tonalidade modal

    Autor Mensagem
    tuca
    Veterano
    # set/05


    ela é muita usada???
    me deem exemplos como por exemplo como se usam os modos para fazer músicas

    se as cadencias são iguais as do modo jonio.

    me expliquem um pouco mais

    EduSlash_o_Retorno
    Veterano
    # set/05
    · votar


    não intendi.

    tuca
    Veterano
    # set/05
    · votar


    le isso

    http://whiplash.net/especial_list.mv?rec=628

    é mais ou menos isso mais eu num intendi direito

    tuca
    Veterano
    # set/05
    · votar


    e por exemplo se eu estou fazendo uma música modal em F frigio(que se situa no campo harmonico de C) eu irei usar somente o shape de F frigio ou todos os shapes do campo de C

    acho q posso usar todos né??

    LeandroP
    Moderador
    # set/05
    · votar


    tuca

    As cadências não são iguais as do modo jônio, muito pelo contrário.

    Veja que as cadências estão em destaque, na parte branca da página.

    As cadências estão inidicadas com número romano (cifragem analítica), e se você observar melhor, poderá ver que são completamente diferentes do modo jônio.

    Eu aconselho você ler novamente a página, ou então rever algumas coisas sobre campo harmônico.

    GuitarHome
    Veterano
    # set/05
    · votar


    logicamente sim.

    tuca
    Veterano
    # set/05
    · votar


    eu to ligado mas sei lá tem aquelas coisas de subdominate e dominante são iguais??? a 1 é a tonica a 4 sub e a 5 dominante

    tuca
    Veterano
    # set/05
    · votar


    panucci ve se tá certo eu ouvi q quando a musica é tonal(tom) ela está ou en jonio ou em eolio eo resto é modal

    tuca
    Veterano
    # set/05
    · votar


    e por exemplo se eu estou fazendo uma música modal em F frigio(que se situa no campo harmonico de C) eu irei usar somente o shape de F frigio ou todos os shapes do campo de C

    acho q posso usar todos né??

    me responde isso tb panucci

    tuca
    Veterano
    # set/05
    · votar


    ????

    joao 5murf
    Veterano
    # set/05
    · votar


    bah kra nao consigu intende como eh q vcs intendem isso. eh estudando teoria com os shape das escala e tal?

    LeandroP
    Moderador
    # set/05
    · votar


    tuca

    Se você ver uma progressão:

    Dm7 - G7

    Não dá pra pensar que é simplesmente Ré menor, porque no campo harmônico de Dm o que aparece é um Gm7 e não um G7, certo?!

    Onde podemos encontrar esses dois acordes? No campo harmônico de Ré menor Dórico, ou seja, usando o campo harmônico de Dó maior, só que partindo do IIº grau --> Dm7 (dórico).

    Se no final dessa cadência tivesse um C, aí poderíamos dizer que a cadência é um II, V, I do modo jônio, o que não é o caso.

    Um música de exemplo que me veio a cabeça agora é a "Breathe" do "Pink Floyd".

    Ela fica no acordes Em7 e A7, uma progressão dórica. É a mesma coisa que o Dm7 - G7, só que 1 tom acima.

    EduSlash_o_Retorno
    Veterano
    # set/05
    · votar


    bah kra nao consigu intende como eh q vcs intendem isso.(2)
    sou um fracasso...HuiahuiHuihaui

    Sincero
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Eu estou estudando composição modal...(modalismo, antes do tonalismo) só que não usa acordes. Mas o pensamento é esse ai q o Pannuci falou.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a tonalidade modal