pro bertola, por que não floyd?

Autor Mensagem
Rodrigo Yoshida
Veterano
# nov/05


Eu li vários tópicos onde vc não recomendava floyd pra amadores e músicos iniciantes... tenho uma Ibanez RG350, inclusive vc postou em um dos tópicos onde eu reclamava dela...
sou músico iniciante, toco violão faz 1 ano, e guitarra 4 meses, pretendo tocar thrash metal, então eu preciso do recurso de alavancadas... então no caso o que vc recomenda pra mim?
sobre regulagem de floyd, eu apanhei um pouco mas consegui, de tanto que eu fuço nela acabo desregulando, e regulo novamente... não estou tendo mais problemas com ela, ultimamente andava desafinando sozinha, mas acho que é porque fucei demais mesmo...
porém gostei mais do timbre de guitarras com ponte fixa, e também a manutenção é bem mais fácil...
então, o que vc acha que eu poderia fazer? fico com uma de ponte fixa, e esqueço que existem alavancadas, ou me arrisco no mundo das floyds de vez?
já li vários posts seus, então sei bem da sua opinião, porém gostaria de um conselho pro meu caso...
se alguém aí fora o bertola quiser ajudar, eu agradeço!

BlaCk LaBeL
Veterano
# nov/05
· votar


Rodrigo Yoshida
Não tem problema. Só é necessário um maior cuidado e, se pegar uma guita mal fabricada ou com componentes ruins, a experiência com Floyd pode ser desastrosa. Mas, fora isso, sem problemas.

Ah! Uma coisa: "pretendo tocar thrash metal, então eu preciso do recurso de alavancadas".

Isso não é necessariamente verdade. Tá cheio de guitarristas de thrash que não usam.

Rodrigo Yoshida
Veterano
# nov/05
· votar


hehe mas eu gosto muito desse recurso, o pantera e slayer usam bastante isso... e são duas bandas que me influenciam muito...

o problema é, se acabo ficando com uma guitarra com floyd, o custo de manutenção é mais alto... e de repente posso ter problemas... se pego sem, passo vontade por não ter a alavanca...
dúvida cruel hein...

DIEGOGUITAR
Veterano
# nov/05
· votar


Bom , vc não vai ter mais problemas com tua Ibanez, ja que trocou comigo num pacote de trakinas ( que volto a dizer , está indo de Navio)

rsrsrs

Rodrigo Yoshida
Veterano
# nov/05
· votar


DIEGOGUITAR

hahaha calma! se tiver menos que 5 bolachas eu envio de volta! com uma mordida ainda hein!

DIEGOGUITAR
Veterano
# nov/05
· votar


Velho, na boa, fica com tua guita, e depois de um tempo se o negócio de tocar guitarra der certo mesmo vc pega uma les paul e fica com as duas .Mas é besteira passar essa Ibanez pra frente , falta um pouquinho mais de carinho da tua parte com ela ....

Rodrigo Yoshida
Veterano
# nov/05
· votar


não vou passar ela pra frente, no máximo vou deixar guardada, pra quando voltar pro brasil levar num luthier de confiança, já que aqui eu to na mão, não conheço um bom luthier, e não sei falar em japonês pra achar um que preste... hehe, é duro hein...

Rodrigo Yoshida
Veterano
# nov/05 · Editado por: Rodrigo Yoshida
· votar


o bertola tá online? será que ele vai aparecer por aqui? hehe

BlaCk LaBeL
Veterano
# nov/05
· votar


Rodrigo Yoshida
Nada... Floyd não é esse terror, não. Desde que a guitarra seja bem construída e a ponte seja de boa qualidade, é relax.

Rodrigo Yoshida
Veterano
# nov/05
· votar


BlaCk LaBeL

cara, se arrependimento matasse... quando peguei a ibanez, eu testei uma jackson randy rhoads, vermelha, com duncan designed e floyd da schaller (acho que é isso) tava só um pouco mais cara... levei porque achei a ibanez mais confortável...

BlaCk LaBeL
Veterano
# nov/05
· votar


A minha DiCastelli´s tem ponte GOTOH e a qualidade daquilo é extremamente boa. Já tenho a guita há muitos anos, já usei e absusei da alavanca e nunca tive problemas.

Rodrigo Yoshida
Veterano
# nov/05
· votar


BlaCk LaBeL

aproveitando, sabe os parafusos que seguram as molas? então... existe a possibilidade, com o passar dos anos, daquele buraco "lacear" e o parafuso ficar frouxo, assim deixando a floyd instável? se isso acontecer, existe alguma solução?

BlaCk LaBeL
Veterano
# nov/05
· votar


Rodrigo Yoshida
Acho que sim, cara. Mas só se ficar mexendo muito nisso, o que não acho tão necessário. Sobre a solução, deve ser algo como fazer isso num buraco de parede. Mas, eu levaria mesmo num luthier.

Rodrigo Yoshida
Veterano
# nov/05
· votar


vish será que o bertola vai ter piedade de mim? hahaha eu to vendo ele online lá embaixo, mas não deve tá lendo o fórum...
essa dúvida me irrita, pois tocar guitarra deveria estar sendo uma diversão, enquanto está sendo uma dor de cabeça...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/05
· votar


Rodrigo Yoshida
Creio que, se vc leu com atenção os "posts" no qual eu comento (extensivamente) o dispositivo de "ponte flutuante"com trava, percebeu que esses dispositivos são instáveis e exigem manutenção constante e uma outra guitarra de "back-up".
Alavancada é apenas uma técnica (que eu classificaría como "periférica"). Nada impede de vc tocar qualquer estilo com qualquer guitarra, que é apenas um instrumento, pois a música está em vc.
Também recomendo firmemente que, se vc tem banda e toca ao vivo, TEM que possuir uma outra guitarra, tanto para mudança de timbres, quanto por segurança.
As guitarras com pontes "tipo Floyd" possuem peças em maior quantidade, e portanto, maior possibilidade de desgastes e quebras - aliás é uma regra da engenharia, quanto mais coisas (ou "sofisticações"), mais coisas irão quebrar.
Abç

Rodrigo Yoshida
Veterano
# nov/05
· votar


Mauricio Luiz Bertola

então, vc me recomenda mesmo guitarras com ponte fixa? eu realmente prefiro elas, sem sombra de dúvidas... e quando precisar de um efeito semelhante ao da alavancada? quais as alternativas que posso escolher pra substituir? algumas pessoas falam no whammy...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/05
· votar


Rodrigo Yoshida
Pode ser, não sei.
Abç

Rodrigo Yoshida
Veterano
# nov/05
· votar


Mauricio Luiz Bertola

cara, valew pela ajuda, eu ainda fico na dúvida pois gosto desse recurso de alavancadas, mas acho que por questão de manutenção, custo e facilidade, vou acabar ficando com a ponte fixa...
eu já ando meio desanimado com guitarra por causa da ibanez, quero ter um instrumento, nem que seja simples, mas que funcione bem pro que quero, e pronto acabou, pois em vez de me preocupar com a música em si, ando me preocupando mais com o instrumento...

Black Sheep
Veterano
# nov/05
· votar


porra, vai tocar guitarra e pare de reclamar do equipo

tem gente aqui que tem A MESMA guitarra (aliás, quase todo mundo) e faz um som foda.

Gasoline
Veterano
# nov/05
· votar


Se está te dando tanta dor de cabeça a floyd, trava ela.

Simples.
Pode deixar a ação como tremolo normal, ou pode travar de vez.
Travando de vez, a manutenção, fica praticamente igual a uma ponte fixa.

E tu não precisa malhar tanto a Ibanez, hehe.


Por isso que eu gosto de pontes "flat-mounted", para essas horas, e para quando se quer trocar a afinação. Mas uma "float-mounted" tem seu valor.'

Black Sheep
Veterano
# nov/05
· votar


Gasoline

o guri só tem 2 meses de guitarra, nao entende nada nem de instrumento nem de equipo.

ele tá há um tempão malhando o Pod XT Live, malhando a Ibanez e etc. Não consegue tirar um som decente e fica descontando no equipo.

se tver UM arranhãozinho na ponte, ele vai dizer que isso é a causa dele estar tirando um som de merda.

Deji
Veterano
# nov/05
· votar


tune-o-matic rulez.

BlaCk LaBeL
Veterano
# nov/05
· votar


Cara, tenho que discordar e defender a velha Floyd...

Sobre confiabilidade... é só comprar uma boa guitarra com uma boa ponte. Sem erro.

Sobre manutenção... não é assim tanto trabalho e custo a mais. Desde que vc tenha bom senso e não fique fuçando desnecessariamente na ponte, levar num luthier a cada seis meses, como qquer guitarra normal, já é suficiente.

Sobre performance ao vivo... é claro que vc terá mais segurança se tiver um instrumento reserva (isso tbm vale pra guitarras com ponte fixa ou tremolo). Mas, mantendo seu instrumento em ordem e colocando cordas novas uns dias antes do show já é suficiente. Fiz isso durante anos e nunca deu nada errado.

Black Sheep
Veterano
# nov/05
· votar


pra mim a melhor ponte é a floyd rose: nao preciso ficar afinando, posso descer a mão e a guitarra nao desafina. tive uma guitarra com floyd durante mais de 10 anos, desde moleque (batendo mesmo no instrumento, deixando cair no chao e tudo) e NUNCA deu problema.

nego ficar botando a culpa na floyd é brincadeira hein

teuabreu
Veterano
# nov/05
· votar


Eu gostava de Floyd hoje acho uma tremenda porcaria(pra mim), guitarra sem sustain nenhum, principalmente pra mim que toco mais com a guita desplugada, e eu perco a paciencia para afina-la e trocar de cordas(se bem que isso é secundario).

John Frusciante
Veterano
# nov/05
· votar


pra mim a melhor ponte é a floyd rose (2)

Gasoline
Veterano
# nov/05
· votar


Black Sheep
pra mim a melhor ponte é a floyd rose
concordo com praticamente tudo que tu disse, especialmente isto.
Não consigo pensar em guitarra sem floyd rose (na verdade, Schaller, hehe).

Mas como por ele ter pouca experiencia com guitarra, recomendei travar a ponte.

Eu nunca tive problemas com as minhas pontes. Eu não desço a mão, mas alavanco tipo bicho, e nunca desafina. Eu raramente uso a microafinação na minha guitarra, pq não desafina mesmo (exceto com cordas muito velhas, o que eu odeio, pq ferra os trastes).

E quanto a ter uma boa guitarra com boa ponte. Ele tem uma Ibanez Rg350, não é top, mas dá para o gasto legal. Muito legal. A ponte é boa.
Mas realmente, querer que um floyd licensiado de uma guitarra de 400 pilas funcione, ai já demais.

Em resumo, eu concordo contigo.

diogocv
Veterano
# nov/05
· votar


Gasoline

Cara, classificando de acordo com a qualidade (material utilizado, resistência, "vida média" e etc) das pontes, como vc montaria uma escala - de 0 a 10 - das pontes Floyd Roses existentes? (incluindo essa Edge III da Rg 350, as Gotoh, Schaller, Floyd Original e etc..)

flw

thanatos
Veterano
# nov/05
· votar


querer que um floyd licensiado de uma guitarra de 400 pilas
qual guita nesse preço tem floyd? :P
Rodrigo Yoshida
se vc quer fazer cover dos caras q usam mta alavancada, ateh entendo q queira usar mais o floyd...mas se vc nao gosta, acho melhor q de um toque seu à música...melhor do q se arrepender de usar guita com ponte flutuante e ficar aqui no forum, como mta gente faz, xingando as pontes flutuantes...

Gasoline
Veterano
# nov/05
· votar


diogocv
Cara, é muito complicado, pq são muitas pontes.
Eu gosto muito da Schaller, não abro mão dela.
Tem gente que prefere Gotoh ou Original
tem outros que preferem a Lo-Pro II (Aquela da Evo original do Vai). Mas tem muitas outras pontes flutuantes que são ótimas. As Transtrem da Steinberger, são sensacionais, além de serem muito versáteis e resistem. Tem os tremolos da Kahler, entre outros.

É uma questão de gosto.

Com certeza, essas de qualidade superior, tem maior durabilidade.



thanatos
Golden, Groovin, Stagg, essas coisas assim.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a pro bertola, por que não floyd?