Dúvida: Modos

    Autor Mensagem
    viola
    Veterano
    # jul/03 · Editado por: Moderador


    esotu começando a aprender os modos das escalas e tenho algumas dúvidas:
    Quando vou solar numa música no tom de C,usa-se as escalas C e Am por serem relativas, certo? nessas escalas os desnhos no braço da guitarra a serem utilizados são os mesmos pelo fato de serem as mesmas notas, certo?
    a minha dúvida é : nos outros modos que partem da escala de C (d dórico,e frígio,...)uso os mesmos desenhos que a escala de C?(Pois afinal, as notas são as mesmas)
    E se o tom for C,posso usar todos os modos que partem da escala de C que não vai sair do tom de C?(pois afinal, as notas são as mesmas)
    Por favor me ajudem, estou desesperado, se não me responderem acho que vou morrer, brincadeira......

    Alex Pires
    Veterano
    # jul/03
    · votar


    os modos nada mais são do que as diferentes interpretações que você vai ter de uma mesma escala...Afinal mudando a tônica da escala...mudam os intervalos que a mesma configura...Então

    C Jonio(C maior) contem as notas C D E F G A B C sua tônica é C e as outras notas configuram 2M 3M 4J 5J 6M 7M e 8J(Se vc não sabe intervalos esta na hora de aprender)

    Então ao deslocar a tônica da escala de C maior pra D temos o seguinte

    C Jonio = C D E F G A B C Tônica = C(T,2M,3M,4J,5J,6M,7M)
    D Dórico= D E F G A B C D Tônica = D(T,2M,3m,4J,5J,6M,7m)

    Vê? São exatamente as mesmas notas...mas ao se trocar a tônica de lugar você acaba obtendo diferentes intervalos...configurando outros tipos de sonoridade...Experimente em casa colocar um Baixo tocando a nota Dó, dai vc toca a escala de C e soa Jônio...Dai vc faz o baixo tocando a nota D e vc toca a escala de C em cima do baixo em D...Você vai ver que D soa como tônica e esta escala vai soar de uma maneira diferente

    Se não tiver entendido me dê um toque pelo forum mesmo

    Alex Pires

    MadMan
    Veterano
    # jul/03
    · votar


    viola Não se prenda a desenhos de escalas. Aprenda bem a harmonia, a posição das notas no braço e principalmente intervalos.

    viola
    Veterano
    # jul/03
    · votar


    MadMan
    é que todo mundo sempre diz para decorar todos aqueles desenhos
    senão não tem como aprender as escalas,eu particularmente achava muito mais fácil aprender posições das notas no braço da guitarra,então por exemplo ao tocar a escala de C, eu tocaria nas posições onde as notas não fossem acidentes
    Alex Pires
    Valeu pela dica,só por curiosidade,vc é aquele cara que era do SPC???HeheHEHE,brincadeira,só zuando....

    Alex Pires
    Veterano
    # jul/03
    · votar


    ahehehehe...todo mundo faz esta brincadeira...Normalz hehehehehe...Mais vc entendeu o lance dos modos?

    viola
    Veterano
    # jul/03
    · votar


    entendi mais ou menos,se a música estiver sendo tocada no tom de C e eu solar na escala de c será jonio?e se estiver no tom de D eu solar utilizando a escala de C será diferente é?será D dórico ???Sei que cada uma das esclas dá uma sonoridade diferente, mas não entendi direito como usálos
    minha KABÇa ta assim ???????????????????????????

    viola
    Veterano
    # jul/03
    · votar


    È como eu disse,as escalas de C e os modos tem as mesmas notas e mesmas casas para apertar no braço da guita,mas não sei diferenciar a escala,não sei como tocar C e como tocar D dòrico, por exemplo

    naka
    Veterano
    # jul/03
    · votar


    viola
    c a musica tiva em C T 3M 5J
    pega 1 escala compativel e pimba garoto :D

    viola
    Veterano
    # jul/03
    · votar


    Os intervalos eu sei classificar bem quanto ao número de tons e semitons de cada um,quais são enarmônicos,intervalos invertidos , mas não sei a diferença entre intervalos consonantes e dissonantes e não sei quais são(que patético!!!!)

    Alex Pires
    Veterano
    # jul/03
    · votar


    Não caro viola...É como eu falei...tudo depende de um conteudo harmônico...Melodicamente as escalas de C Jonio, D dorico, E frigio, F Lidio, G mixolidio, A eolio e B locrio tem exatamente as mesmas notas...

    Mas...cada uma delas é usada em cima de um acorde ou de uma cadencia modal(ou vamp)...
    Por exemplo...existem 3 modos que podem ser usados em cima dos acordes maiores. Ex: Acorde de C maior
    Pra este acorde vão existir 3 modos maiores que são interessantes...O Jonio, o Lidio e o mixolidio
    Se vc usar C jonio em cima do acorde de C vc vai ter um tipo de sonoridade.
    Se vc usar C Lidio(Que equivale a escala de G maior) vc vai ter outro tipo de sonoridade
    Se vc usar C mixolidio(Que equivale a escala de F maior) vc vai ter outro tipo de sonoridade

    Ai é que esta a jogada...a escala sem a harmonia não é nada...Mais usando a harmonia vc consegue entender melhor o som e a utilização dos modos...Experimente este exemplo que eu te dei e me avisa...

    Cambraia
    Veterano
    # jul/03
    · votar


    ALex Pires
    Por acaso vc é professor do GTR?

    Ata guitarhero
    Veterano
    # jul/03
    · votar


    Alex Pires
    pq isso do SPC?

    Alex Pires
    Veterano
    # jul/03
    · votar


    Cambraia: Sou sim cara...Eu mesmo hehehehe

    E sai fora guitarhero o do spc é alexandre pires...o meu é Alex mesmo

    Kiko_Lima
    Veterano
    # jul/03
    · votar


    Alex Pires
    Cara, só não entendi uma coisa:
    Se vc usar C Lidio(Que equivale a escala de G maior) vc vai ter outro tipo de sonoridade
    Se vc usar C mixolidio(Que equivale a escala de F maior) vc vai ter outro tipo de sonoridade


    Ex: Escala C Modo Lídio Modo Mixolídio
    C D E F G A B F G A B C D E F G A B C D E F G

    Escala G Escala F
    G A B C D E F# G F G A Bb C D E F

    Não entendi bem como o modo Lídio
    equivale a escala maior de G e como o modo Mixolídio equivale a escala de G???

    Kiko_Lima
    Veterano
    # jul/03
    · votar


    Foi mal digitei errado:

    Escala C
    C D E F G A B

    Modo Lídio C
    F G A B C D E F

    Modo Mixolídio C
    G A B C D E F G

    Escala G
    G A B C D E F# G

    Escala F
    F G A Bb C D E F

    Alex Pires
    Veterano
    # jul/03
    · votar


    ai é que tá kiko...vc tá usando a mesma tonica pra todos os modos...sendo que as tonicas são diferentes
    C maior gera os modos

    C Jonio = D dorico = E Frigio = F Lidio = G Mixolidio = A Eolio = B Locrio

    Ja F maior gera os seguintes modos
    F Jonio= G Dorico = A Frigio = Bb Lidio = C Mixolidio = D Eolio = E Locrio

    Ja G maior gera os seguintes modos
    G Jonio= A Dorico = B Frigio = C Lidio = D Mixolidio = E Eolio = F# Locrio

    Entendeu??

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvida: Modos