GUITARRA HAND-MADE

    Autor Mensagem
    ciceroramalho93
    Veterano
    # ago/05


    e ae pessoal..tem um conhecido meu que é marceneiro...ele já mexe com essas coisas de móveis e tal faz 38 anos..ele constrói qualquer coisa com madeira..pois é..dae então eu e ele resolvemos fazer uma guita totalmente HAND-MADE..espero que vc possam me ajudar..
    1- Quais madeiras eu poderia usar?
    2- Sabe oonde eu possa comprá-las?de prefencia no RS
    3- Sabem algum site ki tenha medidas e especificações para se montar a guita?
    vlw

    Léo
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    porra o cara eh marceneiro? ele entende alguma coisa de guitarra?

    Spectrum
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Cara, tem que ver se ele manja um pouco de guitarra sim...
    o corpo é mais fácil pra fazer, mas o braço precisa de mto cálculo e qualquer erro já era...eu recomendaria vc comprar um braço

    GuitarHome
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    faz com Cedro ou intao Basswood

    Un Perro
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    dae vein :P.

    1- Po se viu akela parada que divulgaram sobre a influencia da madeira e suas substitutas? po eu gostei dakele estudo. Tipo, no google deve ter a caracteristicas de madeiras em relação ao som e qualidades dela, ai vc poderia escolher akela que te proporcione o timbre que voce mais gosta. Ai vc pode pegar as que foram citadas no google por exemplo, e achar as subtitutas atraves desse estudo, que pode sair o custo até mais barato.

    http://www.funtecg.org.br/arquivos/guitarra_final.pdf
    http://www.funtecg.org.br/publicacoes.html

    Eu por exemplo ficaria com o Mogno pro corpo e pro braço se fosse inteiriça, se nao for poderia ser um braço de maple e escala em rosewood ou em maple mesmo. O Cedro pro corpo tambem ficaria bom, e tb eh mais leve, pq mogno pesa igual pedra uhehueuhe.

    2- Po se nao me engano, num sei onde eu vi e nem sei se vi hehehe, eh que tem muita madeira boa ai no RS. Agora onde vende eu num sei pq num moro aí =(.
    Mais olha só, dei uma pesquisada na sos102 e apareceu muita madereira e ainda muitas pagina uhehueuhe, ai vc pode pesquisar la tb, mais aki vai as de poa (link pequeno):

    http://busca.sos102.com.br/cgi-bin/Hresult.dll?TitURL=%2Fcgi-bin2%2FHs earch.dll%3F%26uf%3DRS%26cidade%3D51000%253APORTO%2BALEGRE%26empresa%3 D%26titulo%3DMadeiras%26form_uf%3DRS%26formulario%3Dok%26logradouro%3D %26numero%3D%26ddd%3D%26prf%3D%26numfone%3D%26Buscar.x%3D33%26Buscar.y %3D29%26skey%3D&State=RS&Product=&Name=&Title=Madeiras&NumAddress=&sel titles=51667&correlato=&City=51000%3APORTO+ALEGRE&Address=&Phone=&SKey =&Lista_Tit=51667%2C51721%2C51764%2C51781%2C51811%2C74527%2C51845%2C51 691%2C28576

    3- Eu tenho um livro aqui em inglês que tem muitas espeficicações sobre guitarra, nao cheguei a ler todo, mais deu pra ver que tem bastante informação, se vc quiser eu subo ele pra vc, mais ele tem no emule, eh o "Building Electric Guitars de Martin Koch". Tinha uns sites bacanas que tinha varios programas que ajudavam no calculo das medidas e tals, soh que num me lembro, na epoca eu nem sonhava mexer com esses bagui..

    o marceneiro que cortou a guitarra pra min era o pai do marido da minha irmã, ele trabalha a uns 40 anos tb. pq tem um guarda roupa aki de 35 anos feito por ele uheuhehue. E pode cre cara, ajuda muito, ele tb se propos a fazer uma guitarra nois junto, soh que ele quase num tem tempo, e tb eu iria ter que pagar um precim pra ele =]. Mais ai rolou umas tretas com ele ai num to podendo mais ir la.
    Eh bom se ele tiver as prensas, tupia vertical, akelas torneadoras. que concerteza sim, mais que alguns nao tem, que fazem falta =(.

    eh isso.. qualquer coisa to ae.. =]

    ciceroramalho93
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    eae veio..putz ki ajuda ki tu me deu..hehe..mas onde axu as especificacoes de corpo?tamanho e pah..

    Jack Torrance
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Vou criar uma desse estilo: http://www.charvel.com/models/evh/black_white.php

    Passoka
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    ciceroramalho93
    O tamanho do corpo não é tão crítico. Você tem que ficar atento ao tamanho da escala.

    Passoka
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Quando digo escala, é do nut até a ponte, e não só até acabar o braço.

    ciceroramalho93
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    desisti de fazer o braço..isso vou comprar pronto..vou confeccionar soh o corpo..alguma sugestão de modelo?oq vcs acham..CEDRO?MOGNO?
    up!

    Un Perro
    Veterano
    # ago/05 · Editado por: Un Perro
    · votar


    ciceroramalho93

    desistiu do braço pq? uehaueha acho que com as ferramentas disponiveis numa marcenaria você faz um braço brincando...
    Pera ai que eu to upando o livro do cara ai, e la tem as medidas e tals. Eu recomendo q se voce quiser fazer pelo menos uma guitarra tocavel, da uma lidinha nele. A não ser se realmente você for comprar o braço.. Mais é bem interessante o livro.

    Acho que modelo, talvez uma explorer, ou uma flying-v.. uma sg.. hehehe, ai vai do seu gosto.
    olha essa que eu fiz
    http://img390.imageshack.us/my.php?image=photo0056eu.jpg
    eh tipo uma mistura de explorer com flying v huehueuhehu, me amarrei nela e acabei fazendo. Corpo de cedro.

    Ae o livro ta ae
    http://rapidshare.de/files/4263947/Martin_Koch_-_Building_Electric_Gui tars.pdf.html

    ciceroramalho93
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Un Perro
    vlw veio..eh por pessoas kinem vc ki u forum vai pa frente....vlw a força..sera ki nah da mt trabalho fazer o braço?uq vc axa..cedor ou mogno?

    Un Perro
    Veterano
    # ago/05 · Editado por: Un Perro
    · votar


    ciceroramalho93

    po vlw pelo reconhecimento =]

    tipo cara, trabalho pode até da sim, principalmente se voce for iniciante e tals, mais analise tudo antes, como vai ser a montagem, o que você vai precisar em relação a ferramentas e as peças do braço (tensor, marca dos trastes, tarrachas..).

    Eu nunca pesquisei tipos de madeira pro braço, mais creio que o mogno seria melhor pela duresa (eh assim que se fala? ehhe) da madeira o que levo a crer que seje mais dificil empenar. Posso ta completamente errado, uheuheuhe por isso acho bom você pesquisar melhor antes de escolher, talvez pedir opnião aos luthiers da sua cidade... Finge que vc vai mandar fazer com ele, e pede a opnião dele =].
    Mais pelo que eu li, o Cedro o mogno e o maple, sao muito utilizado pro braço. E jacarandá (escura) e maple (clara) pra escala.

    Pro corpo eu ficaria com o mogno, pois proporciona um som mais pesado. Porém, cada um sabe o tipo de som que quer, intao eh bom pesquisar as caracteristicas das madeiras que você acha que vai lhe proporcionar o timbre que mais te agrada.

    O que eu queria era a tabela de medidas. pq tipo, o braço ele pode ter um tamanho diferente, vamos dizer assim, pra la ou pra ca, assim as medidas entre os trastes mudam. Que é medido do capotraste até sei la onde ;). Teria que pegar a tabela pra ver, pq eu me lembro que tinha um pdf que voce botava a medida do capotraste até num sei onde, e ele dava as medidas ate a casa dos milesimos de centrimetro, se nao me engano, de cada traste.

    bom eh isso cara.. O unico conselho que eu te dou, é que não desista =]. Por isso antes de começar, tenha em mente, mapeadamente como vai ser os procedimentos da fabricação, e tenha logo todos os materiais pra montagem, pra não cometer muitos erros.

    Como você vai fazer com um marceneiro, o trabalho vai ser sem duvida mais facil. Quanto as medidas, elas só precisam ser precisas, nos trastes e tambem a distancia entre o braço e a ponte, pra bater com a distancia do traste la. (nao lembro, quem souber ai fala :D)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a GUITARRA HAND-MADE