Trocar as cordas

    Autor Mensagem
    Bruno Geraidine
    Veterano
    # nov/05


    Alguem poderia me dizer como trocar as cordas da minha guitarra? No meu modelo, a corda entra por baixo e atravessa a guitarra. alguem pode me dizer como encaixar nas tarrachas, e sem arrebentar a corda?

    PS- Nenhuma resposta significativa no use a busca

    JoeCruzGuitar
    Veterano
    # nov/05 · Editado por: JoeCruzGuitar
    · votar


    1) começando pelo começo, vc sabe a posição de cada corda certo ? Mizão , Lá , Sol , etc.... talvez na embalagem do encordoamento tenha a sequencia certinha, não por nome de nota, mas por calibre da corda, da mais grossa pra mais fina.

    2) Pega a 1a. corda pela ponta (a ponta q não tem a bolinha), insira ela por baixo da guitarra, puxe pela parte de cima (pela ponte)... puxe toda a corda e certifique-se de que a bolinha não enroscou no meio do corpo ou no meio da ponte.... certifique-se de a bolinha esteja bem rente aos carrinho da ponte

    3) coloque a ponta da corda na sua tarracha, não deixe tão justo e também não deixe a corda tão folgada, pq senão tu vai ter q dar muitas voltas na tarracha até conseguir a afinação (sem contar também que muita corda enrolada na tarracha prejudica a estabilidade da afinação)

    4) De a primeira volta de aperto na tarracha (sentido horario ou anti, depende do tipo da sua tarracha e o posicionamento dela)... essa volta deve fixar a corda, como se fizesse uma "ancora" pra ela

    5) Com essa volta dada, voce deve com uma das mãos tensionar a corda (estica ela, pra q cause pressão na tarracha) e com a outra mão voce pode continuar dando aperto na tarracha... se vc não segurar a corda, as primeiras voltas na tarracha vão deixar a corda muito frouxa, certo !!!

    6) Quanto a arrebentar a corda, fique atento a afinação cara...eh sempre bom ter um metronomo por perto, ou outro instrumento já afinado, ou um ótimo ouvido, pra sacar até onde ir dando o aperto... se passar muito não tem jeito, arrebenta mesmo

    Bruno Geraidine
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    JoeCruzGuitar

    Vlw mesmo pela ajuda kra, mto obrigado, mas soh mais uma pergunta, o q eu faço com a parte da corda q sobra depois de enrolar?

    Thedekai
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Bruno Geraidine
    Vlw mesmo pela ajuda kra, mto obrigado, mas soh mais uma pergunta, o q eu faço com a parte da corda q sobra depois de enrolar?

    corte se quiser

    Thedekai
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Bruno Geraidine
    qual é a sua guitarra cara? :)

    JoeCruzGuitar
    Veterano
    # nov/05 · Editado por: JoeCruzGuitar
    · votar


    disponha ;)

    cara, assim como o thedekai comentou, eu geralmente corto a sobra de corda q fica na tarracha, por 2 motivos, acho feio e já me "espetei" com teco de corda hehehe

    alicatezinho de corte, e pode cortar a sobra bem rente a tarracha... tem gente q curte o visual das cordas sobrando no head, vai do gosto

    Thedekai
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    JoeCruzGuitar
    cara, assim como o thedekai comentou, eu geralmente corto a sobra de corda q fica na tarracha, por 2 motivos, acho feio e já me "espetei" com teco de corda hehehe

    huauha é verdade, eu tambem corto por esses motivos
    um dia a mizinho entrou no meu dedo indicador esquerdo =/
    fiquei sem tocar 1 semana... mor merda

    EduArdanuy II
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Bruno Geraidine
    qual é a sua guitarra cara? :)

    Thedekai

    Uma Fender YJM
    huahe zuera

    renatocaster
    Moderador
    # nov/05
    · votar


    procure trocar as cordas sempre uma por uma...tira a velha, e coloca a nova, em todas as cordas. Isso pra manter a tensão do seu braço

    henriquejensen
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    enrole a corda na tarracha e a ultima volta passe por dentro do furo e passe por baixo da ultima volta..( explicar assim é uma merda...to sem camera pra bater uma foto)

    Isso faz com q quanto mais vc aperta a corda..mais ela trava na tarracha guentando a afinação (principalmente se as tarrachas não forem boas como Gotoh)

    BlaCk LaBeL
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    "procure trocar as cordas sempre uma por uma...tira a velha, e coloca a nova, em todas as cordas. Isso pra manter a tensão do seu braço"

    Credo... precisa disso, não. :S

    Bard
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Bruno Geraidine
    olhe em TOPICOS ESSENCIAIS DE GUITARRA de guitarra lah em cima. tm um link pra um tohpcio q eu fiz, q vai lhe dar grande ajuda. serve tnto pra ponte com e sem microafinaçaum

    uchimura125
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    procure trocar as cordas sempre uma por uma...tira a velha, e coloca a nova, em todas as cordas. Isso pra manter a tensão do seu braço


    isso eh pra floyd!!

    BlaCk LaBeL
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    uchimura125
    procure trocar as cordas sempre uma por uma...tira a velha, e coloca a nova, em todas as cordas. Isso pra manter a tensão do seu braço


    isso eh pra floyd!!


    Acrescentando... é pra Floyd vagabunda. Se for uma GOTOH, não precisa esquentar com isso. \o/

    Bard
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    BlaCk LaBeL

    claro que não, apenas com a regulagem da ponte depois. tire a velha e ponha a nova(sempre a partir da mizinha). afine a nova usando um AFINADOR. apos afinar. deh um puxaum nela(naum meta bala na puxada pq assim ela desfina msmo), se desfinar, afine de novo, faça isso até que ela segure afinaçaum qndo vc puxar ou der bend. depois, passe para a B. mesmo processo, mas apos afinar a B, cheque a afinaçaum da mizinha. e assim por diante.

    minha guitarra nova (Condor CG-250) veio com tarrachas da Grover. ohtimas e seguram bm a afinaçaum

    BlaCk LaBeL
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Bard
    Cara... na maioria das vezes eu tiro todas as cordas de uma só vez, aproveito pra limpar a ponte e o braço e só depois coloco as cordas novamente. Nunca tive problemas com regulagem da ponte.

    Gasoline
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    BlaCk LaBeL
    Se for ponte estilo Floyd, das 3, 1 :

    1 - Ela foi instalada flat. (sem back-box)
    2 - Ela fica caida (apoiada no fundo do back-box)
    3 - Ela é sobrenatural ou tu usa o clássico toco de madeira atrás. hehe

    JoeCruzGuitar
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    BlaCk LaBeL
    Bard
    Gasoline

    caras,,, eu qdo tinha guita com floyd (era uma gotoh), tambem fazia o mesmo esquema q o Black Label

    tirava todas as cordas, aproveitava pra dar uma limpada nos pups, na ponte e no braço, e ia colocando uma por uma

    o lance eh o seguinte...a ponte vai toda pra tras (minha guita tinha back box, era uma replica de ibanez jem feita pelo luthier josino)... então a ponte ia toda pra tras...não dava pra por a corda direito, então eu dava uma pequena forçada nela só pra encaixar as cordas (isso nas 3 primeiras, nas demais já rolava na boa)

    a medida q eu ia colocando as cordas e trazendo elas pra proximo da afinacao a ponte ia voltando pra posição normal sozinha... chegava na mizinha e já tava tudo blz

    inclusive a afinação nessa minha guitarra com floyd era algo surpreendente... tirava um jogo de cordas, botava outro, apertava, colocava o metronomo do lado, travava e já era...a guita não desafinava mais nunca...puta saudade q eu tenho dela.

    Thedekai
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    EduArdanuy II
    Uma Fender YJM
    huahe zuera


    huauhahuhuahuahu
    só faltava =P

    BlaCk LaBeL
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Gasoline
    Eh exatamente como o JoeCruzGuitar falou, sem mágica. :)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Trocar as cordas