é possivel ser um grnde guitarista sen ter aulas?

Autor Mensagem
Guto Tomaz
Veterano
# jan/08
· votar


jimmt vandrake
então significa que um cara faz faculdade de programação ele sai fazendo programas igual os professores dele? um advogado? ou qualquer outra profissão? isso não existe...
tem que buscar "sempre" novas capacitações, a musica é uma arte milenar não se aprende tudo em 3 ou 4 anos! ou olhando algumas paginas de internet...
agora sobre o cara copiar o professor ou qualquer outro guitarrista aí é a cabeça do aluno que é fraca, o cara nao tem estilo/personalidade ou é simplismente influenciado facilmente...
as vezes vc sai de uma escola e fica um ou dois anos sem fazer nenhum curso...mesmo estudando em casa...quando vc volta parece que a coisa já está em outro patamar!!!...as informações andam rapidas demais....

cuma
Veterano
# jan/08 · Editado por: cuma
· votar


neto_ardanuy

te digo alguns nomes

marty friedman
jimmi page
jimi hendrix
eric clapton
dave murray e adrian smith
jeff beck
malmsteen... e msm assim eh ultra virtuoso, tem um grande conhecimento teorico
zakk wylde

são ''só'' esses genios ai ...

Mioto
Veterano
# jan/08
· votar


Acho q isso depende muito...eu mesmo fiz só seis meses de aula de guitararra,o resto que consegui desenvolver foi treinando sozinho e tocando muito na igreja, prática de grupo, banda, isso ajuda bastante...mas sinto que preciso de um professor para me orientar em qual melhor caminho a seguir, como funiona isso e aquilo e etc...como desenvolver melhor esta técnica, e principalmente em entender teoria musical, e colocá-la na prática...basicamente não entendo quase nada de teoria musical, modos gregos, saber improvisar, harmonização e etc...acho que por ter feito poucas aulas eu toco razoável...enfim é relativo, tem cara que se vira e muita bem sozinho, e outros só com professor...mas entendo que um bom professor é indispensável, vc com certeza gasta menos tempo se evoluindo tendo um bom professor

Leblues
Veterano
# jan/08
· votar


Fala galera.... po na boa estou ouvindo muita gente aqui falando coisa que nao sabe ex:

1-Slash nunca teve aula e eh autodidata.

MENTIRA, o Slash fez aula sim por um tempinho e quem quizer a prova disso eh soh ler la no livro dele,que ele conta tudo detalhe por detalhe.

2-Zakk Wylde nunca fez aula

Isso ai eh mais MENTIRA que falar que o Slash nao fez aula, o Zakk antes de tocar era jogador de futebol americano, e se eu nao me engano,o filho do treinador dele era professor de guitarra(Leroy o nome do cara se nao me falha a memoria) e o Zakk comecou a ter aula com o cara e ficou um bom tempo tendo aulas com ele.

3-Malmsteen nao fez aula

Gezuiz essa ate doeu................. MENTIRA das grandesssss.. o
Malmsteen fez aula de piano e trompete desde que nasceu praticamente,e depois teve aula de violao classico...brother para um cara que toca violao classico e tem que tirar um somzao todo nos dedos num "pedaco de toco" rsrsrs,pra ele pegar uma guitarrinha Fender e ficar brincando com todo o infinito sustain que a guita oferece comparado com um violao, eh muito facil!!

Marty friedman nao fez aula

Meu......... soh o tempo que ele passou tocando com o Jason Becker jah foi uma aula pra vida toda, o cara teve um mestre do lado dele sempre.

Leblues
Veterano
# jan/08
· votar


Eu acho que eh extremamente importante voce ter o acompanhamento de um profissional junto. Um professor pode tirar maus vicios de postura, digitacao, palhetada etc, que uma pessoa autodidata tem. O que adianta pegar escalas e ficar treinado sem postura, dando palhetadas erradas?? Voce vai comecar a tocar, vai pegar uma tendinite das brabas e nao vai ter musicalidade nenhuma, outra coisa eh que eh essencial saber teoria, sem teoria voce fica limitado...... E outra...fazendo aula voce pode no minimo estudar e se formar como um musico profissional, no futuro podendo dar aulas em escolas de musicas, conservatorio etc, ganhando um troco e fazendo o que gosta.

Portanto, nao fiquem ai sonhando que vao aprender a tocar que nem seu idolo soh tirando licks de ouvido e treinando escalas erroneamente em casa e se tornarao rock stars super conceituados. Estudem, se dediquem, aprendam teoria, facam aulas e sejam felizes!
Abrcs

jimmy vandrake
Veterano
# jan/08
· votar


Guto Tomaz
então significa que um cara faz faculdade de programação ele sai fazendo programas igual os professores dele? um advogado? ou qualquer outra profissão? isso não existe...

Significa que até aí os seus conhecimentos não vão além do que lhe foi passado

tem que buscar "sempre" novas capacitações, a musica é uma arte milenar não se aprende tudo em 3 ou 4 anos! ou olhando algumas paginas de internet...

Esta é a parte que eu falei em, colocar estilo ao conhecimento, buscar novos horizontes com o conhecimento adquirido

agora sobre o cara copiar o professor ou qualquer outro guitarrista aí é a cabeça do aluno que é fraca, o cara nao tem estilo/personalidade ou é simplismente influenciado facilmente...

Como eu disse, um dia você terá que se libertar e seguir em frente.

Machine Gun Man
Veterano
# jan/08
· votar


No começo, eu achava importante ter alguém pra corrigir a postura e ensinar o jeito "certo". Também gostava de fazer aula porque o professor "fritava", e eu também queria fritar. Depois eu vi que não tinha personalidade nenhuma... Além disso, eu teria me desenvolvido muito mais (percepção e estilo próprio) se tivesse começado sozinho.
Eu acho legal uma aula básica, pra quem tá começando mesmo. Embora, muita gente dê seus pulos pra conseguir na raça...
Depois de um certo tempo, não faz muito sentido ter professor.. Ninguém vai te ensinar a fazer música boa.

two
Veterano
# jan/08
· votar


Meu primo não toca bem, mas é um grande guitarrista, ele tem 2,05m de altura!

Guto Tomaz
Veterano
# jan/08
· votar


two

muito util teu comentario ao forum...parabens

two
Veterano
# jan/08
· votar


Guto Tomaz
tNX

Fernando de almeida
Veterano
# jan/08
· votar


é possivel ser um grnde guitarista sen ter aulas?

Só para deixar bem claro minha opinião:
- SIM, É POSSÍVEL SER UM GRANDE GUITARRISTA SEM TER AULAS ... MAS SEM ESTUDAR NÃO!!!

be5
Veterano
# jan/08
· votar


na boa, feeling e pegada vc naum aprende com ninguem a não ser consigo msm :D

vc vai aprender técnicas e teorias, mais o q naum falta eh video aula e livros.

eu sou autodidata, e naum abro mão disso! :D

toco porra nenhuma, mais dane-se! não existe coisa melhor do q vc pegar na guita, começar a tocar e a pessoa pergunta:

-nossa, vc fez aula de guitarra?
ai a resposta:
-naum, eu aprendi sozinho :D.

pra quem jah ouviu isso, sabe q eh bom demais :)

abraço!

cuma
Veterano
# jan/08 · Editado por: cuma
· votar


Leblues


mas o malmsteen ele fez aula de guitarra???, naum entaum isso o torna um autodidata

eu estudei violao classico e brasileiro por 3 anos, mas nunca fiz aula de guitarra, tecnicas de legato, tapping e seus dericados, palhetada alternada, sweep entre outras aprendi assistindo video aulas e tirando musicas....isso me faz acredito eu um auto didata naum em teoria musical, mas em guitarra

o marty friedman jah tocava demais msm antes de conhecer o jason becker viu, ele naum aprendeu tocar naum foi com o becker não

e so naum entendo uma coisa, se o malmsteen estudou violao classico como vc msm diz...como ele toca violao com palheta, se o certo do erudito no violao eh ser tocado com dedilhado???? presta mais atencao no q vc fala, ele pod ter estudado erudito, teoria, ateh em outros instrumentos, mais violao erudito ele naum estudou naum, se naum ele naum tocaria com palheta...naum confunda so pq ele toca metal neoclassico, vc naum deve associar assim naum, o chris broderick do nevermore toca violao classico e no entanto toca numa banda de thrashmetal..presta atencao

NeoRamza
Veterano
# jan/08
· votar


Se um professor for bom de verdade deve influenciar, afinal de contas seria muita coincidencia o Satriani ter tantos alunos famosose virtuosos.

Koisa
Veterano
# jan/08
· votar


Se um professor for bom de verdade deve influenciar, afinal de contas seria muita coincidencia o Satriani ter tantos alunos famosose virtuosos.

E quem foi que ensino o Satriani? E quem foi que ensinou quem ensinou o Satriani? Sera que os alunos do cara que ensinou o Satriani, ou os alunos do cara que ensinou o cara que ensinou o Satriani tambem é virtuosos?

Andre_lokao
Veterano
# jan/08
· votar


be5

cara, isso é realmente bom! Escuto isso toda vez que vem alguem aqui e eu to tocando(tipo, amigos doo meu pai, e pá etc.).. hehehuaehuaehuehuHAUehUE

LeBlues

Um professor pode tirar maus vicios de postura, digitacao, palhetada etc, que uma pessoa autodidata tem. O que adianta pegar escalas e ficar treinado sem postura, dando palhetadas erradas?

Um BOM autodidata, no minimo, procura "a postura correta"
Dar palhetada errada, treinar sem postura, não é só autodidata que faz só nao.

outra coisa eh que eh essencial saber teoria, sem teoria voce fica limitado...

eu acho completamente ao contrário. Quem sabe teorias, vao ficar só nelas, limitando-se e quem não sabe, com certeza nao vai ficar preso nas mesmas teorias, consequentemente, nao vai saber o que estão fazendo, mais consequentemente, vao tentar tocar o que nao conhecem e MAIS CONSEQUENTEMENTE AINDA, vão aprender várias coisas.
Ou seja, na minha opinião. quem sabe teoria, é o limitado da vez.

E outra...fazendo aula voce pode no minimo estudar e se formar como um musico profissional, no futuro podendo dar aulas em escolas de musicas, conservatorio etc, ganhando um troco e fazendo o que gosta.

Aí eu concordo, mas levando pro lado $financeiro$ da coisa. Quem aprende pra ganhar dinheiro é um tremendo de um fanfarrão.

Fica ai minha opinião. Abçs!

Leblues
Veterano
# jan/08
· votar


cuma


eu estudei violao classico e brasileiro por 3 anos, mas nunca fiz aula de guitarra, tecnicas de legato, tapping e seus dericados, palhetada alternada, sweep entre outras aprendi assistindo video aulas e tirando musicas....isso me faz acredito eu um auto didata naum em teoria musical, mas em guitarra

Cara uma coisa nao tem nada a ver com a outra, no violao classico se aprende muito mais coisa do que na guitarra em si... eu tambem fiz aula de violao classico, no violao erudito voce aprende a fazer arpejos com os dedos... muito mais dificil que sweep na minha opiniao, alias sweep pra quem toca violao erudito eh ridiculo de facil!

o marty friedman jah tocava demais msm antes de conhecer o jason becker viu, ele naum aprendeu tocar naum foi com o becker não

Eu nao vejo nada de especial no Marty Friedman.


e so naum entendo uma coisa, se o malmsteen estudou violao classico como vc msm diz...como ele toca violao com palheta, se o certo do erudito no violao eh ser tocado com dedilhado???? presta mais atencao no q vc fala, ele pod ter estudado erudito, teoria, ateh em outros instrumentos, mais violao erudito ele naum estudou naum, se naum ele naum tocaria com palheta...naum confunda so pq ele toca metal neoclassico, vc naum deve associar assim naum, o chris broderick do nevermore toca violao classico e no entanto toca numa banda de thrashmetal..presta atencao

Existe alguma lei proibindo quem estudou violao classico de tocar com palheta??? Cara nao tem nada a ver isso que voce falou... o cara toca como ele quer ueh, o cara eh foda e sabe tocar com o dedo, com a palheta, com o cabelo, com o dente, com aquela barriga gorda... O interludio de Black Star ele manda no dedo mesmo cara, e outra.... ele fica fritando no violao nos shows, nao da pra fazer aquilo que ele faz com o dedo pois a palheta proporciona uma facilidade enorme de tremolo no ataque as cordas comparado com um dedo. Que que tem o cara tocar com palheta?? Presta atencao voce meu amigo, eu mesmo quando estou tocando violao, tem musica que eu toco com o dedo, tem musica que toca com palheta..... o Malmsteen estudou violao erudito sim e se quiser saber vai pesquisar e voce vera.

Leblues
Veterano
# jan/08
· votar


Andre_lokao

Um BOM autodidata, no minimo, procura "a postura correta"
Dar palhetada errada, treinar sem postura, não é só autodidata que faz só nao.


Sim , mas voce concorda que eh muito mais facil voce aprender isso com alguem que manja do que ficar tentando descobrir e estar sujeito a estar fazendo tudo errado??

eu acho completamente ao contrário. Quem sabe teorias, vao ficar só nelas, limitando-se e quem não sabe, com certeza nao vai ficar preso nas mesmas teorias, consequentemente, nao vai saber o que estão fazendo, mais consequentemente, vao tentar tocar o que nao conhecem e MAIS CONSEQUENTEMENTE AINDA, vão aprender várias coisas.
Ou seja, na minha opinião. quem sabe teoria, é o limitado da vez.


Voce esta redondamente enganado, como voce vai improvisar numa musica se nao sabe campo harmonico? Se nao sabe intervalos no minimo? Isso tudo eh teoria meu brother...... Como voce faz uma musica boa sem teoria? Ah nao ser que voce queira ser um Kurt Cobain da vida fazendo musica legal com 3 acordes , voce nunca vai fazer uma musica linda como Manhhatan do Eric Johnson sem saber teoria, sem saber onde colocar qual nota, sem saber o tempo, sem saber harmonia. Isso eh teoria, Teoria eh a grande cama que vai fazer voce deitar e rolar com a sua pratica, tecnica, e feeling.

Aí eu concordo, mas levando pro lado $financeiro$ da coisa. Quem aprende pra ganhar dinheiro é um tremendo de um fanfarrão.

Nao cara, quem vive de musica tem que ser adimirado isso sim. Ganhar seu dinheiro fazendo o que voce gosta eh a melhor coisa do mundo, principalmente quando voce estuda e se esforca pra isso.

Abrcs

cuma
Veterano
# jan/08
· votar


Leblues
eh msm cara, acho mto facil sweep, e ateh arpejos no violao com dedilhado acho facil tbm...tbm foi de treinar ateh cansar tbm...

cuma
Veterano
# jan/08 · Editado por: cuma
· votar


Leblues


logico q vc naum vai conseguir uma ''ação'' na cordas com dedilhado igual conseguira com palhetada alternada...mas isso q eu disse eh só minha humilde opiniao, naum foi criticando o malmsteen, ( qm tenho uma enorme adimiração e eh um de meus idolos junto com o jason becker e o marty friedman ), mas eh pq acho ''feio'' um cara tocar peças classicas com palheta no violao, acho q deixa a musica ''violenta demais''...mas eh minha opinião, mesmo q eu não esteja certo, eh oq eu penso

Andre_lokao
Veterano
# jan/08 · Editado por: Andre_lokao
· votar


Um BOM autodidata, no minimo, procura "a postura correta"
Dar palhetada errada, treinar sem postura, não é só autodidata que faz só nao.

Sim , mas voce concorda que eh muito mais facil voce aprender isso com alguem que manja do que ficar tentando descobrir e estar sujeito a estar fazendo tudo errado??


Tem gente que procura saber direitinho pra nao aprender errado(ex; Eu)



Voce esta redondamente enganado, como voce vai improvisar numa musica se nao sabe campo harmonico?

De ouvido oras bolas, assim como nao é necessario saber ler pra saber falar, certo?

Se nao sabe intervalos no minimo? Isso tudo eh teoria meu brother...... Como voce faz uma musica boa sem teoria?

Assim como não é necessário saber quais os acentos pra falar certo.

Aí eu concordo, mas levando pro lado $financeiro$ da coisa. Quem aprende pra ganhar dinheiro é um tremendo de um fanfarrão.

Nao cara, quem vive de musica tem que ser adimirado isso sim. Ganhar seu dinheiro fazendo o que voce gosta eh a melhor coisa do mundo, principalmente quando voce estuda e se esforca pra isso.


Acho que tu me entendeu errado. Eu não admiro uma pessoa que pensa assim "Ah, vou fazer aula de musica, assim eu ganho muito $! Mwuawhuawhuawh!"

Continuo com a mesma opinião.

Abç!

Leblues
Veterano
# jan/08 · Editado por: Leblues
· votar


cuma
Entao cara, uma cara que faz violao classico e depois passa pra guita vai sentir muita facilidade, por que o violao classico da uma puta de uma pegada e tecnica.


Andre_Lokao


De ouvido oras bolas, assim como nao é necessario saber ler pra saber falar, certo?

Uhum quero ver voce improvisar de ouvido num jazz com variacao harmonica fudida, num compasso de 12/8 sem saber teoria.

Assim como não é necessário saber quais os acentos pra falar certo.
Claro que eh necessario, se voce nao souber acentuar as palavras, entao voce nao sabe a entonacao certa de cada silaba. Mas enfim.. isso nao tem muito a ver com musica,e sem teoria voce soh vai fazer musica ruim a nao ser que voce seja uma genio como o Kurt Cobain que pega 2 notas e faz uma musica legal.

Abrcs

Andre_lokao
Veterano
# jan/08
· votar


Uhum quero ver voce improvisar de ouvido num jazz com variacao harmonica fudida, num compasso de 12/8 sem saber teoria.

isso é questão de treino de OUVIDO... você treinando bastante, tu consegue associar as harmonias às notas.

Claro que eh necessario, se voce nao souber acentuar as palavras, entao voce nao sabe a entonacao certa de cada silaba.

pra saber a acentuar só é necessário pra escrever

Veja um exemplo: Uma criança com 5 anos, nao sabe ler, mas sabe falar. Não sabe acentuação, mas sabe como se fala com a entônação certa, pois viu os outros falando. É o mesmo caso dos autodidatas. Entende?

Mas enfim.. isso nao tem muito a ver com musica,e sem teoria voce soh vai fazer musica ruim a nao ser que voce seja uma genio como o Kurt Cobain que pega 2 notas e faz uma musica legal.

Depende MUITO do modo de compor da pessoa.

Leblues
Veterano
# jan/08
· votar


Andre_lokao
rsrsrsrsr cara relaxa, pelo que eu vi tu tem 13 anos soh.. tu vai aprender bastante coisa ainda e vai entender do que eu estou falando. Uma dica: Aprenda teoria, eh muito importante e vai te ajudar muito brou!

Abrc

Andre_lokao
Veterano
# jan/08
· votar


Leblues

Aff, vai repudiar os outros pela idade? Se idade fosse alguma coisa, o que seria dos Stones e do Iron Maiden? Sei muito mais cosia do que muita gente, e conheço muita teoria sim, mas sou autodidata, procurei tudo sozinho e nao necessitei de nenhum professor.

E você, tem quantos anos? O suficiente pra continuar com essas ideias superficiais de que só se aprende a andar com alguem apoiando?

Leblues
Veterano
# jan/08
· votar


Andre_lokao
Calma cara, estou te dando uma dica.. toco guitarra a 6 anos e tenho 20 anos cara. Falo isso tudo pra voce por que eu tambem fui um pouco autodidata, mas percebi que fazendo aula eu consiguiria ir muito mais alem do que eu iria sozinho, o universo da guitarra eh gigantesco, nao se deve ter vergonha de aprender. E SIM voce eh bem novo sim cara, se eu pudesse voltar no tempo quando eu tinha a tua idade eu teria feito tudo diferente, eu teria entrado num conservatorio, teria estudado pra caraleo e com certeza tocaria trilhoes de vezes melhor do que eu toco hoje.

rhess
Veterano
# jan/08 · Editado por: rhess
· votar


Blonde Hammet

Seu comentário não contribui nada com o tópico cara...
A galera aqui tem que ser mais unida...
Não tem porque falar do português do cara,ou igual a galera que fala mal do equipamento dos outros...etc.


Não entendo porque aqui no fórum grande parte das pessoas não respondem o tópico certo,mas sim entram para achar algum motivo para humilhar o autor do tópico.

Isso é algo totalmente desnecessário!
Não estou implicando com você cara...
Mas é algo totalmente chato!


Acho que sentimento você adquire sozinho...
Mas é muito bom tem um professor!

two
Veterano
# jan/08 · Editado por: two
· votar


Leblues
Quem ensinou ao Roberto jonhson quem ensinou ao Blind Willy Jonhson e ao BB King?

Leblues
Veterano
# jan/08
· votar


two
Cara eles sao de uma epoca onde a guitarra nao tinha a mesma identidade no meio musical como tem hoje, nao tem como ficar comparando" ah, quem ensinou o Hendrix blah blah"... com o tanto de informacao e orientacao que temos hoje, eu ate arrisco a me dizer que o autodidata esta fazendo uma escolha errada em tentar fazer as coisas todas sozinho, vai ter uma hora que ele vai parar, vai ficar limitado e com um bloqueio e tera necessidade de aprender novas coisas. E outra coisa cara, quem gosta de musica mesmo tem necessidade de aprender, eh um absurdo um cara querer ser guitarrista e descobrir tudo sozinho, nao faz sentido isso.
Ate o mestre Randy Rhoads, no auge de sua tecnica, ainda procurava professores de violao classico em todo lugar em que ia tocar em turne com o Ozzy para fazer aulas.

two
Veterano
# jan/08
· votar


Leblues
E o Pepeu Gomes? Ele é limitado?

Cara ninguém falou que não se deve ter professor, em nem é essa pergunta do tópico, a pergunta é: tem como ser grande guitarrista sem ter aulas? A resposta é sim, claro que sim.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a é possivel ser um grnde guitarista sen ter aulas?