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Jimmy_Page Veterano |
# jan/06 · Editado por: Jimmy_Page
ae galera!
a aplicação das escalas, arpejos, triades.... sobre o acorde M7 no I grau e no IV é a mesma? ou voces mudam algo???
valeu!
ps: foi mau no título do topico, é 7M! =]
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22222 oirartnoc oa Veterano |
# jan/06
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Jimmy_Page
Tanto no I qt no VI graus vc pode adicionar a nona e a sexta que fica com uma sonoridade mt bonita.
No IV grau vc pode adicionar a 5 diminuta, fica mt bom tbm
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22222 oirartnoc oa Veterano |
# jan/06
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Jimmy_Page
Obs:. é acorde X7M
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JoeCruzGuitar Veterano |
# jan/06
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Jimmy_Page
Muda sim, a 4 aumentada ou 5 diminuta
É a nota que diferencia o jonio do lidio... no jonio é uma 4 justa, e no lidio, eu prefiro chamar de 4 aumentada... pq se chamar de 5 diminuta, voce vai ter duas notacoes de 5a. na mesma escala, fica estranho.
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JoeCruzGuitar Veterano |
# jan/06 · Editado por: JoeCruzGuitar
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Exemplo ;
A7M se for Jonio (escala maior natural)
A.....B.....C#...D....E.....F#....G#
T.....2M...3M....4J...5J....6M....7M
A7M se for Lidio (derivado da escala maior natural, com a quarta aumentada)
A.....B.....C#...D#....E.....F#....G#
T.....2M...3M....4+....5J....6M....7M
1) Na triade, geralmente voce vai usar a tonica, terca e quinta ; são as mesmas notas pros dois modos.
2) Numa tetrade, voce geralmente vai adicionar a setima que em ambos modos é uma setima maior, novamente as mesmas notas pros dois modos, mas voce pode adicionar uma segunda/nona, ou uma sexta/decima terceira, nessa sua tetrade ao inves da setima, só pra citar como exemplo.
3) Criando uma melodia, usando a escala, usar jonio ou lidio vai ter uma diferenca sonora, justamente pela quarta que é diferente.
4) Adicionar uma segunda/nona ou uma sexta/decima terceira, em ambos o resultado é o mesmo, pois estas notas são iguais nos dois modos.
5) Executando essa escala de forma arpegiada, a diferenca sonora vai ocorrer justamente quando o arpegio utilizar uma quarta.
A sacada tá justamente no desenvolvimento de uma melodia pro acorde A7M, se voce criar essa melodia (um solo), baseado nas notas da escala maior, voce tera uma sonoridade, se voce criar esta melodia baseando em lidio, a sonoridade será outra, é ai que voce pode brincar bastante com os modos em questão ;)
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JoeCruzGuitar Veterano |
# jan/06
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e antes q me esqueça heheheh
tem duzias de topicos sobre este assunto, e um material legal q o Marisco postou, tem varias dicas lá... fora as jam´s sobre modos gregos, q tão meio paradas, mas pelo que vi são bem legais pro aprendizado
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22222 oirartnoc oa Veterano |
# jan/06
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JoeCruzGuitar
Mt bem explicado =]
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JoeCruzGuitar Veterano |
# jan/06
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22222 oirartnoc oa
hehehe... tava com menos preguiça q voce hehehe
vc foi mais direto ao ponto ;)
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Jimmy_Page Veterano |
# jan/06
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é o seguinte..
exemplo em C:
eu aprendi que quando o acorde C7M estiver no primeiro grau.. eu posso usar a escala de C maior... as triades de C, F, G... as pentas de A menor, D menor e E menor... etc....
isso eu aprendi quando ele estiver no I grau....
a minha duvida eh q se eu posso usar essas mesmas coisas quando ele estiver no IV! posso?!
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JoeCruzGuitar Veterano |
# jan/06
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pode sim...
não vou fazer as contas aqui heheh
mas pegue todos estes exemplos que voce citou, se em algum deles, existir a nota F, voce vai poder executa-lo no I modo, mas pra executar no modo Lidio IV, vc vai ter que tocar um F# que é a quarta aumentada. Todas as outras notas são as mesmas pra qq um dos dois modos.
exemplo, voce vai conseguir fazer a triade de C e a de G, mas não vai usar a de F no lidio, pq o F não existe nele, sacou ???
Faça as contas ae, de quais notas existem na penta menor de A, por exemplo, se existir um F no desenho dela, ae ou voce suprime ele, ou troca ele por um F# ou não usa a penta menor de A se estiver tocando em intenção lidio.
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Jimmy_Page Veterano |
# jan/06
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JoeCruzGuitar
agora no caso de C7M eu posso tanto tocar o F como o F#!
pois os dois caem bem! o F# da um som meio outside!
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JoeCruzGuitar Veterano |
# jan/06
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se voce estiver falando de acorde
eu não gosto de usar a 4 aumentada não... realmente fica meio out
qdo uso ele em uma melodia, num solo, procuro não cair em repouso na 4 aumentada, uso ela como passagem, pra criar o clima, mas evito repousar sobre ela
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JoeCruzGuitar Veterano |
# jan/06
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é q um C7M só ele, vc não vai ter uma quarta ae
Voce vai ter um tonica (dó), uma terça maior (mi), uma quinta justa (sol) e um setima maior (si)
eu uso a quarta, pra fazer preparação, ou pra uma passagem, do tipo eu toco um C4 e em seguida um C7M... causa uma sonoridade descendente, pelo movimento da quarta justa para a terca maior.
mas não curto usar a 4aumentada
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22222 oirartnoc oa Veterano |
# jan/06
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#4 : usa qd for blues
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JoeCruzGuitar Veterano |
# jan/06
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Jimmy_Page
agora no caso de C7M eu posso tanto tocar o F como o F#!
pois os dois caem bem! o F# da um som meio outside!
se voce estiver falando em "solar" sobre um C7M, ai sim... voce pode usar as duas coisas
neste caso eu gosto mais da sonoridade do lidio, então geralmente uso mais a quarta aumentada pra criar uma melodia/solo
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JoeCruzGuitar Veterano |
# jan/06
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22222 oirartnoc oa
#4 : usa qd for blues (2)
verdade, é a blues note da penta blues também, tinha esquecido disso nos comentarios ae ;)
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Extrapolation Veterano |
# jan/06
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resumo:
melodicamente sobre esse acorde vc pode usar as notas do proprio mais as tensoes 6, 5 (no caso do acorde nao a possuir) e 9... a quarta pode ser a justa ou aumentada, essa é a unica coisa q irá distinguir se a sua aplicaçao foi jonio ou lidio. sabendo isso, o resto é pelo seu ouvido e sua intençao.
para solos pode sim usar uma 4j e 4# juntas, como tb uma 7M e 7m... mas no caso do X7M nao dá um som legal "parar" o solo na 7m.
gosto de usar essas coisas pensando em cromatismos
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