Afinação baixa em Les Paul e SG

Autor Mensagem
Rodrigo Yoshida
Veterano
# jan/06


uma vez me comentaram que em guitarras do tipo les paul ou sg, que tem a escala menor não é bom usar afinações baixas, pois por natureza essas guitarras já tem o som mais grave e um pouco menos definido por causa da escala....

porém o max cavalera já utilizou uma sg afinada em ré, e o guitarrista do system of a down hoje usa uma sg também, afinada em drop d

realmente afinações baixas não combinam com esse tipo de guitarra?

Regnum_irae
Veterano
# jan/06
· votar


Rodrigo Yoshida
Os caras do In Flames usavam /usam? gibsons lp em si cara!!!! O próprio zakk usa meio tom abaixo e em certas músicas baixaa corda mizão pra si!!!!!

Rodrigo Yoshida
Veterano
# jan/06
· votar


Regnum_irae

nossa, em si ja é apelação hehe, um ré vai, dó ja é muito, agora si é foda hehehe

Regnum_irae
Veterano
# jan/06
· votar


Rodrigo Yoshida
Pois é tem doido pra tudo.......os mlucos que pegam guitarra de 7 cordas e ainda baixa a afinação..heheheh.....Cara.....eu tenho uma explorer da gibson , escala pequena também.....e só uso ela em drop D , meio tom abaixo..hehehehe....e não embola nadinha!

Rodrigo Yoshida
Veterano
# jan/06
· votar


Regnum_irae

eu já vi o zakk wylde usando em drop d também...
aliás, não sei se era drop d ou c#

Regnum_irae
Veterano
# jan/06
· votar


era c#

Fábio Seiji
Luthier
# jan/06
· votar


Rodrigo Yoshida
As cordas ficam mais frouxas, eu já tinha percebido isso, mas já vi muita gente afinar em D só que com a ação das cordas muito mais alta.
O Bertola comentou em outro tópico que as cordas trastejam bastante com afinação mais baixa em escala curta (24,75").
Afinal, vc trocou a sua guitarra? A RG pela Explorer????

Rodrigo Yoshida
Veterano
# jan/06
· votar


Fábio Seiji

não, hehehe, ainda não, eu dei um tempo com a paranóia sobre equipamento, mesmo com som ruim eu to com a ibanez rg, só treinando com ela, quando estiver tocando melhor pego algo novo...

na verdade talvez pegue uma guitarra usada que vi aqui perto, tá muito barato, 100 dólares e vem com emg's ativos, só que o corpo está todo zuado, se pegar vou jogar os caps na ibanez...

teuabreu
Veterano
# jan/06
· votar


Afinação baIxa é bom usar cordas de calibre maior para compensar a perda de tenção no braço, e para não ficarem "frouxas" demais!

Doctor Robert
Veterano
# jan/06
· votar


Ah galera, chega de frescura neh!?

Claro que tu pode baixar as afinações, tenho uma Les Paul, já afinei em E, Eb, G aberto, D, C#, e hoje uso ela em drop D com um tom abaixo...

rhess
Veterano
# jan/06
· votar


afina um tom acima e aprende a tokar!!!!!!e se estragar usa palito de sorvete fika bom!!!

Fábio Seiji
Luthier
# jan/06
· votar


ruan gaspari
Vc por acaso é dono da Kibon ??????

Rodrigo Yoshida
Veterano
# jan/06
· votar


eu tava lembrando de um detalhe, o guitarrista do hatebreed usa les paul afinada em drop C, afinação bem baixa pra uma les paul, e o som nem se fala, porrada do começo ao fim, fora que curto muito a distorção dele...

Fábio Seiji

no caso do guitarrista do hatebreed, o que ele pode ter usado pra deixar a guitarra soando bem em uma afinação dessas?

Bendsup
Veterano
# jan/06
· votar


q q é esse negocio de drop?

Rodrigo Yoshida
Veterano
# jan/06
· votar


Bendsup

quando vc joga a mizona um tom abaixo, pra fazer power chord como se tivesse fazendo uma "pestana"...

Fábio Seiji
Luthier
# jan/06
· votar


Rodrigo Yoshida
no caso do guitarrista do hatebreed, o que ele pode ter usado pra deixar a guitarra soando bem em uma afinação dessas?

Juro que não sei, podem ser cordas mais duras, mas sei lá; eu precisaria me aprofundar um pouco mais.
Vc não sabe se a ação das cordas dele são altas ou pelo menos a mizona?

Rodrigo Yoshida
Veterano
# jan/06
· votar


Fábio Seiji

ih isso eu não sei hein, agora que to com uma les paul fiquei curioso pra saber disso...
drop d aqui funcionou muito bem, nada a reclamar, porém não desci mais a afinação pois estou com corda 009, então com certeza vai ficar frouxo e trastejar...
se a guitarra chegar na afinação ré sem me dar dor de cabeça está ótimo pra mim, será que uma les paul chega nisso sem problemas com 010 ou 011?

Gasoline
Veterano
# jan/06
· votar


Rodrigo Yoshida
Conhece Zakk Wylde? Pois é. Ele usa afinação em D, Drop D, e até Drop C# (Eb com drop C#) numa Les Paul.

Sad But True foi gravada numa Explorer com afinação em D. (Whole Step Down). Assim como alguns outros sons do Metallica.

O guitarrista do Within Temptation (se não me engano é ele) usa uma Gibson Flying V, afinada em C# também. (Na música Ice Queen a afinação é essa (ou eu to confundindo)).

Tem outros casos por ae, como o Soulfly (já que na época do Sepultura o Max usava B.C. Rich. A afinação deles, segundo uma entrevista que eu tenho numa revista : "A gente pega a corda D, abaixa até B, e afina a partir dai". Essa entrevista é de 1995 ou coisa assim, hehe.
O guitarrista do Type o Negative usa um tipo de LP também, e umas afinações cavernosas.


Ou seja, muito do que falam por ai, é frescura.

Midgard
Veterano
# jan/06
· votar


Nossa eh mais facil pegar um baixo auhauhahah

Rodrigo Yoshida
Veterano
# jan/06
· votar


Gasoline

opa, ainda bem hehe, valew aí pela dica
como onde estou aqui no jp não conheço nenhum luthier, pelomenos nenhum decente então vou deixar pra fazer a troca pra 010 no brasil mesmo, por enquanto está muito bom, to tirando o que quero na afinação padrão mesmo...
mas quando a guitarra estiver do jeito que eu quero provavelmente vou usar afinação em ré...

Gasoline
Veterano
# jan/06
· votar


Midgard
Não recomendo um baixo.

Guitarra de 7 cordas ou guitarras baritonas, para os que querem se aprofundar nas cavernas dos graves.

Tenho um conhecido que tem uma 7 cordas, e ele afina em Drop A, (A,E,A,D,G,B,e - da mais grave para a mais aguda), fica ressonante demais, e é muito estranho, eu não gosto. Mas, tem quem curta.

Kruspe
Veterano
# jan/06 · Editado por: Kruspe
· votar


O guitarrista do SOAD antes tocava em D, com mizona dropada pra C, e hoje em dia ele afina em Eb, com mizona afinada em Db, e faz isso numa SG

O Bertola me disse outro dia que as cordas iriam trastejar, mas eu não sei, tava usando minha Golden de escala 24,75 hoje em dia afinada em D com encordoamento hibrido 012. 013., porem nao teve nenhum trastejamento, e hoje em conversa com o Edmar Luighi ele disse que poderia afinar em D a minha LP Standard sem problemas, que um funcionario dele chegou a usar encordoamento bem masis pesado pra afinar a guitarra em B.

E é obvio, se voce afinar 1, 2 tons abaixos com um encordoamento de moça é lógico que vai ficar frouxo, tem que compensar a ação baixa com um encordoamento mais pesado..

Rodrigo Yoshida
Veterano
# jan/06
· votar


Kruspe

mas, com essa afinação toda a ação das suas cordas é como, baixa, média ou alta?
pretendo jogar 010 ou até 011 se preciso, pra afinar em D, as vezes jogando pra um drop C

luiz augusto
Veterano
# jan/06
· votar


e só uso ela em drop D , meio tom abaixo..hehehehe.
drop D q eu saiba eh a afinação normal com a E em D

ou seja, eh soh a E q eh abaixo e eh um tom abaixo

neh?

luiz augusto
Veterano
# jan/06 · Editado por: luiz augusto
· votar



O guitarrista do SOAD antes tocava em D, com mizona dropada pra C, e hoje em dia ele afina em Eb, com mizona afinada em Db, e faz isso numa SG

o kra do funeral for a friend tmb
usa meio tom abaixo com a mizona um tom abaixo

Kruspe
Veterano
# jan/06
· votar


Minha Golden xumbreguinha do jeito que é tá ótima com 012. 013., a 12ª casa ta com 2mm de altura, sem misterio

Kruspe
Veterano
# jan/06
· votar


luiz augusto
e só uso ela em drop D , meio tom abaixo..hehehehe.
drop D q eu saiba eh a afinação normal com a E em D

ou seja, eh soh a E q eh abaixo e eh um tom abaixo

neh?


Isso ai

Rodrigo Yoshida
Veterano
# jan/06
· votar


Kruspe

e não trasteja nem um pouco, nem com pegada monstro? hehe

Kruspe
Veterano
# jan/06
· votar


Nem com pegada monstro hauahuah, mas é aquele esquema né, as cordas ficam bemmmmmm firmes, algumas técnicas mais delicadas para execução são meio dificeis de serem executadas, porém aidna assim com as tarrachas de fábrica da Golden a afinação segura perfeitinho.

É tudo uma questão de regular bem ela pra esse encordoamento, o resto é o resto

Fábio Seiji
Luthier
# jan/06
· votar


Rodrigo Yoshida
Uma hora ou outra vc vai ter que trocar as cordas, então coloca uma que seja mais dura... e parabéns pela LP, eu vi lá no outro tópico.
Depois se tantos problemas com a rg vc finalmente se encontrou na LP, rs.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Afinação baixa em Les Paul e SG