captadores num dá né....

ela com uns captadores um poquinho melhores da fender mesmo jah ia ficar perfeita....

ALF is back
Veterano
# mar/12
· votar


Drinho
eu tbm pensava assim...mas acho q a realidade e um pouco assim mesmo...em um outro topico q nao lembro qual, alguem postou aqui um blog de um "maluco" q serrou uma gibson NO MEIO e ali foi possivel ver a qualidade do mogno...simplesmente perfeito! Acho q ha sim uma preocupaçao verdadeira com madeira de algumas fabricas e a fender esta inclusa nisso...nao e segredo pra ngm q fenders standard sao feitas com madeira boa e as mexicanas com 3 ou 4 pedaços paralelos...agora to no cel mas quando chegar em casa posto aqui o topico q falei...mas se quiser ir tentando achar, procura na busca por "olhando com atençao epiphone madeira"....o titulo do topico e algo assim...e ai postaram fotos "chocantes" relacionadas a madeiras...inclusive das fenders mex e da gibson serrada

elchapa
Veterano
# mar/12
· votar


Drinho

É verdade cara, os caps das mexicanas são ,em sua maioria, terriveis hahaha.

O único na minha opiniao que escapa mais é o Tex Mex, que vem na do Jimmy Vaughan. De resto da pra joga tudo fora haha

silasamilcar
Veterano
# fev/14
· votar


Algumas Mexicanas são tão boas quanto algumas Americanas e em alguns casos melhores. Historicamente a Fender Americana usa mão de obra mexicana desde a década de 50... Alguns nomes mexicanos são verdadeiras lendas em termos de luthiaria na Fender.
O maquinário na fábrica de Ensenada no México, é o mesmo que se encontra na Fender Americana.
Então, se a mão de obra é similar, e o maquinário idêntico, em que difere uma MIA de uma MIM?
A Fábrica da Fender no México, foi instalada em 1987, começando os trabalhos inicialmente apenas dando acabamento nos corpos, e na montagem final dos instrumentos que eram importados dos Estados Unidos. Se não me engano esse processo durou até 1989, quando a fabricação passou a ser feita inteiramente no México.
A Fender tem necessidade de fabricação de guitarras de baixo custo (México) e de baixíssimo custo (Korea e China) para manter-se competitiva no mercado internacional. Essa questão estratégica de mercado acaba por definir a política de fabricação de produtos com economia em material. E essa economia se reflete principalmente na madeira do corpo. As guitarras modelo Standard são fabricadas no México com retalhos de Alder com até seis pedaços diferentes. Logicamente nem toda Guitarra Mexicana terá essa quantidade de emendas. Mas essa é uma loteria.
Quanto ao hardware não há nenhuma indicação da qualidade ser inferior aos das Americanas. Uma MIM Deluxe pode ser até melhor que uma americana da linha Special, por exemplo.
Emfim, eu compraria uma MIM sem medo de ser feliz. Já toquei em algumas realmente excelentes, e em outras que se não se mostraram tal nível de excelência, em nada ficaram devendo às primas ricas...

SkyHawk
Membro
# fev/14 · Editado por: SkyHawk
· votar


silasamilcar
É comentado em diversos fóruns que de 2012 em diante o controle de qualidade da fábrica do México aumentou, mitos a parte, eu tenho visto e tocado em Fenders MIM mais recentes que são surpreendentemente boas, eu diria excelentes guitarras.

Hoje eu compro guitarra pelo ouvido e pegada não estou nem aí do que é feita e muito menos de ONDE é feita !!!!

Sem fugir do tema: me convenci que a diferença entre MIM e AM quando existe em alguns modelos é só captação, no resto é igual só muda o mexicano que a fez e 90 km de distância entre as duas fábricas.

MMJr
Veterano
# fev/14
· votar


Sem fugir do tema: me convenci que a diferença entre MIM e AM quando existe em alguns modelos é só captação, no resto é igual só muda o mexicano que a fez e 90 km de distância entre as duas fábricas.

SkyHawk

Independentemente onde e fabricado, cada modelo tem diferencas que vao alem de captadores, por exemplo:

_Ponte = Latao ou aco...
_Bloco da ponte, Latao ou uma outra liga de aco, alem de dimencoes e massas diferentes...
_Molas do tremolo
_Tarraxas
_Radio do Braco - A MIM Deluxe tem radio 12' e as Standards tem radio 9.5' e outros modelos tem radio 7,5'
_Largura do braco no Nut - Geralmente as MIM tem um nut 1mm mais estreito, 42 milimetros na MIM e 43 na Amercican Standard
_Formato do Braco: Modern C Shape ou Vintage...
_Qualidade da pintura.
_Hard case e/ou bag.

... E por ai vai.....

Todos estes detalhes fazem diferenca na hora da escolha alem, obviamente, da deferenca de preco....

Valeu....

SkyHawk
Membro
# fev/14
· votar


MMJr
Ok, ok, ok, ok..... Acho que sabemos disso. Me referi a diferenças de qualidade, nesse quesito as coisas andam bem iguais.

Luisfelp FR1
Membro
# fev/14
· votar


Ano passado comprei uma Fender Stratocaster MIM Standard HSS e te falo, vale cada centavo que eu paguei ( paguei 2k nela, numa cidade da minha região e era zero km). Ela supre completamente minhas necessidades, que toco Blues, Rock alternativo, Hard rock, U2 e as vezes Math rock. Depois de regulada pra mim ficou melhor ainda ( cordas 0.10 Elixir e ação das cordas média, o que pra que estava acostumado a tocar, literalmente, com as cordas a uma distancia de 9mm do braço, é uma baita diferença). Pra mim esse captadores são bons também, mesmo sendo cerâmicos tem um som maravilhoso, só os trocaria por dois Texas Special e um SD Pearly Gates ou um Dimarzio isso em um futuro distante e olhe lá viu, aliás é a única coisa que eu TALVEZ trocaria nela, porque a ponte tem um bloco grande que ajuda muito no sustain (mais que isso pra mim já é desnecessário), além de ter excelente tarraxas, que não me deixam na mão no quesito afinação, pois fiquei dois dias tocando-a sem afina-lá, com direito a alavancadas decentes, e quando fui ver estava praticamente afinada ( só a corda G que estava levemente abaixo do tom e menos ainda a A, mas na última é coisa pra ouvido de cachorro na minha opinião). Pra mim foi uma excelente aquisição.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Qual é realmente a diferença entre a Fender USA e a Fender mexicana?