Obsevações ao escolher uma guitarra

    Autor Mensagem
    zekabalawt
    Veterano
    # nov/05


    Galera

    Ao escolher uma guitarra além do timbre acho que é fundamental observar o modelo dela. Ela deve ser confortável e apropriada para as características de cada pessoa.
    Por exemplo o modelo JEM da Ibanez foi projetado por Steve Vai, um cara de quase dois metros de altura e com uma mão que mais parece uma pá ! hehe
    Por melhor que as JEM sejam, uma pessoa que tenha uma mão pequena nunca tocará tão bem quanto o Vai numa guita dessas, e nunca se sentirá totalmente confortável tocando nela.
    Estes dias li numa entrevista que o Angus do AC DC escolheu a SG da gibson devido ao fato de ela ter um braço menor que a maioria das guitarras pois ele tem uma mão pequena. E alem ,claro, do timbre animal e característico das SGs.

    Portanto acho que não se pode escolher uma guitarra apenas pos seu timbre, o que vcs acham ?

    Deji
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Varios fatores devem ser observados, se segura afinação, o tipo de ponte, trastes...

    Fritz_mkvl
    Veterano
    # nov/05 · Editado por: Fritz_mkvl
    · votar


    Deji
    E o seu projeto lá?

    Portanto acho que não se pode escolher uma guitarra apenas pos seu timbre, o que vcs acham ?
    Eu acho que pode.

    Deji
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Fritz_mkvl
    estacionado.

    Gasoline
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Eu tenho este "problema", sou pequeno, e não gosto de guitarras grandes. Não me sinto bem tocando elas.

    Não gosto de guitarras muito quadradas também. Não acho confortavel. Nem um pouco.

    Isto exclui Ibanez RG´s e JEM´s da minha lista de compras.

    As S da Ibanez são legais, porém não encontrei uma para mim ainda (quando eu estava procurando guitarras, elas estavam em outra faixa de preço, hehe).
    Eu gosto das Kramers (as Strikers da Yo e as Barettas vintage) e de Carvins (DC135 ou DC127), Cheruti´s (FS Model) e toquei num modelo de Jay Turser uma vez que eu curti.

    Les Pauls, SGs e assemelhados tem um braço gordo, não é do estilo que eu gosto. (Toquei em várias Epi e nenhuma me agradou por este motivo apenas).

    Quanto as Fenders, apenas não tenho muita preferência por caps single-coil, então o timbre delas não me agrada muito, além de que eu prefiro um braço mais plano. O raio da escala das Fender é meio estranho para mim, talvez questão de costume.

    Eu olho todos os aspectos em uma guitarra, antes de escolher, e a ultima coisa que eu olho, é o nome escrito no headstock.

    zekabalawt
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Claro que todo o hardware é impostante ! Mas estou falando de coisas que dependem da pessoa que esta tocando a guitarra. Um captador bom vai ser bom tanto para um pigmeu quanto para um gigante .... agora ...o peso a distância entre trastes, tamanho do braço e talz...
    Acho que antes de procurar uma guitarra a pessoa tem de olhar para si mesma, tamanho da mão, característica dos dedos, força e talzz

    Deji
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    zekabalawt
    captador é relativo cara, uns gostam de muito ganho outros não...

    zekabalawt
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    tudo bem.. o captador não foi um exemplo muito bom... mas uma tarracha que não desafina sempre vais ser uma tarracha que não desafina...


    Gasoline

    é bem isso ai que eu queria dizer e compartilhar com as pessoas aqui do forum ... Minha mão tambem não chega perto da do Vai e tenho uma JEM...Sinto um pouco de dificuldade em alguns exercícios quando a distância de casas é grande.

    Iago
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    zekabalawt
    nunca toquei numa jem nao, mas tb nao acho o braço de uma gibson fino, mesmo os "slim-taper". acho as tune-o-matic tbs muito estranhas e o humbucker na ponte. qaundo eu toco com a mao mais proximo da ponte a palheta fica batendo no captador..coisa estranha isso...pra quem ta acostumado com strato pelo menos.

    zekabalawt
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Engraçado tem guitarras que a distância entre os trastes e a altura do braço são menores..isso facilita a vida de quem tem a mão pequena.

    luiz augusto
    Veterano
    # nov/05
    · votar



    Estes dias li numa entrevista que o Angus do AC DC escolheu a SG da gibson devido ao fato de ela ter um braço menor que a maioria das guitarras pois ele tem uma mão pequena.


    mas o braço da SG nao eh pequeno!
    tem mtas guitarras com braço + fino.
    o da jem mesmo eh bem mais fino.

    Gasoline
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Realmente a JEM tem o braço mais fino. O que eu não gostei na que eu testei Jem777VBK (acho que é isso) é o desequilibrio. Eu toco quase sempre sentado, e colocando ela na perna, ela pendia para um lado (do corpo) além de ser meio quadradona para mim. Não curti muito a RG também por este motivo. Dá para tocar, com certeza. O braço é legal. Bem fininho, rápido.

    Mas tem outras guitarras com o mesmo braço e que se encaixam melhor para mim (uma S Series por exemplo), mas que talvez não sejam boas para quem é um pouco maior.

    A SG tem um braço padrão de Gibson não ? Um pouco menor que o da LP. Mas a guitarra como um todo é mais leve e tem uma ergonomia diferente.

    (Falando nisso, eu não curti muito a Ibanez ErgoDyne, hehe, achei ela meio desengonçada, vai entender).

    zekabalawt
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    luiz augusto

    A questão não é o braço ser fino ou grosso. A questão é o tamanho da escala , entende ?

    Fritz_mkvl
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Eu quero uma Rg pretige de 7 cordas.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Obsevações ao escolher uma guitarra