Fretless-Técnicas-Modelos

    Autor Mensagem
    Wario
    Veterano
    # jul/05


    opa!! saudacoes!!
    gostaria de saber se tocar baixo fretless exige alguma tecnica diferente, e saber q baixos de 5 cordas fretless na faixa de R$900 a R$1500 vcs recomendam
    grato pela atencao


    obs:sou novo no forum, e gostaria de pedir desculpas caso tenha postado algo q naum devia...huehue

    marcioazzarini
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Wario

    Bem vindo ao fórum!

    A técnica do fretless é um pouco diferente que a técnica utulizada nos baixos fretteds, principamente na mão esquerda. Exige muito mais sensibilidade e "ouvido" do músico. A utilização de slides e trêmulos é quase obrigatória tbm.

    Dá uma olhada na busca (ou no rodapé desta página mesmo, nos tópicos relacionados), que tem bastante informação sobre fretless neste fórum!

    Um abraço!

    Wario
    Veterano
    # jul/05 · Editado por: Wario
    · votar


    marcioazzarini
    valeu pela força ae cara!

    agora q ja li tudo ke postaram nesse forum sobre baixo fretless, soh fica uma pergunta mesmo:

    pelo q li ai nos outros topicos a galera prefere captacao ativa e cordas roundwood, entao quais modelos e marcas de baixo 5 cordas fretless vcs recomendam com essas especificações??

    *com um custo de ateh uns R$1500.......R$1800 qm sabe...

    Sérgio Melo
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Wario
    O fretless é o mais nobre dos baixos, exige um domínio e um estudo apurado. É usado basicamente pra pizzicato, embora muitos baixistas se aventurem em outras técnicas, como slap. Falando sobre captação, acho que os baixistas preferem os passivos, como bartollini, EMG-Hz, etc. Eu tenho um fretless de luthier, feito em Natal, marca de Oliveira. É só um captador EMG-Hz e um knob de volume, ponte e pestana de madeira, uma caixa semi-acústica e um braço extenso até perto da ponte, imitando o acústico. A tocabilidade é ótima e o som é perfeito. Se tiver interesse, olhe o site deles: www.deoliveirabass.com Tenho atabela com o preço dos baixos, se quiser lhe mando: sergiobassman@gmail.com

    Wario
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Sérgio Melo
    valeu pela dica! vo te manda o email

    olha hoje falei com um baxista numa loja de intrumentos e o cara me disse que tocar fretless exige uma tecnica de digitação diferente, ja q eh necessário pressionar emcima das linhas...alguem sabe exatamente do q se trata? seria algo semelhante à digitação do baixo acustico??
    aguardo respostas...

    grato pela atenção!

    Computer Phantom III
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Para aprender a tocar um Fretless eu treino num Fretted abafando a corda quase em cima dos trastes!

    Sérgio Melo
    O fretless é o mais nobre dos baixos, exige um domínio e um estudo apurado.

    Descordo, cada baixo tem a sua aplicação.

    Computer Phantom III
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Wario
    No Fretless seus dedos são os trastes.

    Sérgio Melo
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Wario
    O que ele quis dizer foi que pra se conseguir a afinação igual ados outros baixos, a nota deve ser tocada no local onde seria o traste. Diferente dos instrumentos com trastes(temperados), que pressionando no meio, na ponta, onde for, a nota permanece inalterada, no fretless trabalhamos com as comas. Nesse ponto de se conseguir a altura carta da nota, realmente é semelhante ao baixo acústico, o que muda entre ambos é a maneira de tocar.

    Sérgio Melo
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Computer Phantom III
    Cada instrumento tem sua aplicação, você está certo, mas reconheça, o fretless é diferente, como vc mesmo disse, os dedos do baixista são os trastes, acho que só aí já se exige mais atenção por parte do músico. Quanto a ser mais nobre, lhe digo porque: Os instrumentos musicais foram criados inicialmente buscando imitar os sons produzidos pela natureza: a voz humana, o canto dos pássaros, o trotar dos animais corredores, etc. A voz humana não emite notas precisas, consegue emitir comas; um baixo com trastes só emite notas precisas, então: Quem se aproxima mais do som real: o fretless ou o baixo com trastes?

    Wario
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    sem querer ser chato...mas sendo um poco huehe
    ninguem ainda me esclareceu se eh usada alguma tecnica de digitação diferente pelo fato de pressionarse em cima do traste...por exemplo usar akeles sistemas alemaes e talzz

    se algm tiver saco pra responder pro xato aki agradeço...huehueu

    Bico
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    ninguem ainda me esclareceu se eh usada alguma tecnica de digitação diferente pelo fato de pressionarse em cima do traste...por exemplo usar akeles sistemas alemaes e talzz

    Q sistemas alemães, cara?

    Wario
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Bico
    tem uns sistemas de digitaçao lah nos quias vc usa o indicador para uma casa, o medio e o anelar pra outra e o minimo para a terceira...porexemplo

    marcioazzarini
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Wario

    O sistema alemão é aplicado sobre o acústico, devido ao tamanho da escala ser maior. Pode ser aplicado no fretless tbm.

    A digitação no fretless é diferente com relação apenas ao posicionamento da ponta dos dedos, e como eu disse mais acima, o uso de trêmulos e slides ajudam o músico a chegar a uma afinação mais precisa (q é o grande segredo para tocar um baixo fretless).

    Computer Phantom III
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Sérgio Melo
    Sim, o Contrabaixo Fretless tem isso. Pode-se explorar novos conceitos de música, como música microtonal e tal. O ruim é que o som fica mas macio, meio que sem agessividade, por isto eu disse que nenhum deles deve ser desmerecido.

    Vlw

    dumestre
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Cara... a digitação alemã pode ser usada tb no baixo com trastes.


    A vantagem dela é que divide a tensão na mão inteira, fazendo com que lesões e cansaço não ocorram.

    Quanto ao baixo fretless ser diferente do trasteado é pq os instrumentos sem trastes se enquadram nos instrumentos não temperados.

    Ou seja, trabalha com mais divisões entre as notas que usamos na música ocidental.

    Entre um tom e outro nós, na música ocidental, dividimos em dois semitons.

    Mas essa distância é, na física, dividida em 9 comas.

    A música oriental costuma dividir em 4 e até 8 notas diferentes enquanto nós temos duas (semitom para semitom).


    Quando vc toca com fretless, tem que apurar a técnica para que não toque uma nota intermediária que não, por exemplo, um Mi e nem um Fá, pq está entre ambas.

    BrUnOsOtO
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    eu aprendi com meu ex profe de baixo, a posição na mão esquerda, não se usa o dedo anular.
    você pode tocar só com os dedos 1, 2 e 4
    por causa que se você fazer um 1 2 3 4 no começo do baixo, o a passagem do anular pro mínimo vai interferir com os outros dedos, assim prejudicando a sonoridade do "1 2 3 4"

    dibass
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    eu aprendi com meu ex profe de baixo, a posição na mão esquerda, não se usa o dedo anular.
    você pode tocar só com os dedos 1, 2 e 4
    por causa que se você fazer um 1 2 3 4 no começo do baixo, o a passagem do anular pro mínimo vai interferir com os outros dedos, assim prejudicando a sonoridade do "1 2 3 4"


    ...acho que esqueceram de me ensinar isso. Sei lá, uso todos os dedos. Variando-os conforme a posição das notas que serão tocadas

    ppaulo
    Veterano
    # nov/13
    · votar




    oque acham que vale mais a pena, comprar um baixo fretless ou um baixo normal e ir num luthier para ele fazer o braço do instrumento fretless?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Fretless-Técnicas-Modelos