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diegolevita Veterano |
# jan/11
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E se alguém ainda tem dúvida sobre modos gregos aconselho a baixar no 4shared esta apostila '' Nautilus Modos Gregos'' , eu entendi tudo sobre modos gregos graças a esta apostila, o cara explica tudo direitinho e não deixa nenhuma dúvidas, vale a pena todos os que querem aprender improvisar ler esta apostila!
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Richard Guitar Veterano |
# jan/11
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C7M - C7(9) - F7M - Fm7(acorde de emprestimo modal)
Sobre C7M pode ser usada a escala o C jonio Sobre C7(9) pode ser usada a escala C mixolidio
Sobre o acorde de F7M pode ser usadaa escala de F Lidio Aqui se tocar a escala de C jonio vc está fazendo lídio saindo da 5ª nota. prático e nao precisa pensar em "outra escala", continua no C.
e sobre o acorde de Fm7 pode ser usada a escala F dórico. Aqui mesmo raciocinio, Toca o C eolio, vai está fazendo F dórico saindo da 5ª nota também.
é interessante tb fazer a troca das escalas usando a mesma tonica, ajuda na visualização.
por exemplo se pintar um Ab toca o C eolio. estará fazendo o Ab lídio saindo da 3ª nota.
veja a relaçao das notas e dos modos envolvidos juntamente com a harmonia que está rolando. quanto menos saltos, mais fluente é o solo e mais natual soará.
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bielcamboim Veterano |
# jan/13
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LeandroP Uma dúvida ,
Se eu estiver utilizando uma progressão com o Acorde de C7M poderei escolher o modo C jônio ou o modo C lídio para improvisar certo ? se eu escolhesse o jônio eu poderia utilizar tranquilamente os modos D dórico , E Frígio , F lídio , G mixolídio , A eólio e B lócrio pois eles estariam apenas caracterizando o dó como Jônio certo ? Por favor me corrija ( se puder der exemplos ) . Grato =D
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LeandroP Moderador |
# jan/13
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bielcamboim
Se o acorde for um C maior, você pode utilizar qualquer modo maior. Se tiver outros acordes, então o contexto harmônico define qual o modo apropriado.
Tocar Ré dórico, Mi frígio, Sol mixolídio, sobre C maior, vai ser sempre C maior, porque as notas são as mesmas, sendo uma mera inversão. Eu toco sobre C maior começando pela nota Ré, e nem por isso soa como dórico.
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eduardodff Veterano |
# jan/13
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# há 23 horas · Editado por: eduardodff citar · editar
bielcamboim Vejamos: Escala de G Maior:
Se tu tocar G, C , D, G => Escala G Jônio Se tu tocar Am , D, Am , D => Escala A Dórica Se tu tocar Bm - C, Bm , C => B Frígio Se tu tocar C, D, C, D => C Lídio Se tu tocar D, Am , D, Am => D Mixo Se tu tocar Em C D Em = > E Eólio
Se você reparar bem, todos os acordes são da escala de G maior e todas as escalas são G Jônio, A Dórico, B frígio, etc.
Agora por exemplo, se tu não quiser tocar o óbvio, numa progressão C,Am ,G, C ela pode ser interpretada de 2 maneiras = 2 escalas Escala de C maior = C jônio Escala de G maior= C lídio
E mais: Se tu fizer uma base power-chord por exemplo:
C5 - D5 - Posso interpretar isso de muitas formas:
C-Dm - Escala Maior de C (C Jônio) C - D - Escala Maior de G (C lídio) Cm - Dm - Escala Menor Natural, Melodica , Harmônica de C
Essa é a lógica dos Modos Gregos
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bielcamboim Veterano |
# jan/13
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LeandroP Mas eu falava sobre o acorde de C7M
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LeandroP Moderador |
# jan/13
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bielcamboim
Sim, eu também. Sobre um acorde maior, qualquer modo maior pode ser utilizado. Dependendo do contexto harmônico, ou seja, dos outros acordes, você pode determinar um ou mais modos. Veja que a postagem acima do eduardodff ilustra isso muito bem.
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