pra que servem acordes aumentados??

    Autor Mensagem
    andrehirata
    Veterano
    # set/05


    eh o seguinte... eu toco violao soh q o forum d violao eh uma desgraça so... ai eu to recorrendo ao forum de guitarra...

    eu tava estudando hoje e comecei a ver que eu nao fazia ideia de como nem quando usar acordes aumentados... alguem podia fala QUALQUER coisa sobre a aplicaçao desses acordes... to mtu perdido... nunca vi em musica alguma..

    LeandroP
    Moderador
    # set/05
    · votar


    Pode ser utilizado como resolução.

    Experimente esta progressão:



    ||: C | % | A7 | D7 | D7 | G7 | G7(#5) :||



    Perceba a sutileza do último acorde.

    Veja como ele deixa a harmonia bem sofisticada.

    22222 oirartnoc oa
    Veterano
    # set/05
    · votar


    andrehirata

    Se vc procurar músicas da bossa nova e de jazz vai achar mts desses acordes

    andrehirata
    Veterano
    # set/05
    · votar


    22222 oirartnoc oa
    eu to tocando mtu tom jobim... e ate agora nada... mais vo da uma procurada sim..

    valeu!!!

    Computer Phantom VIII
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Black Sabbath do Black Sabbath usa.

    22222 oirartnoc oa
    Veterano
    # set/05
    · votar


    andrehirata

    Tanto 5# como 13b sao acordes aumentados, se aparecer um dos 2 vc está diante de um

    andrehirata
    Veterano
    # set/05
    · votar


    22222 oirartnoc oa
    poatz... e naum eh q eh verdade... viajei na b13.... valeu ae cara... jah me achei

    LeandroP
    Moderador
    # set/05
    · votar


    Na verdade o b13 é diferente do #5

    O b13 tem a 5a justa na sua formação, enquanto o #5 (como o próprio nome diz), não possui 5a justa.

    Esse pensamento pode ser estranho, por ser a mesma nota, mas quando se aplica uma escala sobre este acorde, é bom separar o que é um e o que é outro.

    Normalmente o b13 é o Vº grau de um acorde menor, enquanto que o #5 pode ser o bIIIº grau de um acorde menor, e neste caso leva 7a maior.

    22222 oirartnoc oa
    Veterano
    # set/05
    · votar


    LeandroPanucci

    Anotado, obrigado pela explicação =]

    22222 oirartnoc oa
    Veterano
    # set/05
    · votar


    LeandroPanucci

    Apesar de mts vezes o b13 resultar em um acorde maior

    LeandroP
    Moderador
    # set/05
    · votar


    22222 oirartnoc oa

    Então, quando a cifra leva o número 13 ou b13, você entende que na escala ou no acorde a 7a é menor.

    Ex.:

    G7(13) ou G7(b13)


    Quando o acorde leva o número 6, então ele é maior. 7a maior nele.

    Ex.:

    G7M(6) ou G7M(6/9)


    No caso do #5 pode aparecer tanto em escala com 7a maior (bIIIº grau da menor harmônica e melódica), tanto com 7a menor (dominantes alterados, hexafônica - tons inteiros).

    Mas é preciso muita atenção, porque se encontra muitas cifras erradas por aí.

    andrehirata
    Veterano
    # set/05
    · votar


    LeandroPanucci
    wow... pequena aula... mais eu acho que deu pra entender... valeu ae
    abç

    22222 oirartnoc oa
    Veterano
    # set/05 · Editado por: 22222 oirartnoc oa
    · votar


    LeandroPanucci

    Mas ao tocar a harmonia de uma musica esse acordes X(b13) << >> X(#5) são perfeitamente substituíveis um pelo outro, ou não?

    LeandroP
    Moderador
    # set/05
    · votar


    22222 oirartnoc oa

    Pode ser, mas como eu disse, depende da 7a.

    22222 oirartnoc oa
    Veterano
    # set/05
    · votar


    no caso do sol mixolídio, q vai resultar no C ou C7M ou Cm7

    Nao sei se se fala sol menor harmonico mixolidio, sol mixolidio menor harmonico, explica isso tbm por favor...

    Se eu escrevesse G7(b13) ou G7(5#) nao seriam os mesmo acordes?

    22222 oirartnoc oa
    Veterano
    # set/05
    · votar


    per favore

    LeandroP
    Moderador
    # set/05 · Editado por: LeandroP
    · votar


    O Sol Mixolídio tem origem no Vº grau da escala maior. Em tríades você tem o C e em tétrades o C7M.

    ***
    Eu não sei como chamam, eu chamo de Vº do Menor Harmônico ou pelo nome do acorde. O contexto harmônico pode lhe orientar também. Se o acorde gira em torno de um acorde menor, já dá pra ter uma idéia, se gira em torno do maior a idéia já é outra. Mas eu não sigo a risca essa idéia, e dependedo de como está rolando eu misturo tudo.

    ***

    Tanto o G7(b13) como o G7(#5) é feito do mesmo modo. Tem o mesmo desenho no braço.

    O origem dos dois acordes que são diferentes.

    Escala do G7(b13):

    G - Ab - B - C - D - Eb - F - G (T, b2, 3, 4, 5, b13, 7, 8) - Vº da menor harmônica


    Escala do G7(#5):

    G - Ab - A# - B - C# - D# - F - G (T, b9, #9, 3, #4, #5, 7, 8) - alterada

    ou

    G - A - B - C# - D# - F - G (T, 9, 3, #4, #5, 7, 8) - hexafônica

    22222 oirartnoc oa
    Veterano
    # set/05
    · votar


    No acorde G7(5#) eu sempre usei a escala menor harmonica e encaixou perfeitamente

    LeandroP
    Moderador
    # set/05
    · votar


    22222 oirartnoc oa

    Sim, eu não disse que não encaixa, só disse que tem origem diferente. Daí pode se tirar um grande proveito, tendo escalas diferentes a sua disposição. E o acorde pode estar cifrado X7(#5), sendo na verdade um X7(b13).... é a coisa mais normal ver escrito das duas formas.

    22222 oirartnoc oa
    Veterano
    # set/05
    · votar


    LeandroPanucci

    Obrigado, há mt tempo um tópico nao eh de tao bom proveito pra mim =]

    LeandroP
    Moderador
    # set/05
    · votar


    22222 oirartnoc oa

    No X7(#5) dá pra você usar e abusar da escala hexafônica.

    Essa escala é simétrica, com o desenho fácil de decorar. E ela também gera outras 5 escalas hexafônicas, logo você pode ter mais 5 acordes X7(#5) pra substituir.

    Em cima dessa idéia, um G7(#5) = A(#5) = B(#5) = C#(#5) = D#(#5) = F(#5)

    ou

    G7(9) = A7(9) = B7(9) = C#7(9) = D#7(9) = F7(9)


    ... doido, não?!

    LeandroP
    Moderador
    # set/05
    · votar



    e----------------------7-9-----------------------------
    B------------------6-8---------------------------------
    G--------------6-8-------------------------------------
    D----------5-7-----------------------------------------
    A------4-6---------------------------------------------
    E--3-5-------------------------------------------------



    pattern:

    e------------------------------------------------------
    B------------------------------------------------------
    G--------------------------------6---6-8-- etc --------
    D-------------------5---5-7--5-7---7-------------------
    A------4---4-6--4-6---6--------------------------------
    E--3-5---5---------------------------------------------


    John Elf
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Escalas Exafônicas são legais. 8)
    Um tópico útil, vou colocar isso nos tópicos essenciais.

    22222 oirartnoc oa
    Veterano
    # set/05
    · votar


    LeandroPanucci

    hehe, essa historinha ae da escala hexafonica eu jah conhecia =]

    e eh facil tbm pq na verdade vc soh precisa saber 2 escalas hexafonicas q vc jah sabe todas =p

    LeandroP
    Moderador
    # set/05
    · votar


    22222 oirartnoc oa

    Resumindo é isso mesmo.

    22222 oirartnoc oa
    Veterano
    # set/05 · Editado por: 22222 oirartnoc oa
    · votar


    Eu uso esse pra escala hexafonica:


    e---------------------------------9-11-13-----------------
    B---------------------------8-10--------------------------
    G-------------------6-8-10-----------------------------------
    D-------------5-7-9----------------------------------------
    A-------4-6-8----------------------------------------------
    E-3-5-7----------------------------------------------------


    a outra eh soh fazer uma casa a frente ou atrás

    22222 oirartnoc oa
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Ou esse :


    e--------------------------3-5-7--------------------------
    B----------------------4-6-------------------------------
    G------------------4-6-----------------------------------
    D------------3-5-7----------------------------------------
    A--------4-6---------------------------------------------
    E--3-5-7--------------------------------------------------


    Deji
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Essa escala é simétrica, com o desenho fácil de decorar. E ela também gera outras 5 escalas hexafônicas, logo você pode ter mais 5 acordes X7(#5) pra substituir.

    Comp rulez!!!!

    andrehirata
    Normalmente, dominante.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a pra que servem acordes aumentados??