inversoes

    Autor Mensagem
    Maquiavel
    Veterano
    # ago/05


    intervalos ,triades e tetrades. suas inversoes o q e isso????

    PedroGtr
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Exemplo:

    As notas que formam o acorde de C7+ são: C E G B

    Vc formando esse acorde, com as notas nessa sequencia acima (Baixo em C), voce estará tocando o acorde em sua posição fundamental.

    A grafia do acorde seria assim

    <pre>
    e------------------------------------------------------
    B-------0-----------------------------------------------
    G-------0-----------------------------------------------
    D-------2------------------------------------------------
    A-------3-----------------------------------------------
    E------------------------------------------------------
    </pre>


    Voce formando o mesmo acorde, só que agora na sequencia
    E G B C - (Baixo na terça) vc estara fazendo a 1º inversão

    A grafia dele pode ser assim

    <pre>
    e------------------------------------------------------
    B----------1--------------------------------------------
    G----------4--------------------------------------------
    D----------5--------------------------------------------
    A------------------------------------------------------
    E----------0--------------------------------------------
    </pre>


    E assim por diante. Com a sequencia G B C E (Baixo na quinta), ele estará na segunda inversão

    Com a sequencia B C E G (Baixo na Sétima) ele está na sua 3º inversão

    Resumindo...

    Baixo Na Tônica == Fundamental
    Baixo Na Terça === 1º Inversão
    Baixo Na Quinta=== 2º Inversão
    Baixo Na Sétima=== 3º Inversão

    As inversões, dentre outras coisas, servem para buscar outras sonoridades pros acordes (isso é óbvio) e também para encadear a harmonia

    Um abraço...



    tirei esse texto do post do _Wander_ q acabei de pegar na busca, pra ensinar pra td mundo q usar a busca eh sempre uma boa escolha antes de criar topico repetido

    Maquiavel
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    ta disculpa

    PedroGtr
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    ta td ok. ;) mas foi ateh bom, pro pessoal q passar aqui ver e se concientizar de q usar a busca pode ajudar bastante. t+

    Maquiavel
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    o negoco e q procurei a busca so ne tensoes e funcoes e nun axei nd ai axei q nisso tb n ia ter

    PedroGtr
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    blz ;)

    Peik
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Se as inversoes de um acorde sao sempre com baixo nas terças, quintas e sétimas de um acorde... entaum

    C/D nao possuem inversoes é isso?

    Ajudem ai qm poder......

    John Arch
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Peik
    Hã? q vc quis dizer com isso?

    Kra, inversão nd mais é do q tocar os acordes, com posições diferentes da fundamental, o que consequentemente, por análise combinatória, vai te dar um leque (limitado) de possibilidades. Com isso, cada uma das notas do acorde, em algumas dessas posições vai desempenhar o papel do baixo.

    No caso que vc destacou - C/D, e pra qualquer outro acorde que tenha esse símbolo - / , o baixo fica limitado. Pq? Pq lê-se da seguinte forma:
    C/D = dó maior com baixo em ré. Ou seja, o acorde de dó maior, com a 9ª fazendo o baixo. Logo, vc pode até inverter a posição das demais notas do acorde (desde que fisicamente posível), mas não a nota Ré (claro q vc pode repetir ela mais aguda, mas obrigatoriamente deverá figurar como a mais grave)

    Penta_Blues
    Moderador
    # out/06
    · votar


    Boa tarde!!!

    John Arch
    Cara, é o segundo post teu que leio hoje. Parabéns por ambos!
    Claros, precisos e concisos.
    Valeu!!!

    John Arch
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Penta_Blues
    Pow, obrigado kra. Maneiro da sua parte, e o seu post no outro tópico tava mto bom tmb.

    LeandroP
    Moderador
    # out/06
    · votar


    Na verdade existe um equívoco em C/D

    Este acorde C/D não é uma inversão, mas sim um acorde mal interpretado. O certo é Dsus4

    Na inversão, o que pode ir pro baixo é a 3a, a 5a ou a 7a.

    Penta_Blues
    Moderador
    # out/06
    · votar


    Boa tarde!!!

    LeandroPanucci
    Cara, eu sempre interpretei a cifra como o John Arch comentou.
    Pra mim, C/D é Dó Maior com a nota Ré no Baixo, o que seria diferente de um Dsus4 pois não permite inversão já que a cifra "engessa" o baixo.
    Valeu!!!

    LeandroP
    Moderador
    # out/06
    · votar


    Penta_Blues

    Pois é, eu sempre li cifras do tipo F/G, D/E... em todas elas, que tem a 2a no baixo é a mesma coisa que a "2a sus4".

    Tente na prática.

    Penta_Blues
    Moderador
    # out/06
    · votar


    LeandroPanucci
    Obrigado meu camarada!
    Agora, quando é que eu vou pagar aquelas brejas hein?! Daqui a pouco a dívida prescreve...rs
    Valeu!!!

    LeandroP
    Moderador
    # out/06
    · votar


    Penta_Blues

    Putz, já deve ter esquentado esta cerveja.

    Esqüenta não... quando a gente se esbarrar a gente racha a despesa de cerveja.

    John Arch
    Veterano
    # out/06 · Editado por: John Arch
    · votar


    LeandroPanucci
    Realmente o que vc falou é verdade.
    Mas eu acredito q o Peik não achou q C/D se tratasse de uma inversão. Questionou apenas a possibilidade de se fazer uma inversão desse acorde, o que como vc mesmo disse, à partir da definição teórica, "stricto sensu", seria impossível, pois a T, 3ª, 5ª ou 7ª deveriam figurar no baixo.

    Mas numa interpretação "lato sensu", considerando a inversão apenas como o ato de se inverter a ordem das notas, seria possível (ao menos em tese, não tenho um violão aki comigo no trabalho), ressalvada a nota que figurará no baixo, por ter sido limitada pela nomencaltura.

    E ao meu ver, é exatamente essa a diferença entre o acorde de 2ªsus4 e o acorde com a 2ª no baixo. Explico. No primeiro, vc não é obrigado a tocar a 2ª no baixo, enquanto que no acorde com a 2ª no baixo, obrigatoriamente a 2ª figurará no baixo. Não se trata de inversão.
    Agora, se na prática, vai acabar dando sempre na mesma, isso já são outros quinehntos...haahaahaha
    Valeu

    EDIT = complementando: à princípio, seria um equívoco o referido acorde, pois estaria se desvinculando a 2ª do resto do acorde, mas entendo ter sido uma criação com fim de dar uma limitação à disposição do acorde.

    LeandroP
    Moderador
    # out/06
    · votar


    John Arch

    Entendi. Mas no final da contas na prática, vai acabar dando sempre na mesma, isso já são outros quinehntos.

    E é isso mesmo que acontece. Eu tocava antes as músicas com a 2a no baixo e não entendia o porquê. Depois que eu conheci os acordes com 4a suspensa eu mudei minha visão.

    Acabou por escolher um exemplo de inversão intrigante, que acabou gerando este papo.

    De regra mesmo as inversões ocorrem com a 3a, a 5a ou a 7a no baixo.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a inversoes