Qual contrabaixo comprar? Consigo atingir esse timbre com pouca verba?

    Autor Mensagem
    Carioca Smart
    Veterano
    # set/10


    Pois é, quanto mais eu procuro informações na internet, mas confuso fico, mexe muito com a cabeça da gente


    Sou iniciante, to com a grana curta, só irei poder comprar um baixo de no máximo R$580,00


    Modelos que estou na dúvida:

    *Condor Bx-12
    *Tagima Tb540
    *Strinberg CLB-14A
    *Strinberg CLB-24A
    *Cruiser LB-80

    Bom e enquanto ao timbre que estava porcurando seria algo perto das músicas "This Is The Place - Red Hot Chili Peppers"; "Como Tudo Deve Ser - Charlie Brown Jr." e "Equalize - Pitty"

    Sei que vai ser difícil alcançar esse tipo de timbre, com um baixozinho barato, e um amplificador mais barato ainda

    Não precisa ser igual, mas pelo menos semelhante, ou seja, aquele timbre com médios e agudos, e bem brilhante

    E outro tópico, no orkut, me citei esses baixos acima, e no final da contas me recomendaram o Bx-12, porém, pelo um vídeo que eu vi no orkut, ele tem um som seco (que não é o meu caso), outro vídeo eu vi com um pouquinho mais de médio e agudo,


    Bom e claro que não depende só do baixo, e sim do amplificador e da equalização dos mesmos



    1 - Qual dos baixos acima, tem o timbre mais parecido com o tipo de musica que curto, qual vocês me recomendam?

    2 - Aproveitando e pondo tudo em um único tópico, qual amplificador vocês me recomendam (máximo 380 reais)

    *Voxstorm Top Bass 85
    *Warm Music Rb 108
    *NCA VT 30
    *Groovin B35
    *Moug 30scb

    Embora todos tenham 30 Watts de RMS, eu não tô nem ai pra potência, eu quero o que tenha o som mais limpo o possível

    Edson Caetano
    Veterano
    # set/10
    · votar


    O baixo Condor é pau pra toda obra, pelo preço não tem com o que se preocupar, pode comprar, os timbres pedidos por você com certeza tem algum pedalzinho por trás, equipamentos tops, etc... como voce mesmo já deve saber

    O tagima, lembre que é a segunda linha Memphis, particularmente eu não gosto dela

    O Strinberg 24a eu testei numa loja é a captação é horrivel, muito ruim mesmo, mas o instrumento é o mais bonito das opções, talvez em um upgrade futuro de captador

    Cruiser nunca toquei

    O negócio é ir com grana na mão, testar os instrumentos e bater o martelo, quem sabe não rola até um usado mais top

    Sobre os amplis

    30w é para estudo, dá para tocar sozinho com certeza, mas em banda esquece, missão impossível hehe

    A moug é uma linha de segunda da Meteoro, a qualidade é muito ruim, o equipamento aquece pra caramba, não recomendo, o meu tive que adaptar uma ventoinha, precário

    Já o Groovin, é interessante, já vi funcionando e gostei

    Não esqueça de comprar um bom cabo, encarei um santo angelo de 35,00 mango é uma beleza para o equipamento

    Para melhorar mais ainda o som, de uma procurada por equalizers de baixo usado, da para achar por uns 100 e poucos reais

    Boa sorte

    Mas como todos são amplis simples eu

    DotCom
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Carioca Smart
    Qual DOS timbres? Você citou um bocado de timbres diferentes.
    Pra terminar, nenhum desses baixos vai chegar em nenhum desses timbres.

    O melhor aí é o BX-12.

    SOBRE OS AMPLIS:

    Embora todos tenham 30 Watts de RMS, eu não tô nem ai pra potência, eu quero o que tenha o som mais limpo o possível
    Som limpo qualquer um vai ter, antes de saturar.

    Dentre esses daí, eu daria chance ao Voxstorm e ao Groovin.
    Mas minha opção está fora dessa lista: Meteoro FWB-20

    Carioca Smart
    Veterano
    # set/10
    · votar


    DotCom

    O timbre da "Equalize" e da "This Is The Place" são muito parecidos, se não posso dizer igual ao meu ver

    "Som limpo qualquer um vai ter, antes de saturar..."

    O que seria saturar??? sou iniciante e não entendo muito sobre amplificadores



    Edson Caetano

    O baixo Condor é pau pra toda obra, pelo preço não tem com o que se preocupar, pode comprar, os timbres pedidos por você com certeza tem algum pedalzinho por trás, equipamentos tops, etc... como voce mesmo já deve saber

    Que tipo de pedalzinhos??? Equalizer??

    DotCom
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Saturar = Distorcer.

    Sobre os timbres que você quer, mais uma vez repito, com esse valor que você quer gastar não dá pra chegar nele.
    Mas não encuca com isso não, o importante no começo é treinar e saber tocar bem. O instrumento você troca depois.

    Carioca Smart
    Veterano
    # set/10
    · votar


    DotCom

    Mas só saturaria se eu colocasse em volume muito elevado certo??? tocando + ou - na metade ainda sim ficaria com boa qualidade?

    DotCom
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Carioca Smart
    Estando dentro do limite do amplificador, sem problemas.
    Sim, só deve saturar com volume elevado.

    Carioca Smart
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Pow ajuda ai de novo


    Pô fui na loja, e testei o Bx12... o timbre não gostei,


    Então resolvi dá um jeito e arrumar mas 200 reais, por que lá tinha um Tagima B-4 (R$ 761); Tagima B-5 (R$ 851) e um SX que não gravei modelo (R$ +700 e la vai fumaça)

    Não cheguei a testar nenhum dos citados acima, não tava com o dinheiro na mão


    O que vocês me dizem a respeito do Tagima B-4?



    Outra coisa muito importante:

    Na loja em que pretendo comprar o troço "não tem" amplificador de baixo... ter, tem mas só uns Metero lá que custa no mínimo R$800 (sem condições, minha tia só vai gastar 400 reais no amp)


    Lá tem muita caixa amplifcada muiti-uso e numa loja a frente (não de instrumentos, só equipamentos de som) também não tem, lá tem muita caixa acústica nessa faixa de preço, será que fica legal?

    DotCom
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Então resolvi dá um jeito e arrumar mas 200 reais, por que lá tinha um Tagima B-4 (R$ 761); Tagima B-5 (R$ 851) e um SX que não gravei modelo (R$ +700 e la vai fumaça)

    Não cheguei a testar nenhum dos citados acima, não tava com o dinheiro na mão

    O que vocês me dizem a respeito do Tagima B-4?

    Hoje em dia só é vendida a série "Special", e o preço tá condizente com esse modelo.

    Enfim, não gostei do som desse modelo. A única coisa que gostei foi do peso (físico), bem levinho.

    O SX é muito melhor. Como aqui no brasil só vende um modelo de SX, já sei qual é que você tá falando.

    Lá tem muita caixa amplifcada muiti-uso e numa loja a frente (não de instrumentos, só equipamentos de som) também não tem, lá tem muita caixa acústica nessa faixa de preço, será que fica legal?
    Você vai plugar, vai sair som e você vai poder tocar. Mas um amplificador próprio para o contrabaixo vai soar melhor.
    Não pode pedir pela internet não? Vai sair mais barato.
    Não vai ter como você testar, mas garanto que qualquer amplificador de contrabaixo vai soar melhor que uma caixa multiuso.

    Sobre o amplificador, eu sempre recomendo o meteoro demolidor 20w pra estudo, pois é o que mais gostei desses baratinhos.

    emipe
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Meu Yamaha RBX-460. Se ainda fosse comercializado, seria vendido por uns R$1200,00. Mas como é um instrumento usado, está dentro da sua faixa de preço e com um nível de acabamento, sonoridade e tocabilidade melhor q os modelos citados anteriormente.
    NMHO, claro. ;)
    Eu também esqueceria a aquisição do amp por enquanto. Dá p/ treinar com o baixo desligado enquanto vc junta uma grana p/ um amp decente. Fiz isso boa parte da minha vida.
    Abs,
    MP

    Carioca Smart
    Veterano
    # out/10
    · votar


    emipe

    "Eu também esqueceria a aquisição do amp por enquanto. Dá p/ treinar com o baixo desligado"


    Mas o som não seria inaudível?



    DotCom
    "Você vai plugar, vai sair som e você vai poder tocar. Mas um amplificador próprio para o contrabaixo vai soar melhor."

    E como ficaria com caixa acústica? afinal de contas, alguem pode me explicar em detalhes o que é uma caixa acústica e como a mesma funciona

    P.S: vou comprar o Baixo nessa semana!

    DotCom
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Carioca Smart
    E como ficaria com caixa acústica? afinal de contas, alguem pode me explicar em detalhes o que é uma caixa acústica e como a mesma funciona
    O que você chama de "caixa acústica", se chama "amplificador multiuso".

    Caixa acústica é só uma caixa com falante, sem amplificador. Ou seja, é uma caixa que, sozinha, não faz som algum.

    Sobre como é o som do contrabaixo plugado num ampli multiuso? Enfim, é complicado falar sobre as diferenças, uma vez que a sonoridade muda muito mesmo entre os amplis de contrabaixo.

    MAS vou passar algumas impressões que tenho:
    - As caixas multiuso têm menos pressão sonora que os amplis específicos de contrabaixo. Talvez pelo projeto da própria caixa (que influencia no timbre), pelo tipo de falante (que talvez não enfatize tanto os graves), e talvez ainda pelo projeto do pré, que no caso do amplificador do instrumento, vai cortar os excessos e enfatizar frequências de interesse;

    Como resultado, amplis específicos para o instrumento geralmente são mais encorpados nos graves, os agudos são mais comportados... Fica mais fácil (ou até POSSIBILITA) encontrar um bom timbre.

    DotCom
    Veterano
    # out/10
    · votar


    "Eu também esqueceria a aquisição do amp por enquanto. Dá p/ treinar com o baixo desligado"

    Mas o som não seria inaudível?

    Tocar com o instrumento desplugado é meio ruim, fica baixinho demais, e a depender da regulagem que você use, fica quase impossível. Ou seja, desestimula o estudo mesmo. Só se o cara for beem viciado pra tocar assim (de vez em quando eu toco assim... preguiça de ligar os cabos).

    MAS, você pode ligar o baixo no PC e usar fone de ouvido. OU AINDA, comprar um Powerclick ( http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-153949023-powerclick-f10-monito r-individual-mono-input-e-output-p10-_JM ) e um fone.
    Funciona bem também, é mais portátil que um ampli e mais barato. Ainda tem a vantagem de não incomodar ninguém.

    Desvantagens: Normalmente um ampli timbra melhor, e só você se ouve. Não dá pra tocar com a galerinha...

    Carioca Smart
    Veterano
    # out/10
    · votar


    DotCom

    "Caixa acústica é só uma caixa com falante, sem amplificador. Ou seja, é uma caixa que, sozinha, não faz som algum."

    Como assim, não faz som algum? não tem uma input P10 nela não?

    Se não sai som, como fazer sair?

    TerraSkilll
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Carioca Smart
    Como assim, não faz som algum? não tem uma input P10 nela não?

    Se não sai som, como fazer sair?

    O que acredito que o DotCom quis dizer é que uma caixa acústica (que não seja ativa), sozinha (conectada diretamente no instrumento) não produz som audível. Você precisaria de um cabeçote para amplificar o sinal do instrumento antes de enviá-lo para a caixa.

    Obs: as fotos são só pra exemplificar.

    Abraço.

    DotCom
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Como assim, não faz som algum? não tem uma input P10 nela não?
    O TerraSkilll explicou perfeitamente.
    As caixas acústicas têm uma entrada P10, mas ela é pra ser ligada à saída de amplificadores...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Qual contrabaixo comprar? Consigo atingir esse timbre com pouca verba?