Autor |
Mensagem |
bgdaniel Veterano |
# set/05
Que tipos de regulagems terei de fazer para repor o braço???
Quanto ao tensor..qual é o sentido de rotação dele? É muito perigoso mexer nele ou é lenda?
Expolique-me
abraço.
|
Gustavo Mandelli Veterano |
# set/05
· votar
Nunca se arrisque a mecher no braço se vc não tiver total certeza doque esté fazendo... deixa isso para um Luthier
|
bgdaniel Veterano |
# set/05
· votar
É uma guitarra teste..apenas para aprender a mexer.
|
bgdaniel Veterano |
# set/05
· votar
Esse luthier tmb apreneu de alguma forma não?
|
sirios Veterano |
# set/05
· votar
se vc mexer no tensor vai empenar o braço e fode-lo
|
Mauricio Luiz Bertola Veterano
|
# set/05
· votar
bgdaniel
Sim , é verdade. Mas eu aprendi VENDO meus mestres fazerem o serviço e me ensinando, e não "às cegas". Inclusive, como Professor eu digo que ABSOLUTAMENTE NADA substitui a relação (que é ao mesmo tempo intelectual e emocional) Professor - aluno. Auto-didatismo pode ser efetivo, mas nem sempre e nem para todos.
Abç
|
nobre Veterano |
# set/05 · Editado por: nobre
· votar
Sei que é um tanto crítico e realmente nao é para todos, mas acho que antes de tudo isso é uma escolha de cada um, se o kra realmente vai tentar mexer sozinho, que pelo menos tenha informação a respeito...
Primeiro afine bem o instrumento e ajuste a altura dos saddles pra verificar qual empenamento o braço tem... Pode ver no olho ou segurando a primeira e ultima casa ao mesmo tempo e olhando lá pela 12a casa quanto espaço sobra... Se for mais que uns 4mm, ou completamente colado no braço, está empenado.
Agora afrouxe um pouco as cordas que tampam o acesso ao tensor... Se tiver um óleo em spray pra jogar no tensor é bom antes de ajustar... Ele fica muitos anos parado ali e dependendo do caso pode estar meio duro, o que não é bom na hora de regular.
Sentido horário aperta o tensor, corrige uma concavidade demasiada (cordas altas demais). Sentido anti-horário solta o tensor, ou seja, deixa a pressão das cordas agirem sobre o braço, trazendo ele pra frente, corrigindo trastejamentos exagerados que não dá pra corrigir levantando as cordas na ponte.
Tudo isso com cuidado e movimentos curtos (1/4 de volta de cada vez) e leves de cada vez, afinando novamente a cada ajuste e verificando o resultado... Se depois de duas ou três tentativas o braço aparentemente não se mexer, melhor não mexer mais e deixar o serviço pra um profissional pois podem haver problemas no tensor daí só desmontando o braço e tirando ele que resolve
Por favor me corrija de alguma besteira que falei aqui Bertola, pois pode ajudar muitos que nao tem fonte de como proceder pra isso
|
|
# set/05
· votar
nobre
Cerreto.
Eu acrescentaría que os movimentos devem ser feitos lenta mas firmemente.
Eu não reafino as cordas após o "descanço" do braço, apenas confiro com uma régua de metal, às vezes faço a regulagem sem corda alguma, dada minha experiência. O fato é que o processo exige cuidado, habilidade, experiência e bom senso.
Abç
|
Vinicius PF Veterano |
# set/05
· votar
dexa no sol por 10 horas :P
|
|
# set/05
· votar
Vinicius PF
Isso aí vc tem que fazer é com berimbau!!!!
|
sirios Veterano |
# set/05
· votar
Mauricio Luiz Bertola
uahuahuahuah
cara, eu tenho uma pergunta pra vc...qto vc cobraria uma escalope de braço, e se isso afeta a marcaçao do mesmo (pergunta imbecil, eu sei, mas eh uma duvida minha uaheauheuahe, eh q tipo, eu amo a marcaçao de "dente de piranha" da minha guitarra)...
abçs :)
|
bgdaniel Veterano |
# set/05
· votar
movimentos curtos (1/4 de volta de cada vez) e leves de cada vez
nobre
Era exatamente isso que eu queria saber, sempre mexi um pouco na guitarra e até que já tenho um pouco de senso, mas nunca me atrevi a mexer no tensor por que eu tinha medo.
O que vocês aparentavam é que um grau no tensor e meu braço já saia voando, quebrava no meio e uma lasca entrava no meu olho.
Ps: essa guita é uma uitya teste, estou com ela só pra aprender a mexer, não sou tão insano.
Grato
|
|
# set/05
· votar
sirios
Vai acabar com a marcação "dente de tubarão" (ou de piranha, como queira).
Abç
|
bgdaniel Veterano |
# set/05
· votar
Mauricio Luiz Bertola
mudando de assunto...você constrói amplis não?
|
bgdaniel Veterano |
# set/05
· votar
Mauricio Luiz Bertola
mudando de assunto...você constrói amplis não?
|
bgdaniel Veterano |
# set/05
· votar
Ouitra coisa..ninguém me falow sobre:
Que tipos de regulagems terei de fazer para repor o braço???
|
|
# set/05
· votar
bgdaniel
Não, não faço.
Que tipos de regulagems terei de fazer para repor o braço??? - como assim?
|
bgdaniel Veterano |
# set/05
· votar
Mauricio Luiz Bertola
Já que eu quero destroir essa guitarra..quero tirar o braçi tmb, para repor, precisarei fazer que tipo de regulagem nos parafusos, se é que existe..
Por que as cordas estavam muito altas e não tem como baixar mais, estou pensando em colocar um solso no braço então..
|
|
# set/05
· votar
bgdaniel
Cara, sem querer ser chato, dê uma melhorada no seu português, ok!
Os parafusos só servem para prender o braço mesmo (embora a Fender haja "bolado" um sistema nesse sentido na década de 70). Coloque um calço.
Abç
|
bgdaniel Veterano |
# set/05
· votar
pode crer..
|