técnica de improvisacao: quero dicas!

Autor Mensagem
Izabel Carvalho
Veterano
# set/05


técnica de improvisacao: quero dicas!

LOW Fl
Veterano
# set/05
· votar


Izabel Carvalho
Ultimamente você só chega quando eu estou saindo. Um abraço

LOW Fl
Veterano
# set/05
· votar


técnica de improvisacao: quero dicas!
Isso é um assunto tão extendso e quase que ilimitado, você tem qu citar algum trecho tipo de ideia, senao fica muito vago a pergunta

Deji
Veterano
# set/05
· votar


Escala alterada em acordes dominante.

Izabel Carvalho
Veterano
# set/05
· votar


LOW Fl
ultimamente vc só sai quando eu estou chegando, um abraço

LOW Fl
Veterano
# set/05
· votar


Izabel Carvalho
Existem varios tipos de improvisos.

LOW Fl
Veterano
# set/05
· votar


Izabel Carvalho
Tchau um abraço

Izabel Carvalho
Veterano
# set/05
· votar


Deji
o q é escala alterada?

Gasoline
Veterano
# set/05
· votar


Improvisação é como conversar.
Tocar decorado é como recitar algo decorado.

Para recitar, você tem que saber ler e ter memória.
Para conversar, tem que ter inteligência e saber falar o idioma da conversa fluententemente.


Para tocar decorado, tem que saber ler (partitura, tablatura ou ouvido) e ter memória para decorar a música, (além de treino para executar-la perfeitamente).

Para improvisar, tem que ter inteligência (aka musicalidade) e conhecimento teorico (idioma falado), do que se vai fazer. Improvisar tocando licks decorados não é realmente improvisar.

Basicamente, para improvisar é necessário tocar muito, e estudar teoria (escalas, desenhos, acordes, harmonias), assim quando fores improvisar, fica se maquinando o minimo possivel. Assim como quando se conversa, não se fica pensando cada palavra.

Isso é "Improvisation in a Nutshell".

jNp
Veterano
# set/05
· votar


dica: vai estudar =P
campo harmonico e modos gregos(escalas).
ouvi mt musica ... estilos diferenciados, pra vc conhecer e de certa forma .. n estar na mesmice de ouvi o "rei" malmsteen ¬¬ =P
sempre bom escuta coisas diferentes .. guitarristas de outros estilos ... e aí quem sabe vc n cria algo novo =)

Deji
Veterano
# set/05
· votar


Izabel Carvalho
o q é escala alterada?

O modo Locrio do CH Melodico.

Deji
Veterano
# set/05
· votar


Eu sei, vc não deve estar entendendo nada, so fiz pra vc ter noção de quanto sua pergunta foi vaga.

Izabel Carvalho
Veterano
# set/05
· votar


Deji
estou entendendo mais ou menos,, nao se preocupe.... é q meu prof. pede pra eu fazer um improviso e eu fico igual uma tchonga ..

Izabel Carvalho
Veterano
# set/05
· votar


esquecam esse tópico. beleza!! eu nem sei fazer a pergunta direiro, pra vcs verem como eu estou vuando

Bendsup
Veterano
# set/05
· votar


Izabel Carvalho

Calma lá dona Izabel...

Seguinte, improvisação tem a ver com conhecimento teorico, e sua aplicação. Se vc ainda não tem conhecimento de campo harmonico, modos, esse é o começo, depois da uma olhada no método (como exemplo pra estudo) do Nelson Faria " a arte da improvisação" tem exercício práticos de aplicação e tal...

Alex_Guitar
Veterano
# set/05
· votar


Izabel Carvalho
Bom, como já foi dito várias vezes aqui, para saber improvisar razoavelmente vc. tem que basicamente saber todas as escalas e seus modos, assim também como saber sobre tonalidades.

Dá uma olhadinha neste tópico abaixo e se não for o bastante, use a busca que vc. vai achar uma "pá" de coisas interessantes.
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/85902/

Um abraço !

Flyer
Veterano
# set/05
· votar


Acho que ela sabe que escalas usar mas não sab o que fazer nelas, correto?

vagalume
Veterano
# set/05
· votar


provavelmente meu caro Flyer ....dexo formular uma pergunta aqui: Improvisação sobre escalas pentatônicas vc pode usar todas as notas digamos da escala penta de Am em todo o braço? e assim vc vai variando do jeito que vc quiser e dando " sentido " a música?
flw quem sabe ajuda o garoto aí e me ajuda tb =P

gege_correa
Veterano
# set/05
· votar


Pega a base da música, os acordes encima dos quais vc vai improvisar e cantarola uma melodia encima dai tira a melodia na guitarra... com o tempo vc faz as duas coisas simultaneas hehehe... qdo vc for tirar uma música não tente pegar só os solos e a base, tente solar a melodia cantada na guitarra... flw!

evair
Veterano
# set/05
· votar


faça exercicios nas escalas tem terças,quartas, quintas, sextas,depois que ficar boa nesses exercicios use eles no improviso,tipo alternando,misture esses exercicios como se estivesse fazendo um solo,coloque bends ,ligados,hamers etc. é bem por ai.

renatocaster
Moderador
# set/05
· votar


Izabel Carvalho

quer uma dica: procure um professor e vá estudar!

Wellington S Castello
Veterano
# set/05
· votar


Parece que os caras nem leram o que a moça disse. Ela já tem professor. Talvez falte treino e mais e mais teoria. Acho que é basicamente o que o cara lá pra cima disse sobre saber a linguagem que você está usando fluentemente. Quanto maior o seu vocabulário num idioma melhor você consegue se comunicar nele. Eu também penso que é assim na música. Quanto mais você conhece, por exemplo, sobre escalas, tonalidade, etc, e se isso tudo é fluente pra você as coisas começam a sair naturalmente e tudo vai depender bastante da sua criatividade.
Você pode falar várias palavras bonitas e mesmo assim não estar dizendo nada relevante. Do mesmo jeito que tocar várias notas individualmente não faz sentido nenhum. (Dependendo do jeito que você está vendo a música é claro). Você pode tentar fazer algo atonal, sem "centro", pode ser legal :)
Basicamente é bom que você esteja afiada na teoria e tenha uma boa pegada :)

Izabel Carvalho
Veterano
# set/05
· votar


to começando entender

Izabel Carvalho
Veterano
# set/05
· votar


alguem me explica melhor sobre intervalos, essa parada de terças, quartas.....

LeandroP
Moderador
# set/05
· votar


Izabel Carvalho

Intervalo é a medida em tons entre uma nota e outra.

Você já conhece as 7 notas músicais: dó, ré, mi, fá, sol, lá e si, certo?!

Se eu lhe perguntasse:

Partindo da primeira nota desta escala, qual é a terceira nota?

Eu não preciso esperar pra você me responder que é o MI, ok?!

Bom, então a gente já pode afirmar que o MI é uma "terça" de Dó.

Da mesmoa forma fazemos com o resto da escala. O RÉ é a "segunda" de DÓ, o FÁ é a "quarta", e assim por diante.

Mas a coisa não termina por aqui, pois temos que "classificar" estes intervalos. Perceba que "intervalo" é a únidade de medida utilizada na música, assim como você usa o metro pra medir distâncias, o quilograma pra medir peso, etc.

Até aqui ficou alguma coisa sem entender?

renatocaster
Moderador
# set/05
· votar


Wellington S Castello

Ela já tem professor.

acho q não...

Alex_Guitar
Veterano
# set/05
· votar


Wellington S Castello
"Ela já tem professor."

renatocaster
"acho q não..."


... risos... também tenho esta leve impressão de que ela não tem...risos...

LeandroP
Moderador
# set/05
· votar


renatocaster

Ela pode até ter um bom professor, mas a ansiedade faz com que as pessoas já peguem o instrumento e já querem sair solando e tocando músicas que não são apropriadas.

Eu já tive alunos que me pediam pra eu ensinar uma escala logo na primeira aula... eles nunca mais voltavam porque achavam que tdominava o instrumento... mesmo depois de ouvir aquela explicação que todo mundo já sabe: calma, não é por aí... vamos ver outras coisas antes... traídos pela desconfiança.

Izabel Carvalho
Veterano
# set/05
· votar


renatocaster
Alex_Guitar
ter professor eu tenho, mas nem sempre entendo o q ele diz, ele tá mais afim d mim do que de me ensinar alguma coisa

Izabel Carvalho
Veterano
# set/05
· votar


fala ae galera,,, preciso saber de verdade

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a técnica de improvisacao: quero dicas!