iniciante fabricar pedal

Autor Mensagem
Lauro Lemos Bisneto
Veterano
# mai/05


amigos, eu não sabia nada sobre fabricação de pedais, depois de ler muitas coisas eu resolvi ariscar a montar um, eu vi um projeto para iniciante, ele é bem simples, http://www.mkazan.cjb.net/ , deem uma olhada, mas eu tenho algumas duvidos:

1 - Como se usa uma solda?
2 - qual solda comprar?
3 - os fios devem ser soldados na placa?
4 - deve-se furar onde os fios serão soldados?
5 - e eu também não entendi esse monte de fios, e porque esse monte de cor diferente, alguem pode me explicar o que significa esse monte de fio?
6 - no desenho tem um lugar que esta escrito entrada, que entrada é essa, e como devo ligar o circuito a ela.

sei que tem algumas perguntas meio idiotas, mais sou iniciante, e qualquer ajuda é bem vinda, valew amigos baixistas.

Lauro Lemos Bisneto
Veterano
# mai/05
· votar


foi mal, foi direto pro site, entrem em projetos, depois em distorções e depois no MKZ Baby Distortion.

Lauro Lemos Bisneto
Veterano
# mai/05
· votar


esqueci de acrescentar, qual tipo de fios eu devo usar?, como comprar eles?

rodrigo_bass
Veterano
# mai/05
· votar


Cara não consegui visualizar o site mas vamos lá.

1 - Solda é um negocio bem simples. Você precisa de um ferro de solda e um "arraminho" que se chama estanho. Você liga o ferro de solda e a ponta dele fica bem quente, depois você põe a ponte dele no estanho, ele vai dereter. Daí você coloca ele estanho mole aonde você quer solda. Esse não é o procedimento correto, mas da pra fazer assim tranquilo, a forma correta é um pouco mais complicada.

2 - Você deve comprar um ferro de solda compatível com sua rede elétrica (110V ou 220V), de preferencia um que tenha a ponta fina, pra que você consiga soldar com mais precisão.

3 - Eu não vi o esquema do pedal, se é com placa de circuito impresso ou Wire Wrap, mas provavelmente você precisará solda alguns fios na placa.

4 - Alguns componentes tem o terminal(perna do componente) que será preciso furar a placa para encaixar e soldar. Você pode soldar os fios nos terminais ou furar a placa. Não consegui ver o esquema elétrico do pedal, por isso a resposta pode variar.

5 - As cores dos fios servem para que você não se perca, porque quando começar a soldar você se confunde. Então tanto faz usar fios vermelho, amarelo, rosa etc... O padrão é vermelho ligado no GCC(fonte de energia) e preto no terra. Como eu já disse isso é apenas para facilitar o trabalho.

6 - Como já disse não vi essa "entrada". Pode ser o jack, onde voçê vai soldar dois fios. é bem facinho você vai ver. O jack tem dois terminais, basta soldar os fios correspondentes neles.

Cara tentar achar o link certo que fiquei curioso tb!

Falow

Lauro Lemos Bisneto
Veterano
# mai/05
· votar


http://www33.brinkster.com/mkzstompbox/projetos.asp?escolha=mkzbabydis tortion
ai bicho acho que agora vai entrar tenta ai

Guto EADG
Veterano
# mai/05
· votar


Lauro Lemos Bisneto
suas duvidas jah foram esclarecidas pelo rodrigo_bass. mas conselho de quem faz engenharia elet.: compre uma protoboard e faça o circuito nela antes de desenhar, corroer e furar a placa.

Guto EADG
Veterano
# mai/05
· votar


e outra: nao espere um bom retorno dum circuito desses.

Lauro Lemos Bisneto
Veterano
# mai/05
· votar


bicho, to pensando em fazer o purble peaker, mas onde que encaixa os SPST switch?

Lauro Lemos Bisneto
Veterano
# mai/05
· votar


tipo agora que as duvidas foram esclarecidas, to pensando em fazer coisa melhor, alguem tem alguma opinião de qual projeto eu possa fazer, que não seja muito dificil é claro.

Lauro Lemos Bisneto
Veterano
# mai/05
· votar


o que é protoboard?

Lauro Lemos Bisneto
Veterano
# mai/05
· votar


gente, eu sei que ja estou sendo meio chato, mas realmente tenho duvidas, eu dei uma olhada no tonepad, e vi varios modelos, vou usar este daqui de exemplo http://www.tonepad.com/getFileInfo.asp?id=91 , ta eu sei montar o circuito da placa todo, mais ai depois o que tenho que fazer?, como foso o resto do pedal, onde ficam os jacks?, eu localizei a entrada e a saida na placa, o que fasso?

Gui
Veterano
# mai/05
· votar


www.tonepad.com

Gabriel Simões
Veterano
# mai/05
· votar


O site tonepad tem muitos circuitos simples ... e é assim que as pessoas começam ... porém no seu primeiro projeto não espere fazer algo com qualidade comparável a um pedal fabricado com precisão industrial, isso é dificil de acontecer .. além dos erros , problemas de solda .... queima de componentes, entre outros ... por isso te aconselho a seguir pedais bem simples como compressores ....

Também deverá procurar na internet alguns tutoriais pra aprender a ler esquemáticos e não fazer nenhuma besteira ... esquemas também pra aprender a fazer a sua própria placa .... e como descartar os materiais como ácido, utilizados no processo.

Uma protoboard é uma placa utilizada para testar protótipos..... funciona através de encaixes e serve pra você testar o seu "esquema elétrico" antes de coloca-lo numa placa .... muito bom quando você pretende fazer alterações até chegar num determinado timbre ....

Os jacks serão a entrada e saída .... como você esta tendo problemas pra visualizar ... te aconselho a procurar no google sites que possuam tutoriais pra iniciantes .... ja li alguns muito bons por ai .... eles mostram tudo .. como ligar o jack ... como ligar uma chave 3pdt blue ... leds ... bateria ..... jack do eliminador .... essas coisas ....

Se esta querendo fazer isso como hobby, parabéns !!! tow comprando meu kit e logo logo eu começo ....
agora se ta pensando em fazer isso de forma comercial .... ou acreditando que os seus pedais serão ( no geral, incluindo caixa, etc ... ) melhores que os de fábrica .... isso vai levar tempo ... e demanda dinheiro ok ???
Grande abraço

Gabriel

rodrigo_bass
Veterano
# mai/05
· votar


Cara fiquei curioso, acho que vou montar um pedalzinho desse pra ver o que da. Tenho protoboard aqui e componente pra kct. Vou procurar um pedal compreesor, será que acho?

Lauro Lemos Bisneto

É isso ai cara, tenta montar o pedal, mas não espere muito dele. Tente encarar isso mais como diversão do que como algo que será muito util.
Se tiver mais dúvidas posta ai, a gente pode tentar ajudar.

Lauro Lemos Bisneto
Veterano
# mai/05
· votar


bicho no proprio tonepad tem acho que dois modelos de compresor pra iniciante, os resto eu não olhei, da uma olhada la, o problema e que os layout estão ao contrario para transfer.

Lauro Lemos Bisneto
Veterano
# mai/05
· votar


Gabriel Simões
acho que você não me entendeu, eu sei fazer a placa, o proplema é ligar a entrada, a saida, a bateria e tudo mais, entendeu?

rodrigo_bass
Veterano
# mai/05
· votar


Cara o diagrama mostra facilemente como ligar a entrada, saida e a bateria. Na entrada e saída você vai ligar os Jacks. Quando tem uma setinha pra baixo você tem que ligar no terra do jack e quando tem a saída para algum componente ou para VCC você liga no positivo. É dificil explicar escrevendo mas é um processo simples. Quanto a placa está invertida é normal, porque você solda os componentes na parte de cima da placa, não onde estão as trilhas sacou?

Lauro Lemos Bisneto
Veterano
# mai/05
· votar


acho que entendi, mas em pedais como no tonepad eles não mostram isto no layout, ou mostram?

Gabriel Simões
Veterano
# mai/05
· votar


Cara, isso nao deveria ser problema ....
o fio da entrada vai ficar ligado no jack de entrada , o da saida no jack da saida ... o positivo da bateria vc liga no vermelho do clip, e o preto do clip você liga no terra ... so isso ...

Lauro Lemos Bisneto
Veterano
# mai/05
· votar


pow acho que entendi cara, valew mesmo pelas dicas, agora so falta eu aranja um dinheiro para comprar os materiais e fazer tudo, abraços galera do baixo.

Lauro Lemos Bisneto
Veterano
# mai/05
· votar


vi la no ml http://www.mercadolivre.com.br/jm/item?site=MLB&id=29017131 será que vale a pena, aqui perto de casa ta 14´90 um 30w, e na outra loja que vi ta 25, e ai o que voces acham?

rodrigo_bass
Veterano
# mai/05
· votar


Bom esse ferro de solda não é lá essas coisas mas pra isso que você quer dá certo.

Lauro Lemos Bisneto
Veterano
# mai/05
· votar


a minha duvida é a seguinte, ele vai sevir pra o que eu quero? ele vai durar?, da pra mim fazer um pedal sem o botão dpdt?

Gabriel Simões
Veterano
# mai/05
· votar


da pra fazer pedal sem botão dpdt, porém ele não será true bypass ....
mas se você analisar, a imensa maioria dos pedais no mercado não são true bypass ....

Lauro Lemos Bisneto
Veterano
# mai/05
· votar


tipo esse pedal http://www.tonepad.com/getFile.asp?id=11 pode ser usado em baixo eletrico?

Lauro Lemos Bisneto
Veterano
# mai/05
· votar


tipo os resistores que eu preciso para fazer ele são 1/8?

Lauro Lemos Bisneto
Veterano
# mai/05
· votar


o que significa 10 lin. e 10 log.???

Gabriel Simões
Veterano
# mai/05
· votar


Lin é linear, e log é logaritmico ..... potenciometros né ? hehehehe

Lauro Lemos Bisneto
Veterano
# mai/05
· votar


é, mas como que eu disdinguo qual é qual?, um é e o outro b mas qual é o linear e qual é o logaritmico?

Lauro Lemos Bisneto
Veterano
# mai/05
· votar


um pergunta, o projeto do tonepad eu posso imprimi ele direto ee fazer no tranfer, digo ele ja esta no tamanho pronto para o projeto ou tenho que aumentar ele?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a iniciante fabricar pedal