Tem algum perigo?!

    Autor Mensagem
    Tiago_tté
    Veterano
    # ago/05 · Editado por: Tiago_tté


    Olá, a algum tempo venho lendo posts relacionados a trastejamento, braço empenado e afins. Mas não achei nada do tipo então resolvi perguntar.

    Ontem fiz a troca de encordamento da minha guitarra. Coloquei um jogo da NIG .009 .042. (o mesmo "calibre" das cordas antigas).
    Depois de colocadas e tudo certo houve algum trastejamento na 6ª mas coisa pouco perceptível. Mas mesmo assim fiquei com receio e dei uma pesquisada nos tópicos aqui, e acabei por levar a guitarra hj pra um Luthier ver. Ele viu e falou que nem compensaria eu mandar regulá-la (tensor e ponte) pois eu gastaria dinheiro pra pouquíssima coisa e que eu poderia deixar pra "mais tarde", mas msm assim pedi que ele fizesse só um ajuste no tensor.

    As cordas ficaram um pouco mais baixas. Mas agora o trastejamento é um pouco maior. A questão é a 6ª. Ela tá bem CHATA! hehe

    O que eu poderia fazer pra diminuir esse trastejamento? (o braço não tá empenado)
    Se eu fizesse um pequeno (pequeno MESMO!!) calço naquela parte no fim do braço pra que a MI fique POUCA COISA mais alta, influiria em alguma coisa? com relação a empenar? algo prejudicial?
    E na ponte? O que eu poderia ajustar pra que fique melhor?

    Grato
    (desculpem-me pela LONNNGA história hehehe)

    (EDITADO! hehe desculpem pelo título do tópico... era pra eu perguntar só sobre o calço.. hehe)

    Polêmico
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Tem Luthier q em vez de melhorar estraga,sempre a guitarra volta trastejando,incrivel.....mas então cara,se for floyd rose,vc pode ajustar pelos dois parafusos laterais,subindo eles um pouco,deixando a corda um pouco mais alta,e assim para o trastejamento,ou então volta no Luthier,e fala q ele só piorou a situação.

    Tiago_tté
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    A ponte é convencional. (aquela de Strato ou sei lá qual o nome hehehaeh)

    meio que OFF TOPIC: mas o que significa aquele .042 do encordamento?

    PedroGtr
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Tiago_tté

    se nao me engano eh a grossura da mizinha

    MatheusMX
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Tiago_tté
    Mizinha -> 0.09
    Mizona -> 0.42

    PedroGtr
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    ops, troquei mizinha com mizona, mas EduArdanuy ja explicou ae entao ta ok

    Polêmico
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Tiago_tté
    É a espessura da corda mais grossa,a E(Mizona)...mas compramos cordas medindo pela e(mizinha),0.08,0.09,0,10 etc.

    Tiago_tté
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    mas como eu faço pra a mizona parar de trastejar?

    BlaCk LaBeL
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Tiago_tté
    É normal até um trastejamento leve quando as cordas são novas. Se está muito ruim, aumente a altura da corda através dos parafusos dos saddles (aqueles "carrinhos" que ficam ponte).

    Sanctum Metal
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Tiago_tté
    Quando eu comprei a minha primeira guitarra, ela fazia isso em vários trastes. Uns seis ou sete.
    Eu resolvi lixando os trastes (Acho melhor você não fazer isso) mas comigo deu certo.
    Lixei não só os que trastejavam, mas todos. Lixei bastante o último, pouco menos o anterior e assim por diante.

    Tiago_tté
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    hehehe acho melhor não mesmo....

    Com as cordas antigas ela não trastejava.

    Vou ver se levo pra um Luthier ver na segunda. O problema é se ficar mt cara a regulagem, ou sei lá o que ele vai fazer.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Tem algum perigo?!