Sobre Cliff Burton...

Autor Mensagem
Steve Harris eh o cara
Veterano
# mai/05


eu gostaria d saber a opinão d vcs sobre o q o Cliff Burton e outros baixistas fazem d colocar solos com distorção parecidos com guitarra no meio das musicas (Orion por exemplo).....vcs acham que eles decham d ter a identidade do baixo ou dão uma nova abertura para o instrumento?

Caobelli
Veterano
# mai/05
· votar


Steve Harris eh o cara
Eu sou o mais suspeito para falar sobre isso.
Em 1990 ouvi o Kill´em All pela primeira vez e descobri que queria ser baixista ouvindo Anesthesia.
O Cliff é minha primeira referência em contra baixo.
Acho ele um show man muito bom, com linhas muito criativas dentro do Metal (por mais que sejam sempre em pentatônicas) as improvisações dele ao vivo são demais.
Quanto ao uso de distorção aliado ao Wha-wha, acho que deu a identidade sonora que ele buscava, tem muito a ver com o som dele.
Pra mim, em rock metal, ninguém chega perto dele... sem dúvida o melhor

Soulface
Veterano
# mai/05
· votar


Steve Harris eh o cara
Usar guitarra sem distorção deixa de ter a identidade da guitarra tb???
Tocar teclado com timbre de piano tb?
Usar trigger na bateria tb?

Ou essa colocação é completamente absurda, ou a música deixou de ter identidade a algumas décadas atrás!

luiz gustavo amaro
Veterano
# mai/05
· votar


ele é um otimo baixista """""""!!!!!!

Emerson Guita
Veterano
# mai/05
· votar


Steve Harris eh o cara
Depende muito da pegada do sujeito, eu acho que entendo sua pergunta, porque eu toco baixo mais com referências de guitarra do que de baixo( referência de baixo, digo eu, seria aquele swing que tem nas músicas de funk ou de jazz e blues).
Mas como baixo é sempre baixo, eu acho que dá uma nova abertura, não uma perca de identidade.

Dark Avenger
Veterano
# mai/05
· votar


Nunca gostei dos solos dele e nem do estilo e num tenho a menor ideia pq tanta gente idolatra um cara que 'faz a guitarra no baixo' e usa uma distorção tão saturada que descaracteriza o timbre do baixo(Anesthesia por exemplo). Tem baixistas no metal infinitamente melhores que ele em varios aspectos.

rfasioli
Veterano
# mai/05
· votar


Pra começar: Se muita gente gosta, é pq o cara é bom...

Com certeza, falando em baixistas de metal, prefiro um cara que nem o Harris ou o Markus Groskopf (helloween).

Mas o Cliff realmente criou uma identidade própria para o estilo da banda e acho que ninguém melhor que ele para o mettalica...


[]s

Steve Harris eh o cara
Veterano
# mai/05
· votar


Soulface
cara, acho q vc fez a comparação errada....a guitarra fikou consagrada como o instrumento da distorçao no heavy metal e o baixo como o instrumento d peso e graves, imagina uma guitarra tokndo 1 oitava abaixo sem distorçao.....ela acaba c descarecterizando, entendeu?


Dark Avenger
tanta gnt idolatra ele pq ele foi o criador d novas frases para o baixo no meio dos riffs, sem acompanhar as guitarras, dando novas "cores" à musica e pelas excelentes composiçoes dele como por exemplo Orion, The Call of Ktulu, For Whom The Bell Tolls, Creeping Death, Master of Puppets.

Steve Harris eh o cara
Veterano
# mai/05
· votar


rfasioli

o Harris manda no Iron, isso eh um ponto a c levar em consideração, jah o Grosskopf eh mtooooooo bom msmo.....esse trio Grosskopf, Harris e Burton fecha como grandes musicos do Heavy Metal.

Soulface
Veterano
# mai/05
· votar


Steve Harris eh o cara
Vc está limitando o instrumento cara.
Olha o tanto de coisas q vc pode fazer com uma guitarra. Foi por descobrir e utilizar essas possibilidades, q pessoas como Ed Van Halen se tornaram ícones do instrumentos. Eles não se limitaram a fazer só o padrão q "caracteriza" o instrumento.
Música não tem limite cara. O dia q todo mundo resolver fazer tudo igual só pra não "descaracterizar", a música se tornará algo chato!

Dark Avenger
Veterano
# mai/05
· votar


Steve Harris eh o cara
Muitos outros baixistas faziam linhas de baixo diferente das de guitarra antes dele. E quanto a Markus Grosskopf minha opinião é a mesma. Vejo nada demais nas linhas dele(nem naquele tapping de Eagle fly free). Quer escutar bons baixistas do metal e derivados (Hard rock etc), escute Thomas Miller(Symphony X até o Divine wings of tragedy), Steve Digiorgio(Testament, Control denied, Death, Vintersorg...) , Felipe Andreoli, Andria Busic, Billy Sheehan...

Bico
Veterano
# mai/05
· votar


Se é só pra dar opnião...

Não grado.
Não tenho nada contra, mas não grado.

Gosto mais de bass grooveado. =)

Lucas Gatto
Veterano
# mai/05
· votar


o Markus do helloween tem umas linhas interessantes sim cara, nem to falando dos solos não, ouve os 4 primeiros albuns... o cara é bem criativo...

Steve Harris eh o cara
Veterano
# mai/05
· votar


Dark Avenger

o Grosskopf eh mtooo bom cara, ele cria linhas mtooo boas em todas as músicas. eu curto mais ele q o Andreoli por exemplo. o Andreoli eh mtooo bom tbm, mas as linhas dele naum sao tao marcantes qnto às do Grosskopf.

Dreamchaser
Veterano
# mai/05
· votar


Steve Harris eh o cara

Ele é ótimo e qualquer coisa que fozer tocando baixo, seja lá o que mais ele inventar e tiver a fim de experimentar no instrumento tenho certeza que vai ficar bom.
Gosto pessoal de como o baixo soa melhor aos meus ouvidos é diferente de fazer uma coisa "certa ou errada". Pro que ele faz (no caso, no estilo que ele resolveu tocar) tá muito é bom.

LeandroP
Moderador
# mai/05
· votar


Soulface

O dia q todo mundo resolver fazer tudo igual só pra não "descaracterizar", a música se tornará algo chato!


Acho que já estamos nesses dias.... infelizmente. (ou felizmente se olhado por outro ângulo)

Dark Avenger
Veterano
# mai/05
· votar


Dreamchaser
LeandroPanucci
Querem ouvir uma coisa diferente? Peguem Michael Manring - Geometry ou My three moons

rfasioli
Veterano
# mai/05 · Editado por: rfasioli
· votar


Na boa, Eu sou mais o Mariutti que o Andreolli, o Andreolli pode ser mais rápido e tudo mais, mas não gosto do estilo dele...

Mas no heavy o melhor p/ mim é o Markus...

rfasioli
Veterano
# mai/05
· votar


"Gosto" e "Mal Gosto", cada um tem o seu...

jrcintra
Veterano
# mai/05
· votar


Dark Avenger
Acho que todos gostam do cliff pq ele meio q saiu da MESMISSE de ficar somente fazendo DOBRAS de riffs com a guitarra, criando linhas de baixo que realmente apareciam(no meio das distorcoes das guitas). O Fato do kra usar distorcao eh gosto... eu nao curto... mas certos efeitos dao uma certa CHAMATIVIDADE no baixo....uma certa presenca. Pelo fato do kra ter tocado no Metallica, que eh uma banda conhecidissima, talvez as pessoas acabem que nao conhecendo tao bem o trabalho de outros baixistas de metal.
Eu particularmente nao conheco mto Cliff.... vou ver se baixo coisas dele(enquanto vivo logicamente... =P )

rfasioli
Veterano
# mai/05
· votar


jrcintra
O Fato do kra usar distorcao eh gosto... eu nao curto... mas certos efeitos dao uma certa CHAMATIVIDADE no baixo....

O cara podia usar um Octave, realmente é questão de gosto... Quem gosta da distorção, use a distorção. Quem não gosta, pode usar o octave, ou algum outro exemplo. Eu gosto dos dois efeitos, então eu uso os dois...

[]s

jrcintra
Veterano
# mai/05
· votar


rfasioli
Mas tem umas distorcoes mo interessantes.... ja ouviu a q o michael manring usa no cd THONK? Cara eh mt dahora.. vc JURA q eh uma guitarra ali.. rss ;)

Dogs2
Veterano
# mai/05
· votar


rfasioli
Pra começar: Se muita gente gosta, é pq o cara é bom...

Poxa, então eu acho que é por isso que o Linkin Park é uma boa banda...

rfasioli
Veterano
# mai/05 · Editado por: rfasioli
· votar


jrcintra
Tenho um MXR Bass DI, e consigo isso nele... Só que eu não sei tocar... rssss...

Dogs2
Como eu disse antes:
"Gosto" e "Mal Gosto", cada um tem o seu...
Mas eu tb acho o Linkin uma boa banda...

[]s

Dreamchaser
Veterano
# mai/05
· votar


Dark Avenger
Pegarei, valeu!!
Depois eu dou o retorno!

Mackabr0
Veterano
# mai/05
· votar


rfasioli

Mas o Cliff realmente criou uma identidade própria para o estilo da banda e acho que ninguém melhor que ele para o mettalica...


METTALICA! AUIhauiHAUIHuiahIUAHui nao seria Metallica?!

rfasioli
Veterano
# mai/05
· votar


Mackabr0
Ou será que é MMETTALLICCA?
Ah, se não tem nada p/ falar, não enche pô!

Grosskopf
Veterano
# mai/05
· votar


obrigado pelos elogios galera!

igoor
Veterano
# ago/05
· votar


obrigado pelos elogios galera!

auheuaheaue

sobre o cliff, pessoalmente nao gosto muito de muitos efeitos no baixo. mas é claro que não estou desmerecendo ele, ele tocava muito. é só questão de gosto

Albatroz17
Veterano
# ago/05
· votar


leva a mal não mas todo mundo sabe que o Cliff é o melhor


Steve Harris é bom mas Cliff solava como uma "vadia" no baixo

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Sobre Cliff Burton...