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Extremist Veterano |
# ago/05
Eu tava fazendo uma musica em Dm, fiz um riff em penta e tal e jah tinha a base pra musica que era em D. Ai na hora de mudar o tom fiz a progressão IV V7 I, o que no caso daria G, A7 e D. Entre o A7 e D eu fiz uma frase em C (ou G, pois ambas tem as notas q eu uso na frase), ficou com uma sonoridade bacana, mas não seria meio que errado porque C serio o modo eólio de A, que é um modo menor, portanto não deveria ser usado num acorde maior? estou certo?
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LeandroP Moderador |
# ago/05
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Extremist
C não é eólio de A... fique atento!
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Extremist Veterano |
# ago/05 · Editado por: Extremist
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LeandroPanucci
O q eu quis dizer foi que a escala de C tem as mesmas notas de A eólio, tou certo?
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LeandroP Moderador |
# ago/05
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Se a escala de C for maior, aí sim possui as mesmas notas do A menor eólio. Agora se esta escala de C for com 7a menor (Bb), então seria as mesmas notas da escala de Fá/Ré menor.
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Extremist Veterano |
# ago/05
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Eh a escala maior mesmo, mas no caso seria correto usar um modo menor (eólio) num acorde maior (A7)?
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LeandroP Moderador |
# ago/05
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Extremist
A intenção será bem blues.
A 3a menor de A eólio soa como uma #9 - daqueles acordes Jimmy Hendrix --> A7(#9)
A nota F# da escala de A7 é a 13, e a nota F logo é a b13
Compare as escala e veja que a diferença é essa:
A eólio (Am7):
A - B - C - D - E - F - G - A
A mixolídio (A7):
A - B - C# - D - E - F# - G - A
Seu acorde A7 passa a ter as seguintes tensões: #9 e b13 quando você sola em Am eólio.
Você pode usar as duas 3as (maior e menor) --> cromatização.
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Extremist Veterano |
# ago/05
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Putz, vlw mesmo pela explicação, esclareceu minha mente. flw
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