Video-aula do Sherlock Gomes-análise

    Autor Mensagem
    Max The Iceman
    Veterano
    # nov/05 · Editado por: Moderador


    Peguei esse video pra ver se tinha alguma coisa sobre tapping. Não tinha, apesar de o título dizer que tem os três níveis - básico - intermediário - avançado.

    Pra minha ingrata surpresa o video:

    1 - ) mostrou o sujeito tocando com a palheta de forma totalmente errada (podem dizer que a forma n importa, mas há umas que dificultam para sempre forever nunca mais o que se pode fazer na guitarra). Meu velho professor, que já deve ter passado desta, dizia que certas coisas têm que ser feitas do jeito certo, senão impedem o desenvolvimento a partir de certo ponto :(

    2 - )NÃO MOSTROU como fazer ritmos com a palheta - ABSURDO TOTAL! Pode até ser que ele tenha ensinado isso no curso de violão, mas palhetar ritmicamente na guitarra tem um jeito diferente;

    3 - )apesar de se dizer PRÁTICA, a video aula perdeu um TEMPO ABSURDO mostrando escalas e em cada acorde que ele DEDILHAVA (ele n é bom no ritmo, dá pra ver), ficava dizendo que era 7ª com 9ª, 500ª c/ 1000ª- POOOORRRAAAA - sempre fui guitarrista base, ou ritmico, e POR OBRA E GRAÇA DA BOSSA NOVA aprendi os acordes dissonantes, principalmente de ouvido e com outros guitarristas/violonistas.

    Se o guri que tah aprendendo guitarra não aprender isso de ouvido, NÃO ADIANTA ficar decorando a formação do acorde - ELE TEM QUE APLICAR O ACORDE nas músicas, sentir se ficou bom o som, e depois disso FORMAR O SOLO, que está dentro do acorde e da HARMONIA dos acordes!!!!
    MUITAS VEZES eu criava o acorde pelo solo que ouvia no LP (o velho bolachão)! Nem sabia o nome da merda do acorde, mas ele tava formado e depois eu aplicava em outras músicas.

    É claro que o guri/guria que está aprendendo não tem ainda o treino de ouvido pra tirar de cara, mas isso se aprende TREINANDO COM AS MÚSICAS, e não confundindo a cabeça da gurizada com teoria de formação do acorde!!!! P O R R A ! ! !

    A video aula ainda mostra uma musiquinha besta tocada pelo cara (que mixou tocando com violão, guitarra e baixo, pra mostrar que ele sabia tocar isso tudo, bah).
    NA MUSIQUINHA BESTA - além de caras e bocas esquisitas, deu pra ver que ele tem dificuldade quando a velocidade do solo aumenta, o tapping (QUE ELE DEVERIA TER ENSINADO) ficou meio oco, enfim, faltou a VELHA E BOA DONA GALINHA - A MUSICALIDADE, A IMPROVISAÇÃO, A APLICAÇÃO INTELIGENTE DE ACORDES DISSONANTES, O PRAZER DE TOCAR! P O R R A!

    Coitada da gurizada que com esse tipo de aula vai achar que o treco é um bicho de sete cabeças!

    Conclusão: a única coisa boa foi feita na introdução, quando ele mostra que o 1234 deve ser feito com a maior economia de movimentos possível, só retirando o dedo da corda quando ela for utilizada em outra.
    Pra quem gosta de estudar modos gregos, o sujeito também foi mais prático, mostrando que os modos são variações dos principais (jônio, dórico) em apenas UMA NOTA, ou no MÁXIMO DUAS. Ele mostrou tb a utilidade de determinado modo colocando um acorde dissonante que FORÇARIA a utilização do modo.

    BOM, mas há HARMONIAS (ou campos harmônicos, como se diz hoje) muito mais complexas, e o principiante tem que entender, MESMO NÃO SABENDO NENHUM MODO, que quando ele faz uma acorde e tenta solar (ou FRASEAR, como se diz hoje), o solo está dentro desse acorde.

    Se ele fizer o acorde nos vários locais do braço, o solo tb o acompanha.
    Uma sequência de acordes, com os belos dissonantes, tem tdas as NOTAS a serem descobertas pelos alunos solistas curiosos.

    END: os modos gregos, a pentatônica são ferramentas úteis, mas não devem ser colocadas como obrigações para decorar, são apenas instruções sobre solos em cima de acordes/ harmonias. Se não houver APLICAÇÃO PRÁTICA EM MÚSICAS QUE O ALUNO CONHECE E GOSTA (a VELHA E BOA DONA GALINHA), dificilmente ele conseguirá decorar aquilo, e se decorar talvez fique travado na hora de improvisar.

    OPINIÃO MINHA, CARAS!

    OPINEM!

    angus junior 2
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    esse cara toca baixo cara

    Max The Iceman
    Veterano
    # nov/05 · Editado por: Max The Iceman
    · votar


    angus junior 2
    esse cara toca baixo cara

    o.O
    a aula é de guitarra!

    angus junior 2
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Max The Iceman
    por isso q ta podre
    pega ele tocando baixo pra vc ver..
    ai ele detona

    Max The Iceman
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    angus junior 2
    Max The Iceman
    por isso q ta podre
    pega ele tocando baixo pra vc ver..
    ai ele detona


    mas o problema é que esse modo de ensinar está contaminando escolas e professores
    conheço gente que já entrou e saiu um monte de vezes de escolas de música por causa dessa nova teoria musical

    Max The Iceman
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    além disso, é vendido em tudo quanto é lugar como método fácil de guitarra - TOCANDO FÁCIL GUITARRA! =/

    Max The Iceman
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    editaram meu título!

    squee
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Por que um baixista fez uma video aula pra guitarra?

    Max The Iceman
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    squee

    pior
    porque aulas práticas ficam só na teoria de formação de acordes, escalas e modos gregos (que nem gregos são, são GREGORIANOS)????

    joao 5murf
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    onde tem pra baxa essa video aula?

    Space Ace
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    não sei como é a video aula do cara, mas que sherlock gomes é um trocadilhozinho infeliz isso é

    Revenant
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    eu tenho a video-aula de contrabaixo dele, ele até que toca mais ou menos mas o problema dele eh a didatica q deixa a desejar, os exemplos são ótimos mas ñ muito bem explicados mas no geral nota 7 pra video-aula dele

    Max The Iceman
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    joao 5murf
    onde tem pra baxa essa video aula?

    eu comprei o dvd

    Revenant
    o problema dele eh a didatica q deixa a desejar, os exemplos são ótimos mas ñ muito bem explicados

    na guitarra não há exemplos, só as escalas e modos
    o único exemplo foi na pentatônica, quando ele solou o velho gospel Amazing grace

    Revenant
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Max The Iceman
    hum.. nunca vi a video-aula de guitarra nem a de violão dele, mas que eu saiba ele é baixista e a video-aula de baixo ja ñ eh muito boa imagina as outras hahhahahhah

    Max The Iceman
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    bom, acho que escalas e modos servem pra vc entender como a coisa funciona, não é pra decorar

    Marisco
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    e não confundindo a cabeça da gurizada com teoria de formação do acorde!!!! P O R R A ! !

    Porra, mas isso é tão fácil. Eu acho muito importante ensinar isso no começo.

    Max The Iceman
    Veterano
    # nov/05 · Editado por: Max The Iceman
    · votar


    Marisco

    o cara deixou tudo complicado falando nas escalas, modos, formação de acordes 500 elevado a 1000 diminuta...
    não é melhor mostrar e botar o aluno pra aprender com uma música?

    Marisco
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Max The Iceman
    Nem sempre. Depende muito do aluno. Eu tenho alunos que eu dou um livro de teoria numa aula e na outra o cara já "processou" tudo.
    Tem outros que não entendem sem ver na prática a coisa funcionando.
    Cada caso é diferente.
    Por isso que eu acho que vídeo-aulas são boas se você já tem uma base. Caso contrário só complica mais...

    Max The Iceman
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    vídeo-aulas são boas se você já tem uma base. Caso contrário só complica mais...

    tem toda razão
    fiquei com pena dos guris que tentam aprender com elas

    JoeCruzGuitar
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Ele é baixista... soh pra reforcar hehehe

    Conheco o Sherlock mas nunca vi nenhuma video-aula dele, mas imagino como deva ser a didática do cara em frente as camêras...eheheh

    Meu camarada tocou com ele ha bastante tempo atras, vou ver se acho a fita k7 e converto as musicas pra MP3 !!! Ele tocava baixo na banda, mas teve uma época q segurou a segunda guitarra também...o nome da banda era Essencia, e tirando o vocal, todos os músicos eram de altissimo nivel, inclusive o Sherlock q arregaçava (imagino q ainda arregaça) no baixo.

    Blues Day
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Fiz o pedido deste dvd Hj.

    Blues Day
    Veterano
    # ago/06 · Editado por: Blues Day
    · votar


    Marisco
    Max The Iceman

    Vocês poderiam me indicar uma leitura complementar para acompanhar o dvd do sherlock para não ficar meio que vuando.
    Toco a algum tempo já só peguei apenas aulas de violão durante 3 meses partituras, dedilhados , afinação , formação basica de escalas maiores e menores.
    Agora formação de acordes tenho problemas e outras escalas e modos e sistema 5 ... coisas q só li aqui mesmo mas ainda não estudei.

    Preciso de dicas didáticas de algum livro bem legal que ensine de uma maneira bem simples e objetiva estes conceitos.

    Vlw

    bob spanish
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Puxa, eu discordo totalmente dessa análise. Este DVD me tirou muitas dúvidas e o jeito que o Sherlock explica é muito fácil de entender.
    Basta ler a contracapa para ver que a aula não fala de tappin, até aí ele queria ensinar outras coisas.
    Para mim que não entendia essas coisas de 7a, 9a e etc foi um achado! Ele explicou intervalos duma forma que finalmente eu entendi!!!
    É uma aula pra quem tem curiosidade dos porquês, por isso é pra quem não se satisfaz em só tocar de ouvido.
    Acho engraçado como justamente as coisas criticadas são as que mais achei legal!!! Mas respeito as opiniões de todos, porem a minha é que ANTES de ver esta aula muita coisa pra mim era um bicho de 7 cabeças, mas agora clareou!!!
    Outra parte que foi muuuito útil foi sobre a utilização da Pentatônica, antes eu ficava meio preso numa região só e a explicação do cara foi 10!
    Isso sem falar que no mesmo dvd vem 3 aulas, ou seja, tem bastante material pra assimilar.
    Então quem compra video-aula só pra ver cara fritando talvez não vá gostar, porque na aula tem muita explicação, mas pra quem procura entender as coisas VALE A PENA!!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Video-aula do Sherlock Gomes-análise