Dicas para Shows Iniciantes

Autor Mensagem
Revolver Ocelot
Veterano
# nov/05


Ei pessoal,será que vcs podem dar umas dicas para mim e outros caras aí q nunca tocaram em shows dicas do tipo: o levar cordas reservas,sobre pedaleiras,comportamento o q fazer quando esquecer alguma parte da música ou outras coisas aí pra deixar nós espertos quando formos tocar pela primeira vez?Isso vai ajudar muito desde que não haja zoação!Valeu!!

be yourself
Veterano
# nov/05
· votar


Tambem quero saber! :)
Algo pra naum ficar nervoso...E a parada de errar
:)

U1000D
Veterano
# nov/05
· votar


nao ligue para críticas

be yourself
Veterano
# nov/05
· votar


Up :D

amico
Veterano
# nov/05
· votar


cara a primeira vez é f***, vc vai todo felis, mas na hora começa uma tremedeira, mas passa, é só ir la e tocar como num ensaio, se errar começa denovo, se o erro for só na guita tenta consertar no meio da musica mesmo, naum fique mais de 5seg sem tocar depois do erro, afinal todo mundo erra, se alguem falar mal dane-se ele.
Performance: evite ficar parado, faça caretas de acordo com a musica, pula, finge que é vc e sua banda ensaiando(isso é quase impossivel), ande pra la e pra cá, se vc conseguir chamar a atenção pra vc otimo, vc teve presença de palco e vai ser mais facil pra vc ter criticas boas.

apesar de tudo isso na primeira vez eu fiquei uma estatua,hahaha, mas hj fiquei meio doido, o povo gosta quando vc vai pro meio do palco levanta a guita e começa a fazer o solo mexendo o cabelo, tipo o zakk(me espelho nele), os guita do iron e por ai vai, nunca tente roubar o espaço do vocalista, o vocalista tem que ser o principal, pois ele que interage com o povo, e ele que é o frontdoor da banda, mas é preciso que ele pelo menos tenha uma presença senão fica chato mesmo vc sendo o kingkong.
Como o nome diz ,Banda tentem se unir pra todos ter uma presença, o vocalista tendo ja esta bom, se voce tiver tb melhor se todo o resto tiver fica muito massa.

Dica: se vc ficar com muita vergonha, de vez enquando chega perto da bateria e comece a tocar olhando pro batera, mas não por muito tempo, pois tudo tem um tempo, na hora do solo manda o vocalita ficar olhando pra sua guita e fazer que ta tocando, se tiver duas guita de vez enquando um fica de frente pro outro.

acho que é isso ai, mas nada como a própria experiencia dos acertos e erros.

amico
Veterano
# nov/05 · Editado por: amico
· votar


be yourself
toma umas duas cervejas que o gelo vai embora, mas treine antes em casa porque tocar alcolizado deixa meio lerdo e ruim, se voce for meio fraco toma uma só.
Mas eu não aconselho muito não pois pro resto da sua vida vc vai depeder desse vicio pra poder tocar, o bom é passar um nervoso que depois acostuma, mesmo assim todo show eu ainda fico nervoso, só que só nos primeiros minutos, pois é quase a mesma coisa que vc estar se apresentando pra sua turma do seu novo colégio onde vc não conhece ninguem, como tinha nas quintas séries da vida onde a professora mandava vc se levantar e ir la na frente falar.

Sancast
Veterano
# nov/05
· votar


Ahauahuahahuha... meu primeiro show foi mto engraçado... eu nem tava tocando guitarra... tava cantando... tinha uns 11/12 anos... fui num buteco podre, com telhado d palha, num lugar mto roça (interior do rio), onde eu passava as férias... a gente não tinha nada pra fazer e resolveu montar um showzinho no buteco...

O buteco era tão trash q tivemos q interromper o show numa hora, pq dois cachorros começaram a cair na porrada na "platéia"... ahauhuauaha... e os capiais bêbados começaram a espancar os cachorros com os tacos d sinuca, pra separar a briga... ahauhauhauhauhauauha... tb teve um viado (viado msm) q subiu no palco com um yorkshire no colo e começou a cantar "la bamba"... ahauhauhahuha... dps pegou a guitarra do meu amigo, colocou ao contrário (era canhoto) e mandou umas músicas q nunca vi na vida... ele deve ter inventado na hora... sei lá

Nesse bar só rolava forró e sertanejo... e a gente chegou lá pra tocar rock (raimundos antigo, iron maiden e tal... coisa d mlk)... geral botou tanta pilha q a gente ia apanhar dos bêbados, q eu e o guitarrista ensaiamos várias músicas do leandro e leonardo... ahauhauhauha... se nego não tivesse aprovando o rock, a gente podia apelar pro sertanejo e sair ileso... ahauhauhauhauuahahhauha... mas, no final, os capiais se amarram no rock...

Brow... sério, agora... o melhor q vc tem a fazer é relaxar... não fique sério... leve na brincadeira... se errar, paciência... serve d aprendizado... não vá ficar irritado com os erros (pode ter certeza d q acontecerão... normal)... nem reclame qdo os outros músicos errarem... finja q não rolou nada... e, se for pra dar bandeira d q errou, faça isso rindo... achando graça do erro... jamais demonstre q tá puto com outro integrante... o pessoal gosta d ver banda entrosada... briga no palco é pra bandinha d egocêntrico, onde um quer aparecer mais q o outro...

Sobre as precauções, acho q não adianta mto levar corda reserva.. pq, se arrebentar, tu vai levar um bom tempo trocando e não vai ter como fazer isso no meio do show (principalmente se for floyd rose)... mas, d qq maneira, leve umas cordas a mais... acho q o melhor msm é vc conferir se os cabos estão ok, se a guitarra não tá com nenhum problema na parte elétrica, se tá afinadinha (afine-a antes do show... no local... não adianta afinar em casa, pq ela provavelmente vai desafinar no transporte)... ah! e coloque cordas d boa qualidade na tua guitarra... pra diminuir as chances delas arrebentarem... tb dê uma esquentada nos dedos antes do show... pra já subir no embalo... interagir com a platéia tb é bem legal... uma boa presença d palco pode ser a chave pra transformar uma apresentação mediana num show "du caralho"...

Acho q é só isso... eu curto ir com roupas e calçado confortáveis... não curto me arrumar mto... vou normalzão... afinal, ninguém tá lá pra ver um cara arrumadinho... querem é ouvir boa música...

darkwolf
Veterano
# nov/05
· votar


interessante o tópico e muito útil pra mim, já que minha ultima apresentação aconteceu fazem 6 anos quando eu tinha 12 com minha banda de blues de 2 violoes 1 sax e 1 teclado =D

Máumistim
Veterano
# nov/05
· votar


nossa, pode cre......eu vo toca pela primeira vez terça fera agora....numa audição do meu concervatório, mais eu ja toquei pra publicos menores (amigos tal) mais nunca toquei pra tanta gente assim......vai ser em um teatro....to mo nervoso, to treinando essa musica umas 3 hras por dia só pelo medo de erra

ki_suco
Veterano
# nov/05
· votar


pra mim é o contrário: antes fico nervoso pra caramba, mas na hora fico calmo... vai entender. e a 1a vez q eu toquei foi pra um publico de 400 pessoas

DiogoSnake
Veterano
# nov/05 · Editado por: DiogoSnake
· votar


putz sexta agora tem show da minha banda tb, 1° show, oq eh pior, agente mudou o repertorio esses dias ta cheio de musika nova q agente ensaiou pouco e o vocal saiu. quem ta cantando sou eu, puta merda to ferrado... tocar guita e cantar... aff vai ser numa escola.. omg no começo eu vou ficar muito nervoso mas vo acabar me soltando depois

tipo... uma boa dica ai eh: quem puder leva duas guitarras, se umaa rrebetnar uma corda vc pega a outra ai emquanto vc toca pede pra alguem trocar a corda da guita q arrebentou e ai vc volta a tocar com ela depois e se acorda rebentar no meio duym solo, nada de parar, se vira, termina o solo dá um jeito nem q saia tudo errado mas parar eh q nao pode...

Rodrigo Yoshida
Veterano
# nov/05
· votar


HAHAHA, minha primeira apresentação foi quando eu tinha 9 ou 10 anos! não lembro, mas subi pra cantar uma música dos mamonas assasinas! não era nada sério, me chamaram porque sabia cantar a tal música e resolvi ir, nem pensava em querer ser músico nessa época, só sei que fiquei olhando pra baixo e cantando, nem tive coragem de me mexer!
Mas depois que decidi ser músico, tocar e etc já tinha perdido o "gelo" com público pois era professor de informática, daí quando fui fazer minha segunda apresentação já não estava tão nervoso, e consegui interagir bem com o público, só não consegui me mexer muito porque não tinha decorado a letra das músicas e cantei com as folhas com as letras em cima do retorno!!! hahaha....

Beatlemaniac
Veterano
# nov/05
· votar


cara um treco q eu fiz no meu primeiro show e parece dar mto certo
usa oculos escuros, pq vc naum fica com vergonha quando alguem fica te encarando da plateia com cara de bunda

Revolver Ocelot
Veterano
# nov/05
· votar


DiogoSnake
"tipo... uma boa dica ai eh: quem puder leva duas guitarras, se umaa rrebetnar uma corda vc pega a outra ai emquanto vc toca pede pra alguem trocar a corda da guita q arrebentou e ai vc volta a tocar com ela depois e se acorda rebentar no meio duym solo, nada de parar, se vira, termina o solo dá um jeito nem q saia tudo errado mas parar eh q nao pode..."
[b][/b]
Tai uma boa dica!Sobre a corda arrebentar no meio do solo,é onde nós percebemos a importância de sabermos improvisar não acham?Vamo estudar pessoal!!

Revolver Ocelot
Veterano
# nov/05
· votar


Tô pedindo ajuda de vcs pq vou tocar pela primeira vez já fazendo dobras,solos de bandas aí como Iron,Megadeath,Stratovarius e outras aí sei q vou ficar nervoso pra caralho e se eu errar alguma coisa vou seguir as dicas de vcs caras!Isso serve pra muita gente!

Dr Stein
Veterano
# nov/05
· votar


Revolver Ocelot
kra.....é akilo q o U1000D disse....ñ ligue pra criticas....tente tocar cm firmeza kra...com confiança....se vc errar no meio da musica.....tenta consertar...mas NUNCA parar.....e outra........nunca toque de cabeça baixa.........

é isso aí kra....se quiser pega meu msn...brunoguitar00@hotmail.com

abç.

luiz augusto
Veterano
# nov/05
· votar


Sancast

O buteco era tão trash q tivemos q interromper o show numa hora, pq dois cachorros começaram a cair na porrada na "platéia"... ahauhuauaha... e os capiais bêbados começaram a espancar os cachorros com os tacos d sinuca, pra separar a briga... ahauhauhauhauhauauha... tb teve um viado (viado msm) q subiu no palco com um yorkshire no colo e começou a cantar "la bamba"...


AESEASPOESAHHSAEOHSAEESAOSAEOHOSEAESAOOHESAOHESAOHASEAESOESAOHOHIEASIH AESOHISIHEA
CARA SE VC FILMASSE IA FAZER MTO SUCESSO NA INTERNET

Andrews
Veterano
# nov/05
· votar


pra mim é o contrário: antes fico nervoso pra caramba, mas na hora fico calmo... vai entender. e a 1a vez q eu toquei foi pra um publico de 400 pessoas

hehehe cmg foi assim mesmo, no Opiniao, domingo passado.. antes de ir pra lah tava bem nervoso e tal... chegou a hora do show e soh subi lah em cima e toquei como se tivesse tocando aqui em casa fechado no meu quarto.. isso q eu sou mtu timido O__o

se vc errar no meio da musica.....tenta consertar...mas NUNCA parar....
eu errei nesse show.. logo na intro.. q era só eu tocando... mas logo emendei qlqr coisa pra corrigir e nao eh q deu certo?? \o/

Revolver Ocelot
Veterano
# nov/05
· votar


Dr Stein
Eu adicionei vc no meu msn cara.

RafaRadis
Veterano
# mai/11
· votar


tenho uma banda de rock gospel, e vamo toca pela primeira vez num palco nesse sabado agora (04/06/2011) ... somos de Anapolis e o show e no Goiania Arena q vai estar lotado pq vao ter duas bandas de grande expressao no meio gospel, (Oficina G3 e Metal Nobre) ... Vai grava dvd e td, e as dicas aki me ajudaram bastante .. vlew galera, ate mais

Tchavo
Veterano
# mai/11 · Editado por: Tchavo
· votar


b]RafaRadis[/b]

^^^^^^^^^^^^
Pá de OURO RULES

Oficina G3 não cancelou a apresentação neste evento em Goiânia?

Brown ardanuy
Veterano
# mai/11
· votar


Tchavo

dá um disconto pro piá, pelo menos ele não criou um topico pra falar isso, se ele tivesse criado, iam zuar ele, falar que gasta topico diario e blablabla, se o cara usa topico antigo(bota antigo nisso) chamam ele de zé coveiro, kkkk ai fica dificil man
zueiras*

Viciado em Guarana
Veterano
# mai/11
· votar


Caralho! Hoje praticamente foi minha primeira apresentação, tive um trabalho em que o grupo tinha que fazer uma paródia, e eu e mais um amigo iriamos tocar a melodia no violão.
Pois bem, eu (e todo mundo) achei que o trabalho era pra amanhã, e na verdade foi hoje, acabou que eu o meu grupo teve que escolher uma música e fazer a letra na hora, e eu tive que pegar um violão emprestado de um outro colega, tive que tirar a música na hora (sorte que escolheram a música "As Mocinhas da Cidade"), pois não deu tempo nem de ensaiar com o meu outro colega pra gente acertar o tempo. Isso tudo porque o grupo deixou tudo pra ultima hora.
No final deu tudo certo, eu consegui acompanhar, e o grupo conseguiu uma apresentação legal.
Mesmo me borrando todo, é uma das sensações mais loucas que existe, putz, eu tava frio por fora, mas por dentro tava me sentindo o próprio Kirk Hammett se apresentando num Maracanã.
Sério! Se apresentar pros outros é muito melhor que ficar tocando sozinho.
Mas essa minha alegria provavelmente vai sumir quando eu ver a nota no boletim da matéria que foi a apresentação. ;P

Mas a dica que deixo, mete a cara, não tenha vergonha, vai lá e faz, independente de tu souber ou não. Tu não ganha nada por ficar de picuinha e chei de vergonhas por pouca coisa, aliás só perde.

Tchavo
Você é que ta errado, sabia? Pode ser até denunciado, pois esta desvirtuando o tópico.

Jube
Veterano
# mai/11
· votar


Viciado em Guarana
Mas essa minha alegria provavelmente vai sumir quando eu ver a nota no boletim da matéria que foi a apresentação. ;P

Hauhauhauhua

Ao assunto do topico, a presença de palco e aquele jeitão amigo de todos ajuda muito, as vezes ajuda mais que seu proprio som.

ItimuraFRK
Veterano
# mai/11
· votar


No teu caso Brother,

Ora!! você vai ta lá ra Deus então...

se você ja toca numa igreja não é nada diferente, só vai estar em outro lugar!

leva uma guita reserva e..... palhetas!!! muitas!! elas costumam ser suícidas!pulam da sua mão que você nem percebe!!!

JuniorGuitar_Svf
Veterano
# mai/11
· votar


Revolver Ocelot

Não ligue para críticas como o U1000D falou, não tente olhar muito pra galera isso vai te deixar mais nervoso.... Na minha primeira apresentação, minha mão direita não ficava parada, tremendo muito parecia que eu tava com mal de parkinson uaehuahuahuhuaeha

Eu tenho uma teoria pra quem vai se apresentar pela primeira vez: Pense que vc está no seu quarto, tocando pra só pra vc, tranquilo de boa...
(e pior que da certo!) deu certo cmg aehuaheuheh

abç ;]

RafaRadis
Veterano
# mai/11
· votar


Tchavo

c ta falando ai q o oficina cancelou a apresentação, cancelou nada ... pode ficar tranquilo que se tivesse cancelado eu com certeza ia ficar sabendo antes de vc ... e eu postei aki nesse tópico antigo pq eu queria agradece ai pela força e as dicas q eu peguei aki

Tchavo
Veterano
# mai/11
· votar


Viciado em Guarana
Foi uma pequena trollada, pois a pá pegou forte. Releve e negligencie.

RafaRadis

Leiam. Eu perguntei se não havia cancelado o show. Pois na agenda do site não tinha nada.

Abs.

RafaRadis
Veterano
# mai/11
· votar


cancelou nao cara, acho q eu intendi ... vc ta confundindo GOIANÉSIA com GOIÂNIA ... rsrsrs ... eu vou toca em GOIÂNIA, mas o oficina teve um show em GOIANESIA cancelado, fiquei sabendo q cancelaram por causa de uns pastores sem cabeça q para q nao deixaram o povo ir no show por causa das roupas deles, o q eu acho uma tremenda bobeira pq tenho crtz q o oficina ja converteu mais pessoas q esses pastores ... abs

Tchavo
Veterano
# mai/11
· votar


RafaRadis

Sem desvirtuar, colocaram Taguatinga-DF, dia 03/06 Uhull. (jogo do Brasil vai miar).

Oficina G3 ao vivo é aula pra todo iniciante ver. Alias,pra todo músico ver.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Dicas para Shows Iniciantes