To de olho numa mesa aqui de casa p/ fazer uma guitarra

Autor Mensagem
ricardo metallica
Veterano
# nov/05


tem uma mesa aqui em casa q é bem grande, feita com madeira maçissa, com 2 peças q sao coladas ao meio, com cada peca, acho q da pra fazer uns 3 ou 4 corpos para guitarra pelo tamanho
alguem q entende sabe se a madeira é boa
http://www.abptrade.com.br/madeiras.htm
nesse site eu vi uma q é muito parecida , chama louro-vermelho
em breve vou por umas fotos dela

EduArdanuy II
Veterano
# nov/05
· votar


huhu , vou fazer uma guitarra de Jatobá ! uaehuea

EduArdanuy II
Veterano
# nov/05
· votar


Pow , e Jatobá ainda é recomendado pra instrumentos O.o , nem sabia

ricardo metallica
Veterano
# nov/05
· votar


EduArdanuy II
hhauahuAHuAH o pior é q é

MyNameIsOverdrive
Veterano
# nov/05
· votar


MASSARANDUBA (Manilkara Elata)
CARACTERÍSTICAS: sem odor ou gosto característicos, cerne marrom-escuro, alburno marrom-amarelado claro, granulação lisa, brilho moderado, textura fina.


VO DA PORRADA!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/05
· votar


ricardo metallica
O Louro-vermelho provavelmente pode ser usado em corpos. Digo provavelmente pois não a usei, apenas o Louro-canela, que é da mesma espécie. Também podem ser usadas para corpos a cereijeira e o Pau-amarelo e obviamente o cedro.
Jatobá é muito pesado para corpo, mas serve para tampos, assim como o Angelim pedra(se bem escolhido e trabalhado). Muiracatira pode ser usada para escalas, assim como a Sucupira e o Ipê (com excelentes resultados).
Massaranduba não serve para nada em lutiería.
Abç

i21Dungeon segunda dezena
Veterano
# nov/05
· votar


Massaranduba não serve para nada em lutiería.
Apenas pra assuntos de acadimia e PORRADA.

Manticore
Veterano
# nov/05
· votar


putz, neguin ja ta até secando a mesa de casa pra fazer guita....ahuahauhauhaua...é muita fissuração

Tiruk
Veterano
# nov/05
· votar


até ai, ja até pedi pra minha mae dexa eu usa a porta aki de casa (MOGNO) pra faze uma sg huahahua mas ela nao dexo :(

vodoo chile
Veterano
# nov/05
· votar


eu comprei um sg \o/ , num eh escrota (epiphone), mas eh legal \o/ acho q eh toda eh mogno tbm..

Wolf Mcfly
Veterano
# nov/05
· votar


aqui em casa tem uma porta legal.. a porcaria pesa uns 40 kilos, sei lá d q q é..

to de olho nela..

e depois quem sabe faço um cavaquinho com a estante do pc.. hehehe

Sancast
Veterano
# nov/05
· votar


As portas aqui do meu ap são todas de mogno tb e maciças... dava pra brincar de luthier... hehehe...

maniac123
Veterano
# nov/05
· votar


vou pegar um guarda-roupa marabras, mogno, pra fazer um guitarra.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/05
· votar


maniac123
Ah,ah,ah.ah... De mogno alí só tem a folha.
Abç

Fábio Seiji
Luthier
# nov/05
· votar


ricardo metallica
Eu acho impossível de identificar uma madeira por fotos de internet, já trabalhei com mais de 20 espécies diferentes de madeiras brasileiras e dificilmente eu acho as fotos da internet parecidas com as que eu já vi.
Acho que é mais barato vc comprar uma prancha de madeira do que vc ficar sacrificando os móveis da sua casa, que, com certeza, tiveram um valor agregado muito maior que uma madeira bruta. Se ainda fosse uma madeira mais rara...

Mauricio Luiz Bertola
Maçaranduba, junto com pau marfim, é usada pra compor os braços dos instrumentos da M Laghus.
Existem arcos de violinos feitos em maçaranduba também, não tão bons e caros quanto os de pau brasil, mas com ótima ação.

ROTTA
Veterano
# nov/05
· votar


Sei que não tem nada a ver, mas Massaranduba é o nome de uma cidade aqui perto da minha.
Abraços.

Manticore
Veterano
# nov/05
· votar


Fábio Seiji
Que outra madeira mais rara poderia ser usada pra fabricar uma guitarra?

Fábio Seiji
Luthier
# nov/05 · Editado por: Fábio Seiji
· votar


Manticore
Jacarandá da Bahia
Sebastião Arruda
Perobinha do Campo
Caviúna
Conduru
Grumixava
Mogno
Pau Brasil
Pau Santo
etc

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/05
· votar


Fábio Seiji
Pois é, mas esse uso da maçaranduba é apenas como reforço, e mesmo assim tem que ter cuidado pois essa madeira é danada para rachar.
Abç

laemcasa
Veterano
# nov/05 · Editado por: laemcasa
· votar


Bom pessoal, não sei se já postaram aqui, mas nas minhas pesquisas por timbre x madeira e essas coisas uma vez me deparei com um trabalho muito interessante. É um trabalho de final de curso (Engenharia Florestal) na Universidade de Brasília. É um pdf e tem 1.160kb. Pra quem curte ou quer ter uma visão um pouco mais científica da coisa vale a pena dar uma olhada. Atenção: é um trabalho de conclusão de curso, não o "Manual pra guitarras do Edmar Luigi" ou coisa do tipo: ou seja é papo chato pra quem não tá acostumado, com tabelas comparativas e velocidade de propagação de som no meio. Não sei se o que está escrito é verdade,mas passou por uma banca de professores. Segue o link>

http://www.megaupload.com/?d=Q4H9LI8L

Pros profissionais acredito q seja indispensável (mesmo q seja pra falar o contrário..). Abraços.

Editado: esqueci do principal, o trabalho fala da viabilidade de se usar madeiras brasileiras pra construção de guitarras, e tem também comparativo com as madeiras "importadas".

Fábio Seiji
Luthier
# nov/05
· votar


Mauricio Luiz Bertola
É sim, concordo. Além de ter uma coloração diferente pra cada lote de madeira, mas é bem estável. Acho melhor que ipê pra reforçar o braço, o que vc acha?
Gosto de roxinho em combinação com madeira clara também.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/05
· votar


Fábio Seiji
Geralmente não faço braços com reforço, mas já ví colegas meus (Eliezer De Lara. Erasmo, etc) usarem o roxinho. Ipê é legal para escala.
laemcasa
Eu tenho essa monografia, e a utilidade dela está na análise comparativa e na experiência com novas madeiras. Eu, por exemplo já usei o Louro Canela para corpos, com bons resultados.
Abçs

Gambá do Rock
Veterano
# nov/05
· votar


ricardo metallica
A madeira Louro tem características parecidas com o Freijó. Serve sim para corpos de guitarra.

Fábio Seiji
Luthier
# nov/05
· votar


Gambá do Rock
Cara não fica estimulando o cara à destruir a mesa da mãe dele, hehehe.
Ele nem sabe se é louro vermelho, mesmo. Achou parecido com uma imagem da net!
Depois ele convida a gente pra um churrasco na casa dele e a mesa tá com uns buracos em forma de guitarra!!!! Não rola.
Melhor mesmo é comprar uma prancha na madeireira, com certeza vai sair mais barato e menos trabalhoso que destriur a mesa.

laemcasa
Essa monografia é boa pra quem tá começando, mas muitas madeiras que ele escolheu não são fáceis de encontrar e muitas outras legais ele deixou de fora.
Mesmo assim, valeu!

laemcasa
Veterano
# nov/05
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Fábio Seiji

Poxa, legal ouvir opiniões de quem trablha com isso. É bom poder saber o q é viável ou não, tem muitas "lendas e crendices" no meio se é q vcs me entendem. Eu achei interessante pq tem coisas q eu como leigo não sabia, e parece ser um trabalho sério e mais importante, sem "patrocínio". Valeu pelos comentários, o intuito é sempre ajudar e acrescentar! Abraços.

Fábio Seiji
Luthier
# nov/05 · Editado por: Fábio Seiji
· votar


laemcasa
Na bibliografia dessa monografia que vc upou tem o relatório do IPT em que ele se baseou. É bem mais completo.
Eu tenho esse relatório escaneado. Eu até tentei passar no OCR pra fazer uma nova edição, mas tava dando muito trabalho e eu parei, além disso o meu PC queimou e eu tô sem acesso aos arquivos.
Se vc estiver interessado nesse relatório me envia 2 CD-R (ou DVD-R) que eu dou um jeito de gravar pra vc (levo meu HD e instalo no micro de alguém).
Quando eu tiver mais tempo eu retomo a reedicão desse relatório.

ricardo metallica
Veterano
# nov/05
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Fábio Seiji
valeu a ajuda de voces
realmente, eu ja tava de olho na mesa faiz tempo
com certeza deve valer mais pena comprar uma chapa
de madeira, mais isso é ainda um projeto futuro

laemcasa
Veterano
# nov/05 · Editado por: laemcasa
· votar


Fábio Seiji

Opa, do IPT eu quero sim. Faz assim, quando vc estiver + tranquilo e com a parte de computador estabilizada a gente vê um jeito. Sem pressa, ainda mais que eu estou adiando a construção da minha handmade. Valeu brother!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/05
· votar


ricardo metallica
Cara, veja como é fantástico quando uma discussão neste fórum se processa com educação, seriedade e bom senso de humor, e com a participação de gente legal e séria como o Fábio Seiji, o
Gambá do Rock e outros, não é verdade?
Abç

lutty
Veterano
# nov/05
· votar


ipê rola?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a To de olho numa mesa aqui de casa p/ fazer uma guitarra