putz problemas pra afina e trocar corda!!!

    Autor Mensagem
    lclucas
    Veterano
    # jun/05


    pf naum riam, eu tava afinando meu baxo, e qdo chego a um certo ponto a corda estoro, eheheh eu tava apertando em vez d solta q era oq eu qria... afinal pra troca a corda eh simplesmte eu coloca as corda nos lugar??? Preciso troca as 4 cordas???
    E pra afinar ql o melhor jeito, (naum sei c zoa mas eu tava usando um daqles afinadores eletronicos baratos, liguei o cabo no afinador e comecei, mas eu tinha q faze moh força pra afina pq qse naum aparecia o som q tava saindo)???

    powerguitar
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    po...troca uma de cada vez!!!
    e pra afina nao precisa sai som alto nao cara...se guia pelo pontero de afinador!!
    vlw...

    obs:respondi suas perguntas???hehe...

    Zeh Horn
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    tipo... te acustuma com o jeito q a corda fika, se ela fika pouco esticada, se ela fika um pouco frouxa, tu sente no dedo, ae a proxima vez q tu for troca tu sabe q num pode fikar nem mto esticada nem muito frouxa.

    Ngm
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    lclucas
    Não esquenta muito com isso não, que quando a gente é iniciamente faz umas besteiras dessa mesmo hehehe É normal.

    Como o powerguitar já disse, o ideal é trocar uma corda de cada vez, pra não desregular o braço. É só prestar atenção e seguir o afinador mesmo que não tem erro.

    lclucas
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    vlw... vccs ajudaram mto!!!

    lclucas
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    ops tnho mais uma pergunta, as cordas taum mto baixa encostando nos trastes, hmmm.. posso na boa coloca as cordas mais alto??? Como???

    Ngm
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    lclucas
    Você pode mexer na ponte pra fazer esse ajuste, mas seria melhor você levar num luthier bom. Se você levantar muito as cordas pode atrapalhar a tocabilidade, e talvez o problema seja regulagem no tensor também. Leva num luthier que é melhor.

    lclucas
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Certo vlw d novo

    Zeh Horn
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    eu levei num luthier e piorou a situação (tah certo q o luthier num era especializado em baixos/guitarras) ae eu fiz meu proprio ajuste, gostei. soh vai com calma sempre, sempre testando... lembrando de como fazer pra voltar como tava antes caso piore.

    lclucas
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    eh assim q eu achi q vo faze

    Ngm
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    lclucas
    Boa sorte ai!

    girl_bass
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    A opção que eu uso pra afinar as cordas é afinar por música.
    (é que eu ainda não tenho muita prática nisso.)
    Pega a música que vc mais gosta, pega ela direitinho e afina as cordas de acordo com o som que vc costuma usar nela.
    Não é a melhor opção, mas ajuda... :-)

    Ngm
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    girl_bass
    Desse jeito é legal porque você vai estar treinando o seu ouvido mais ainda, reconhecendo intervalos diferentes.

    Alaney
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Quando vc for mudar as cordas do baixo deve colocar todas as cordas primeiro e deixa-las frouxas e vc vai apertando a mesma intensidade para cada uma (para nao acontecer de vc afinar a 1ª com a 4ª frouxa) entendeu? vá apertando uma por uma na mesma intensidade para nao forçar determinada regiao do braço mais que outra...

    Outra dica boa para evitar estouros de cordas é vc apertar e depois folgar um pouco entendeu... aperte bastante e quando sentir que estar forçando demais vc dá uma folgada no sentido contrario e volta a apertar novamente...

    Espero que tenha entendido... pq nao sei se fui claro...

    Abraços

    Ngm
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Alaney
    Quando vc for mudar as cordas do baixo deve colocar todas as cordas primeiro e deixa-las frouxas e vc vai apertando a mesma intensidade para cada uma (para nao acontecer de vc afinar a 1ª com a 4ª frouxa)
    Você tá dizendo pra tirar todas as cordas, e depois colocar todas de uma só vez???

    Alaney
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Ngm

    Não, quis explicar que quando ele for apertar as cordas vá apertando uma por uma aos poucos, para nao acontecer de ele apertar a 4ª na afinacao do diapasao sem nem colocar a 1ª corda no baixo.. isso nao é bom... entendeu??

    Ngm
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Alaney
    apertar a 4ª na afinacao do diapasao sem nem colocar a 1ª corda no baixo
    Mas ai dá pra entender que se tirou todas as cordas do baixo, o que também não é bom...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a putz problemas pra afina e trocar corda!!!