Humbucker×single coil

    Autor Mensagem
    varaodofogo
    Veterano
    # out/05


    Fala galera!
    Peco perdao se esse topico se acha em outro forum mas tem tanta besteira em alguns foruns que nao da para continuar lendo.
    Ainda sou iniciante na guitarra(4 anos)e possua uma Gibson Les Paul Studio e uma american deluxe fat strat.Sempre almejo um som MAIS LIMPO quando toco a Gibson e um som MAIS PESADO quando toco a Fender(ainda que tenha um humbucker).
    Sei que ja foi dito muitas vezes que a LES PAUL e para som PESADO e a FENDER para som LIMPO mas gostaria de saber se ha modos de se vencer essas limitacoes tipo fucando o amplificador,usando pedais e efeitos,etc...
    Favor somente opinar pessoas que estejam interessadas em ajudar ou crescer no aspecto da CAPTACAO.Piadinhas e comentarios inuteis devem dirigir-se ao OFF TOPIC.
    Obrigado pela atencao.

    bulldog
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Sei que ja foi dito muitas vezes que a LES PAUL e para som PESADO e a FENDER para som LIMPO
    Bem, o Slash não toca só som distorcido com sua Les Paul e o Hendrix não costumava fazer som muito limpo com sua Fender (com SINGLE COILS).

    Eu tenho esse tipo de problema com a minha Fender. O som distorcido dela não me agrada mas eu pretendo colocar um captador duplo na ponte. Eu acho que assim fica uma guitarra bem versátil. Você já tem uma Fender com captador duplo na ponte e single no braço, certo? Essa configuração é ótima.

    O segredo de muitos guitarristas é mexer no botão de volume pra dar uma limpada ou sujada no som (confesso que eu não costumo usar esse recurso).

    Agora: Algumas características sonoras da guitarra você só vai conseguir mudar mesmo com efeitos e amp. A Fender tem um som mais "magrinho" mesmo.
    Pesado você diz o que?

    Eu acho o som de Les Paul bastante limpo (eu tenho uma Epiphone), mas é a tal história: Que tipo de limpo você quer??? O da Fender é melhor. Eu prefiro, porque é mais brilhante e estalado.

    Ó dúvida cruel... eu também queria uma guitarra com o melhor dessas duas... se alguém souber um modelo, fala aí.

    Gambá do Rock
    Veterano
    # out/05
    · votar


    varaodofogo
    bulldog
    Sei lá, instala uns push-pulls, para inverter a polaridade de bobinas (defasagem), cancelar bobinas, etc. Consulte seu luthier. O Guitarrista do Led Zeppelin -- Jimmy Page-- utilizava estes mecanismos para tirar sons mais limpos de sua "Lespa". No caso da Strato, tente os "single stacks" (humbuckers em formato de single) que ampliaráo seu espectro tonal médio-grave. Eu só falei aqui sobre captadores mas, ainda têm amplificadores, efeitos etc. Como varaodofogo mesmo falou, tem que fuçar o equipamento.
    abraço

    Iago
    Veterano
    # out/05
    · votar


    é mais facil fazer uma strato soar como les paul do que uma les paul como strato...

    no acso da les paul, quem sabe vc nao devesse procurar captadores mais vintage (q costumam ter som mais limpo e menos ganho) tipo uns 57 classic? ou ate mesmo os P-94 da Gibson (captadores single como os P-90, mas com tamanho de humbucker)

    no caso da strato, (nao sei qual a captação da sua) mas talvez captadores com mais saida, ja resolvessem, sem precisar de efeitos adcionais, como equalização.

    varaodofogo
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Fala galera!!
    Obrigado pelas dicas e esclarecimentos.
    Antes de fazer perguntas,deveria ter dito que a minha les paul tem um captador 490R Alnico magnet humbucker e um 498T Alnico magnet humbucker.
    A minha Fender tem dois "noiseless"single coils e um humbucker DH-1,que e bom, mas nao aguenta pancada tipo os da GIBSON.
    bulldog:Ficar abaixando o volume e mexendo no tom e um saco!!mas as vezes toco a Fender e mudo o som para limpo somente baixando o volume ou trocando para os captadores single coil.
    O limpo da Les Paul nao chega nem AOS PES do da fender e isso me deixa invocado às vezes...Já me disseram que a SG da Gibson(A PRS tambem) tem o som entre a Les Paul e a Fender.O que você acha?
    Gamba:Que negocio e esse de "push-pull"?e tipo aquilo que tem na guitarra do satriani?Para que serve?PErdoe pela ignorância!
    Iago:Sera que não é ruim mexer nos captadores originais da Gibson?Deve haver um jeito de tirar um som limpo dela...Hoje toquei com um amplificador tipo fender e o som ficou "aguentável" mas deixa a desejar ainda...Quanto ao som pesado da FENDER,nem com o humbucker DH-1 o som aguenta muita distorção...O que devo fazer...
    Se alguém tiver mais idéias me dêem um toque...
    Fui!

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # out/05
    · votar


    varaodofogo
    Cara, o segredo de uma boa distorção é a equalização (além do resto, lógico).
    Abç

    LeandroP
    Moderador
    # out/05
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    Yeah, um bom equalizer faz toda a diferença.

    varaodofogo
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Mauricio e Leandro:Vocês tem uma recomendação de equalização para eu por no meu VOX?Será que botando uma CRY BABY no amplificador nao ajuda?kkk
    Valeu!!

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # out/05
    · votar


    varaodofogo
    Cara, em 1° lugar vc tem um amp muito bom, pesquise-o.
    Em 2° lugar procure uma boa equalização nele. Minha dica é: Coloque os controles de tonalidade no "flat" (12Hs), e vá regulando, 1° o grave, depois o médio, por fim o agudo.
    Cry-Baby é wah-wah, é um efeito, ele pode até servir como uma espécie de "timbrador", mas não foi essa a função para qual ele foi criado.
    Se, mesmo assim vc sentir falta de alguma frequência, compre um equalizador (Boss GE-7), ligue-o e pesquise.
    Abç

    Gasoline
    Veterano
    # out/05
    · votar


    varaodofogo
    Guia de timbre básico do Gasoline :

    1. Toque a sua guitarra desligada. Veja se o timbre ruim não está na peça entre a guitarra e a correia, dedique pelo menos 15 minutos diarios a tocar com a guitarra desligada, ouça, perceba as mudanças de timbres, possiveis com ela desligada, apenas mudando a palhetada.

    2. Ligue somente a guitarra no amp, e deixe tudo flat (metade do caminho, se for até 10, deixe no 5 se for até 20, deixe no 10, normalmente 12 horas). Com um volume razoavel, e sem nenhum efeito (nem o reverb do próprio amp, se houver).

    3. Toque alguns acordes, alguns powerchords, OUÇA o timbre. OUÇA de novo, pare e OUÇA de novo.

    4. Se for timbre sujo, este é o momento para colocar distorção, senão, pule este passo. Vá adicionando ganho aos poucos, de menos de meio indice em meio indice. Coloque apenas o suficiente, menos ganho = maior definição de notas, e clareza no timbre. Depois de ajeitar o ganho conforme desejado (sempre tocando tanto acordes completos quanto powerchords quanto notas (solo)), diminua 1 indice inteiro.

    5. Equalize seu timbre. Se ele estiver muito abafado, diminua um pouco os graves, aumente um pouco os agudos, está muito estalado ? Diminua os agudos um pouco. Está muito "muddy", embolado? Diminua um pouco os médios. Está muito dificil definir os acordes, aumente um pouco os médios. Você vai perceber que não é necessário mexer MUITO nas regulagens (mais que 2 indices, provavelmente não é necessário).

    6. Adicione reverb, chorus, flanger, tremolo, etc, a gosto, lembrando que coloque no ideal, e diminua 1 indice inteiro.

    Se seus pedais, efeitos, etc, tem equalizador próprio, deixe o amp sempre FLAT, e equalize SOMENTE os pedais.

    SEMPRE OUÇA MAIS DE 5 VEZES CADA TIPO DE NOTA (nota, acorde completo, powerchord) entre os passos. Sério, ouça, faz a diferença.

    Seguindo estes passos, você terá um timbre bom. Se ouvir eles, e melhorar, estará mais perto de um timbre ótimo.

    NOTA : Sua guitarra tem um botão (ou 2) de volume por um motivo, então USE-O!

    - Push-pull serve para splitar humbuckers (transformando-os em single coil, usar somente uma bobina). Captadores da Gibson, padrões de fábrica, não permitem instalar este recurso. Provavelmente seu DH-1 permite, talvez seja uma opção.

    - Pode-se considerar também instalar um pré-amp ou boost ativo na Fender, para dar um gás a mais no ganho dela, não é a melhor alternativa, na minha humilde opinião.

    - SIGA O GUIA, teste, fuçe. 50% do timbre vem de você, da sua pegada, de regulagens, não só da qualidade do equip. Antes de sair comprando milhões, aprenda a usar o que você tem.

    - SEMPRE OUÇA O SOM (nunca é demais repetir).

    Qualquer duvida, pergunte, que se eu tiver tempo, respondo.

    Iago
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Gasoline
    Qualquer duvida, pergunte, que se eu tiver tempo, respondo

    não dá pra resumir isso ai de cima não?

    Gasoline
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Dá sim :

    LEIA O TUTORIAL COMPLETO.

    (Tá bem resumido ?)



    (A preguiça deste fórum, me desmotiva.).

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Humbucker×single coil