pro bertola, por que não floyd?

Autor Mensagem
LeandroP
Moderador
# nov/05
· votar


Rodrigo Yoshida

Se você curte alavancadas e não quer complicação com pontes tipo Floyd Rose, então o ideal seria você experimentar uma ponte do tipo Wilkinson com Tarrachas com Trava e Roller Nut.

O sistema é mais simples e você fica mais livre pra usar a alavanca sem perder a afinação.

mr_crowley
Veterano
# nov/05
· votar


Eu curto mto o som de guitarristas que usam floyd, as alavancadas realmente são muito show de se fazer.... Só que eu não tenho a mínima paciência de ficar mexendo e regulando as floyd.... Por isso toco com uma ponte wilkinson, que se adequou muito bem a mim... Não dá nenhum trabalho pra trocar as cordas (precisa botar umas tarraxas com trava nesse caso)..... Dá pra alavancar pra baixo... Alguns falam que dá pra alavancar pra cima dependendo da regulagem, mas nunca vi (parece que nesse caso só sobe poucos tons, bem menos que floyd)....
Um cara que usa Wilkinson q eu curto muito é o Andy Timmons.... Olhem essa guita aqui. Muito show !

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/05
· votar


Ou então use uma guitarra com "Floyd" SEM o "back-box" que é o que deixa a ponte instável.
Abç

thanatos
Veterano
# nov/05
· votar


Ou então use uma guitarra com "Floyd" SEM o "back-box" que é o que deixa a ponte instável.
se não tiver o back box, a alavanca só tem ação pra baixo, não é?ou tem um pouco d ação pra cima tb?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/05
· votar


thanatos
Só para baixo, o que estabiliza a mesma, evita desgaste no braço (devido ao esforço causado pela alavancada "para baixo"), barateia a usinagem do corpo, aumenta a sustentação (dado o maior contato da ponte com o corpo.
Abç

diogocv
Veterano
# nov/05
· votar


Gasoline

Ok cara, vi que a pergunta foi muito "aberta". Vou restringi-la então hehehe: Das Guitarras de Preço médio (cerca de 1500 reais - pode ser um pouco acima ou abaixo), qual vc acha que tem a melhor ponte Floyd Rose? A que tenha melhor durabilidade, resistência e etc.

Flw

thanatos
Veterano
# nov/05
· votar


Mauricio Luiz Bertola
tem alguma ponte q tem alavancada "ao contrário"?tipo, vc abaixa a alavanca, ela sobe tons...e se vc puxa ela, ela desce tons?

ki_suco
Veterano
# nov/05
· votar


diogocv
só as ibanez com as edge (que são as melhorzinhas, mas não muito boas ainda). o ideal é ter uma gotoh

diogocv
Veterano
# nov/05 · Editado por: diogocv
· votar


ki_suco

To ligd, das que eu ouvi falarem melhor foi essa Edge msm, e as da Cort (tem gente que diz q tem um modelo que equipava as JEM's antigas, isso eh verdade?)

diogocv
Veterano
# nov/05
· votar


thanatos

É so vc alavancar com a alavanca ao contrário.

LeandroP
Moderador
# nov/05 · Editado por: LeandroP
· votar


O maior problema das Floyd Rose em relação ao desgaste está no contato da base da ponte com o canal dos pivôs que sustentam a ponte no corpo.

Devido ao movimento, essa área costuma desgatar, criando sulcos e rebarbas nessa região, comprometendo a alavancada e a afinação.

O ideal é que nessas partes fosse aplicado um tratamento pra endurecer mais a superfície, evitando o desgaste. O melhor banho pra isso na minha opinião é o banho de titânio, que além de deixar a superfície mais resistente ao atrito, é auto-lubrificante.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/05
· votar


LeandroPanucci
As molas também se desgastam rápido (conforme o uso, claro), bem como as pecinhas que seguram as cordas na ponte (enferrujam fácil).
Abç

LeandroP
Moderador
# nov/05
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Por isso que é bom aplicar uma banho, se a ponte for boa a valer a pena. Com esse banho, além de evitar a corrosão, ele endurece a superfície do meterial deixando mais resistente ao atrito e é autolubrificante.

Eu vivo repetindo isso aqui, mas é porque eu moro perto da única fábrica no Brasil a fazer este tipo de beneficiamento.

http://www.brasimet.com.br/durotin/

LeandroP
Moderador
# nov/05
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Eu aplico este banho nas pontas uma brocas que forneço pra um cliente.

Veja as características deste banho:

Camadas de Nitreto de Cromo e camadas de DLC (Diamond Like Carbon) me-DLC (CrN + WC:h)

Camada que alia as propriedades de DUROTiN-Cr com as propriedades tribológicas do DUROTiN Diamante como o baixíssimo coeficiente de atrito e as características de lubrificante sólido. Indicada também para situações de trabalho mais severas do que as indicadas para o DUROTiN-Cr.

Interessante.

Rodrigo Yoshida
Veterano
# nov/05
· votar


haha finalmente mandei minha guitarra pro luthier...
agora é esperar ele me ligar e dizer que está pronta, ele me cobrou o olho da cara, 45 dólares! mas se ficar boa, vai valer a pena...
sobre o captador, ele disse que está torto sim e influencia no som, o ideal é colocar um trembucker, mas ele vai dar uma ajustada pra ficar mais uniforme, e dar uma melhorada enquanto eu não troco, do resto ele falou que vai fazer revisão na guitarra inteira, vai regular a floyd, ajustar o tensor pra cordas 0.10 e tirar o trastejamento...
agora vamo ve no que vai dar...

só pra completar, queria tirar mais uma dúvida sobre a floyd, existem os parafusos que seguram as molas na madeira, com o tempo pode acontecer do buraco desgastar e o parafuso ficar com folga? se isso acontecer, qual seria a solução?

Gasoline
Veterano
# nov/05
· votar


Rodrigo Yoshida
Nunca ouvi falar nisso de dar folga ali. Pq o ponto de stress não é ali.
Já toquei em guitarras com Floyd e mais de 15 anos, e nunca vi este problema.

Rodrigo Yoshida
Veterano
# nov/05 · Editado por: Rodrigo Yoshida
· votar


Gasoline


então é paranóia da minha cabeça mesmo? hahaha, o pessoal fala tanto dessa ponte que eu devo tá procurando problema onde não existe...
bom saber disso... eu vou decidir se realmente vou ficar com as floyds ou não quando essa rg voltar do luthier, e melhorar minha técnica, daí sim vou poder ter uma opinião mais segura, mas é quase certo que fique com elas, nem que tenha que "pagar" um pouco mais, pois o que pretendo tocar precisa desse recurso, sem floyd o som ficaria faltando alguma coisa...

sobre quem falou que eu reclamava da guitarra, e que o problema era comigo, o LUTHIER falou que a guitarra TAVA COM PROBLEMA, e sobre o pod que tanto critiquei, coitado, era a guitarra e eu pensando que era ele, com a ibanez gio o timbre ficou EXCELENTE, só que vendi a gio pra comprar captadores hehe, agora vou juntar mais um pouco e pegar um jogo da seymour... mas isso pro ano que vem...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/05
· votar


Rodrigo Yoshida
Gasoline
É até possível que isso aconteça, mas muito pouco provável.
Abç

ki_suco
Veterano
# nov/05
· votar


diogocv
a viva gold (cort) vem com a Lo Pro Edge, que se for a mesma das ibanez antigas é MUITO BOA

Gasoline
Veterano
# nov/05
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Como eu disse, nunca ouvi falar.

Talvez se a guitarra for de compensado. Mas ai, o motivo é claro.

Mas se acontece (tu já viu algum caso?) em guitarra "boa", deve ser ultra-raro. hehe.

Gasoline
Veterano
# nov/05
· votar


ki_suco
A Viva Gold vem com Lo-Pro, mas não Edge.
Pontes Edge, acho que só vem nas Ibanez mesmo.

Lo-Pro é abreviação de Low Profile, ou perfil baixo, qualquer marca pode produzir uma ponte de perfil baixo e colocar o nome Lo-Pro

Mas no proprio site da Cort, dizia Floyd Lo-Pro, e não Lo-Pro Edge.

Mas, posso estar enganado.

danielcastelli
Veterano
# nov/05
· votar


Gasoline
Que seja... mas era considerada das melhores pontes nessas guitarras de baixo custo ~1500.

effenberg
Veterano
# nov/05
· votar


Bah esse tópico me deu uma mão na roda, tava pensando em desistir das Ibanez por causa dos problemas da Floyd.

Mas lendo tudo isso, acho que vou usar sem o back-box (sugestão do Mauricio Luiz Bertola) e inverter a alavanca com o thanatos falou.

Ou séra que isso vai fudê tudo e não vai te os resultados que o Bertola falou antes? -(

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/05
· votar


Gasoline
Já ví numa Washburn muito ruim (tinha até peças em alumínio e antimônio.

effenberg
Sem o back-box a guitarra fica muito mais estável, mas poucas são fabricadas atualmente assim, acho que só as Fenders.
Não sou contrário às Floyd-Roses, apenas acho que, para usá-las se deve ter condições financeiras e técnicas e usar as de qualidade comprovada. Por isso eu não recomendo guitarras com esse tipo de dispositivo para iniciantes.
Abç

effenberg
Veterano
# nov/05
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Poisé, eu tava afim de comprar uma RG, mas pra isso vou ter que comprar uma outra guitarra pra deixar de reserva antes, e não sei se compensa o custo.

A cada dia eu desisto mais das RG's...

thanatos
Veterano
# nov/05
· votar


effenberg
nao dah pra inverter a alavanca...eu soh perguntei se existia alguma ponte assim...oq dah pra fazer eh vc gira a alavanca 180°, dai ela fica com acao ao contrario...mas a ponte ainda faz o mesmo movimento, no caso "entrar" no back box qdo vc usar a alavanca pra subir tons...eu qria uma montagem q q a ponte nao precisasse afundar no corpo pra subir os tons...mas acho meio dificil isso...hehehe

BlaCk LaBeL
Veterano
# nov/05
· votar


thanatos
"eu qria uma montagem q q a ponte nao precisasse afundar no corpo pra subir os tons...mas acho meio dificil isso...hehehe"

Que nada. Dá pra fazer isso com ponte tremolo. Inclusive, a regulagem de fábrica das Fenders é assim.

ki_suco
Veterano
# nov/05
· votar


Gasoline
hehe se for mesmo (tem lógica) não vale muito a pena. acho q todas as pontes da ibanez (ou a maioria) são low profile.

thanatos
Veterano
# nov/05
· votar


BlaCk LaBeL
a regulagem de tremolo nas fender eh pra subir tons?

ki_suco
Veterano
# nov/05
· votar


thanatos
tem um cidadão sueco q parece q usa assim...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a pro bertola, por que não floyd?