Dúvidas, pra que servem, como usar como treinar: escalas

    Autor Mensagem
    caiolopes
    Veterano
    # fev/09


    Opa galera beleza? Bom sou iniciante em guita nao tenho nem uma semana e estou aprendendo sozinho... bom de início eu sei tocar algumas musiquinhas básicas BÁSICAS, com power chords ou intros sem nenhum segredo ou solos facinhos, como californication, breaking the law, alguns nirvanas, green day e por aí vai... bom mais como eu NÃO vou evoluir ficando só nessa de tirar musiquinhas eu queria treinar mesmo... alguns caras me indicaram treinar cromáticas e escalas pra agilidade, as cromáticas eu to fazendo, todo dia, uns 15 minutos por dia tocando algumas partes daquela música "flight bumble bee" alguma coisa assim, que me indicaram pra treinamento de cromáticas... bom to sentindo os efeitos, a cada dia to pegando mais agilidade e tals... mais uma coisa tá me incomodando, a tal das escalas pq eu não sei EXTREMAMENTE NADA de escalas...

    Me falaram que no programa Guitar Pro tem as escalas certinhas, eu já teho o programa, já até usei pra pegar umas músicas, e até sei chegar lá onde mostra as escalas, mais o problema é que eu nãoi sei ler a tal das escalas, não sei nada exatamente...

    Pois bem, queria que vcs me dessem as dicas, de pra que servem, como ler, como usar e coisas do tipo sobre as escalas...

    Tirei uma print da escala de DÓ MAIOR que mostra lá, mais não to entendendo NADA:

    http://img21.imageshack.us/img21/1247/imagemfgb.jpg

    Galera me dá um help aqui, e respondam as perguntas sobre escala se possível, abração!

    Tivertimailaif
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    eu tmb não intendo, ajuda ae.

    MauricioBahia
    Moderador
    # fev/09 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    pra que servem, como ler, como usar
    caiolopes
    Cara, eu acho que se vc forçar um pouquinho sua imaginação vai poder responder suas próprias perguntas! ;-) E se usar a busca e consultar os tópicos essenciais também... hehe
    Flw!

    Mister_Fatal_huhha
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    n devo ajudar mt e vou deixar pra alguém mais experiente pra falar algo a respeito... mas lembro que antes imaginava as escalas como algo de outro mundo... fazia aqueles desenhos no braço... decorava notas e intervalos e mesmo assim n via sentido nas escalas... só fui entender o pq delas quando vi q tudo q criava acabava em uma escala, e aí caiu a ficha q escala são tipo a grosso modo, uma escolha de notas entre as 12 possiveis que soam bem numa música (harmonia). Só para não confundir a parada das 12 notas possíveis com cromatismos, os cromatismos geralmente respeitam as escalas... eles são vistos como notas de passagem.

    binotes
    Veterano
    # fev/09 · Editado por: binotes
    · votar


    É velhinho o que ocorre em aprender sozinho é exatamente isto quando vc vê está cheio de vontade mas com um montão de duvidas, eu fui no mesmo caminho estava na Batera a uns 15 anos e resolvi aprender guitarra, comprei uma e comecei sozinho mas fique apenas na base, ai que vi que é muito complexo esta coisa toda, não que seja dificil ou complicado, pois, não é, apenas precisa dar uma passo de cada vez, minha sugestão é vc descolar um professor por alguns meses, para tirar estas duvidas.

    Eu fiz isto e estou muito satisfeito valeu cada centavo, segue ai um algoritmo que montei com as aulas, tem praticamente td que vc precisa para caminhar, Escala Maior, Menor, Pentatonica e intervalos, falta os modos gregos, mas acho que no momento já é muita coisa.

    caso não consiga vizualisar pois o site pode mudar o formato me avisa que coloco o arquivo em algum site.

    O site destabulo vou postar e te passo o link

    binotes
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    put's velhinho o site destabulou td acho que não vai ficar pratico e claro vou postar a planilha que está em excell em algum site e te passo o link

    caiolopes
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Valeu do fundo do coração mesmo mano! Que ajudassa, vou ver depois que vc me mandar o link e ver se entendo algo, qualquer coisa eu te contato! Vou só esperar o link :)

    caiolopes
    Veterano
    # fev/09 · Editado por: caiolopes
    · votar


    MauricioBahia
    Huum, valeu cara,tipo dei uma olhada no tópico de escalas, esse aqui, e olhei a escala maior, com exemplo de F#...

    bom entendi mais ou menos, mais como eu distinguo qual é Fá sustenido, qual é dó maior, qual é sol sustenido etc?

    edit: no caso eu teria que decorar?

    caiolopes
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    E outra dúvida, como eu consulto as escalas no guitar pro? Como eu sei que essa escala:
    http://img21.imageshack.us/img21/1247/imagemfgb.jpg
    é uma escala de DÓ MAIOR? O que eu vejo aí só são quadradinhos marcando umas casas diferentes...

    guitarg3
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    bom.. esse eh um assunto bem complexo que tambem demorei bastante ate entender todo o contexto. Você deveria pesquisas nos topicos aqui pois exitem muito material neles pra vc entender. Vou tentar dar uma explicada rápida pra vc começar a entender pra que servem as escalas e ai o resto fica por sua procura nos topicos pois la tem td q vc precisa. Nao sou profissional nem expert em escalas ms axo que da pra mim te ajudar um pouco.

    Bem, as escalas servem para vc criar riffs, solos, em um conjunto de notas, que juntas formam o que chamamos de campo harmonico. O campo armônico seria o conjunto de notas, por exemplo uma sequencia: dó sol la fa. Essa sequencia forma um campo armonico, que está na escala de dó. Vou deixar vc pesquisar o pq essa sequencia de notas esta na escala de dó. Se nao conseguir dps te explico melhor. Voce verá la uns lances de TOM TOM SEMI-TOM TOM TOM SEMI-TOM , que é a escala maior. Isso sgnifica que para formar um campo armonico maior vc deve seguir essa sequencia. Vou tentar deixar mais claro. Pegamos por exemplo a escala de dó: de Do para ré Re temos um tom, de ré para mim temos um tom tb, de mi para fa temos meio tom, pois voce deve saber que de mi para fa move-se apenas uma escala na guitarra e nao duas como do pra re, etc. Nao existe mi sustenido nem si sustenido entendeu? e ai vc vai segundo com esse esquema que citei de tom e semi tom e monta a escala maior. Você vera que a de dó por exemplo nao tem nenhum sustenido. Ela é direta Dó Ré Mi Fá Sol Lá Si
    Ja se vc pegar outra escala, a de ré por exemplo vc vera q precisara de alguns sustenidos pra manter a sequencia citada de TOM TOM SEMI-TOM TOM TOM SEMI-TOM. Em ré ficaria D E F# G A B C#. São essas notas que vc podera usar no solo se a musica estiver em ré. Se vc tocar por exemplo um ré sustenido e a musica estiver em ré vc vera o quao estranho soara.

    nao sei se expliquei bem e se flei borracha me corrijam =)

    caiolopes
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    guitarg3
    Mano acho que peguei um pouo: se liga:

    |-----------------------------------3--5--7--8------------------------ -|
    |--------------------------3--5--6------------------------------------ -|
    |-----------------2--4--5--------------------------------------------- -|
    |--------2--3--5------------------------------------------------------ -|
    |--3--5--------------------------------------------------------------- -|
    |--------------------------------------------------------------------- -|

    Essa é a escala de Dó maior, aí tipo: cada casa dessas é uma nota, como: DÓ RÉ MI FÁ SOL LÁ SI... então pra fazer a sequencia do re mi fa sol la si do eu teria que fazer assim:

    |--------------------------------------------------------------------- ---|
    |--------------------------------------------------------------------- ---|
    |-----------------2--4------------------------------------------------ --|
    |--------2--3--5------------------------------------------------------ --|
    |--3--5--------------------------------------------------------------- --|
    |--------------------------------------------------------------------- ---|

    Mais não entendi essa parada de tom e semi tom... como eu VOU SABER que move uma ou duas escalas do braço da guitarra?

    caiolopes
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    guitarg3
    cara agora eu acho que dei uma sacada! Tipo, eu sei que é semi-tom quando a escala "pula" de uma corda pra outra, como acontece de RE pra MI e de SOL pra LA? aí o resto eu chamo de tom?

    Rafa_XD
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    O desenho mostra o braço de uma guitarra/violão com os intervalos que compõem a escala de dó maior, em todas posições. Onde tem quadradinho é uma nota da escala.
    Se você sabe onde se encontra cada nota musical no braço da sua guitarra, saberá que nesse desenho tem um Dó, ré, mi, fá, sol, lá, sí marcados.

    Rafa_XD
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Daí que vem os shapes, que todo mundo tende a decorar, o que não é o correto né.

    guitarg3
    Veterano
    # fev/09 · Editado por: guitarg3
    · votar


    RE pra MI e de SOL pra LA? aí o resto eu chamo de tom?

    nao, é de mi para fá e de si para dó. Sao chamados de semi tom pq nao existe mi sustenido nem si sustenido
    o desenho que vc fez esta correto.. esse eh o primeiro desenho de 5 da escala de do.. pras outras escalas eh so vc faze esse desenho soh q na outra escala.. tipo.. esse desenho q vc postou esta em do.. se vc fizer o msmo desenho soh q começando na quinta casa ou invez da terceira ai estara em ré

    caiolopes
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    guitarg3
    Valeu cara, então, se eu passo de mi pra fá e si pra dó são semi-tons?

    então se eu montasse um esqueminha ficaria assim?

    DÓ RÉ MI FÁ SOL LÁ SI
    tom tom semi-tom tom tom semi-tom

    E esse mnegoço de T T S-M T T S-M é válida somente para todas as escalas MAIORES?

    binotes
    Veterano
    # fev/09 · Editado por: binotes
    · votar


    Caio é o seguinte, o arquivo que ia te passar tem uma algoritmo com muitos assuntos que partem da escala diatonica maior que é:

    Tonica tom Tom Semi tom tom tom s-tom8º
    C D E F G A B C

    Da maior diatonica que está acima surge a escala menor natural que se inicia no VI grau ou seja:

    Tonica Tom S-Tom Tom tom S-Tom Tom Tom 8º
    A B C D E F G A

    Agora Vc percebeu que as escalas C e Am são identicas ou seja tem as mesmas notas e nenhum acidente. então podemos concluir que Am é a Relativa de C.

    O que isto significa que se estiver rolando uma melodia em C Maior voce pode usar as Escalas C (Maior Diatonica) ou então a Am (Menor Natural).

    Esta regra funciona para todas as demais notas porem ai vai surgir alguns acidente # ou b, então segue uma tabelinha com todas as notas mais utilizadas destas escalas

    Passa para uma folha de papel usando a regra que te passei acima (da 1º para a 2º tem um tom que pra 3º tem um tom etc...) que vc vai chegar no resultado abaixo.

    Maior Diatônica Menor Natural
    I II III IV V I-VI II-VII III-VIII IV V VI VII VIII
    Tonica To To Semi To To To Semi To To Semi To To
    C D E F G A B C D E F G A
    Db Eb F Gb Ab Bb C Db Eb F Gb Ab Bb
    D E F# G A B C# D E F# G A B
    Eb F G Ab Bb C D Eb F G Ab Bb C
    E F# G# A B C# D# E F# G# A B C#
    F G A Bb C D E F G A Bb C D
    F# G# A# B C# D# E# F# G# A# B C# D#
    G A B C D E F# G A B C D E
    Ab Bb C Db Eb F G Ab Bb C Db Eb F
    A B C# D E F# G# A B C# D E F#
    Bb C D Eb F G A Bb C D Eb F G
    B C# D# E F# G# A# B C# D# E F# G#

    Penta_Blues
    Moderador
    # fev/09
    · votar


    Boa tarde!!!

    caiolopes
    Que tal vc começar aprendendo a usar a BUSCA?
    Nela vc encontrará excelentes tópicos sobre o assunto, entre eles: http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/143428/
    Se vc não entender algo ou tiver dúvida, pode aproveitar o tópico já aberto e postar lá.
    Valeu!!!

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # fev/09
    · votar


    caiolopes
    Tem muito material no fórum.

    Use a busca e boa leitura.

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Dúvidas, pra que servem, como usar como treinar: escalas