Alguma alma bondosa poderia me ensinar a trocar os captadores?

Autor Mensagem
Rodrigo Yoshida
Veterano
# nov/05 · Editado por: Rodrigo Yoshida


Bom, eu andei analisando o timbre de um pessoal que tem captadores inf, iguais aos meus, e acho que minha guitarra está ok, eu é que não gostei dos captadores... os da minha gio, apesar de serem inferiores, tem timbre muito melhor na minha opinião, mas colocar os psnd na rg seria uma burrice hehe...
amanhã ou semana que vem talvez pegue um seymour duncan, porém se não for tão difícil, eu quero tentar trocar esses caps, pra aprender também, se fizer cagada levo no luthier hehe...
alguém poderia me ensinar a trocar apenas 1 captador? o da ponte? detalhe, sobre soldas não tenho problemas, e a rg350 tem escudo

LeandroP
Moderador
# nov/05
· votar


Rodrigo Yoshida

Primeiro toque: não corte o rabicho do captador. Se está sobrando fio, enrole e prenda com um amarrilho ou fita adesiva.

Tenha em mãos um bom ferro de solda, que esquente rápido, pra não aquecer demais os componentes elétricos (tipo potenciômetro, chave, etc..)

http://www.seymourduncan.com/support/schematics.shtml

Aqui tem muitos esquemas de ligações. Veja qual a melhor ligação pra sua guitarra.

Rodrigo Yoshida
Veterano
# nov/05 · Editado por: Rodrigo Yoshida
· votar


não corte o rabicho? o que seria isso hehe? a sobra do fio?

só pra saber, trocar o captador é uma tarefa muito difícil? em média quanto tempo demora e qual seria o "grau" de risco?

Mister_Fatal_huhha
Veterano
# nov/05
· votar


Rodrigo Yoshida
13 horas,

to zuando

foi mal ter comentado

Slave of hell
Veterano
# nov/05
· votar


Amiguinho se ligar errado eles partirão dessa para melhor,não terás segunda chance!ei cara tu acha legal o lago biwa?aquelas ondinhas são rules!

LeandroP
Moderador
# nov/05 · Editado por: LeandroP
· votar


Rodrigo Yoshida

O rabicho é a sobra de fio.

Trocar o captador pode ser muito rápido pra quem já sabe. Em 1 hora o cara resolve tudo. Um leigo pode por tudo a perder em menos de 30 segundos.

danielcastelli
Veterano
# nov/05
· votar


LeandroPanucci

Resumindo: Pra nao perder 300 conto, leva pra um luthier... ^^

Rodrigo Yoshida
Veterano
# nov/05
· votar


Um leigo pode por tudo a perder em menos de 30 segundos.

EPA! esse tudo a perder inclui?
isso é importante saber hehe...

na verdade, se alguém tiver uma alma muito bondosa, poderia me ajudar na troca dos caps quando for fazer, dá pra ver pela cam e tudo...

Slave of hell
Veterano
# nov/05
· votar


se for um esquema simples com chave de 3 posições(dois duplos) sem defasagem e sem circuito ativo tudo bem(da pra arriscar,pense assim se minha guitarra tem várias opçoes de timbre,isso inclue chave de 5 posições,3 capt,3 pot...então complica cara,se tu colocar muita solda por exemplo em um fio na chave de troca de capt e soldar dois pólos sem querer...ou tú tem que comprar um suga-solda ou outra chave!

Slave of hell
Veterano
# nov/05
· votar


ei velhinho ai no Japão tem autas escolas de luthieria,já pensou em entrar em alguma,pesquisa outros captadores.acha um japonês,tecnologia de ponta e é mais barato...agora se seymour duncan for japones eu falei merda!

Rodrigo Yoshida
Veterano
# nov/05
· votar


Slave of hell

a minha guitarra é HSH, tem uma chave que muda pra 5 posições, igual de strato, e dois controles, volume e tonalidade

Slave of hell
Veterano
# nov/05
· votar


ei cara quer conselho fala com um luthier Brasileiro,e vê se ele te passa o esquema!por e-mail!olha só cara,o João gravina é muito competente e acho que ele te ajuda!agora mermão...isso é tarefa complicada.o ideal é tu anotar todo o esquema da tua guitarra em uma folha e fazer igual com os novos!lógico usando os fios iguais...sei que o negativo vai pro terra e o positivo vem do amp...mas posso ta enganado...tenta falar com um luthier daqui!

Rodrigo Yoshida
Veterano
# nov/05
· votar


hehe to esperando ele aparecer

Slave of hell
Veterano
# nov/05
· votar


não cara aqui não.manda um e-mail pra um fala do teu problema!

Al_Capone
Veterano
# nov/05
· votar


cara . manda em um luthier .. e o melhor a fazer .. vc nao corre risco de fazer cagada ... e o serviço e garantido

Rodrigo Yoshida
Veterano
# nov/05
· votar


em luthier é melhor mesmo, mas queria aprender a fazer esse tipo de coisa, é sempre bom saber coisas a mais hehe...

Wolf Mcfly
Veterano
# nov/05
· votar


vai num luthier e olhe ele trocando.. assim vc aprende..

pedrobrito
Veterano
# nov/05
· votar


Veio, leva no luthier, não inventa moda, depois ce faz cagada e toma prejuízo de bobeira...

Richard Guitar
Veterano
# nov/05
· votar


vai num luthier e olhe ele trocando.. assim vc aprende..
Só se ele for amigo, se não, claro que ele não vai deixar vê. Vai perder o cliente hehehehehe

xslashinhu
Veterano
# nov/05
· votar


Rodrigo Yoshida
depois q vc trocar os captadores ai sim eu vo te chama de luthier

Fisioterapeuta
Veterano
# nov/05
· votar


se vc nao tem certez nao faca se nao vc vai fuder com o cap dela

Rodrigo Yoshida
Veterano
# nov/05
· votar


bom, eu quero mesmo é aprender a trocar, o quanto mais saber, melhor!
mas de qualquer maneira acho melhor mandar trocar mesmo, e em vez de aprender a trocar o cap, eu treino pra aprender a tocar melhor hehe...

alguém aí sabe me dizer quais as possíveis cagadas e consequencias que podem acontecer na troca de um captador?

Fisioterapeuta
Veterano
# nov/05
· votar


Rodrigo Yoshida
ficoar louco por nao conseguiur tirar som , cagadas assim tao grandes acho que nao, mas vc pode fuder a chave seletora se nao souber soldar bem, nunca corte o fio do cap apenas enrole o, porem eu acho que e melhor levar num luthier ai vc arende com ele.
Eu mesmo queimei meus caps da eagle por imprudencia, eu queria colocar parafina nas bobinas deles , ai se ja sabe no que deu ne.
Depois eu comecei a correr atraz d einformacoes ate que eu consegui enrolar um cap certinho, depois aprendi a soldar e agora na parte eletrica nao pago nem 1 real pra lthier mais.

Fisioterapeuta
Veterano
# nov/05
· votar


agora minhas peripecias e montar pedais mnais precisamente o gt2 clone e depois um amp hi ctane hehe

gustavo_m
Veterano
# nov/05
· votar


leva num luthier..

http://forum.cifraclub.com.br/index.php?action=vthread&forum=3&t opic=116213

galera eu sei q nao eh do top... mas plx.. tem como vcs ouvirem o som

e posta umas dikas .. flw

Daniel Britto
Veterano
# nov/05
· votar


Se ele soldar e colar um pino no outro, não é o fim do mundo, aff. É só encostar o soldador que a solda derrete de novo e solta. Ou é só cortar com uma faca, estanho não é o metal mais duro do mundo, se vocês não sabem.

O pessoal aqui é, perdão pela expressão grosseira, muito cagão.
Qualquer pergunta que alguem faça, "ah, leva no luthier"
Tudo bem que tem que avisar que mexer no tensor pode trincar e empenar o braço, por exemplo, mas não precisa mistificar isso de tal modo como se o unico ser no universo com capacidade pra mexer nele fosse o luthier.

Eu mexo em tudo na minha guitarra sem medo de ser feliz, e até hoje nunca estraguei nada.
Já peguei ela ligada e fiz contato entre pinos diferentes da chave seletora. Com algumas combinações a guitarra ficava muda, outras dava um chiado infernal, mas era só tirar o contato que voltava ao normal. Se alguem tiver se perguntando porque raios eu fiz isso... huahuauhahu, tive meus motivos.

lula_molusco
Veterano
# nov/05
· votar


não ligando seu captador na tomada ou abrindo ele e cortando o enrolamento é praticamente impossivel estragá-los

Rodrigo Yoshida
Veterano
# nov/05
· votar


aliás, e outra coisa...

já que levantaram meu tópico, quando eu tirar todas as cordas, é importante afrouxar o tensor? ou como não demora tanto não tem problema deixar como está?

Daniel Britto
Veterano
# dez/05
· votar


Cara, eu to aqui com a guitarra aberta e a "buxada" toda de fora, hehehe. Chegou meu captador novo e vo trocar ele, agora, nesse momento. Só to dando uma lida antes sobre o circuito.

Eu não pretendo nem tirar as cordas... muito menos mexer no tensor. Mas acho eu, que como é rapidinho que vai ficar sem tensão, não da nem tempo de acontecer nada.
Eu não vou tirar as cordas pq aqui é floyd rose, se eu tirar a ponte vai baixar toda, vai grudar lá embaixo praticamente, e vai ser um inferno pra por as cordas de volta, vou só afrouxar até o captador ter espaço pra sair.

ESP
Veterano
# dez/05
· votar


Daniel Britto

Ê laiá

Pega um pano, uma camiseta (exceto uma cueca suja) e soca no buraco pra ponte não afundar, de boa.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Alguma alma bondosa poderia me ensinar a trocar os captadores?