Modos gerados pelas escalas Menor Harmonica e Menor Melodica. Ajuda

Autor Mensagem
PedroGtr
Veterano
# out/05


Sabe-se q os modos gregos sao derivados das inversoes de uma escala. Pra ficar mais pratico vou por todos os exemplos baseados na escala de C.

Escala maior ( T, 2M, 3M, 4j, 5j, 6M, 7+ , T) de C

C D E F G A B C , modos gerados pela escala maior de C --> C Jônio, D Dórico, E Frigio, F Lídio, G Mixolidio, A Eólio e B Lócrio.


Escala menor ( T, 2M, 3m, 4j, 5j, 6m, 7 , T) de C

C D Eb F G Ab Bb C -> C Eólio, D Lócrio, Eb Jônio, F Dórico, G Frigio, Ab Lidio e Bb Mixolidio.

Partindo desse principio, analisei os modos gerados pela Menor Harmonica e pela Menor Melodica :


Escala Menor Harmônica ( T, 2M, 3m, 4j, 5j, 6m, 7+ , T)de C

C D Eb F G Ab B C-> C Eolio 7+, D Lócrio 6M, Eb Jonio 5#, F Dorico 4#, G Frigio 3M , Ab Lidio 2# e B Locrio 4b / 7dim (neste ultimo eu chamei de Locrio 4b / 7dim pq particularmente acho mt mais viável do q falar Mixolidio 2b / 3b / 4b / 5b / 6b / 7 dim)


Escala Menor Melodica ( T, 2M, 3m, 4j, 5j, 6M, 7+ , T) de C

C D Eb F G A B C -> C dórico 7+ , D Frigio 6M , Eb Lidio 5# , F Mixolidio 4# , G Eólio 3M , A Lócrio 2M e B Locrio 4b.

Eu fiz essa nomenclatura me baseando nas relaçoes das escalas. Isso ta errado?Existe alguma nomenclatura especifica pra esse modos gerados pela menor harmonica e menor melodica?

PedroGtr
Veterano
# out/05
· votar


LeandroPanucci, Marisco (q acabou d criar um topico FCC modos gregos Band) ,alguem ?

Me ajudem

heathcliff
Veterano
# out/05
· votar


PedroGtr

Vou escanear uma matéria da guitar player sobre isso. Vou demorar um pouco, aguenta ae.

teuabreu
Veterano
# out/05
· votar


Menor Harmonica

1ª C menor harmônico- dó ré mib fá sol láb si
2ª D lócrio 6M- ré mib fá sol láb si dó
3ª Eb maior(#5)- mib fá sol láb si dó ré
4ª F dórico(#4) - fá sol láb si dó ré mib
5ª D frígio maior- sol láb si dó ré mib fá
6ª Ab lídio(#2)- láb si dó ré mib fá sol
7ª B menor harm. modo VII- si dó ré mib fá sol láb


Menor Melódica

1ª C menor melodica- dó, ré, mib, fá, sol, lá, si, dó
2ª D dórico b2 - ré, mib, fá, sol, lá, si, dó , ré
3ª Eb lídio #5- mib, fá, sol, lá, si, dó, ré, mib
4ª F lidio b7 - fá, sol, lá, si, dó, ré, mib, fá
5ª G mixolidio b6- sol, lá, si, dó, ré, mib, fá, sol
6ª A eólio b5 - lá, si, dó, ré, mib, fá, sol, lá
7ª B superlócrio- si, dó, ré, mib, fá, sol, lá, si

JB God
Veterano
# out/05
· votar


teuabreu
vocÊ falou só a dó menor melódica

teuabreu
Veterano
# out/05
· votar


JB God


???????

PedroGtr
Veterano
# out/05 · Editado por: PedroGtr
· votar


teuabreu

ann entendo, entao de fato se fala o modo mais a alteraçao dele

heathcliff

ainda sim mande tb por favor, pq pode ter mais coisas a respeito q tb podem ser uteis

valeu aos 2 =]

mais uma coisa: nao teria q ter uma tal de ´´escala alterada´´ num dos modos formados(vi isso em algm lugar)?

teuabreu
Veterano
# out/05
· votar


PedroGtr


Isso eu copiei de uma Cover Guitarra, que tenho aqui olha o que diz a revista:

"Os modos chamados "sinteticos", gerados pelas Escalas Menor Harmonica e Melodica, causam muita discussão em torno dos nomes.Portanto não se estranhe se encontrar outros musicos os chamando de outra maneira"

teuabreu
Veterano
# out/05
· votar


´´escala alterada´´


Seria isto?

"Na musica erudita, a escala Menor Melodica, quando em notas ascendentes, ultiliza-se sua estrutura normal, mas, quando em notas descendentes, volta como Menor Natural, para facilitar o solfejo."

PedroGtr
Veterano
# out/05
· votar


teuabreu

causam muita discussão em torno dos nomes.Portanto não se estranhe se encontrar outros musicos os chamando de outra maneira

amm legal


Na musica erudita, a escala Menor Melodica, quando em notas ascendentes, ultiliza-se sua estrutura normal, mas, quando em notas descendentes, volta como Menor Natural, para facilitar o solfejo."

e sobre o q vc falou sobre escala alterada , talvez seja isso msm. eh q eu pensava era algo relacionado com os modos q eu ja tinha visto em algm lugar

heathcliff
Veterano
# out/05
· votar


Na real era uma Cover Guitarra, viajei na hora.

vo mandando uma imagem de uma vez pq ta foda de zipar aqui hehe

http://img428.imageshack.us/img428/86/harm17md.jpg

heathcliff
Veterano
# out/05
· votar


http://img428.imageshack.us/img428/8987/harm28iq.jpg

heathcliff
Veterano
# out/05
· votar


http://img428.imageshack.us/img428/5161/harm34kv.jpg
http://img428.imageshack.us/img428/5766/harm48hm.jpg

heathcliff
Veterano
# out/05
· votar


http://img428.imageshack.us/img428/6343/melo19di.jpg
http://img428.imageshack.us/img428/8310/melo20qq.jpg
http://img314.imageshack.us/img314/7716/melo34bf.jpg

ae

heathcliff
Veterano
# out/05
· votar


acho k eh so isso

eltorto
Veterano
# out/05
· votar


Cara para compreender melhor primeiramente deve entender que esse lance de escala maior,menor........ não existe na verdade tudo é trabalhado sobre intenções ex: intenção menor, maior.....
Veja da seguinte maneira tenho a escala de C,D,E,F,G,A,B,C essa seria a escala de dó maior(Jônio), se vc tocar A,B,C,D,E,F,G,A agora entao é a escala de A menor(Eólio) .Perceba que as notas são as mesmas o que mudou é a intenção de maior para menor, sendo assim podemos dizer que o que temos são as intenções harmonica e melodica.
No caso da intenção hamonica basta alterar em meio tom acima o 5 grau do campo ex :
No caso de C vc irá alterar o G para G#
Entao a escala ficaria C,D,E,F,G#,A,B,C
Nesse caso temos uma escala maior (Jônio) usando tbm a intenção harmonica
Como já citei se vc tocar A,B,C,D,E,F,G#,A
Teremos a escala de A menor harmonica. que na verdade é o eólio com o 5 grau do campo G alterado para G#. Perceba que as notas ainda continuam sendo as mesmas o que mudou foi a intenção.
No caso da menor melódica vc irá alterar o 5 e 6 grau do campo no caso de C seria G para G# e A para A#,
Entao teriamos
C,D,E,F,G#,A#,B,C seria o modo Jonio com intenção melódica claro que quase ninguém usa isso o comum seria
A#,B,C,D,E,F,G#,A#
Entendeu o que mudou foram as intenções.
Claro que com isso os desenhos tbm se alteram mais teoricamente é simples esse entendimento
Abraço.




e meio diminuta harmonica e menor melódica não existe, na verdade o que está rolando é a intenção menor

eeevee
Veterano
# out/05 · Editado por: eeevee
· votar


se não me engano, a escala alterada é diferente da escala maior pelos intervalos de 4 aumentada e 7 menor. Em Dó seria isso: dó - ré - mi - fá# - sol - lá - si bemol.


edit: tinha trocado o lugar do bemol...

PedroGtr
Veterano
# out/05
· votar


heathcliff

hmm legal, vc encaderna suas revistas ou eh impressao minha?as bolas grande e gordas sao as tonicas mas o q sao aquelas bolinhas de forma elipticas?

eltorto

legal olhar tb por esse ponto de vista

PedroGtr
Veterano
# out/05
· votar


eeevee

4 aumentada e 7 menor. Em Dó seria isso: dó - ré - mi - fá# - sol - lá bemol - si.

vc quis dizer 4 aumentada e 6 menor ,certo?

heathcliff
Veterano
# out/05
· votar


PedroGtr

Não cara, é que a revista que veio com a borda em forma de espiral mesmo hehe

Ih cara, não sei não. Eu comprava altas revistas mas ler que é bom nada.

PedroGtr
Veterano
# out/05
· votar


heathcliff

heheh eu tb fazia isso , mas aih resolvi parar de vagabundagem e aplicar tudo (ou tudo q acho interessante) q via na revista , pq se nao fico com peso na conciencia tipo ´´to comprando mas nao uso´´

Embaixador da Etiopia
Veterano
# out/05
· votar


Heathcliff


Tem como tu subir alguma coisa do kiko loureiro?

heathcliff
Veterano
# out/05 · Editado por: heathcliff
· votar


Embaixador da Etiopia

http://rapidshare.de/files/3462915/Kiko_Loureiro_-_Os_melhores_solos_e _riffs_do_Angra__Nova_Era_.wmv.html

heathcliff
Veterano
# out/05
· votar


It's the speed of light, baby!

Embaixador da Etiopia
Veterano
# out/05
· votar


Pode ser ou qualquer outra coisa que vc tiver dele.

eeevee
Veterano
# out/05
· votar


PedroGtr
falei merda, vou até editar lá. é 7 menor mesmo, seria: lá - sib

Embaixador da Etiopia
Veterano
# out/05
· votar


Ligeiro hein cara!
Essa video aula eu já tenho cara, se tu tiver outra dele ai para subir eu ficaria imensamente grato

heathcliff
Veterano
# out/05
· votar


Embaixador da Etiopia

tenho nao

=/

PedroGtr
Veterano
# out/05
· votar


eeevee


ah ta eh o famoso lidio b7 / mixolidio 4# , gosto desta escal

Embaixador da Etiopia
Veterano
# out/05
· votar


Aqueles videos do Eric Jonhson são que vc subiu são maneiros.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Modos gerados pelas escalas Menor Harmonica e Menor Melodica. Ajuda