【FIXO】 Harmonia Modal-Preceitos Basicos

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thiguitarhero
Veterano
# mai/05


Estou abrindo esse tópico em nome do jrcintra, que me pediu para fazê-lo em razão da confusão do tópico antigo. Peço, em nome dele, que só postem aqui DÚVIDAS relacionadas à harmonia modal. Críticas não construtivas serão ignoradas e muito menos não serão bem-vindas!!!

thiguitarhero
Veterano
# mai/05
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Olha só galera , eu estava analisando os outros fóruns - principalmente o de guitarra, e percebi que eles possuem vários tópicos didáticos; ensinando desde harmonia até técnicas.
Decidi criar um sobre Modos Gregos - Harmonia Modal.

Bom , editei este reply para deixá-lo mais esclarecedor, e logo na segunda pagina deste tópico eu coloquei umas dicas de como criar harmonias.

Então, a matéria toda se divide em 3 partes:

O que são os Modos Gregos? ->está na primeira pagina deste topico
Sobre a sonoridade dos Modos Gregos. -> está na primeira pagina deste topico.
Dicas de como criar HARMONIAS-> está na segunda pagina deste topico.



Afinal, o que são os Modos Gregos?

Bom, a Harmonia Modal é um tipo de harmonia dentre as demais que existem - a Tradicional e a Funcional.
A Harmonia Modal, como o próprio nome já diz, é baseada nos Modos Gregos.

Existem 7 modos no campo harmônico Modal:
I: Jônio(ou também chamado "Maior)
II: Dórico
III: Frígio
IV: Lídio
V: Mixolídio
VI: Eólio(ou também chamado "Menor")
VII: Lócrio

OBS: Cada Modo é equivalente a 1(UM) Grau, grau este representado por algarismos romanos.

Os Graus nada mais são do que os intervalos. EX: O primeiro grau é a tônica, o quinto grau é a quinta, o oitavo grau é a oitava.
A Soma desses 7 graus existentes(a oitava nada mais é do que a Tônica) formam a escala.

As escalas desses respectivos graus são:

I: Jônio

<pre>
G---------------2--4-----------------------------------
D--------2-3--5----------------------------------------
A--3--5------------------------------------------------
E------------------------------------------------------
</pre>


II: Dórico

<pre>
C----------------2-4-----------------------------------
D----------3--5----------------------------------------
A--3--5-6----------------------------------------------
E------------------------------------------------------
</pre>


III: Frígio

<pre>
G------------------3-----------------------------------
D----------3--5-6--------------------------------------
A--3-4--6----------------------------------------------
E------------------------------------------------------
</pre>


IV: Lídio

<pre>
G----------------2--4----------------------------------
D--------2--4-5----------------------------------------
A--3--5------------------------------------------------
E------------------------------------------------------
</pre>


V: Mixolídio

<pre>
G----------------2-3-----------------------------------
D--------2-3--5----------------------------------------
A--3--5------------------------------------------------
E------------------------------------------------------
</pre>


VI: Eólio

<pre>
G-------------------3-----------------------------------
D-----------3--5-6--------------------------------------
A---3--5-6----------------------------------------------
E-------------------------------------------------------
</pre>


VII: Lócrio

<pre>
G------------------3-----------------------------------
D----------3-4--6--------------------------------------
A--3-4--6----------------------------------------------
E------------------------------------------------------
</pre>


Complicou?Vou explicar melhor:

Normalmente, dizemos que ou o tom de uma música ou de um trecho de música é Maior(Jônio) ou o tom é Menor.(Eólio)
Na verdade, há, além desses 2 tons, outros 5: Dórico, Frígio, Lídio, Mixolídio, Lócrio.

Todos esses tons, essas escalas, são oriundas de uma escala MÃE: O Jônio.(Maior)

Observe:comece a tocar a escala de Jônio(exemplo: C Jônio), começando pelo Dó(I GRAU).
Agora, comece a tocar a escala de Dó Jônio começando pelo II Grau(Dórico). Depois comece a tocar a escala de Dó Jônio começando pelos graus III, em seguida pelo grau IV, V, VI, e por último, o VII.

Para ilustrar melhor:
COMEÇANDO A ESCALA DE DÓ MAIOR PELO I GRAU(JÔNIO)
<pre>
G--------------------------------------------------------
D----------------2--4------------------------------------
A--------2-3--5------------------------------------------
E--3--5--------------------------------------------------
</pre>


COMEÇANDO A ESCALA DE DÓ MAIOR PELO II GRAU(DÓRICO)
<pre>
G--------------2--4-5----------------------------------
D------2-3--5------------------------------------------
A---5--------------------------------------------------
E------------------------------------------------------
</pre>


COMEÇANDO A ESCALA DE DÓ MAIOR PELO III GRAU(FRÍGIO)
<pre>
G----------2--4-5--7---------------------------------
D--2-3--5---------------------------------------------
A-----------------------------------------------------
E-----------------------------------------------------
</pre>


COMEÇANDO A ESCALA DE DÓ MAIOR(JÔNIO) PELO IV GRAU(LÍDIO)
<pre>
G---------2--4-5--7--9--------------------------------------
D---3--5-------------------------------------------------
A------------------------------------------------------
E------------------------------------------------------
</pre>

Entendeu? faça o mesmo esquema com os graus restantes.

Porquê tudo isso? Compare essas digitações que você acabou de fazer com aquelas escalas logo no início deste tutorial, ou seja, a escala Jônio, Dórico, Frígio, Lídio, Mixolídio, Eólio e Lócrio.

Percebeu?? São as mesmas notas só que jogadas em regiões mais confortáveis do braço. Então, OBEDECENDO UMA HARMONIA JA EXISTENTE, ONDE O TOM ESTIPULADO PELO COMPOSITOR EH APENAS UM, (ou seja , nao ha mudanca de tom no meio nem emprestimo modal nem nada..rss nao vamos entrar nesse mérito) não é bom pensar assim pois as notas sao iguais. Você só tende a se confundir mais ainda. Devemos encarar os Modos gregos como Tonalidades que podem ser mudadas durante a música, para criar uma mudança de clima.

Conclusão: Se você começar a tocar a escala de Dó maior(Jônio), por exemplo, a partir do segundo Grau(II), na própria escala maior, e depois tocar a escala de Ré Dórico, você vai perceber que as notas são iguais!! Então concluímos o que? Muito bem! Que todos esses Modos Gregos sao oriundos da escala Mãe Jônio(escala maior). Logicamente é assim pois tal escala é o primeiro grau de todos.

Fiquei confuso... Se as notas são as mesmas , então pra que essa palhaçada toda? Simples! Para você perceber algumas coisas:

1) Dó Jônio = Ré Dórico = Mí Frígio = Fá Lídio = Sol Mixolídio = Lá Eólio = Si Lócrio. Isso tendo como exemplo uma BASE, uma progressao de acordes, onde a tonalidade é DÓ MAIOR, nesse caso).
Tem muitos doutrinadores que fazem uma tremenda burrada ensinando por esse modo mais complicado, entupindo o aprendiz músico com inúmeras escalas e teorias complicadas. Se pedirem para vc criar algum arranjo ou solo em cima de uma base como esta: C7M Dm7 Em7 O TOM DESSA BASE É DÓ(C MAIOR)
Para que raios você vai aplicar uma escala diferente em cada acorde tocado? É idiotice aplicar dó jônio no acorde C, ré dórico no acorde D, mí frigio no acorde E. É idiotice pois no final das contas, você vai estar tocando as mesmas notas da escala de Dó Jônio!!

2) Cada escala tem uma sonoridade diferente. Então, podemos criar uma música em TOM Jônio , ou em TOM Dórico, ou em TOM Frígio, ou em TOM Lídio, e etc.
EXISTE TOM EM LÍDIO? PENSEI QUE SÓ EXISTISSEM OS TOMS MAIORES(JONIO) E MENORES(EOLIO)
Resposta: SIM!!
A grande sacada está em você aprender a diferenciar a sonoridade de cada escala. Por exemplo: O Jônio é uma escala alegre, feliz. Sabem o refrão da música Carry On do Angra? Então, aquele refrão é em TOM Jônio.
Outro Exemplo: A Música do filme "Tubarão" é em Frígio, pois tal modo é caracterizado por ter uma soronidade sombria, com tensão, entendem?

Pensem em cada Modo como um TOM DIFERENTE
É muito comum a mudança de tom durante as músicas. No jazz por exemplo, é comum mudar de TOM a cada ACORDE. Isso proporciona uma harmonia muito bem trabalhada e sonoricamente maravilhosa(LOGICAMENTE QUE TEMOS QUE USAR O NOSSO BOM SENSO...) proporcionando à música um SOLO muito RICO.

3) É muito complicado dizer o MODO de um trecho musical. Por exemplo um verso ou um refrão. A dica é aprender a diferenciar a SONORIDADE de cada MODO. Se treinarem isso, depois de um tempo, só de ouvir a música, ou o trecho, vocês poderão dizer qual é o Modo utilizado pelo(s) músico(s). (se for harmonia modal é claro)

VALE A PENA RESSALTAR QUE DEVEMOS SEMPRE USAR NOSSO BOM SENSO! NAO VÃO, POR EXEMPLO, CRIAR UMA MUSICA COM UMA SONORIDADE ALEGRE E FELIZ E LOGO NO REFRAO JOGAREM UM FRÍGIO , QUE É UM MODO COM MUITA TENSÃO , FRIEZA, POIS NÃO VAI FICAR MUITO LEGAL..RSSS

thiguitarhero
Veterano
# mai/05
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Sobre a sonoridade dos Modos Gregos:

Bom, vou dizer bem a grosso modo qual é o tipo de sonoridade de cada modo:

Jônio: Possui uma sonoridade feliz, alegre.
Dórico: É muito utilizado em black music e Funk.
Frígio: Possui uma sonoridade Tensa, sombria.
Lídio: Possui uma sonoridade onde ambienta um clima de vitória. Sabem a música do SENNA na Rede Globo? Então, aquela música é em Modo Lídio.
Mixolídio Muito utilizado em Black Music(principalmente em BLUES), assim como o dórico.
Eólio: Muitíssimo usado em músicas do IRON MAIDEN. Podemos dizer que tal sonoridade é mais séria; mas não chega a ser sombria como o frígio.
Lócrio: Possui uma sonoridade meio maluca e psicodélica. A música MASCARA da Pitty é em tom Lócrio.


Mas porque que tais modos possuem tais sonoridades?

*No JONIO, o que dá tal sonoridade a esse modo grego, é o fato de ter a Sétima e a Sexta Maior.

*No Frígio, é o fato de tal modo ter a segunda Bemol

*No Lídio, é o fato de ter a quarta aumentada e a quinta justa.

*No Mixolídio, é o fato de ter a sétima menor(é um modo MAIOR, pois possue a terça maior, porém, possui a sétima menor.

*No Eólio, se compararmos com o frígio, possui a segunda maior e a sexta e sétima menores. É isso que proporciona tal sonoridade a esse MODO.

*No Lócrio, o que dá tal sonoridade a esse modo, é o fato dele ter a segunda Bemol, a quinta Bemol. Se compararmos tal modo com o Frígio, notamos que este possui a segunda bemol e a quinta justa; enquanto àquele possui a segunda bemol e a quinta bemol.



Espero ter esclarecido algumas coisas à vocês...
Abraços!

thiguitarhero
Veterano
# mai/05
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Dicas de como criar HARMONIAS para aplicar o exposto acima:

* Os acordes maiores são: Jonio(I grau), Lidio(IV grau) e Mixolidio(V grau). Os acordes menores são: Dorico(II grau), Frigio(III grau), Eolio(VI grau) e Locrio(VII grau).

São maiores ou menores em função da sua terça.

Bom , agora vamos nos lembrar do seguinte:

-Vamos analisar os modos sob o prisma dos acordes:

Bom , para facilitar , vamos comparar os maiores com o JONIO e os menores com o EOLIO , por serem as escalas naturais MAIOR e MENOR.

JONIO: Possui Tonica , terça maior, quarta justa, quinta justa, sexta maior e setima maior.

EOLIO: Possui Tonica , terca menor , quarta justa , quinta justa , sexta menor e setima menor


Agora vamos comparar com o resto dos modos:

DORICO: Possui Terça menor , e sexta maior (se comparmos com a escala natural menor ->eolio)

FRIGIO: Possui a terca menor , e a segunda bemol (se comparmos com a escala natural menor ->eolio)

LIDIO: Possui a terca maior , a quarta aumentada e a quinta justa(se compararmos com a escala natural menor ->eolio)

MIXOLIDIO: Possui a terca maior e a setima menor(se compararmos com a escala natural maior -> jonio

LOCRIO: Possui a terca menor , a segunda bemol , a quarta justa e a quinta bemol(se compararmos com a escala natural menor ->eolio)

Já dá para distinguir quais são os maiores e os menores e suas respectivas sétimas.

Porque sétimas?
É importante distinguir as sétimas, pois são os acordes mais utilizados. Não que nao existam acordes com sexta e afins, mas os mais comuns e os mais usados sao acordes com sétima.

Vamos botar a mão na massa!

Se vc quiser criar uma base(ou também chamada , progressao de acordes) onde a tonalidade é Jônio, você ira começar pelo primeiro grau.

Exemplo: Dó Jônio: Analise a escala e retire dela quaisquer notas SEM SER A DO TOM LOGICAMENTE - que servirão para você fazer a base. Vamos utilizar o Mí , o Fá e o Sol, como exemplo.

Bom, já sabemos o quê? Que os modos MAIORES sao: I(Jonio) IV(Lidio) e V(Mixolidio) e os MENORES sao: II(dorico), III(frigio), VI(eolio) e VII(Lócrio).


O Dó é o primeiro grau(I) da escala(por ser o tom)
Dó! Por ser o primeiro grau , usaremos o Jônio propriamente dito!
O Jônio possui a terça maior e a sétima maior.

C7M -> Dó maior com sétima maior

Dó, Ré, Mí. O Mí é o terceiro grau da escala, hmmm terceiro grau eh qual? Muito bem! É o Frígio! O Frígio possui a terça menor e a setima menor certo? Entao vamos começar nossa progressao de acordes:
Em7

Ué, e porquê nao tem um "m" depois do 7? O Sétimo grau do frigio nao é menor?

Resposta: Sim! Mas no caso das sétimas é um pouco diferente. Quando está apenas um "7" significa que essa sétima eh MENOR. Se tiver somente o acorde, sem nada(exemplo: "G", "A"...) significa que tal acorde é MAIOR. Se tiver um "m" depois do acorde(exemplo: "Gm", "Am"...) significa que tais acordes sao MENORES. No caso da sétima é ao contrário. Se o "7" estiver sozinho, quer dizer que a sétima é MENOR. Se o "7" tiver acompanhado de um "M" ("7M") significa que tal sétima é MAIOR.

Em -> mí menor

No caso do sétimo grau(VII) tal regra é diferente. Se o 7 esta sozinho, significa que ele é menor; se o 7 estiver acompanhado de um "M" significa que a sétima é maior ->7M

Em7->Mí menor com sétima menor.

Vamos prosseguir:
Dó, Ré, Mí, Fá! O Fá é o quarto grau certo? Entao , concluímos que se trata do Lídio.
O Lídio possui a terça maior e a sétima maior.
E7M ->lembram do dito acima? Apenas "E" significa que o acorde é maior. Neste caso, temos um "M" acompanhando o 7. Entao , de acordo com o aprendido, tal sétima é maior.

F7M->Fá maior com sétima maior.

Dando continuidade:
Dó , Ré , Mí , Fá , SOL! O Sol é o quinto grau certo? Entao , pelo fato do tom de nossa futura base ser JONIO , o SOL é o quinto grau, ou seja, o MIXOLIDIO. Tal modo possui a terça maior e a setima menor.

G7->Sol MAIOR com sétima

Pois existe apenas o "G" nao acompanhando "m" que significaria que o sol seria menor) e somente o "7" que significa que tal sétima é menor, pois a sétima é uma EXCESSAO a essa regra lembra?

PRONTO!
Nossa base ficou assim:

| C7m Em7 | F7M G7 | => TOM: Jônio


Acordes dessa progressao:

Dó Maior com sétima maior
Mí menor com sétima menor
Fá maior com setima maior
Sol maior com setima menor(CURIOSIDADE: Este acorde é muito usado no BLUES)

Se não quiserem usar a sétima não usem. É interessante deixar explícito a sétima. Se quiserem usar usem , se não , não usem.

Podem fazer somente bordoes , acordes completos com tonica, terca, quinta, e setima(TETRADES), acordes com tonica e terca somente, com tonica e setima , com tonica , terca e quinta (analisar quais graus possuem quinta justa e quais possuem quinta bemol e etc)



Concluindo:
Viram porque é besteira aplicar a escala correspondente ao acorde? No final das contas as notas sao iguais. Aplique a ESCALA DO TOM que é Dó Jônio.



Outro exemplo:

Ré Lídio:
Quais são as notas do dó lidio? D, E, F#, G#, A, B, C#

Agora vamos escolher algumas notas para serem os acordes da nossa base:

Logicamente que a primeira nota do nosso acorde vai ser o D, pelo nosso tom ser Lídio.

Vamos escolher o F#, o E, e o G#.


Vamos começar!


Muito cuidado. No exemplo do Dó, nos usamos o tom de jonio, ou seja, o PRIMEIRO grau. Neste caso usaremos o tom LIDIO, ou seja, o QUARTO grau; entao, começaremos a contar do IV(quarto)

Pelo fato do tom ser LIDIO , o Ré tem a terça MAIOR e setima MAIOR
D7M -> Ré maior com setima maior

Ré, Mí, Fá sustenido! Quarto(IV), Quinto(V) Sexto(VI) o Fá sustenido é o sexto grau do Campo Harmonico de Ré Lídio, ou seja, o Eolio! Pois bem, o eolio possui a terca e setima menores certo? Correto! Entao ficará assim:
F#m7 -> Fá sustenido menor com setima menor.

Ré, Mí! Quarto(IV), Quinto(V)! O Mí é o quinto grau , ou seja , o mixolidio! Bom, o mixolidio possui a terça maior e a setima menor.
Entao ficará assim:
E7-> Mí menor com setima menor


Ré, Mí, Fá sustenido, sol sustenido! Quarto(IV) , Quinto(V), Sexto(VI), Setimo(VII) Ou seja, o LOCRIO! Que possui a quinta BEMOL!!! (Muitas Tablaturas ou partituras a sinalizam como uma BOLINHA CORTADA NO MEIO ,NA HORIZONTAL, bem pequena. (ao lado do acorde em questao)

Teoricamente chamamos esse acorde(o acorde referente ao grau LOCRIO) , como ACORDE MEIO DIMINUTO

Ficará assim:
G#m7 5b-> sol sustenido menor com setima menor E QUINTA BEMOL

Dificil? Que nada! É só decorar que os acordes LOCRIOS(Setimo grau) Sao chamados de meios diminutos, e eh porisso que devemos explicitar que a quinta dele eh BEMOL.

Pronto! Nossa progressao ficou assim:

|D7M(IV) F#m7(VI) | E7(V) G#m7 5b(VI) |

Para melhor visualizacao, coloquei os graus respectivos aos acordes entre parênteses. O Tom dessa nossa progressao é Ré Lidio pois começa pela quarto grau!


Importantissimo: Lembre-se; se vc escolher uma tonalidade sem ser a JONIO, para fazer suas progressoes, dependendo do grau, vc deve começar contando por ele. EX: Dó Mixolidio. Você, deve lembrar que a TONICA do mixolidio, por ser mixolidio, é o V(quinto grau).
Em virtude disso, como foi o caso do LIDIO que acabamos de fazer, o primeiro acorde NECESSARIAMENTE terá de ser o Mixolidio, neste caso, o Dó. Se o segundo acorde de sua progressao for o Ré, este será respectivo ao Eolio, por ser o VI grau... e por aí vai...

Ilustracao do dito acima=> C7[V] Cm7[VI]... TOM: Dó Mixolidio
Coloquei o grau correspondente entre colchetes para melhor visualizacao



Agora já sabemos fazer progressoes!

Agora você ja sabe que nao é uma boa idéia vc aplicar a escala referente ao acorde, na hora de solar. Pois TUDO o que foi feito, foi a partir de UMA ESCALA; que é a do TOM. Entao, deve-se solar em cima da escala do TOM.

IMPORTANTE: VALE LEMBRAR QUE NAO MUDAMOS DE TOM EM NENHUAMA HIPOTESE. TODAS AS PROGRESSOES FORAM ORIUNDAS DO TOM ESCOLHIDO.

MAS QUE MODO ESCOLHER PARA O TOM DA PROGRESSAO?
Leve em consideração o dito acima; sobre a sonoridade dos modos. Se você quer uma musica com a sonoridade do mixolídio, escolha notas, para seu acorde, que dizem respeito à peculiaridade do MIXOLIDIO; que é a SETIMA Menor. É o que o diferencia da sua escala-mãe, o Jônio! Ambos sao modos MAIORES(e consequentemente, serao acordes maiores) porem, só o fato do mixolidio possuir a sétima menor, a sonoridade diferencia muito da do Jônio! Então, de ênfase (ou na hora do SOLO ou na própria BASE) a essa SÉTIMA MENOR, que é a peculiaridade do MIXOLIDIO; assim, seu solo, sua base, soara como MIXOLIDIO!!


Espero ter ajudado...
Abraços!

thiguitarhero
Veterano
# mai/05
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LEMBRANDO PESSOAL, QUE ESTOU AKI APENAS COMO UM AJUDANTE DO JR CINTRA, QUE ESTA COM PROBLEMAS PARA ACESSAR SUA CONTA NO FORUM E POR ISSO NAO CONSEGUIU CRIAR ESSE TOPICO, MAS EU FAÇO POR ELE, POIS VEIO DELE O PEDIDO, NAO ACRESCENTEI, NAO RETIREI, ENFIM, NA MUDEI NADA DO TOPICO, ESSAS SAO AS PALAVRAS DELE, E DOU TODOS OS DIREITOS PARA ELE...

Mr Moses
Veterano
# mai/05
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Achei a idéia muito legal.

Queria saber se não poderiam fazer um desses pra explicar sobre "empréstimo modal" e mudança de tom (ou de campo harmônico, não sei o nome correto) no meio de uma música.

Valeu.
Abraços

rfasioli
Veterano
# mai/05 · Editado por: rfasioli
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Também achei muito legal,

Só tenho uma ressalva, quando foi dito que não adianta ficar mudando a escala a cada uma das notas... Na verdade eu concordo com o que foi dito, no sentido de que a escala não vai mudar, será a mesma...

Mas é interessante mudar o desenho da escala, de forma que ela fique mais confortável para tocar, e esta mudança de desenho pode ser feita simplesmente alternando entre as escalas(modos) do tom da música...

Não sei se deu p/ entender o q quis dizer....


[]s

jrcintra
Veterano
# mai/05
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rfasioli
Concordo...
Alias , tem um exercicio mto bom. Vc escolhe uma escala qqr e liga o metronomo. Aih, sem perder o ritmo , vc fica tocando notas distintas dessa mesma escala, SEM NUNCA TOCAR MAIS DE 2 NOTAS POR CORDA... vc acaba se acostumando com variacao de notas sem precisar mudar a escala como vc disse =) e tb acostuma com essa "falta de conforto" em algumas musicas.
Mas o interessante eh vc pensar que vc nao esta aplicando uma escala diferente , e sim apenas uma digitacao diferente neh.. pra nao dar noh na cabeca... =)

jrcintra
Veterano
# mai/05
· votar


Mr Moses
Me adicione no msn aih: jr_cintra@hotmail.com

jrcintra
Veterano
# mai/05 · Editado por: jrcintra
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LeandroPanucci
Muitissimo obrigado pelo UP! Pedi pro thiago criar esse topico em meu nome. Peço encarecidamente , se possivel , que vc delete,se der, este topico: http://forum.cifraclub.com.br/forum/2/88875/ Tal topico trata da mesma coisa desse UPADO , ou seja , harmonia modal. Porem, neste ultimo aconteceu uma situacao desagradavel entre eu e um guitarrista. Peço desculpas pelos transtornos. Agradeceria que algum moderador deletasse esse topico para evitar possiveis futuras confusoes =)
Obrigado

Claudio Zotelli
Veterano
# mai/05
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Lembrando tbm que na central de downloads tbm tem essas escalas na parte de exercicios enviada pela Michelle em guitar pro!

jrcintra
Veterano
# mai/05
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Claudio Zotelli
Fala aí o endereço só pra facilitar pra galera =) (eu nao sei qual a url tb)

otavio016
Veterano
# mai/05
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Tipo... os modos sao da escala maior? quantos modos tem a escala maior e a menor?
valeu!

jrcintra
Veterano
# mai/05
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otavio016
A Gênese de tais escalas(nao confundir com sonoridade dos modos) são oriundas da Jônio.

jrcintra
Veterano
# mai/05
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otavio016
Os modos são 7: (I)Jonio (II)Dorico (III)Frigio (IV)Lidio (V)Mixolidio (VI)Eolio (VII)Locrio
Desses, I, IV e V são MAIORES e o resto sao MENORES.

Claudio Zotelli
Veterano
# mai/05 · Editado por: Claudio Zotelli
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jrcintra
Claudio Zotelli
Fala aí o endereço só pra facilitar pra galera =) (eu nao sei qual a url tb)


www.walla.com

login: forumbaixo
senha: baixo

procurem em em " Exercicios" um dos e-mails enviado pela Michele

;)

PlayJazzMan
Veterano
# mai/05
· votar


Mto legal gente! Vou praticar bastante!

jrcintra
Veterano
# mai/05
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PlayJazzMan
Que bom que esse topico tenha te ajudado um pouco =)

HdP
Veterano
# mai/05
· votar


Este tópico me ajudou muito, vlw.

jrcintra
Veterano
# mai/05
· votar


HdP
Fico feliz por ter te ajudado =)

jrcintra
Veterano
# mai/05
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maninho pneumonia
Sério.. pega esse seu flood ou seila o que... e va para aquele lugar q vc ja sabe...

diegomontalvao
Veterano
# jun/05
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E aí galera, resolvi entrar na discussão pq após o entendimento dos modos gregos surgiram muitas dúvidas quando fui analisar a harmonia de algumas músicas.

Exemplo: Ao estudar o campo harmonico da música " A outra" do Los hermanos (albúm ventura), percebi q alguns acordes fogem ao campo harmônico orginal da música.
A música tem como tom F#m (modo Eólio, acredito eu) e a progressão inicial é a seguinte:
F#m Bm6 F#m E A7M C#7 F#7
Alguém poderia me explicar esse C#7 (correspondente ao III grau) ?? Ele não deveria ser menor??

Em seguida:
Bm7 C#7 (novamente) Bm7 Ddim Bm7 E7 A7M Bbm7/5- D Fdim

Esse Ddim (correspondente ao 4 grau) é fundamentada em q?
E Esse Fdim, que nem entra na constituição da escala Eólica do F#m??

Alguém pode me ajudar?? Em que consiste essas mudanças??? Empréstimos modais(em quais acordes)?? Mudanças de campo harmonico (em quais acordes)?? Alguem me dá uma luz ???

LeandroP
Moderador
# jun/05
· votar


diegomontalvao

F#m Bm6 F#m E A7M C#7 F#7

O C#7 aparece como um dominante secundário de F# (maior ou menor). É um acorde de preparação. Estes acordes pertencem ao Vº da escala do acorde a ser preparado. Se o acorde esperado é um acorde maior, de cara o modo "mais apropriado" pra o acorde de preparação é o mixolídio (Vº grau). No caso do acorde esperado ser menor, então o modo "mais apropriado" é o Vº grau da escala menor harmônica (ou melódica) do acorde.

Se o acorde esperado for o F#7, o Vº grau é o C#7, modo mixolídio:

C# - D# - E# - F# - G# - A# - B - C# --> C#7 ou C#7(9) ou C7(13) ou C#7(4), etc...


Se o acorde esperado for o F#m, o Vº grau é o C#7:

C# - D - E# - F# - G# - A - B - C# --> C#7 ou C#7(b9) ou C#7(b13), etc.

Pesquise a respeito de dominantes secundários na net que você vai encontrar um bom material a respeito.

Você já reparou como o Ddim é a mesma coisa que o C#7, só que com o baixo 1/2 tom acima?


e------------------------------------------------------
B-----6---------6--------------------------------------
G-----4---------4--------------------------------------
D-----6---------6--------------------------------------
A-----4---------5--------------------------------------
E------------------------------------------------------
C#7 Ddim


O Ddim é uma inversão de um C#7(b9)... as notas são as mesmas!

O Fdim é uma inversão do Ddim, que conseqüentemente é uma inversão do C#7(b9).

Notas:

C#7(b9) --> C# - E# - G# - B - D

Ddim --> D - F - Ab - B

Fdim --> F - Ab - Cb - D

LeandroP
Moderador
# jun/05 · Editado por: Moderador
· votar



e----------------------------
B---9-----------9-----------
G---7-----------7-----------
D---9-----------9-----------
A--(8)----------8-----------
E---9------------------------
C#7(b9) Fdim



LeandroP
Moderador
# jun/05
· votar


diegomontalvao

Imagine uma progressão só com dominantes secundários. Tudo Vº do Vº:

C7 - F7 - Bb7 - Eb7 - Ab7 - Db7 - Gb7 - B7 - E7 - A7 - D7 - G7 - C7

Experimente esta progressão e perceba com ela sempre vai soar como preparação.

diegomontalvao
Veterano
# jun/05
· votar


Pô cara. Valeu aí, Leandro!! Deu pra dar uma sacada legal. Vou me informar um pouco mais. Mas deu pra sacar essa onda de acorde de preparação pq depois q tu falou eu me recordei de muita musica q tem esse mesmo lance aí! Muito obrigado

AdrianoP
Veterano
# jun/05
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Ainda não entendo direito...

Tipo com a progressão: Am C G D
Sendo o tom Am.
Que escala ou modo eu uso para fazer a improvisação ou construir a linha de baixo...

Pode ser uma só pra musica inteira ou uma pra cada acorde? Qual ou quais?

Como eu uso as notas caracteristicas pra dar a sonoridade do modo?

Em um exemplo pra mim enfatizar o modo Eolio numa progressão, a notas caracteristicas são a segunda maior e a sexta e sétima menores.
Mas eu utilizo esses intervalos do modo/escala ou de cada acorde?

Ficaria bastante grato se alguem respondesse...pq eu to achando que a minha cabeça vai dar um nó...

Adriano Medeiros
Veterano
# jun/05
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muito bem explicado, parabens

mas essa frase:
Viram porque é besteira aplicar a escala correspondente ao acorde? No final das contas as notas sao iguais. Aplique a ESCALA DO TOM que é Dó Jônio.
po cara, era pra ser um topico sobre harmonia modal, nao tonal hehehehe

mas tá valendo, muito bom mesmo, simples e otima

LeandroP
Moderador
# jun/05
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AdrianoP

Am C G D

Esta harmonia está apoiada na escala de Sol Maior, que tem apenas um sustenido na nota Fá da escala (G - A - B - C - D - E - F# - G). Harmonizando esta escala você tem os acordes: G - Am - Bm - C - D - Em - F#dim, que compreende os acordes da harmonia que você mencionou: Am (IIº), C (IVº), G (I) e D (Vº).

Na verdade você não precisa usar a nota característica pra dar sonoridade ao modo. A posição do acorde na harmonia já é o suficiente pra isso. Se você pensar apenas nas tríades de cada acorde já é o suficiente. Pra caracterizar você precisa enxergar as tensões nos acordes. Sobre um acorde dórico você não é obrigado a fazer uma sexta maior no acorde, mas se passar pela sexta, pensar nela como sendo maior. A nota característica serve pra você ter como referência do intervalo que muda de um modo pra outro.

pq eu to achando que a minha cabeça vai dar um nó

É porque você tá achando complicado uma coisa que pode ser muito simples. Depende de como você "enxerga" e principalmente, "escuta" essas diferenças.

Adriano Medeiros
Veterano
# jun/05 · Editado por: Adriano Medeiros
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AdrianoP
eu trataria essa progressao como sendo no tom de G maior, primeiro pq nao sao tetrades, assim nao há caracterização por meio das 7ªs... segundo pq temos o 4ª grau e o 5ª grau de G (respectivamente C, D)

eu nao so muito entendido, mas pelo som q dá essa progressao o tom poderia ser na verdade D maior!!! melhor dizendo, D mixolidio

experimente... a simples mudança de uma escala sem acidentes (Am) para uma com um acidente (G) ou para uma com dois ("D jonio") muda muita coisa na percepçao da gente

editando: tinha me esquecido de mencionar q D mixolideo tem as mesmas notas de G jonio

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