Captação: HH vs HSH... dêem opinião POR FAVOR!!!

Autor Mensagem
danielcastelli
Veterano
# jan/06 · Editado por: danielcastelli


É uma questão bem simples: quais as vantagens e desvantagens de se ter captação do tipo HH e do tipo HSH.
Qual seria preferível???
Estava procurando guitarras, mas infelizmente a maioria eh HSH ou HSS tipo as RG da Ibanez.

Sei que a HSH tem uma maior versatilidade de timbres, mas é realmente necessário?

Valeu! :)

danielcastelli
Veterano
# jan/06
· votar


Ah... eu tenho uma Les Paul... então ai que a duvida aumenta mais ainda.

MatheusMX
Veterano
# jan/06
· votar


Eu quase nem uso o single

JoeCruzGuitar
Veterano
# jan/06
· votar


danielcastelli

Tenho guitarra com single no meio e quase nunca uso. Realmente essa configuração te dá umas opções a mais de timbres, em stratos ele é essencial, pois é o pup do meio que tem a bobina invertida, anulando o ruido dos singles se usado nas posições 2 (meio+ponte) ou 4 (meio+braco) !!!

Só que o timbre do captador no meio, geralmente é mais apagadinho, eu sinceramente não curto muito, quase não uso.

Se sua guitarra é uma LesPaul esqueça essa idéia ;)

danielcastelli
Veterano
# jan/06
· votar


JoeCruzGuitar
O negocio é que eu to vendendo minha Les Paul pra pegar uma guitarra com 24 casas (que realmente ta fazendo falta) e com alavanca.

Mas as RG por exemplo, só a RG1527 de 7 cordas eh HH, o resto é tudo HSH.

Sparkle
Veterano
# jan/06
· votar


Vai de cada um cara, eu por exemplo não gosto de humbucker, tanto que minha guitarra tem 3 singles e estou muito satisfeito, procura dar uma testada em guitarras com combinações diferentes e vê em qual tu se agrada mais...

Gasoline
Veterano
# jan/06
· votar


Tem RG H-H, mas a questão é, pq HSH te incomoda ?
Tu tem costume de palhetar na posição aonde o cap fica, e acaba batendo a palheta nele ? ou algo assim ?

A RG320FM por exemplo, é HH, e tem outras HH também.

Eu tenho uma guitarra com single no meio. E nunca curti muito o som dele, até que eu troquei o original da guitarra, por um Schaller Hot Stuff single. Agora eu uso o do meio para solos, as vezes junto com o do braço, ou em conjunto com a ponte. E para bases limpas, eu gosto de usar o do meio também. Mas é questão de gosto, e minhas escolhas para captação, são no minimo bizarras, então não leva muito a sério.

Agora, falando sério. Pq tu faz questão de que a guitarra tenha H-H ?
Aliás, não esqueça que guitarras sempre podem ser modificadas. Caso tu pegue uma HSH, tu pode abaixar ou retirar o cap do meio e trocar a chave por uma de 3 posições, por exemplo.

Agora, a pegada da guitarra, esta não tem como mudar, então é sempre nisto que eu me baseio para comprar guitarra. Na pegada dela. Pq captadores e outras modificações pequenas, eu posso fazer.

JoeCruzGuitar
Veterano
# jan/06
· votar


Putz, desculpe, não li direito, achei q vc estava querendo passar uma lespaul pro esquema HSH heheh

É como o sparkle e gasoline comentaram, tem prós e contras

danielcastelli
Veterano
# jan/06
· votar


Gasoline
Foi exatamente isso que eu pensei... uma HSH da pra desligar o cap do meio e trocar pra uma chave de 3 posições.

É que no caso eu tava vendo uma RG1570 que é uma puta guitarra, e dá até dó de mexer nisso...

Gasoline
Veterano
# jan/06 · Editado por: Gasoline
· votar


danielcastelli
Dó ?
Cara, isso é procedimento simples, nada que tu mesmo não possa fazer em casa.

Se fosse alguma alteração na estrutura fisica dela (como por exemplo, abrir buraco para alguma coisa, ou um refinish em outro acabamento (que aliás, também não é um bicho de 7 cabeças)) é uma boa idéia não fazer.

Se tu pegar um modelo com escudo então, fica mais fácil ainda.

Mas claro, isso é sugestão minha, é o que eu faria.

Mas tu não me respondeu, qual o motivo de fazer questão de ser H-H..

danielcastelli
Veterano
# jan/06
· votar


Gasoline
Costume com a LP... e nao ver muitas pessoas usarem o single. :p

Por exemplo, se eu fosse trocar os caps, colcar Dimarzios no braço e na ponte, o single do meio iria atrapalhar a junçao dos 2...

danielcastelli
Veterano
# jan/06
· votar


UP UP UP!

Rodrigo Yoshida
Veterano
# jan/06 · Editado por: Rodrigo Yoshida
· votar


O negocio é que eu to vendendo minha Les Paul pra pegar uma guitarra com 24 casas (que realmente ta fazendo falta) e com alavanca.

o que vc tira que faz falta a 23 e 24 casa?

a minha ibanez tem H-S-H e sinceramente? eu descarto o single do meio, não uso pra nada... uso o do braço pra acordes limpos e cheios, e o da ponte pra solos e bases distorcidas e pronto...
as vezes só taco um chorus e uso o clean da ponte mesmo hehe...

danielcastelli
Veterano
# jan/06
· votar


o que vc tira que faz falta a 23 e 24 casa?

Principalmente Dream Theater... e algumas vezes a guitarra ta em afinaçao meio tom, ou um tom abaixo, e até pra tocar Satriani tem que chegar na 24...

Sancast
Veterano
# jan/06
· votar


Em guitarras HSH o single do meio me atrapalha um pouco na hora de palheta... quando a guitarra é HSS e possui 24 trastes, tb me atrapalha um pouco... mas, se for 22 ou 21, fica tranquilo...

Há tempos uso HH e não sinto falta de um single...

danilomagacho
Veterano
# jan/06
· votar


Eu vejo muitos pros no HSH... eu por exemplo tenho 2 caps muito porrada, um Super 2 no braço e um X2N na ponte... pra distorção é muito legal, puta som, mas e som limpo??? Vai ter nego que vai falar pra botar push-pull... humbucker splitado não soa como single, fica meio feio o som, ainda mais o X2N... o som dele limpo é horrivel, splitado piorou...

Minha alternativa é o Single do meio.... som limpo na minha guitar só com ele... é um EMG-S (tive que botar um ativo pra chegar no ganho dos outros dois)...

Como contra eu vejo apenas os riscos no cap do meio quando preciso palhetar mais forte... só isso...

Melhor mais do que faltar... já viu a guitarra do Steve Morse... hauahuaha... HSSH

MatheusMX
Veterano
# jan/06
· votar


Só um humbucker já tá bom

hehe zueira

Rodrigo Yoshida
Veterano
# jan/06 · Editado por: Rodrigo Yoshida
· votar


Em guitarras HSH o single do meio me atrapalha um pouco na hora de palheta... quando a guitarra é HSS e possui 24 trastes, tb me atrapalha um pouco... mas, se for 22 ou 21, fica tranquilo...


hahahah eu abaixei o single do meio, só me atrapalhava quando usava a mizinha, agora já resolvi...


Só um humbucker já tá bom

hehe zueira


cara, se bobear pra mim um humbucker bom na ponte resolve tudo hehe

MatheusMX
Veterano
# jan/06
· votar


Rodrigo Yoshida

pra mim tb , quase , mas eu soh faço sweep com o do braço haeuhuae

danielcastelli
Veterano
# jan/06
· votar


Sancast
Eu tenhoi uma Giannini SSS aqui e tbm eu esbarro um pouco no captador do meio... =(

Mas foda que as guitas boas que eu vejo pra comprar são todas HSH.

danilomagacho
Veterano
# jan/06
· votar


Volto a insistir... já viu a guitarra do Steve Morse... HSSH, e a palhetada dele é animal... questão de costume acho eu...

danielcastelli
Veterano
# jan/06
· votar


danilomagacho
É... isso é vero.

danielcastelli
Veterano
# jan/06
· votar


danilomagacho
Chave dele é de 7 posições?!?! huahuehuae

danielcastelli
Veterano
# jan/06
· votar


UP noturno... :)

Sancast
Veterano
# jan/06
· votar


danilomagacho

Claro... o fato de ter um single no meio não quer dizer que vai atrapalhar todo mundo, a ponto de virar um "demérito" na guitarra... porém, PARA MIM, o single do meio atrapalha... principalmente quando são 24 casas, o que faz com que os caps fiquem mais próximos uns dos outros...

JoeCruzGuitar
Veterano
# jan/06
· votar


Sancast

é só deixar ele baixinho .

Na strato eu palheto exatamente onde fica o single do meio, na mizinha, a palheta chegava pegar no pup.

Baixei ele, deixei quase rente ao escudo, perdi um pouquinho do som, mas resolvi 100% o problema da altura x palhetada

danielcastelli
Veterano
# jan/06
· votar


OK... me convenceram... HSH não é um problema... ^^

mihzao
Veterano
# jan/06
· votar


po, nunca me atrapalho tambem não, o problema é se vc quiser misturar o som dos dois humbuckers, não tem como aiehaiueiua, mais nunca fiz isso mesmo \o/

danielcastelli
Veterano
# jan/06
· votar


Dá pra colocar um Single com cancelamento de hum no meio tbm... ou um humbucker em formato single...

Steve Morsa
Veterano
# jan/06
· votar


a questao eh:

qual a diferença em usar a chave no meio em 2 guitarras exatamente iguais, sendo q uma eh HH e outra HSH (detalhe: na HSH vai usar apenas o single, e na HH vai usar 1 bobina de cada humburcker... dá no mesmo timbre?)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Captação: HH vs HSH... dêem opinião POR FAVOR!!!