a "Verdadeira" guitarra compensada, e a maciça

Autor Mensagem
    MyNameIsRevolution
    Veterano
    # ago/05

bom, tenho a informação q a guita feita com 2 ou mais partes é a maçiça, e como eh a compensada? tipo, e feita de diferentes peças de diferentes madeiras...?

Deji
    Veterano
    # ago/05
    · votar

Madeira compensada:

http://www.gva.ind.br/images/MadeiritDeck.gif

Parece wafer.

Deji
    Veterano
    # ago/05
    · votar

Ainda tem MDF, aglomerado, nada disso presta.

MyNameIsRevolution
    Veterano
    # ago/05
    · votar

Deji

ahhhhh tiro minha duvida, tecnico de redes,....as compensadas...são diversas formando uma madeira......e não diversas madeiras formando uma guita....vlw

GAMMOTH
    Veterano
    # ago/05
    · votar

Putz, isso é o básico, não só para guitarra, mas qualquer móvel, construção, etc...

Madeira compensada é mistura de retalhos de madeira moídos (restos), coladas com folhas de madeira para dar mais sustentação naquele esquema waffer. A aglomerada é o miolo interio dessa massa de resto de madeira moída com cola, ou outro aglomerante, e duas folhas nas faces! Em ambos os casos: soa como b@#$%osta.

A de madeira maciça pode-se usar tanto ela com cortes, geralmente feitos estratégicametne com o intuito do corpo ficar mais difícil de empenar, como também pode ser uma construção inteiriça! A inteiriça deve ser com madeira boa e bem seca para não empenar depois de cortada e montada, e o sustain nesse caso é bem mais longo e encorpado.

MyNameIsRevolution
    Veterano
    # ago/05
    · votar

GAMMOTH

a minha eh feita de 2 cortes.......mas explica ae mano, q eh esse negocio do corpo empenar Oo ? clima?!

Deji
    Veterano
    # ago/05
    · votar

Clima, tensão das cordas, forma como se guarda o instrumento, tudo issso pode empenar a madeira.

MyNameIsRevolution
    Veterano
    # ago/05
    · votar

po a escala eu entendo pq tem a tensão das cordas...e talz.....mas o corpo....achei estranho

Deji
    Veterano
    # ago/05
    · votar

Só mais um detalhe compensado é leve, e aglomerado é pesado.

GAMMOTH
    Veterano
    # ago/05
    · votar

A madeira em si é um material meio instável. Antes de fazer a guita, ela tem que estar bem seca e quanto mais envelhecida, melhor pois diminuem as chances de empenar depois.

A madeira empena com o clima sim, calor e principalmente umidade. Mas depois de bem envelhecida, ela tem muito menos chances de empenar. Por isso que as guitars antigas valem bastante. O acabamento, principalmente das Gibsons, permite que a madeira respire e vá envelhecendo com o tempo.

Mas não se preocupe da tua guitar não ser inteiriça. A maioria das guitarras são emendadas no corpo, até algumas Gibson mesmo. A única m@#rda seria se esse corte tivesse sido feito de qualquer maneira, "matando" o som da guitarra. Meu amigo tinha uma Jackson que foi colada errada e o som não tinha corpo e nem sustain...

Deji
    Veterano
    # ago/05
    · votar

Olha o que achei aqui no forum sobre madeiras...

"as madeiras da Gibson são obtidas com certificação de
    origem natural, procedência comercial, certificação
    florestal ( atraves de ONGS, governo e entidades) e
    manipuladas até serem consideradas tonewoods (corte
    radial, secagem natural, controle biológico, controle
    químico e etc...
    são madeiras fornecidas com custo alto, pq tem pelo
    menos 100 anos de manipulação. Ïtens como alcalinidade,
    PH, contração radial, taxa de transmissão frequencial,
    etc, são manipulados até a obtenção do timbre Gibson.
    já , as madeiras da Epiphone são madeiras mais recents e
    secas em estufa, ou seja, de custo bem mais baixo e
    apresentam um referencial diferente.
    o custo da produção, mais a qualidade do hardware,
    captadores e evidentemente, a marca.
    isso tudo influe no preço.
    a Epiphone Std é uma boa guitarra, mas o timbre não tem
    nada a ver com a Gibson, são apenas parecidas. "

MyNameIsRevolution
    Veterano
    # ago/05
    · votar

o corte da minha é uns 5 cm depois dos captadores, eh mais pra cima do braço da guitarra, acho q ruin seria se o corte fosse no meio dos captadores

tem fenders de 5, 7 cortes

Iago
    Veterano
    # ago/05
    · votar

MyNameIsRevolution
    fender de 6, 7 pedaços nao tem cara...

a minha 3 é de pedaços, como a maioria das fender..

em modelos mais caros eles usam 2-piece
    e em raríssimos casos usam de uma peça só (so custom shop)

a Fender so usou 1 piece com certa frequencia em 1954 e 1955, os dois primeiros anos das strato.

GAMMOTH
    Veterano
    # ago/05 · Editado por: GAMMOTH
    · votar

MyNameIsRevolution

Não, cara... o corte mal feito seria colocar as fibras das diferentes peças da madeira de maneira que cortassem a propagação da vibração das cordas!

Tipo, se colocasse as fibras em perpendicular e não em paralelo uma com a outra... Há também o problema do encaixe e da colagem, mas isso geralmente é checado mesmo nas guitarras ais baratinhas.

É que as Jackson coreanas teve uma época que só saía lixo um atrás do outro! Quem tocava guitarra há oito anos atrás sabe do que estou falando... Até as japonesas as vezes dava pra se desconfiar, mas as mais tops eram boas. Hoje em dia toquei numa Jackson japa que me deixou de boca aberta, mas mesmo assim ainda fico com pulga atrás da orelha com elas, heeheh!

MyNameIsRevolution
    Veterano
    # ago/05
    · votar

Iago

procurauns topicos ae atras, q o kra postou um site q fala sobre os cortes

GAMMOTH

vlw.......vo fecha o topico acabou minha duvida

PedroMoser
    Veterano
    # ago/05
    · votar

cara, madeira nao influencia no timbre.

PedroMoser
    Veterano
    # ago/05
    · votar

perguntem isso a qualquer fisico, a guitarra funciona com captação magnetica, nao com torroes de madeira magicamente ligados ao headstock da guitarra

Deji
    Veterano
    # ago/05
    · votar

PedroMoser
    Então se por captadores fenders numa tonante ela vai ser do mesmo nivel de uma fender?

Deji
    Veterano
    # ago/05
    · votar

PedroMoser
    Va le alguma coisa antes de postar, e evite falar sobre o que vc não sabe.

Fábio Santiago
    Veterano
    # ago/05
    · votar

MyNameIsRevolution compensado depende tenho uma que parece ser compensado dissse ne o site, mas ele pesa quase 4 KG? é uma guita pesada, o som do compensado depende muito do captador edo equipamento pois possue volume baixo, e custo bastante baixo, algumas strimberbs e Michael antigas de 1999 são feitas de compensado, e não possuem som bom, as madeiras com emendas no corpo como um corte no meio dela colada uma na outra não é sinal de compensado mas resto de madeira aproveitadas do pranção de uma guita top de linha, mas não são resistentes numa queda, o timbre não muda nada segundo o Henry HO.

Angelo Perleps
    Veterano
    # ago/05
    · votar

MyNameIsRevolution que nem o
    Fábio Santiago falow o compensado tem menor volume e peso, eu acho que o compresnsado não pesa 4kg e sim 3 kg ou menos, depende muito do seu captador para funcionar legal tem que ser um captador de alta saída, a madeira maciça como alder mogno cedro tem uma melhor qualidade sonora segundoestudos feitos no ociloscópio quando a nota A lá do instrumento é tocada, há uma variação de Hertz, que cada madeira proporciona só os ignorantes acham que não infleunciam.

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a a "Verdadeira" guitarra compensada, e a maciça