To afim de deixar minha strato na cor da madeira.. qual lixa eu uso pra tirar a tinta?

Autor Mensagem
Thiago ed
Veterano
# dez/05
· votar


Gasoline

fico muito massa hein!!!

ela era muito feia

Fábio Seiji
Luthier
# dez/05
· votar


Thedekai
Vc pode começar com uma lixa grossa (grão 50 ou 60) pra tirar o grosso, mas vc pode usar um removedor e uma espátula pra facilitar.
Depois de vc tirar o grosso parte pra uma lixa 80. Aí é que vc vai ter que caprichar, deixar o mais plano, liso e homogêneo possível.
Depois é só lixar gradualmente com lixas mais fina pra ir tirando os riscos das lixas anteriores (mais grossas).
Para isso vc deve utilizar um grão que seja no máximo 50% mais fina que a anterior, ou seja; se vc usou grão 80 a próxima deve ser no máximo 120, depois 180, 270, 400, 600, agora vc pode usar uma 1200, pois é a mais fina que eu já encontrei em loja de ferragem depois da 600, mas se vc encontrar uma 800 ou 900 é melhor do que ir direto pra 1200.
Pra envernizar, vc pode usar um verniz PU em spray.
Faça esse procedimento num lugar bastante arejado.
Depois que terminar de lixar passe um pano seco e limpo pra tirar o pó.
Passa seladora nitrocelulose com uma boneca de estopa, espera secar e lixe com grão 320, mais uma demão de seladora, secar e lixar 320, mais uma demão, secar e lixar, até tapar todos os poros da madeira.
Depois de tapar todos os poros, e lixar com 320, lixe com 400, 600 e 1200, mas pode pode molhando a lixa pra levantar menos poeira.
Agora vc aplica uma camada de spray PU (não se esqueça de usar máscara e se possível óculo de proteção.
Começe sempre fora da peça de madeira, pois no começo é normal que espirre gotas maiores ou falhas.
A primeira demão precsa ser bem ralinha, quase uma poeira de verniz; porisso não exagere.
Aguarde 1 hora e aplique a segunda demão cruzando com a primeira (se a primeira aplicacão foi na horizontal a segunda tem que ser vertical).
Sempre começando fora da peça e com cobertura de 50% entre uma faixa e outra.
Mais uma hora e lixe com lixa 1200 com água.
Seque com um pano limpo e outra demão cruzada com a anterior.
Uma hora e lixar novamente.
Se a base foi lixada direitinha e a seladora aplicada e lixada corretamente 3 demão serão sufucientes pra vc ter um acabamento de primeira.
Se vc tiver acesso à uma pistola-de-pintura e compressor de ar aí é outra história.

Boa sorte e muito cuidado.

Fábio Seiji
Luthier
# dez/05
· votar


Gasoline
Ficou muito bom, parabéns!
Vc descobriu que madeira é essa daí?
Eu não consegui reconhecer.

Gasoline
Veterano
# dez/05
· votar


Fábio Seiji
Não sei dizer cara. Eu pensei em Alder, mas não sei te dizer exatamente.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a To afim de deixar minha strato na cor da madeira.. qual lixa eu uso pra tirar a tinta?