Regulagem de guitarras

Autor Mensagem
conandrade
Veterano
# mar/10
· votar


Qual a vantagem/desvantagem de deixar as molas de trás da ponte (Strato vintage) mais apertadas?

A ponte "fixa" dá mais sustain? A tocabilidade muda? Afinação se mantém mais?

Se tiver um pouco mais solta, a usabilidade da alavanca fica mais interessante e suave.

Acho que deve ser questão de gosto. Mas quais as boas e as más diferenças?

abs

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/10
· votar


prog_jam
5 - Ajuste as oitavas da seguinte maneira: afine pelo harmônico da 12ª casa e depois toque a nota da 12ª casa. No afinador elas devem coincidir perfeitamente. Caso isso não ocorra, aproxime ou afaste o carrinho conforme o caso. Vale lembrar que quando toca-se a nota e ela está acima do harmônico, afaste o carrinho e quando estiver abaixo, aproxime-o. Faça isso em todas as cordas.
Cara, isso NÃO é totalmente correto. O certo é não usar harmônicos, e sim a corda solta e presa no 12º traste, posicionado os carrinhos para "equalizar" as duas posições. Porque: Os harmônicos variam de posição para cada corda na escala, e até mesmo de espessura para espessura (por isso os sistemas de trastes inclinados são mais acurados, bem como mantém uma relação entre a tensão e a afinação, fazendo com que ela fique perfeita). Nenhum instrumento temperado da maneira tradicional tem afinação perfeita.
Abç

Nicpelido
Veterano
# jun/10
· votar


eu na entendi uma coisa, como eu aproximo e afasto o carrinho?
a minha guitarra eh strato.

Penta_Blues
Moderador
# jun/10
· votar


Boa noite!!!

Nicpelido
Cada carrinho de sua ponte é fixado a ela por um parafuso com mola que está atrás de cada um deles. A função desta molinha é manter uma certa distância do final da ponte de acordo com o quanto este parafuso está apertado ou frouxo. É por aí que regula o carrinho.
Valeu!!!

Nicpelido
Veterano
# jun/10
· votar


Penta_Blues

Valeu por esclarecer essa duvida! eu ja regulei minha guita tudo certinho sem nem precisar ir ao luthier=D

Obrigado.

Rednef2
Veterano
# nov/10
· votar


Grande topico, Valeu.
Só nao entendi a parte do harmonico com a 12 casa, a 12 casa tem que ficar 100% afinada com o harmonico?

kinhoBram
Veterano
# jan/11
· votar


Quem nunca regulou uma guita, consegue faze-lo apenas seguindo essas instruções?

Math-Ador
Veterano
# jan/11
· votar


kinhoBram
sim amigo, elas estão aí pra isso XD
Rednef2
vocÊ sabe o que é harmonico primeiramente? vc faz um harmonico na 12 e ve qual é a nota que deu...ela tem que estar perfeitamente afinada com a corda( no caso a casa 0)
exemplo...6a corda tah em E na 0, o harmonico da 6a tem que estar perfeitamente em E tambem...

lugaque
Veterano
# jan/11
· votar


Parabéns pelo tópico ! Agora uma dúvida: existe diferença no sentido do giro da chave allen, se a ponteira do tensor for no headstock ou no final do braço ? Agradeço desde já. Abraço.

Rednef2
Veterano
# jan/11
· votar


Math-Ador
sei o que é harmonico rs, vlw pela ajuda

carcofumo
Veterano
# dez/11 · Editado por: carcofumo
· votar


O "desenho/posição" dos carrinhos influência em alguma coisa? (eu sei que movendo os carrinho a gente afina a 12a. casa, estou me referindo ao desenho que fica no final da regulagem)

Exemplo 1 de "desenho/posição" carrinhos:
.......[ ] ----- e
.....[ ] ------- b
..[ ] ---------- g
.....[ ] ------- D
...[ ] --------- A
[ ] ------------ E

Exemplo 2 de "desenho/posição" carrinhos:
.......[ ] ----- e
......[ ] ------ b
....[ ] -------- g
....[ ] -------- D
..[ ] ---------- A
[ ] ------------ E

Editado: coloquei pontinhos ao invés de espaços a frente do carrinho pq o site retira os espaços quando vou públicar no site a minha pergunta, os traços indica que é uma corda.

carcofumo
Veterano
# dez/11 · Editado por: carcofumo
· votar


Desculpe minha ignorância a respeito de regulagens de guitarra mas ontem fiquei movendo o carrinho para frente e para trás umas 4 horas, eu movia o carrinho para frente a corda afinava na 12a. casa mas desafinava nas cordas soltas aí eu voltava a afinar e mover o carrinho novamente, fiz isso um monte de vez até me perder tanto que desisti e deixei no melhor que consegui. No final das contas quando afino a guitarra normalmente com as cordas soltas a 12a. casa fica 1/2 semiton desafinado. Por exemplo, quando afino a corda E a afinação da 12a. casa fica entre E e E#. É isso mesmo?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Regulagem de guitarras