Modos , + um topico pra coleção

    Autor Mensagem
    Pedro Rezende
    Veterano
    # jul/05


    Mas uma duvida sobre modos, eu andei lendo outros topicos mas nao consegui entender direito, pq do nada a parada comeca a complicar.

    A duvida principal eh a seguinte :
    Ex : o modo de C e Am sao o mesmo campo harmonico certo?
    Entao pq essa diferença de sonoridade, se as notas da escala sao as mesmas ?????

    Vlw aew galera, se vcs puderem tentem me explicar de modo simplificado, pq alem de eu nao sacar direito o assunto, eu sou uma verdadeira ANTA... rsrs,

    Flw, Grande abraço !

    maniac123
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    fio, pensa em acordes...
    sao eles q determinam o modo...

    gauchito
    Veterano
    # jul/05 · Editado por: gauchito
    · votar


    aki vc encontrara a resposta para a sua duvida!!!ateh + amigo...

    entre qui

    LeandroP
    Moderador
    # jul/05
    · votar


    Entao pq essa diferença de sonoridade, se as notas da escala sao as mesmas ?????

    As notas são as mesmas, mas as tônicas são diferentes.

    Logo de cara, se você analisar os intervalos, vai perceber que da primeira nota da escala até a terceira existe uma diferença de tons.

    C - D - E - F - G - A - B - C

    A - B - C - D - E - F - G - A


    Perceba que, na escala que começa pelo C, a distância entre a 1a e a 3a nota da escala é de 2 tons inteiros, enquanto que na escala que começa pela nota A, a distância entre a 1a e a 3a nota é de apenas 1,5 tons.

    Essa é a primeira diferença, se você observar todo o restante vai encontrar mais.

    Se você já estudou intervalos (tom e semitom), é neste assunto que você já pode começar a aplicar este conhecimento... terá muito trabalho pela frente.

    Pedro Rezende
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    maniac123
    Como assim pensar em acordes

    LeandroPanucci
    Vlw kra !
    Mas o que tah me encucando eh que conforme vc vai seguindo a escala ela vai sempre chegar no modo Ionian. Entaum o que eu devo fazer pra ter uma diferenca de som, uma tensao diferente na musica? Saca ?

    heathcliff
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Pedro Rezende

    Cara, no acorde I você usa o modo Jônio, sobre o II você usa o Dórico, e por aí vai. Acho que foi isso que ele quis dizer...

    LeandroP
    Moderador
    # jul/05
    · votar


    Pedro Rezende

    Faça como disse o maniac123, pense nos acordes.

    Você faz uma escala de Am pensando em C, ela vai soar C.

    Experimente aplicar sobre o acorde da escala, dando atenção nas notas do acorde dentro da escala.... as coisas ficarão mais claras.

    Veja este tópico:

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/72393/

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Modos , + um topico pra coleção