Leonardo Da Vinci era contra o feelng!

Autor Mensagem
affcl
Veterano
# dez/05
· votar


porra ele nem era musico!

Brunorocker
Veterano
# dez/05
· votar


affcl

quem? Les Paul?

Kursk
Veterano
# dez/05
· votar


Tiago Metal
"A arte é uma coisa mental"
Leonardo Da Vinci


E quem disse que o sentimento sai de qualquer outra parte a não ser da mente?
Ou você acha que "sentimos" no coração?

deathmeister
Veterano
# dez/05
· votar


apoiado companheiro revolucionario ultra jovem

affcl
Veterano
# dez/05
· votar


Brunorocker
da vinci

Kursk
Veterano
# dez/05
· votar


FEELING É CEREBRAL.
AS EMOÇÕES ESTÃO NO CÉREBRO.

teuabreu
Veterano
# dez/05
· votar


Vou rancar o cerebro dos filentos, e comer seus miolos com aveia Quaker ao leite!

Kursk
Veterano
# dez/05
· votar


teuabreu
Vou rancar o cerebro dos filentos, e comer seus miolos com aveia Quaker ao leite!

Então arranque seu cérebro primeiro, porque você demonstrou ter feeling no seu post. :)

Tiago Metal
Veterano
# dez/05
· votar


izzystradlin
não é a minha opinião se tu estudares história e entender o conceito de renascentismo entendera que é isso pergunte a qualquer professor decente de história.


ps: eu só abri esse tópico pq eu viu alguém falando em algum outro tópico que estava com saudades das discussões de feeling vs. sherder, tanto que quando o atum hendrix postou(ele foi o primeiro eu apenas fiz uma brincadeira com ele.

eu não sou contra o feeling.

Tiago Metal
Veterano
# dez/05
· votar


Digao
não tem nada a ver com a sua cabacice...

calma ai cara, não parta para xingamentos, leia o meu post que está acima desse.

Kursk
Veterano
# dez/05
· votar


eu não sou contra o feeling

É impossível ser contra. Não existe nenhum humano totalmente robotizado.

Tiago Metal
Veterano
# dez/05 · Editado por: Tiago Metal
· votar


Kursk

tu não conheceu o urubu?
se bem que para mim ele só fazia papel de anti-feelento

Kursk
Veterano
# dez/05
· votar


Tiago Metal
Kursk

tu não conheceu o urubu?
se bem que para mim ele só fazia papel de anti-feelento


Ainda tem muita coisa dele aqui, e acho que tem uns dois nicks que são o próprio, disfarçado é claro.
Eu também acho que ele só fazia pose.

izzystradlin
Veterano
# dez/05
· votar


Tiago Metal
não é a minha opinião se tu estudares história e entender o conceito de renascentismo entendera que é isso pergunte a qualquer professor decente de história.

eu vou responder com uma frase dum Renascentista que todos conhecemos...interprete do jeito que quiseres...

"Para fazer uma obra de arte não basta ter talento, não basta ter força, é preciso também viver um grande amor."

(Wolfgang Amadeus Mozart)

Tiago Metal
Veterano
# dez/05
· votar


Wolfgang Amadeus Mozart
esse cara é mestre


cara, dentro do renascentismo existiram vários estilos.
clássicos, romanticos.

esses dois por exemplo são opostos. como tu deves saber.
mas eu não quero ficar parecendo que estou querendo ensinar história nem nada, até pq não sou mestre nisso, mas como eu disse existiam diferentes visões, mas o renascentismo tem um ideal inicial.
mas eu não quero ficar discutindo para não acabar em briga(da minha parte não aconteceria), só quero evitar.

Kursk
Veterano
# dez/05
· votar


Vejam a situação, a biografia de DA VINCI: ele era um monte de coisas, projetou obras de engenharia, estudava o corpo humano (anatomia), projetou até uma espécie de objeto voador. Se o seu gênio artístico não fosse tão aguçado, ele seria um gênio científico.
MICHELANGELO (pelo amor de Deus, não é o guitarrista Michael Angelo!) não tinha esse viés científico, mas produziu obras tão magníficas quanto as de DA VINCI, como a Capela Sistina e a escultura Davi (que está sendo restaurada).
Vocês sabem como se pinta um afresco? Não é para qualquer um, tem que pintar com o o revestimento da parede ainda molhado, e calcular como a tinta vai se infiltrar no revestimento e ainda sair exata quando estiver seca.
MICHELANGELO pintou a Capela Sistina nessas condições, deitado horas a fio em andaimes suspensos, corrigindo o afresco (se sair errado tem que tirar todo o revestimento e fazer de novo).
Para isso ele tinha que ter técnica e genialidade.

izzystradlin
Veterano
# dez/05
· votar


Tiago Metal
td bem cara...só não consigo concordar com a conclusão que tirastes da Frase do Da Vinci...se tu souberes bem no seculo XIV e XV o conceito era de que o Homem começava também a descobrir-se a si próprio.
Creio que isso seja o que chamamos de sentimento = Feeling

Kursk
Veterano
# dez/05
· votar


izzystradlin

E quem pode separar o feeling do raciocínio? São duas coisas interligadas.

Olhe o exemplo de Michelangelo. Ele não queria pintar a Capela Sistina. Dizia que era escultor. Foram seus inimigos que instigaram o Papa a exigir de Michelangelo essa obra, prevendo o seu fracasso:

Michelangelo pintou primeiro a abóbada. Iniciou em 1508, tinha 33 anos e pouca vontade de executar o trabalho que lhe foi encomendado pelo papa Júlio 2º.

Sentia-se escultor, queria enfrentar blocos de mármores, cinzéis e martelos, não cores e pincéis. Resistiu como pode-se resistir a um papa: desculpou-se, disse que aquela não era sua arte e até propôs o nome de Rafael, que também estava trabalhando nas dependências papais.

Ascanio Condivi, discípulo e biógrafo de Michelangelo, escreveu que foram os inimigos do artista que convenceram o papa a chamá-lo para fazer a abóbada.

Segundo Condivi, os inimigos de Michelangelo esperavam que ele fracassasse em pintar a imensa superfície de 680 metros quadrados, perdendo assim a estima do sumo pontífice.

Mas Michelangelo afastou todos da Sistina, colocou tapumes para que ninguém visse o que fazia e trabalhou sem interrupção, por quatro anos, com a cabeça reclinada para trás. Entregou a obra em outubro de 1512, data memorável para a história da pintura.

Na parte central do afresco, são representados episódios do Velho Testamento. Ao redor, os corpos de profetas, sibilas e outros personagens são comprimidos em um espaço exíguo, que parece inadequado. Michelangelo usava esse contraste para acentuar a monumentalidade dos movimentos e, parece, para expressar os esforços do homem para alcançar outro espaço, transcendental e divino.

Mais de 20 anos depois da abóbada, outro papa, Paulo 3º, chamou Michelangelo para pintar a parede do altar. Ele tinha 60 anos e tentou resistir outra vez, alegando que já estava comprometido com a família Della Rovere. O papa foi a sua casa acompanhado por dez cardeais e disse: "Cadê esse contrato? Quero rasgá-lo".

Para que o "Juízo Final" fosse pintado, foi coberto um afresco anterior de Perugino, mestre de Rafael, e duas lunetas executadas pelo próprio Michelangelo. Ele trabalhou mais ou menos cinco anos. A obra foi apresentada em outubro de 1541.

Na composição, há um movimento que parte do canto inferior esquerdo: são os mortos que saem das sepulturas. Quase amontoados, eles se dirigem para o alto. No centro, Cristo levanta a mão direita e os despacha para cima ou de volta para baixo.

Quase não há profundidade no afresco. Michelangelo eliminou praticamente todas as referências ao espaço para concentrar a potência visual e simbólica nos corpos, a maioria nus. Tudo parece acontecer no mesmo instante. É uma apoteose de corpos, num espaço sem existência. Sobrepostos, contorcidos, nenhum gesto é repetido.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/turismo/noticias/ult338u4973.shtml

izzystradlin
Veterano
# dez/05
· votar


Kursk
amigo sem querer mudar mas estamos falando na relação Instrumento X músico..e creio eu que nessa época o sentimento era a raíz das obras musicais..

Kursk
Veterano
# dez/05
· votar


MICHELANGELO foi obrigado a pintar a Capela Sistina. Seu talento maior era o de escultor, mas ele fez aquela maravilha, que deixa todos literalmente de boca aberta.
Deve ter feito com muita raiva, hehehehe. Quatro anos com a cabeça inclinada, pintando na dificílima técnica de afresco (leiam acima como é difícil).

Kursk
Veterano
# dez/05
· votar


izzystradlin
Kursk
amigo sem querer mudar mas estamos falando na relação Instrumento X músico..e creio eu que nessa época o sentimento era a raíz das obras musicais..


O tópico era sobre DA VINCI, e ele não era músico...
Acho que é mais sobre a aptidão artística/técnica x feeling.

izzystradlin
Veterano
# dez/05
· votar


Acho que é mais sobre a aptidão artística/técnica x feeling.

Exatamente.
Da Vinci usava apenas aptidão e técnica em suas obras?

Kursk
Veterano
# dez/05
· votar


izzystradlin
Acho que é mais sobre a aptidão artística/técnica x feeling.

Exatamente.
Da Vinci usava apenas aptidão e técnica em suas obras?


Claro que não. Até mesmo porque não existe a separação absoluta do pensamento lógico dos sentimentos no nosso cérebro.

teuabreu
Veterano
# dez/05
· votar


izzystradlin

René Descartes

René Descartes, nascido em 1596 em La Haye - não a cidade dos Países-Baixos, mas um povoado da Touraine, numa família nobre - terá o título de senhor de Perron, pequeno domínio do Poitou, daí o aposto "fidalgo poitevino".

2.° - Do mesmo modo, a transcendência de Deus vai tornar possível uma ciência puramente racional e mecanicista da natureza.


a) A natureza, segundo Descartes, já o vimos, não possui dinamismo próprio. Todo dinamismo pertence ao criador. Na medida em que a natureza é despojada de toda profundidade metafísica, Descartes pode eliminar as noções aristotélicas e medievais de forma, alma, ato e potência. Toda finalidade desaparece e a natureza é reduzida a um mecanicismo inteiramente transparente para a linguagem matemática. A natureza nada tem de divino, é um objeto criado, situado no mesmo plano da inteligência humana, e, por conseguinte, inteiramente entregue à sua exploração. Isto consiste, ao mesmo tempo, na rejeição de todo naturalismo pagão (a natureza não é uma deusa) e na fundamentação metafísica do racionalismo científico.


b) Nem tudo tem o mesmo valor na obra científica de Descartes. Se sua ótica e suas considerações sobre a expressão algébrica das curvas (ele é, juntamente com Fermat, o inventor da geometria analítica) constituem incontestável contribuição científica, sua física (dada, aliás, mais como uma possibilidade racional do que como a verdade certa) não passa de um romance. Mas o espírito dessa física e da fisiologia cartesiana - que não passa de um capítulo da física - nada mais é do que o espírito do mecanicismo. Quando Descartes declara que os animais são máquinas, ele coloca, em princípio, que é possível explicar as funções fisiológicas por intermédio de mecanismos semelhantes àqueles que fazem mover os autômatos que vemos "nos jardins de nossos reis". O detalhe das explicações não passa de um sonho. Mas a direção tomada é a ciência moderna. Para Descartes, o mundo físico não possui mistérios. As coisas se determinam reciprocamente (leis do choque), por contato direto, num espaço em que não existe o vazio.

No renacentismo o conceito principal é da razão, mente superando os instintos primitivos do homem, as emoções, nada tem de analogia ao sentimento e sim a inteligencia a criação, ao racionalismo exarcebado, a ideia cartesiana aplicada a tudo, assim como todos os outros artistas e pensadores da epoca, numa antitese a irracionalidade da idade Media agora tudo que tem valor é estritamente racional.

E parem de falar besteiras, pois estou muito velho para ver tais sandices, azucrinadas!

izzystradlin
Veterano
# dez/05
· votar


Kursk
você só deixa de usar o "feeling" quando expões unica e exclusivamente sua técnica e velocidade....fora isso o sentimento está presente em qualquer representação artistica...

agora pensamento lógico e sentimentos não são antíteses....

izzystradlin
Veterano
# dez/05
· votar


teuabreu
não entendi coisa alguma disso em relação ao que estamos falando...
sem mais...
não tenho paciência pra discutir esse tipo de coisa..meu raciocínio deve estar muito diferente aos demais...

Kursk
Veterano
# dez/05 · Editado por: Kursk
· votar


No renacentismo o conceito principal é da razão, mente superando os instintos primitivos do homem, as emoções, nada tem de analogia ao sentimento e sim a inteligencia a criação, ao racionalismo exarcebado, a ideia cartesiana aplicada a tudo, assim como todos os outros artistas e pensadores da epoca, numa antitese a irracionalidade da idade Media agora tudo que tem valor é estritamente racional.

E parem de falar besteiras, pois estou muito velho para ver tais sandices, azucrinadas!


Sim, mas hoje sabemos que o cérebro humano não pode ser totalmente racional ou totalmente sentimental. O raciocínio absolutamente lógico é o do computador que, no entanto, não consegue se reconhecer como indivíduo.
Saiu na Scientific American deste mês uma matéria interessante sobre o EU na concepção cerebral, que poderia estar centralizado no córtex-frontal mediano.
Se uma máquina absolutamente lógica não consegue se situar como indivíduo, então há necessidadade de um "plus" para que o cérebro tenha atingido essa capacidade.

Pelo amor de Deus, NA NOSSA MENTE NÃO EXISTE SEPARAÇÃO DO PENSAMENTO LÓGICO E DAS NOSSAS EMOÇÕES!
ISSO É BALELA!

Tiago Metal
Veterano
# dez/05
· votar


Só lembrando o renascentismo pregava a razão.

dai a frase do da vinci.

mas não posso mais discutir pois estou saindo.
vou assistir ao barbeiro de sevilha.


izzystradlin
é cara tb acho melhor parar pq podem aparecer pessoas que começam a falr merda.
qualquer hora dessas a gente discute isso.

Ps.: não li o que o teuabreu escreveu pq estou saindo.

izzystradlin
Veterano
# dez/05
· votar


Tiago Metal
ok!
abraço!

Kursk
Veterano
# dez/05
· votar


izzystradlin
Kursk
você só deixa de usar o "feeling" quando expões unica e exclusivamente sua técnica e velocidade....fora isso o sentimento está presente em qualquer representação artistica...

agora pensamento lógico e sentimentos não são antíteses....


São essencialmente complementares.
Tenho a impressão de que quando querem dizer que o guitarrista só tem "feeling", significa que tem pouca técnica.
O nosso instrumento, a guitarra, nasceu plebeu e longe das concepções de pureza técnica, mas tem características únicas, exprime estados de espírito, emoções, nos dá alegria. Os virtuosos da guitarra chegaram a um limite extremo de velocidade, mas até agora a sonoridade da guitarra não conseguiu ser absorvida numa orquestra sinfônica (por exemplo).

Esse caráter plebeu da guitarra que é defendido como "feeling". É uma coisa das massas, que consegue exprimir sentimentos e sensações. É claro que o guitarrista tem que saber tocar um pouco, mas não TUDO, como o pianista de uma osquestra sinfônica.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Leonardo Da Vinci era contra o feelng!