Harmonia Modal - ajuda

Autor Mensagem
LuizFB
Veterano
# jan/06


Alguém poderia me explicar sobre esse assunto? Eu entendo sobre os modos gregos, como dar intenção de cada modo sobre os acordes! O problema, é que eu não consigo passar esse conceito para a harmonia!
Ex: "ah, a harmonia dessa música está em Lá mixolídio!"
Tipo, pq falam que está em Lá mixolídio, e não falam que está em Ré Jônio? Os acordes são os mesmos! O que diferencia uma da outra? As funções dos graus mudam (ex: mudança de subdominante, dominante)?

Extrapolation
Veterano
# jan/06
· votar


LuizFB
putz, eu sei muito pouco sobre harmonia modal, mas vo falar o q sei

na modal nao existe esse esquema de funções sub e dominante
na modal nao há resolução de tritono, tu pode até ter um acorde com ele, mas nao resolva-o, pois senao torna tudo tonal.
temos um lá mixolidio ao invez de ré jonio pq o tom está em lá (derrr obvio até aqui) e pq nao há uma resolução q leve para ré, ou seja, no primeiro caso pensamos em funçao dominante resolver-se na tonica... como na modal nao tem isso... podemos fazer uma harmonia baseada na sonoridade de mixolidio

bom... o q sei é isso, trato a harmonia modal, essa questao das tonalidades delas pelas suas sonoridades, alegre=jonio, serio=eolio, morbido=frigio, incerteza=locrio...

luis7777
Veterano
# jan/06
· votar


Tipo, pq falam que está em Lá mixolídio, e não falam que está em Ré Jônio? Os acordes são os mesmos
nao sao os msm nao cara

la mixolidio eh vc tocar acorde A e solar sobre a escala de Ré
ré jonio eh vc tocar acorde de dó e solar sobre o proprio ré

LuizFB
Veterano
# jan/06
· votar


Extrapolation

Podi cre, é isso aí que vc explicou que eu queria saber mesmo! Eu só queria mais detalhes de como organizar esses acordes pra eles soarem como lídio, mixolídio! Tipo, uns exemplos de cada modo pra eu entender melhor esse arranjo! Mas Vlwz ae, c me ajudo pra caramba soh dando essa explicação aí que eu ainda não sabia!

luis7777
Tipo, isso eu entendo como dar intenção mixolídio na melodia, na qual vc toca um acorde qualquer e faz o solo (melodia) baseando este acorde como se ele fosse o acorde do 5º grau do modo jônio (ou seja, o mixolídio) para dar enfase na 7ª menor! Eu concordo com vc, mas queria saber em relação à criar harmonias que dessem uma sonoridade mixolídio, lídio, entende? Tipo, vo tentar explicar melhor:
- Acordes do Campo Harmônico de Dó Jônio
C7M - Dm7 - Em7 - F7M - G7 - Am7 - Bm7/b5

-Acrdes do Campo Harmônico de Sol Mixolídio
G7 - Am7 - Bm7/b5 - C7M - Dm7 - Em7 - F7M

Os acordes são os mesmos! Como eu devo construir uma sequência nesse acordes para q eles soem como mixolídio, e não como jônio? Eu queria saber isso em relação à todos os modos! Eu apenas sei q devem ter sequencias de acordes q devem ser evitadas para não dar intenção de um modo diferente do qual é desejado! Se alguem mais puder ajudar... Mas vlwz o comentário aih!

andrehirata
Veterano
# jan/06
· votar


cheguei nessa mesma duvida a pouco tempo atras... e ralmente.... esse eh o unico topico que eu ahcie que trate desse assunto, pelo visto eh algo nao muito explorado pelo membros desse forum, incluindo-nos entre estes...

vou dar uma pesquisada em modos grego pra ver se acho alguma coisa, embora ache dificil que isso va acontecer..

se alguem souber isso posta ae!

andrehirata
Veterano
# jan/06
· votar


TOPICO SOBRE HARMONIA MODAL DO FORUM DE BAIXO!!!!

http://forum.cifraclub.com.br/forum/2/89320/

_FrEd_
Veterano
# jan/06
· votar


Pelo que eu sei sobre a harmônia modal, na hora de voçê construir a harmonia pense na nota característica de cada modo. Essa nota eh a que muda de um modo para outro.

*Quando o modo for maior, veja qual nota dele não pertence a escala maior.
*Quando o modo for menor, veja qual nota dele não pertence a escala menor.

Por exemplo: se voçê comparar o modo jônio(escala maior) com o lídio, voçê verá que o que muda eh a 4, que no jônio eh justa e no lídio eh aumentada. Oras, então se soh muda uma notinha entre esses 2 modos não eh óbvio que a harmonia deve se basear nela??? Ou seja, essa nota característica deve estar imbutida nos acordes (não obrigatoriamente em todos) da harmonia do modo tanto sendo parte do acorde natural ( a T, 3 ou 5) mas também sendo dissonâncias (2,4,6,7). Assim, a harmonia do modo fica sendo caracterizada pela sua nota especial.

Comparando os modos:
Maiores: jônio com lídio - NC: 4ª
jônio com mixolídio - NC: 7ª

Menores: eólio(escala menor) com dórico - NC: 6ª
eólio com dórico: - NC: 2ª

NC: nota característica (a que muda de um para o outro)

Quanto a Harmonia dos modos Jônio e Eólio, a nota característica não vai aparecer pois eles são a propria escala maior e menor. Nesses modos, a construção da harmonia eh quase q tonal, ja que não da pra fugir muito. Vejo muito jônio baseado em Tonica(1)/Sub-dominante(4)/Dominante(5), que seria praticamente tonal, ou seja, não vi muitos segredos nesses modos, se alguem souber alguns....

Ja ao Modo Lócrio, que não eh baseado em escala maior ou menor, mas diminuta, o que mais vejo eh a utilização de acordes dominantes e escalas diminuta, penta diminuta, penta meio diminuta, e etc...

Espero que ajude um pouco aí, essa teoria de modos, parte eu li em colunas do ricky furlani na CG e parte foi com meu professor. Sei que tem bastante gente que entende de modos aí no fórum e espero que ajudem.

Valew....

andrehirata
Veterano
# jan/06
· votar


_FrEd_
bem esclarecedor

LuizFB
Veterano
# jan/06
· votar


Tá, a maioria do que foi explicado eu já sei... Mas eu queria saber a aplicação na parte HARMONICA, e não na melódica. Eu gostaria de saber quais seriam as cadências usadas em cada modo. Eu queria saber, por exemplo, quais seriam as cadências HARMONICAS (falando mais fácil, organização dos acordes) que são características de cada modo. Queria saber exemplos de músicas existentes que contenham cada modo. Mas de qualquer jeito, vlwz ae!

_FrEd_
Veterano
# jan/06
· votar


velho.. c tem q começa quase sempre com o acorde da tonica e dps vc escolhe o acorde, que de preferencia, tenham a nota caracteristica... qualquer cadencia pod servir....

AgemiroValadão
Veterano
# jan/06
· votar


LuizFB

Você precisa conhecer as características de cada modo. Mixolídio tem sétima menor e jônio tem sétima maior, o resto da escala é a mesma.

jefinho
Veterano
# jan/06
· votar


LuizFB
Eu gostaria de saber quais seriam as cadências usadas em cada modo.
Qualquer uma que use o campo harmônico dele. Mas acho que isso tu já sabe também. Pra dar mais a característica do modo tratado, tu pode usar os acordes com a nota característica de cada modo! Ou então o acorde característico. Ou ainda, e melhor ainda, usar harmonia modal, ou seja, conservando o baixo correspondente a tônica do modo! Por exemplo, vamos falar de DÓRICO.

Vamos pegar C dórico.
Com certeza tu já sabe que as notas de C dórico vão ser as mesmas de Bb jônio, só que começando no C. Então teríamos: I-Cm7 II-Dm7 III-Eb7M IV-F7 V-Gm7 VI-Am7(b5) VII-Bb7M como campo harmônico, certo?

Mas e agora, eu tenho essa progressão: Cm7-Bb7M-F7-Bb7M-Cm7
Qual a tonalidade dessa progressão??
Respota: C dórico porque começou com o C.

E se eu tivesse a seguinte progressão: Bb7M-Cm7-F7-Bb7M, qual sera a tonalidade, C dórico também?????
Resposta: não. A tonalidade sera Bb7M porque começou com o Bb.


Quanto a harmonizar modalmente, você usa o baixo do I grau correspondente, por exemplo:
Cm7-Bb7M-F7-Cm7 você faz assim:

Cm7/C - Bb7M/C - F7/C - Cm7/C

aí você tem uma harmonia com sonoridade dórica.

Um bom exercício é pegar todas as tríades do campo harmônico e tocar elas com o baixo no grau I da escala determinada. Dá pra notar bem a sonoridade do modo assim.

Uma música legal pra você ouvir o modo dórico é a Mister Magic do Saxofonista Grover Washington Jr.

_FrEd_
Veterano
# jan/06
· votar


Se não me engano a For the love of God começa em frigio..num tenhu ctz..

Sgt_ Pimenta
Veterano
# jan/06
· votar


legau, vou imprimir esse tópico.

jefinho
Veterano
# jan/06 · Editado por: jefinho
· votar


_FrEd_
aham. E frígio. Depois vai pra um F7M(#11). Depois nao sei, nao analisei mais.
e a melodia usa penta menor7 de E

El Musicista
Veterano
# dez/08
· votar


Salve salve galera

Gostaria de uma explicação a respeito de harmonia modal.

Quais são os acordes que assumem as funções de tônica, supertônica, mediante, subdominante, dominante, submediante, e sensível (I-II-III-IV-V-VI-VII) em cada um dos Campos Harmônicos Modais?

Se possível, dêem exemplos de músicas que utilizam harmonia modal em cada um dos modos...

Quem puder me ajudar ou contribuir nesse sentido, ficarei muito grato!

Forte abraço a todos!!! Fiquem com DEUS e até a próxima!!!

Rednef2
Veterano
# fev/11
· votar


Galera to estudando esse negocio de harmonua modal e queria perguntar se essas bases que fiz sao modais ou nao:

D dorico:

Dm6 | Em7b9 | Cmaj7

A dorico:

Am7 | D7 | Gmaj7

E frigio

Em7b9 | Fmaj7 | Dm7

mateusstarling
Veterano
# fev/11
· votar


Rednef2
Dei uma rapida lida no post e vi que era antigo e nem quero entrar no merito, mas tem muita coisa equivocada acima sobre harmonia modal, tome cuidado.
O que vc escreveu esta relativamente correto e na verdade vc nem precisa usar as tensões do modo para designar uma harmonia modal a não ser que realmente esse seja a sua intenção pois as tensões são estão subentendidas.
Existem algumas progressões que são tipicas de alguns modos, tipo: A ! B ! G#m ! A ! que é lidio.
Eu não vejo a progressão Am7 | D7 | Gmaj7 como sendo dórico porque existe um forte repouso no Gmaj, o fato de vc começar num acorde dorico não quer dizer que a progressão seja dórica.

Grande abraço e paz.
www.MateusStarling.com.br

igor.schecter
Veterano
# fev/11
· votar


ae...queria passar uma informação que aprendi com meu professor ontem que pouca gente sabe...que a cifragem existem 3 tipos...

A Americana onde o Dó Maior é Cmaj
A Francesa onde dó maior é C
e a espanhola onde dó maior é C+


existem outras formas...é que como eu eskeci n pude postar...mais enfim... pouca gente sabe...

mateusstarling
Veterano
# fev/11
· votar


igor.schecter
Existem realmente vários tipos de cifragem mas cifrar um Dó maior como C+ é extremamente perigoso porque a maioria das pessoas leriam como um Dó com a quinta aumetada.
O interessante é conhecer pelo menos o metodo brasileiro e o americano de ler partitura porque já cobre basicamente 90% das nossas necessidades de músico.

Rednef2
Veterano
# fev/11
· votar


mateusstarling
Então harmonia modal nao pode ter acorde dominante???

e isso pode ser considerado uma harmonia modal em Abm eolio?

E | F# | Abm

DraKo
Veterano
# fev/11
· votar


cara da uma lida no topico de harmonia modal no forum dos baixistas ta la no stick

mateusstarling
Veterano
# fev/11
· votar


Rednef2
VC respondeu a sua pergunta na resposta, rs...O acorde dominante quase sempre mata a harmonia modal.
vc perguntou: "e isso pode ser considerado uma harmonia modal em Abm eolio?"
E | F# | Abm
Se o Abm tiver 2 compassos seria sim uma harmona eolia, alias, essa progressão é bem comum no rock. Que é a mesma harmona de que país é esse do Legião, só que eles tocam em Em eólio, mas o mais Eolio seria pensar no acorde menor nos 2 primeiros compassos da progressão ao inves de estar nos ultimos 2 compassos.

Grande abraço e paz.
www.MateusStarling.com.br

Rednef2
Veterano
# fev/11 · Editado por: Rednef2
· votar


mateusstarling
a ta entendi mano vlw pela ajuda.

Fica na Paz ae.

cordassi
Veterano
# fev/11
· votar


mateusstarling
Rednef2

Eu não vejo a progressão Am7 | D7 | Gmaj7 como sendo dórico porque existe um forte repouso no Gmaj, o fato de vc começar num acorde dorico não quer dizer que a progressão seja dórica.

De fato quando eu toquei essas 3 notas, soou como uma conclusão, só depois fui analisar e se fosse G natural, seria um II-V-I
O engraçado é que antes de analisar eu tava muito com a sonoridade da IV-V-I, só que depois toquei as 2 e percebi, que a II produz um som estranhissimo antes de ir pra V-I

é engraçado como apareceu essa "ponte gigante" sonora depois da comparaçao...

O que vc escreveu esta relativamente correto e na verdade vc nem precisa usar as tensões do modo para designar uma harmonia modal a não ser que realmente esse seja a sua intenção pois as tensões são estão subentendidas.
Existem algumas progressões que são tipicas de alguns modos, tipo: A ! B ! G#m ! A ! que é lidio.


O som da progressão II-VIIm, é bem estranho pra mim, a única idéia básica que me fez pensar no som lídio são as formações das tríades
No caso a A que cobre I-III-V....... B II-IV-VIm....... G#m II-IV-VIIm

Seria esse o pensamento mesmo?

mateusstarling
Veterano
# fev/11
· votar


cordassi
Irmão, não consegui entender o que vc quiser dizer com: "No caso a A que cobre I-III-V....... B II-IV-VIm....... G#m II-IV-VIIm"
Me explica melhor ai para eu te ajudar.

abs e paz.
www.MateusStarling.com.br

cordassi
Veterano
# fev/11
· votar


mateusstarling

Opa, essa dúvida me rendeu uma certa pesquisa e foi muito bom!! Na verdade ainda vou ler direitinho cada assunto + ja tirei bastante coisa..
Quando postei a dúvida ela estava bem confusa, estava misturado a ideia da aplicação da escala lidia, mais a duvida de como soa a sonoridade lidia nos acordes...

Mas indo por partes e até voltando um pouco.
Você comentou que o acorde dominante "quase sempre mata a sonoridade modal", isso porque é um conceito de harmonia funcional então de cara já está "meio por fora", confere?

A outra dúvida seria, como compreender a sonoridade de cada modo além da progressão caracteristica?
Vi 2 exemplos de Lídio (apesar que são tétrades) em que, um era:
|C7M | D7 | Bm7 | C7M |
(este está de acordo com a progressão)

Porém esta tem um acrescimo do Em7(9) :
|C7M | C7M D7 | Bm7 | Em7(9) |
-------------------------------------------------------------
No geral eu vi que tem bastante material, em português o material é mais sobre formação dos modos numa escala, porém em inglês achei bastante conteudo falando sobre a questao nos acordes
Um dos conceitos que tinha visto só 1 em portugues, em ingles choveu, é o chord-vamp, mas enfim ainda preciso assimilar tudo..

Vlw, abs!!

mateusstarling
Veterano
# fev/11
· votar


cordassi
Vc pode perceber nos exemplos que vc passou os dominantes aparecem mas eles nao resolvem e isso nao acontece por conscidencia.
Longo assunto esse sobre harmonia modal, as pessoas confundem um pouco com improvisação modal que de certa forma esta ligada. Quando estudei na Berklee harmonia modal era assunto para 1 semestre, entao, realmente fica dificil de descrever nessas linhas aqui do cifraclub, mas pelo seu ultimo post vc esta no caminho certo.

abs e paz.
www.MateusStarling.com.br

cordassi
Veterano
# fev/11
· votar


mateusstarling
Vc pode perceber nos exemplos que vc passou os dominantes aparecem mas eles nao resolvem e isso nao acontece por conscidencia.
Nossa, antes não tinha sacado isso, mas depois que você falou isso juntei todas informações e fez maior sentido, ficou óbvio!

Longo assunto esse sobre harmonia modal, as pessoas confundem um pouco com improvisação modal que de certa forma esta ligada. Quando estudei na Berklee harmonia modal era assunto para 1 semestre, entao, realmente fica dificil de descrever nessas linhas aqui do cifraclub, mas pelo seu ultimo post vc esta no caminho certo.
De fato era isso que me confundia muito: harmonia/improvisação modal. E realmente, só depois vi a complexidade do assunto, foi muito esclarecedora essa discussão.

Brigadão cara!!
Vlw tbm pro Rednef2 que postou sua dúvida!!
Abs!

Rednef2
Veterano
# mar/16
· votar


Como identificar em que modo está construido um riff?
Exemplo:

O riff que vai ate os 0:24

O riff do inicio da musica. E o riff do refrão aos 1:44 e 1:57

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Harmonia Modal - ajuda