| Autor | 
Mensagem | 
andrehirata Veterano | 
 # set/05 
  
  eh o seguinte... eu toco violao soh q o forum d violao eh uma desgraça so... ai eu to recorrendo ao forum de guitarra...
 
 eu tava estudando hoje e comecei a ver que eu nao fazia ideia de como nem quando usar acordes aumentados... alguem podia fala QUALQUER coisa sobre  a aplicaçao desses acordes... to mtu perdido... nunca vi em musica alguma..
  
 | 
LeandroP Moderador | 
 # set/05 
  · votar  
  Pode ser utilizado como resolução.
 
 Experimente esta progressão:
 
 
 
 ||:  C  |  %  |  A7  |  D7   |   D7   |  G7  |  G7(#5) :||
 
 
 
 Perceba a sutileza do último acorde.
 
 Veja como ele deixa a harmonia bem sofisticada.
 
  | 
22222 oirartnoc oa Veterano | 
 # set/05 
  · votar  
  andrehirata
 
 Se vc procurar músicas da bossa nova e de jazz vai achar mts desses acordes
 
  | 
andrehirata Veterano | 
 # set/05 
  · votar  
  22222 oirartnoc oa
 eu to tocando mtu tom jobim... e ate agora nada... mais vo da uma procurada sim..
 
 valeu!!!
 
  | 
Computer Phantom VIII Veterano | 
 # set/05 
  · votar  
  Black Sabbath do Black Sabbath usa.
 
  | 
22222 oirartnoc oa Veterano | 
 # set/05 
  · votar  
  andrehirata
 
 Tanto 5# como 13b sao acordes aumentados, se aparecer um dos 2 vc está diante de um
 
  | 
andrehirata Veterano | 
 # set/05 
  · votar  
  22222 oirartnoc oa
 poatz... e naum eh q eh verdade... viajei na b13.... valeu ae cara... jah me achei
 
  | 
LeandroP Moderador | 
 # set/05 
  · votar  
  Na verdade o b13 é diferente do #5
 
 O b13 tem a 5a justa na sua formação, enquanto o #5 (como o próprio nome diz), não possui 5a justa.
 
 Esse pensamento pode ser estranho, por ser a mesma nota, mas quando se aplica uma escala sobre este acorde, é bom separar o que é um e o que é outro.
 
 Normalmente o b13 é o Vº grau de um acorde menor, enquanto que o #5 pode ser o bIIIº grau de um acorde menor, e neste caso leva 7a maior.
 
  | 
22222 oirartnoc oa Veterano | 
 # set/05 
  · votar  
  LeandroPanucci
 
 Anotado, obrigado pela explicação =]
  
 | 
22222 oirartnoc oa Veterano | 
 # set/05 
  · votar  
  LeandroPanucci
 
 Apesar de mts vezes o b13 resultar em um acorde maior
 
  | 
LeandroP Moderador | 
 # set/05 
  · votar  
  22222 oirartnoc oa
 
 Então, quando a cifra leva o número 13 ou b13, você entende que na escala ou no acorde a 7a é menor.
 
 Ex.:
 
 G7(13) ou G7(b13)
 
 
 Quando o acorde leva o número 6, então ele é maior. 7a maior nele.
 
 Ex.:
 
 G7M(6) ou G7M(6/9)
 
 
 No caso do #5 pode aparecer tanto em escala com 7a maior (bIIIº grau da menor harmônica e melódica), tanto com 7a menor (dominantes alterados, hexafônica - tons inteiros).
 
 Mas é preciso muita atenção, porque se encontra muitas cifras erradas por aí.
 
  | 
andrehirata Veterano | 
 # set/05 
  · votar  
  LeandroPanucci
 wow... pequena aula... mais eu acho que deu pra entender... valeu ae
 abç
 
  | 
22222 oirartnoc oa Veterano | 
 # set/05 · Editado por: 22222 oirartnoc oa 
  · votar  
  LeandroPanucci
 
 Mas ao tocar a harmonia de uma musica esse acordes X(b13) << >> X(#5) são perfeitamente substituíveis um pelo outro, ou não?
 
  | 
LeandroP Moderador | 
 # set/05 
  · votar  
  22222 oirartnoc oa
 
 Pode ser, mas como eu disse, depende da 7a.
 
  | 
22222 oirartnoc oa Veterano | 
 # set/05 
  · votar  
  no caso do sol mixolídio, q vai resultar no C ou C7M ou Cm7
 
 Nao sei se se fala sol menor harmonico mixolidio, sol mixolidio menor harmonico, explica isso tbm por favor...
 
 Se eu escrevesse G7(b13) ou G7(5#) nao seriam os mesmo acordes?
 
  | 
22222 oirartnoc oa Veterano | 
 # set/05 
  · votar  
  per favore
 
  | 
LeandroP Moderador | 
 # set/05 · Editado por: LeandroP 
  · votar  
  O Sol Mixolídio tem origem no Vº grau da escala maior. Em tríades você tem o C e em tétrades o C7M.
 
 ***
 Eu não sei como chamam, eu chamo de Vº do Menor Harmônico ou pelo nome do acorde. O contexto harmônico pode lhe orientar também. Se o acorde gira em torno de um acorde menor, já dá pra ter uma idéia, se gira em torno do maior a idéia já é outra. Mas eu não sigo a risca essa idéia, e dependedo de como está rolando eu misturo tudo.
 
 ***
 
 Tanto o G7(b13) como o G7(#5) é feito do mesmo modo. Tem o mesmo desenho no braço.
 
 O origem dos dois acordes que são diferentes.
 
 Escala do G7(b13):
 
 G - Ab - B - C - D - Eb - F - G (T, b2, 3, 4, 5, b13, 7, 8) - Vº da menor harmônica
 
 
 Escala do G7(#5):
 
 G - Ab - A# - B - C# - D# - F - G (T, b9, #9, 3, #4, #5, 7, 8) - alterada
 
 ou
 
 G - A - B - C# - D# - F - G (T, 9, 3, #4, #5, 7, 8) - hexafônica
 
  | 
22222 oirartnoc oa Veterano | 
 # set/05 
  · votar  
  No acorde G7(5#) eu sempre usei a escala menor harmonica e encaixou perfeitamente
 
  | 
LeandroP Moderador | 
 # set/05 
  · votar  
  22222 oirartnoc oa
 
 Sim, eu não disse que não encaixa, só disse que tem origem diferente. Daí pode se tirar um grande proveito, tendo escalas diferentes a sua disposição. E o acorde pode estar cifrado X7(#5), sendo na verdade um X7(b13).... é a coisa mais normal ver escrito das duas formas.
 
  | 
22222 oirartnoc oa Veterano | 
 # set/05 
  · votar  
  LeandroPanucci
 
 Obrigado, há mt tempo um tópico nao eh de tao bom proveito pra mim =]
 
  | 
LeandroP Moderador | 
 # set/05 
  · votar  
  22222 oirartnoc oa
 
 No X7(#5) dá pra você usar e abusar da escala hexafônica.
 
 Essa escala é simétrica, com o desenho fácil de decorar. E ela também gera outras 5 escalas hexafônicas, logo você pode ter mais 5 acordes X7(#5) pra substituir.
 
 Em cima dessa idéia, um G7(#5) = A(#5) = B(#5) = C#(#5) = D#(#5) = F(#5)
 
 ou
 
 G7(9) = A7(9) = B7(9) = C#7(9) = D#7(9) = F7(9)
 
 
 ... doido, não?!
 
  | 
LeandroP Moderador | 
 # set/05 
  · votar  
  
 e----------------------7-9-----------------------------
 B------------------6-8---------------------------------
 G--------------6-8-------------------------------------
 D----------5-7-----------------------------------------
 A------4-6---------------------------------------------
 E--3-5-------------------------------------------------
 
 
 
 pattern:
 
 e------------------------------------------------------
 B------------------------------------------------------
 G--------------------------------6---6-8-- etc --------
 D-------------------5---5-7--5-7---7-------------------
 A------4---4-6--4-6---6--------------------------------
 E--3-5---5---------------------------------------------
 
 
  | 
John Elf Veterano | 
 # set/05 
  · votar  
  Escalas Exafônicas são legais. 8)
 Um tópico útil, vou colocar isso nos tópicos essenciais.
 
  | 
22222 oirartnoc oa Veterano | 
 # set/05 
  · votar  
  LeandroPanucci
 
 hehe, essa historinha ae da escala hexafonica eu jah conhecia =]
 
 e eh facil tbm pq na verdade vc soh precisa saber 2 escalas hexafonicas q vc jah sabe todas =p
 
  | 
LeandroP Moderador | 
 # set/05 
  · votar  
  22222 oirartnoc oa
 
 Resumindo é isso mesmo.
 
  | 
22222 oirartnoc oa Veterano | 
 # set/05 · Editado por: 22222 oirartnoc oa 
  · votar  
  Eu uso esse pra escala hexafonica:
 
 
 e---------------------------------9-11-13-----------------
 B---------------------------8-10--------------------------
 G-------------------6-8-10-----------------------------------
 D-------------5-7-9----------------------------------------
 A-------4-6-8----------------------------------------------
 E-3-5-7----------------------------------------------------
 
 
 a outra eh soh fazer uma casa a frente ou atrás
 
  | 
22222 oirartnoc oa Veterano | 
 # set/05 
  · votar  
  Ou esse :
 
 
 e--------------------------3-5-7--------------------------
 B----------------------4-6-------------------------------
 G------------------4-6-----------------------------------
 D------------3-5-7----------------------------------------
 A--------4-6---------------------------------------------
 E--3-5-7--------------------------------------------------
 
 
  | 
Deji Veterano | 
 # set/05 
  · votar  
  Essa escala é simétrica, com o desenho fácil de decorar. E ela também gera outras 5 escalas hexafônicas, logo você pode ter mais 5 acordes X7(#5) pra substituir. 
 
 Comp rulez!!!!
 
 andrehirata
 Normalmente, dominante.
 
  |