Custo-benefício em compressor prá baixo

    Autor Mensagem
    Centauro
    Veterano
    # mai/05


    Verifiquei vários tópicos sobre compressores, mas não vi o que me interessa no momento, baixo custo e boa compressão c/ pouco chiado.
    Tenho uma dúvidas básicas:
    A princípio qualquer pedal de compressão de guitarra serve prá baixo?
    Danelectro, onerr e oliver dão conta do recado?
    Quando vocês falam dos chiados é porque abusam do sustainer ou tem chiado de qualquer jeito?
    O compressor vai me ajudar a eliminar distorções em gravações além de deixar o som uniforme?
    Pesquisei mas não li uma resposta objetiva que me respondesse tudo isso, obrigado pela força pessoal.

    Centauro
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Ahhh...esqueci de perguntar...o compressor que vem em pedaleiras de baixo são satisfatórias, isto é, dá prá regular medianamente? Consigo fazer pelo menos uns quatro níveis de compressão e sustainer diferentes em patches?

    BTNS
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Use a busca. Há algumas dicas legais do Bertola sobre compressor para baixo.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Centauro
    O problema do chiado em compressores (e também em outros pedais é crônico) e acontece não só pela natureza do efeito, como também pelo uso de fontes ruins (não balanceadas) e descuido no controle de qualidade dos componenetes, claro que, se vc colocar o efeito com tudo "no talo", o chiado acompanhará essa tendência, principalmente se tiver uma fonte ruim. Minha "dica" (e é apenas isso mesmo) é vc testar com uma fonte e uma bateria os compressores que vc espera comprar (inclusive o novo produzido e vendido pela Gang Music e cuja avaliação foi muito bem feita por um participante aqui do fórum) e ver qual deles lhe agrada mais.
    O compressor não elimina distorções, antes as comprime. para evitar distorções vc deve, além de usar o compressor (ou não) ter um bom técnico de estúdio e de gravação que regule sabiamente os níveis de entrada na mesa, bem como vc mesmo em sua execução.
    Eu pessoalmente prefiro pedais específicos para contrabaixo (uso o excelente Bossd LMB-3 limiter/enchancer), mas os para guitarra podem ser usados sim (como sempre seus ouvidos serão o juiz).
    Não gosto de compressores de pedaleiras pois eles tem, na maioría das vezes, níveis fixos de compressão, além do mais, certos efeitos realçam os chiados o que aumenta a já grande dificuldade de programação.
    Abç

    Gabriel Simões
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Em teoria os compressores de guitarra podem ser utilizados para contrabaixo ja que os mesmos não trabalham no dominio da frequencia .. e sim amplitude .... ok ?
    Mas como o mauricio disse sabiamente .. seus ouvidos serão sempre os juizes ...

    Quanto a compressores de pedaleira ... depende da qualidade da pedaleira ...

    Agora , cuidado porque existem diferentes tipos de compressor ... brick, etc ....
    Alguns deles tem attack nao controlaveis diretamente como o mxr dynacomp, e podem nao antender as suas necessidades ...

    Centauro
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    OK pesoal, valeu as dicas, realmente não é muito fácil ter um bom som som no ensaio e ao mesmo tempo ter os níveis de gravação todos equalizados...mas acabou de pintar uma dúvida... OS COMPRESSORES MUDAM O TIMBRE DO BAIXO ??? não gostaria que mudasse. Outra coisa, SE EU CONSEGUIR UMA PEGADA UNIFORME CONSIGO GRAVAR SEM TRECHOS DE DISTORÇÃO INDESEJADA SEM USAR COMPRESSOR OU LIMITER??? (com slap não dá né?!) o que seria uma fonte balanceada?? (uso da onerr) obrigado amigos.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Centauro
    Só mudam o timbre do baixo se não forem "True by-pass".
    Cara, o ideal é vc gravar sem nada e colocar a compressão depóis.
    Abç

    Gabriel Simões
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Opa .. a questão do true bypass é alterar o sinal quando o equipamento esta desligado .... quando esta ligado o true bypass não irá fazer diferença, e o circuito provavelmente vai efetuar alguma alteração ..... porém se o seu "timbre" vai mudar, so os seus ouvidos vão dizer ...
    Cara ... pra que você quer um compressor ????
    Corrigir dinâmica ????? estude e não vai precisar dele ..... porém certas pessoas usam o compressor pra dar uma pegada mais "tight" quando fazem slap ou usam uma pegada mais forte ..... é de cada um ....
    O giffone mesmo não usa ... diz que acha artificial , então pra ele muda o timbre ....
    Ai agora é com você e os seus ouvidos .. e também o bolso hehehe
    Abraço
    Gabriel

    Centauro
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Gabriel Simões
    Essas dicas estão sendo preciosas...eu gosto do som do baixo puro mesmo, a única coisa que acho bonito pro baixo é um bom chorus (de vez em quando) que nem tenho idéia de qual seria legal. Então o compressor seria também prá corrigir dinâmica, pois noto diferença de altura do som quando estou tocando nas cordas mais graves nas primeiras casas e passo para as cordas menos graves (ré e sol) "4 cordas" por volta da 12° casa, até aí prefiro estudar mais prá aumentar a sensibilidade da pegada, até percebi que em volumes mais altos é mais fácil ajustar a dinâmica prá tocar de forma uniforme, mas prá slaps eu não vejo outra saída, pois o som fica muuuiito mais alto (se é que eu sei fazer slaps). Se prá gravação não tem uma influência direta, então seria prá slaps mesmo...ou será que dá prá tocar alguns slaps soltos pela música sem alterar a dinâmica???

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Gabriel Simões
    Tem razão Gabriel Simões. Mas se o pedal não é "true by-pass" haverá uma diferença de timbre e volume quando o mesmo estiver ligado, principalmente se ele não tiver "buffer" (como alguns Boss). Eu mesmo tenho um DOD Phaser que dá essa variação.
    Uma vez, conversando com o Arthur Maia (temos amigos comuns), ele me "censurou" (digamos assim) por usar compressor (no meu caso um LMB-3), ele disse: " ... vc tem que aprender a usar seus dedos, bixo..."
    Ele tem toda razão (mas como sou um baixista incompetente...)
    Abç

    Centauro
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Entendi o recado...sendo assim, um mísero "tocador de baixo" sem grandes pretensões que usa equipamentos de segunda linha como eu, talvez nem sinta grande diferença entre um compressor e outro, mas pela comparação tenho ainda mais certeza que vou precisar sim. obrigado.

    Gabriel Simões
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Cara .... eu nao acho que o uso do compressor venha só pra ajustar o volume dos ataques dos dedos ....

    Como exemplo, os guitarristas usam o compressor por diversos outros motivos ... incluindo ataque, etc bla bla bla ...

    Acho que existe uma questão timbristica ai ....
    mais é do gosto .... eu pessoalmente gosto muito do resultado do slap
    menos nos warwick, que já tme um som com timbre "comprimido" pelo wenge ...

    Gilberto Ribeiro
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    1) Verifiquei vários tópicos sobre compressores, mas não vi o que me interessa no momento, baixo custo e boa compressão c/ pouco chiado.
    Tenho uma dúvidas básicas:
    2) A princípio qualquer pedal de compressão de guitarra serve prá baixo? Danelectro, onerr e oliver dão conta do recado?
    3) Quando vocês falam dos chiados é porque abusam do sustainer ou tem chiado de qualquer jeito?
    4) O compressor vai me ajudar a eliminar distorções em gravações além de deixar o som uniforme?
    Pesquisei mas não li uma resposta objetiva que me respondesse tudo isso, obrigado pela força pessoal.


    Olá, Centauro.

    Não sou um conhecedor a fundo, mas vou tentar do meu jeito ajudar vc.

    Pergunta 1) Se vc é exigente como parece, não vai encontrar "solução" de "baixo custo e boa compressão c/ pouco chiado". Nem mesmo entre os compressores digitais (plugins) dos softwares mais respeitados para áudio profissional vc terá consenso: preferências sim, unanimidade não.

    Pergunta 2) Creio que não: vc eventualmente pode - e vai cair na mesma questão acima citada, usando qualquer um deles.

    Pergunta 3) Analisando as dúvidas em suas perguntas, diria para vc bater um papo e experimentar (testar mesmo) compressores ANTES de usar um seriamente; acredito que voce precisa primeiro entender o CONCEITO, PARA QUE serve e QUANDO pode ser necessário usar. Se não fizer isto vc vai cair sempre nos mesmos "buracos" e perguntas por causa do uso inadequado dele.

    Pergunta 4) Só é possível eliminar uma distorção gravada de uma forma: REGRAVANDO. Quanto ao "deixar o som uniforme", trata-se de "deformá-lo". Como o nome diz, ele comprime.

    Vou fazer uma comparação "vagaba" e meio engraçada.

    Imagine-se em um daqueles novos micro-ônibus do Rio de Janeiro, SOZINHO, e que voce é um gordão de 130 quilos (entenda os 130 Kg pelo "peso no som do teu baixão"). Apesar do corredor estreito, voce vai passar tranquilamente por ele pois o ônibus está vazio.

    Imagine agora a mesma cena. Voce "engomadinho", roupa bem passada, sapato engraxado e usando uma camisa de linho, subindo (no dia seguinte) no MESMO coletivo, mesmo corredor e LOTADO de passageiros. Voce vai passar, com certeza, mas espremido. Estará com o sapato pisado, fivela do cinto virada, camisa toda amarrotada, talvez com botões da camisa arrebentados, meio descabelado, cotovelado, cansado, dolorido e por aí vai. É mais ou menos assim que o compressor age (risos).

    Quando voce toca usando um compressor (e exagera), vc acaba fazendo uma coisa e ouvindo outra. Não importa se seu toque/pegada é irregular, pois ele nivela tudo (por baixo), "empurrando" o toque fraco (expansão) e "segurando" o toque forte (compressão). Quanto maior a ação, menos graves e agudos voce terá, pois estas frequências estarão nas pontas (espremidas) e o sustain (quando acentuado) empurrará o "miolo" valorizando um som deformado, espremido alterando a curva reequalizando o sinal, tendo os médios acentuados à frente.

    Para completar a salada "triturada", o "bendito aparelhinho" quando seu sustain e volume são exigidos, chama e "empurra" no meio do bolo, aquelas frequências indesejáveis e escondidas. Se o compressor tem ruído ele virá para frente; se a captação tiver ruído, a mesma coisa; se os potenciômetros estão bichados, idem; se a fonte (como Bertola muito bem colocou) for ruim, a mesma coisa; se o cabo estiver ruim ou for mal blindado, vc terá a mesma coisa, e por aí vai.

    Uma opinião pessoal:
    1. Não existe um instrumento "ideal" nem compressor "ideal".
    2. O IDEAL é que teu instrumento timbre BEM para qualquer tipo de música.
    3. Da mesma forma, é importante que voce SAIBA TIRAR som dele. Não adianta ter um baixo Danelectro, por exemplo (podia citar qualquer outro baixão) e não ter PEGADA.
    4. A maioria dos bons baixistas que tem aquele baita feeling nas pontas dos dedos e personalidade na pegada, normalmente prefere um equalizador na ponta ao invés do compressor.
    5. Postei (não me lembro qual foi o tópico) e repito: Grave LIMPO. Há periféricos que acentuam teu sou, outros que processam alterando, modificando a alma dele! São coisas distintas. O compressor ALTERA/TRANSFORMA. Portanto, se precisar, use-o! Mas o faça DEPOIS de gravado teu canal; faça-o na mixagem.

    Abraços.

    Gabriel Simões
    Veterano
    # mai/05 · Editado por: Gabriel Simões
    · votar


    Gilberto Ribeiro

    A sua explicação ta bem legal, porém SE EU NÃO ME ENGANO o compressor age no dominio da amplitude e não da frequência ... sendo o volume (amplitude) o maior afetado .... o que sera comprimido ou expandido .. e não a frequência .... poré isso é se não me engano...

    por isso no mercado muitos e muitos baixistas usam compressores feitos pra guitarra em teoria ...os plugins de compressão são utilizados pra todos os instrumentos .... inclusive masterização final .... porque a compressão não é aplicada pelas frequencias e sim pela amplitude ...

    por favor , se eu estiver errado me corrijam ... vou inclusive pesquisar agora sobre isso ...

    acredito que com a deformidade da onda as frequencias sofram alguma alteração, mas essa não é a ação principal do compressor.

    A compressor works by measuring the average amplitude of the input signal and using the information from that measurement to control the gain of an amplifier. If the measurement comes out above an adjustable threshold, the gain is reduced, if the measured input amplitude is below the threshold, the gain is increased. The amount of effect is usually adjustable and is expressed as a ratio of input dynamic range to output dynamic range, such as 2 to 1 or 3 to 1.

    [url=http://arts.ucsc.edu/ems/music/equipment/signal_processors/proces sors_intro/processors.html
    ]http://arts.ucsc.edu/ems/music/equipment/signal_processors/processors _ intro/processors.html
    [/url]

    Espero que a explicação tenha ficado legal ...
    Gabriel

    Gilberto Ribeiro
    Veterano
    # mai/05 · Editado por: Gilberto Ribeiro
    · votar


    A sua explicação ta bem legal, porém SE EU NÃO ME ENGANO o compressor age no dominio da amplitude e não da frequência ... sendo o volume (amplitude) o maior afetado .... o que sera comprimido ou expandido .. e não a frequência .... poré isso é se não me engano...

    Ok, ok. Teoria.

    Vamos à prática. A questão que postei não foi sobre o conceito e sim sobre o resultado. Não sou técnico! apenas um usuário igual a voce.

    Experimente comprimir o som do teu baixo e dar um bypass em seguida. Depois diga-me se teu instrumento perdeu ou não harmônicos graves e frequências mais altas.

    Quanto maior a ação do compressor, mais voce perceberá a alteração no padrão do equilíbrio entre as frequências.

    Gabriel Simões
    Veterano
    # mai/05 · Editado por: Gabriel Simões
    · votar


    Sim ... como eu disse a compressão vai alterar a onda e a alteração poderá ou não afetar as frequencias das senoides, somadas pra gerar a onda ...
    porém a ação do compressor é comprimir a onda na amplitude, não ???
    Acho legal explicar o funcionamento real do efeito .... já que alterações secundárias no sinal é um resultado do uso de quase todos os efeitos do mercado ...

    O chorus por exemplo .... é notável a perda dos graves .... por isso se utiliza um pequeno circuito de hi pass pro chorus e a soma original novamente no final .... minimizando a perda dos graves ....

    A nova amplitude das senoides deverá alterar os resultados da amplitude das frequencias geradas pela repeticao das mesmas ...

    Essa é a minha opinião pessoal .... acho que o ouvido de cada um é o melhor parâmetro .... e se você assimila o efeito assim , bacana .... acho bem interessante como cada um consegue perceber as diferenças ... vou tentar analisar dessa forma =)

    Gilberto Ribeiro
    Veterano
    # mai/05 · Editado por: Gilberto Ribeiro
    · votar


    Entendi voce, Gabriel.

    Só discordo quando vc diz "...já que alterações secundárias no sinal é um resultado do uso de quase todos os efeitos do mercado ... ". Dá a falsa impressão de que a alteração gerada pelos pedais e racks é sempre semelhante, independente do efeito.

    O chorus - para usar o mesmo exemplo, não tem graves por causa do que acredito ser cancelamento de fase gerada pelo atraso da onda gêmea. Cada caso é um caso.

    Voltando ao compressor, não tenho gabarito pra explicar tecnicamente o que acontece. Apenas descrevi o resultado do uso, variando de acordo com a intensidade da compressão e do sustain exigido pelo músico.

    Abraços!

    Gabriel Simões
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Claro =)

    Acho que meu portugues não ficou claro ... so quis dizer que os efeitos normalmente alteram o sinal de maneira diferente além do objetivo .. por isso citei o chorus ....
    espero que tenha entendido ...
    Abraço :D

    Gilberto Ribeiro
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Acho que meu portugues não ficou claro ... so quis dizer que os efeitos normalmente alteram o sinal de maneira diferente além do objetivo .. por isso citei o chorus ....
    espero que tenha entendido ...
    Abraço :D


    God bless you! ; )

    Centauro
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Gabriel Simões
    Gilberto Ribeiro
    Show de bola amigos, acho que consegui assimilar bastante coisa, agora gostaria de perguntar prá vocês como e quando você usam compressor e com qual finalidade, já cheguei a tocar guitarra e sinceramente não vi vantagem de compressor, pelo contrário, achei que perdeu a sensibilidade do som diminuindo o feeling, agora pro baixo tô sentindo falta de um pela alternância de volume principalmente no uso de slaps (que devo esclarecer que ainda tenho muito prá desenvolver nesse quesito) até consigo o som que quero mas não consigo controlar o volume que fica bem mais alto. (uso um Shelter SJB75 original) Valeu e agradeço a participação de vocês, abraço.

    Gabriel Simões
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Existem diversas utilidades...
    Nivelar a dinamica ...
    Usar buscando um maior attack e sustain ...

    Você pode estar tendo uma dificuldade normal que é nivelar o volume em diferentes cordas .... isso varia muito entre instrumentos e ai cabe a você, seus dedos e seus ouvidos resolverem isso ....

    O uso do compressor nivelando a sua dinâmica pode ajudar ... mas vai ser muito bom que você aprenda a contornar o problema sem ele ....
    Procure ir a uma loja com o seu baixo e peça pra testar algum compressor simples .... peça ajuda do vendedor .... ou tente conseguir algum emprestado ....

    Infelizmente pela internet é dificil explicar ou demonstrar as coisas .. espero que isso possa te ajudar .... ok ?

    Gabriel

    Centauro
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Gabriel Simões
    Certo amigo, quando puder vou fazer isto e muito obrigado pelas ótimas dicas. Abraço.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Gilberto Ribeiro
    Gabriel Simões
    As explicações de vcs foram ótimas. Eu mesmo uso apenas para nivelar a dinâmica (não sou um bom baixista!), e também percebo uma certa "perda" de articulação quando da compressão, mas como uso um som bem grave, creio que há uma compensação.
    Abç

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Custo-benefício em compressor prá baixo