Lixa para tirar verniz do braço: Qual?

    Autor Mensagem
    janick
    Veterano
    # mar/11


    Opa, beleza gente?
    Eu comprei um braço de uma giannini dos anos 70, mas o vendedor invernizou ela antes de vender, e eu não queria verniz nela. Então, eu queria saber que lixa eu posso usar para tirar o verniz da escala e como posso fazer isso. E outra, Como eu posso tirar o logo da giannini do headstock? Eu quero personalizar o logo da minha partscaster.

    Abçs!

    LeandroP
    Moderador
    # mar/11
    · votar


    janick

    Utilize uma lixa (pra ferro mesmo) que seja de alta gramatura, algo em torno 350/400 e mãos à obra.

    Um pano umedecido com álcool ajuda também, mas tome cuidado pra não encharcar.

    Pra retirar o logo você pode utilizar a mesma lixa.

    marcosshrp
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    LeandroP
    e uma lixa fina dps pra acabamento certo!?

    quando eu tirei a da minha eu usei uma lixa grossa 400 e uma fininha pra dar o acabamento e deixar lisinha..

    LeandroP
    Moderador
    # mar/11
    · votar


    marcosshrp

    Uma lixa 600 é o ideal pra dar polimento... Nem parece lixa. É mais lisa que muito papel higiênico que tem por aí.

    Will Bejar
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    http://1.bp.blogspot.com/_Nmya7TUOXmc/TG28uFpNKFI/AAAAAAAABOk/EuFM8KdP 7VM/s1600/Papel+Primavera+14.jpg

    maspn
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    janick

    nao utilizaria nenhuma dessas nao... prefiro a 1200 lixa d'agua...
    vai que tu exagera e risca a madeira

    sidguitar1
    Veterano
    # mar/11 · Editado por: sidguitar1
    · votar


    janick
    pede no topico de luthieria q nao tem erro, eu lixaria com um lixa dagua 600 primeiro pra afinar a camada de verniz, e depois com uma lixa dagua 1200 pra dar acabamento,mas fala com quem trabalha nisso q e melhor,abraço brother

    janick
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Hm! Entendi
    600 e 1200? Não era 400 e 600?
    Beleza então!

    E aqui, sobre os pickups to em dúvida de quais boto, se boto os premium da GFS(70 dolares) ou os texas (50 dolares). Quero um timbre bem vintage assim, para combinar com a vibe da guitarra.

    Abçs

    Sir.Paulo
    Veterano
    # mar/11 · Editado por: Sir.Paulo
    · votar


    janick

    Bom eu sei que o maple fica extremamente liso após ser lixado com lixa de grão (aspereza da lixa: quanto maior o valor, mais fina/menos áspera) 400 ou 600 e é uma madeira de poros fechados, portanto bem resistente à umidade,mas com certeza esse braço é de Marfim né?

    janick
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Sir.Paulo
    Aham, é marfim mesmo!
    400 ou 600 então? E depois qual pro acabamento?

    Sir.Paulo
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    janick

    Para acabamento lixa 1200 e o bom e velho Bom-Bril!!!

    janick
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Sir.Paulo
    Hm! hehehe beleza
    E aqui, ultima dúvida: sobre os caps, tem alguma diferença? Quem conhece e tal, sugestões são bem vindas!

    Sir.Paulo
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    janick

    Gosta de timbre bem vintage?

    Vai de cabrera SV!!!

    Rodrigo Torresmo Takahara
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Depende, vc quer fazer oque? Tirar todo verniz? Se quiser pode usar oque vc quiser, lixa começa com um 80 e vai até 600. Se comecar com lixa fina vc vai demorar horrores, se quiser usa removodor de tinta.

    Nunca lixe sem cuidado o final do braço, aonde encaixa, se lixar la dps ele encaixa com folga, e lembrando e não fazer cagada na escala.

    janick
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Nunca lixe sem cuidado o final do braço, aonde encaixa, se lixar la dps ele encaixa com folga, e lembrando e não fazer cagada na escala.

    Entendi huahauhauahu
    E se ficar com folga na hora do encaixe, como resolve? Pq em relação ao braço antigo tem uma folguinha beeeeem de leve, mas eu achava que isso não importava, ja que as distancias do nut batiam e tal.

    Joel_ESP
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Utilize uma lixa (pra ferro mesmo) que seja de alta gramatura, algo em torno 350/400 e mãos à obra.
    LOL, Ele quer lixa para tirar o apenas o VERNIZ do braço, e não pra acabar com o braço!
    Brincadeira, creio que essa lixa grossa seja boa pra fazer a parte bruta e o acabamento fica com a fina mesmo...(depois de toda a galera responder...).
    Abç.

    LeandroP
    Moderador
    # mar/11
    · votar


    janick

    Fique tranquilo com relação a folga. Não pode desbastar o braço lixando muito (é só o verniz), mas uma ligeira folga não afetará o encaixe do braço por causa dos parafusos de fixação que já têm suas posições determinadas. É até saudável deixar uma folga em função de uma eventual dilatação que pode ocorrer com a variação de clima seco/úmido. Se estiver muito justo aí sim pode estourar o encaixe do corpo caso ocorra uma dilatação.

    LeandroP
    Moderador
    # mar/11 · Editado por: LeandroP
    · votar


    Joel_ESP

    A diferença entre lixa pra ferro e madeira, até onde eu sei, é que a lixa pra ferro dura mais. A gramatura da lixa que deve ser observada, e pode usar lixa pra madeira também. Só acho que é mais fraca que a lixa pra ferro.

    Eu disse 600 pra polimento mas o certo é de 1000 pra cima mesmo.

    Joel_ESP
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    LeandroP
    Relaisha...

    LeandroP
    Moderador
    # mar/11
    · votar


    Joel_ESP
    Relaishei °.°

    texmex
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    veio use 600 dpois 1200,n eskece d molhar a lixa
    n é a toa q chama lixa d´agua.
    poe uma vasilha c agua e mergulha a lixa nela
    lixa mais grossa q 600 vai riscar a madeira na alta,esse trabalho
    é pra ser feito c paciencia,se vc n for paciente melhor levar num luthier.mas vai lixando ae na calma um poco todo dia.
    vlw.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Lixa para tirar verniz do braço: Qual?