Botoes d controle d tonalidade, o que sao, pra que servem e como usa-los?

Autor Mensagem
angra_4ever
Veterano
# set/05


Podes crer q vaum cair no meu couro ms assim resolvi arriscar....
afinal o ke qh vergonha e cual a sua utilidade neh???
ese forum n eh p/ loureiros, ardanuys e malmsteens, mas p/ kem n sabe e ker saberr
as perguntas sao essas...

o que sao controles de tonalidade?
cual a vantagem d te-los?,
como usa-los?,
para que servem?
enfim kero saber td sobre essas paradinhas q ficam embelezando minha guitarra, q eu giro e giro n sinto nd diferente
flw...

Gambá do Rock
Veterano
# set/05
· votar


angra_4ever

o_O

GuilhermeF
Veterano
# set/05
· votar


Se sua guitarra for strato ,geralmente deve ter 3 botões certo?
Um é de volume,onde vc controla o som.
Outro é de graves,vc controla os graves
e o outro é de agudos,vc controla os agudos.

darkwolf
Veterano
# set/05
· votar


GuilhermeF
ele quer saber o de tone cara.. quando tem só dois botões 1 de volume outro de tone

heathcliff
Veterano
# set/05
· votar


se vc fecha o timbre fica mais aveludado e macio, leve, grave, se vc abre ele fica mais estalado, mais "direto"

Thedekai
Veterano
# set/05
· votar


GuilhermeF
Se sua guitarra for strato ,geralmente deve ter 3 botões certo?
Um é de volume,onde vc controla o som.
Outro é de graves,vc controla os graves
e o outro é de agudos,vc controla os agudos.


Puts... num seria 1 de volume
e os outros 2 controlam a tonalidade dos caps da ponte e do braço?
cada 1 controla 1 cap ?

maadc
Veterano
# set/05
· votar


O botão do "tone" retira o som "estalado" e o torna mais "abafado". Ou seja: retira, gradativamente, os agudos do som.

JB God
Veterano
# set/05
· votar


tone serve pra cortar os agudos, nenhuma guitarra tem controle de agudos e graves porra nenhuma, os dois na strato é um pro cap do braço e outor pro do meio, e da até pra fazer uns wah wah com eles =D

ferjnando
Veterano
# set/05
· votar


enfim kero saber td sobre essas paradinhas q ficam embelezando minha guitarra, q eu giro e giro n sinto nd diferente


Acho que o seu tone tah desligado e só deve tah ali pra embelezar mesmo pq da pra sentir diferença sim...

Geralmente esses botões são "passivos"...ou seja só tiram e não bota nem grave e nem agudo...


Flwz

luiz augusto
Veterano
# set/05
· votar


essas paradinhas q ficam embelezando minha guitarra, q eu giro e giro n sinto nd diferente
entao ta com problema

Manticore
Veterano
# set/05
· votar


Ta com problema não...quando se começa a tocar guitarra é normal não se ter os ouvidos muito 'afiados'. Procure mexer bastante nas equalizações do seu ampli (graves, médios e agudos) e nos knobs da guitarra...aos poucos vc vai percebendo as diferenças.

nobre
Veterano
# set/05
· votar


Tone da guitarra eu acho completamente inútil. Estrangulamento puro do sinal, apenas abafa o som. Pra isso serve a equalização do pedal/amp etc. Algumas coisas sao legais de mexer pois dá pra regular on-the-fly enquanto toca, mas no geral nao gosto.

luiz augusto
Veterano
# set/05
· votar


Manticore
mas normalmente qdo vc mexe ALGUMA diferença tem q ter

xxxguitarxxx
Veterano
# set/05
· votar


JB God

eita... esqueceram do botao do cap da ponte... q preconceito...

Manticore
Veterano
# set/05
· votar


luiz augusto

Concordo com vc, mas pra quem ta começando ainda não está acostumado com as diferenças. Por incrivel que pareça o que uma pessoa escuta a outra pode não ouvir...escutar a gente vai aprendendo tbm.

Rock Botton
Veterano
# set/05
· votar


eu tirei tudo esses botões da minha strato. so deixei o de volume. tem que regula é no amp não na guitarra. agora até parece q o sinal ficou mais forte, depois q tirei metade do circuito dela

angra_4ever
Veterano
# set/05
· votar


tipo a guitarra tem 3 cap um volume um tone, vlw jah da p/ ter uma ideiaa d como usar....
brigadao

henrique2k
Veterano
# dez/08 · Editado por: henrique2k
· votar


tone serve pra cortar os agudos, nenhuma guitarra tem controle de agudos e graves porra nenhuma, os dois na strato é um pro cap do braço e outor pro do meio, e da até pra fazer uns wah wah com eles =D

q loko mano, da pra fazer wha wha msm! to tocando a intro voodoo child no tapping e a mão no tone :D

opa... ressucitei o topico :X

Slave of hell
Veterano
# dez/08
· votar


o tone da guitarra se comparado ao do amp ou dos efeitos,não são tão usuais mesmo..mas vale salientar que eles não estão alí por estar...correções de timbre de forma rápida e prática são possíveis com ele,no meio de uma música por exemplo!axo q é por aí!

Dark Fallen Angel
Veterano
# dez/08
· votar


Slave of hell
Eu só fui descobrir o quão importante é o botão de tone quando pude ter uma Fender de verdade. Pq em gutiarra barata é inutil assim como as pontes tremolo delas...

Slave of hell
Veterano
# dez/08
· votar


é..os botões não estão por acaso ali....nunca mataria nenhum botão de uma guitarra de desenho clássico....axo que as vezes o pessoal confunde oq é útil pra sí..com oq não serve de jeito nenhum..

qndo se esta com drive de pedal por exemplo..é meio sem necessidades mesmo os tones e talz,,pq vc ja regulou tdo d forma bem devagar no pedal mesmo,,mas ainda sim pode ser usado....agora no som limpo a diferença se percebe,quando se equaliza no amp ou na guitarra...

MANFREDINI
Veterano
# dez/08
· votar


o botão de tonalidade apenas pega o som natural e joga em um capacitor que tira as frequências mais agudas, abafando o som, geralmente quando se "aumenta" (abre) um botão de tone, você deixa o som passar normal, quando abaixa (fecha) ele manda pro capacitor, e então o som sai mais abafado, mas não precisa ser necessariamente assim, depende de como foi feita a instalação elétrica da guitarra, eu tenho uma strato com dois volumes e um tom, mas foi eu quem fiz assim, lógico =]

MANFREDINI
Veterano
# dez/08
· votar


e o tone faz muita diferença sim, geralmente o pessoal não sabe usar porque tem strato e a instalação de tons da strato são um saco, confusas, uma vem com tom do captador de ponte e meio, outras com ponte e braço, outras com braço e meio, por isso botei um tom geral, bem melhor, tom individual é em guitarras com dois captadores, sem mais, de 3 tem que ter tom geral

MANFREDINI
Veterano
# dez/08
· votar


Dark Fallen Angel
Eu só fui descobrir o quão importante é o botão de tone quando pude ter uma Fender de verdade. Pq em gutiarra barata é inutil assim como as pontes tremolo delas...

a minha não hehehe, mas ai só era trocar o capacitor, isso que dá esses gutiarristas não aprenderem como funciona seu instrumento hehehhe

In The Navy
Veterano
# dez/08
· votar


Dark Fallen Angel


Não só isso, cada guitarra tem um jeito diferente de mexer com esses botões tone e volume
a strato lá da minha escola de musica se eu fecho o volume ela continua com som, a do meu amigo some o som, e o tone das duas é bem estranho
Isso pq nao fucei o bastante nas duas

Agora na minha les paul, dá pra fazer um monte de coisas legais com esses botões

MANFREDINI
Veterano
# dez/08
· votar


# Enviado: 24/set/05 03:49

aff, só agora que fui ver HAUHUAHUAHUHUAHAU

henrique2k

a cara, vai catar côquin vai

Dark Fallen Angel
Veterano
# dez/08
· votar


MANFREDINI
É, ainda vou ter uma guitarra com delta tone. Um controla o cap do braço e o outro meio mais ponte (se não me engano).

MANFREDINI
Veterano
# dez/08
· votar


a strato lá da minha escola de musica se eu fecho o volume ela continua com som

HAUHAUHAUHAUHAUHUAHUHAUHUAHUAHUA, nossa, imagina a instalação da guitarra

Captadores -> Jack

ai fuça ali na chave seletora, nos botões e nada heuheuheuhuehuehuuheuhuhe

MANFREDINI
Veterano
# dez/08
· votar


Dark Fallen Angel

isso é mole de fazer (y)

Dark Fallen Angel
Veterano
# dez/08
· votar


MANFREDINI
Quando ve o pot tá só de enfeite. Ou esqueceram de colocar os capacitores (não duvido nada...)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Botoes d controle d tonalidade, o que sao, pra que servem e como usa-los?