Madeira de Guitarra

Autor Mensagem
Leonardo Aquino
Veterano
# set/05


Pessoas, eu queria saber se tem alguma maneira de saber qual é a madeira usada na guitarra. Algum teste que pode ser feito, ou no 'olhômetro' mesmo. E já gostaria de umas dicas de madeiras boas para uma Les Paul.

Grato.

luiz augusto
Veterano
# set/05
· votar


madeira boa pra les paul eh mogno

fernando__lins
Veterano
# set/05
· votar


Leonardo Aquino

Les paul eh mogno

Computer Phantom VIII
Veterano
# set/05
· votar


Eucalípto.

Timo Tolkki
Veterano
# set/05
· votar


compensado!

GuitarHome
Veterano
# set/05
· votar


Les Paul = Mogno
Strato = Alder ou Ash

bulldog
Veterano
# set/05
· votar


Algum teste que pode ser feito, ou no 'olhômetro' mesmo.
No olhômetro mesmo. Mas é difícil até pra quem mexe com madeiras dizer com precisão. Eu tinha uma Epiphone strato que eu jurava que era compensado. Um luthier abriu uma vez e disse que não era compensado. Era madeira boa. Só que ele não sabia qual.

Gambá do Rock
Veterano
# set/05
· votar


porra, mais um tópico sobre isso... é dose para leão!!!
USE A BUSCA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

peraí... vê logo aki: http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/102937/

se não responder, liga pro Tagima (0xx11)22345678

fui

JB God
Veterano
# set/05
· votar


pra LP mogno com tampo em Maple. mas se for muito caro usa cedro com tampo em marfim

lula_molusco
Veterano
# set/05
· votar


JB God
é ao contrario...Les Paul boa = mogno + maple, o resto é cedro e marfim

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/05
· votar


Leonardo Aquino
Saber se uma guitarra foi feita nessa ou naquela madeira depois do instrumento pronto é difícil. Para saber se é compensado é fácil, basta abrir uma das cavidades e, se houverem linhas horizontaiis bem pronunciadas, de tonalidades didtintas, é compensado, se for homogênea, sem linhas, de uma côr só, é madeira.
Para Les Paul recomenda-se o mogno, mas como esse encontra-se com seu corte e comercialização proibida por lei, pode-se substitu-i-lo por cedro-rosa ou freijó.
Abç

luiz augusto
Veterano
# set/05
· votar


Mauricio Luiz Bertola
aproveitando
faz um favor
explica a diferença d

compensado
mdf
laminado

e essas outras merdas ai

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/05
· votar


luiz augusto
Compensado é um composto formado por lâminas (ou folhas) de madeira e serragem com cola prensadas.
MDF é serragem fina misturada com cola prensada a altíssimas pressões e alta temperatura.
laminado é uma lâmina fina de madeira, mas alguns aplicam essa designação ao compensado (em inglês: laminated).
Abç

Bendsup
Veterano
# set/05
· votar


Mauricio Luiz Bertola

tu ja conversou com o Tiguez sobre madeira?!

Timo Tolkki
Veterano
# set/05
· votar


maderite

Fábio Seiji
Luthier
# set/05
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Fala Bertola, tudo beleza?
Vc sabia que compensado é um termo errado nessas pranchas que tem por aí? Na verdade esses daí (de virolinha e derivados) são laminados.
Os verdadeiros compensados eram bons e só existem atualmente para exportação. No compensado cada lâmida possui uma compensação de 15 em 15 graus para evitar empenamentos e não são cheios de buracos e massas como esses tabajaras que tem por aí.
Enfim, como o termo já foi herdado pelos laminados vamos continuar a chamá-los de compensado.

Fábio Seiji
Luthier
# set/05
· votar


Bendsup
Até hoje o Tiguez acha que Flame Maple é Cabreúva, rs.

Deji
Veterano
# set/05
· votar


Bendsup
Mauricio Luiz Bertola

tu ja conversou com o Tiguez sobre madeira?!


pq?

Bendsup
Veterano
# set/05
· votar


Deji

Cara, simplesmente ele não dá a mínima pra madeira... Disse que se colocar os cap da gibson em qualquer les paul regulada fica praticamente impossível distinguir a diferença, até pros entendidos de les paul...se for captador emg então, pode colocar em qualquer pedaço de pau que vai falar...

Bendsup
Veterano
# set/05
· votar


também disse que a strato do stevie ray era japan...

Deji
Veterano
# set/05
· votar


Bendsup
Isso ele ja disse pra mim, é verdade. Ele fala merda pra kct, mas regula muito bem as guitarras.

Fritz_mkvl
Veterano
# set/05 · Editado por: Fritz_mkvl
· votar


O Tiguez tem o maior jeitão de trambiqueiro, e é careiro, mas ele regula muito bem mesmo.

Deji
Veterano
# set/05
· votar


Ele ja me disse que a diferença entre Epiphone e Gibson só pode ser sentida quando se usa distorção, que o clean da Epi e da gibson são iguais….rsrsrs

Fritz_mkvl
Veterano
# set/05
· votar


Deji
Eu não boto fé numa guita feita por um cara que fale essas merdas, mas pra regulagem acho ele 100%.

Deji
Veterano
# set/05
· votar


Fritz_mkvl
A minha com certeza ele não fara.

Bendsup
Veterano
# set/05
· votar


Fritz_mkvl
Deji

Calma lá, o cara é bom sim! Eu já peguei guita feita por ele, são boas! Mas acho que o Zaganin ta se dando melhor na construção de guitarras! Ele ta trabalhando com todo tipo de material que vc imaginar!! Um camarada encomendou uma tele broadcaster semana passada, réplica da 57, com seymour, com madeiras top, ficou 3600...

Deji
Veterano
# set/05
· votar


Bendsup
Um camarada encomendou uma tele broadcaster semana passada, réplica da 57, com seymour, com madeiras top, ficou 3600...

AS peças do Luthier (ferragens, caps ets..?)

Fábio Seiji
Luthier
# set/05
· votar


Bendsup
O Tiguez é bom sim, eu só tava brincando... mas o que eu falei é verdade, pode entrar no site dele pra ver. hehehe.
O Zaganin tá cobrando barato, hein? Mas vc precisa saber qual o material. Não adianta falar que é top, pois pra quem não conhece "marupá é top pq é usado nas tajima´s" e marupá é uma das madeiras mais baratas e sem vergonhas que conheço, apesar de ser boa para construção de instrumentos e móveis ela tá muuuuito longe de ser top.
Perguntei uma vez pro Ivan quanto custa pra ele fazer uma guitarra e ele me disse que é à partir de R$3 ou 4 mil (não me lembro direito).

Bendsup
Veterano
# set/05
· votar


Deji

tudo por 3600. madeira (corpo e braço), traste jumbo, pintura amarela, tarrachas gotoh, dois seymour duncan, ponte original da tele, mão de obra, e tudo mais... não lembro quais madeiras, mas são boas...

maadc
Veterano
# set/05
· votar


Qual a melhor madeira para o corpo de uma strato? Alder ou Ash?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Madeira de Guitarra