Autor |
Mensagem |
jrcintra Veterano |
# jun/05
· votar
diegomontalvao
Bom kra , o LOS HERMANOS utiliza MTO harmonia funcional... =)
Esse topico eh sobre harmonia modal... uma introducaozinha basica.. mas ja vi que Leandro Panucci ja esclareceu sua duvida =))
|
jrcintra Veterano |
# jun/05
· votar
AdrianoP
Como o Leandro Panucci disse:
Am (IIº), C (IVº), G (I) e D (Vº).
Porem , ja que nao ha a caracterizacao das setimas , fica dificil saber o que que eh realmente essa harmonia: Am C G D
Am pode ser II, III, VI , VII graus...
C pode ser I IV V graus assim como o D
Eh porisso q eu expliquei o lance das setimas....
Porem , o que caracteriza o som de cada modo eh a sua propria sonoridade... eh a escolha das notas por assim dizer.... concordo com o q o panucci disse sobre ESCUTAR as diferenca de cada modo... eh mto melhor do que ficar decorando as caracteristicas da escala... pq veja bem...o MIXOLIDIO , LIDIO , DORICO , JONIO E ETC... nao sao bem ESCALAS , e sim SONORIDADES.... se vc tocar C JONIO e D DORICO , as notas vao ser IGUAIS , porem , nao eh tocando uma ou outra q vc vai dar a caracteristica sonora de cada escala , e sim , atraves do SOM PECULIAR que cada uma tem... c vc tocar soh as triades por exemplo , o som , em ambas as escalas , serao iguais... oq vc tem q saber aih , eh se acostumar com o tipo de sonoridade de cada escala.... COMO? por exemplo.. no BLUES , eles usam mto escala mixolidio - penta blues - e ateh dorico.... procura ouvir mais esse estilo saca?
IRON MAIDEN , eles costumam usar em quase 100% das musicas , o EOLIO....
e por aih vai....
|
moog Veterano |
# jun/05
· votar
o material escrito pelo jrcintra esta disponivel em um arquivo pdf no site www.apostilasmoog.tk
pra imprimir, etc... fica mais facil
falowss
|
Mulder Veterano |
# jul/05
· votar
Pessoal, uma duvida: O baixo sozinho pode puxar a sonoridade da música para o modo que quiser? Como eu faria isso, visto que eu não irei trabalhar com acordes?
|
Mulder Veterano |
# jul/05
· votar
E outra duvida: Se eu quiser fazer algo em B Lócrio, seria a mesma coisa que fazer algo em C Jonio?
|
jrcintra Veterano |
# ago/05 · Editado por: jrcintra
· votar
Mulder
as notas de ambas as escalas sao as mesmas.. porem, trate os modos como a sonoridade...
exemplo: o locrio nao eh uma escala(entre aspas).. e sim a sonoridade proporcionada pela segunda bemol e quinta bemol(mas principalmente pela 5a bemol, pois a 2a bemol tb existe no modo frigio) respectivamente.. alem de ser um modo menor....
Tudo depende da MANEIRA como vc usa essas PECULIARIDADES que vao acabar desencadeando na sonoridade querida
|
jrcintra Veterano |
# ago/05
· votar
Mulder
Se vc encarar mto sob a otica de ESCALA tu vai c confundi e nao vai aprender nda....
agora se vc encarar sob a otica da SONORIDADE... aih vc vai comecar a entender um pouquinho melhor e tal... e vai produzir mais resultado do q c eu vomitasse teoria pra mostrar conhecimento.. como mtos de outros foruns que deram as caras por aki ja fizeram...
|
Guilherme Natel Veterano |
# ago/05
· votar
essa paradinha eh massa, aprendi ja ela
faz um tempinho =)
|
zegotinha Veterano |
# ago/05
· votar
Nesse exmplo de progressão (|D7M(IV) F#m7(VI) | E7(V) G#m7 5b(VI) | ( que o thiguitarhero postou) se eu partir do ré lidio nun vai dar na mesma se eu paritsse da maior (jonio) de lá? ou ñ por a tonica da progressão é o ré ( por isso que fica com a intenção de lídio) ?
Ou seja, a pergunta é a seguinte: essa progressão tem a intenção lidio ou jonio? no final das conta acaba tudo na escala maior?
|
AnDerSon_BoLLo Veterano |
# set/05
· votar
jrcintra
Parabens pelo topico cara... salvei ele e li todo aki... muito bom... aprendi com ele... valeu Xau
|
jr_cintra Veterano |
# out/05 · Editado por: jr_cintra
· votar
editado
|
jr_cintra Veterano |
# out/05
· votar
Bom galera, esqueci minha senha, entao criei outra conta para postar aqui.
UM OTIMO SITE DE LINGUAGEM SIMPLES QUE EXPLICA E EXEMPLIFICA O ENSINADO SOBRE HARMONIA MODAL:
http://www.whiplash.net/especial_list.mv?rec=598 PARTE I
http://www.whiplash.net/especial_list.mv?rec=628 PARTE II
http://www.whiplash.net/especial_list.mv?rec=778 PARTE III
|
elvisinbrain Veterano |
# nov/05
· votar
alguem pode postar o nome dos acordes q cada modo oferece?
tipo...o jonio eu sei q eh X7M...e os outros?
|
jr_cintra Veterano |
# nov/05
· votar
Dórico: Xm6
frigio Xm7(9b)
lidio: X7M(4#)
Mixolidio: X7
Eolio: Xm7
Locrio: Xm7(5b) ->acorde meio diminuto
Mas isso eh mto relativo cara... vc tem q analisar a harmonia como um todo e nao somente os acordes.... pq um acorde separado pode nao dar intencao modal nenhuma, porem, analisando a harmonia como um todo, vc descobre que existe sim uma intençao...
|
elvisinbrain Veterano |
# dez/05
· votar
soh pra ficar mais facil na hora de escrever... ate pq as notas sao as mesmas :N
|
joaopaulonascimento Veterano |
# dez/05
· votar
muito bom
|
tonbass Veterano |
# dez/05
· votar
cara parabens pela iniciativa agora gostaria de pedir que vc postasse tb sobre hormonia tonal se fosse possivel vlw mesmo
|
zegotinha Veterano |
# dez/05
· votar
alguem aí ja ouviu falar em harmonia funcional ( li aqui no forum uma vez que é o tipo de harmonia que os los hermanos usa..,´so que procurei no google e ñ achei muita coisa....)
|
tonbass Veterano |
# dez/05 · Editado por: tonbass
· votar
e ai jr cintra quando vai dar pra falar sobre harmonia tonal
esse material foi muuuito bom
|
Zer071 Veterano |
# jan/06
· votar
que felicidade e entrar no forum e ver um topico tão legal vou voulatr a frequentar e aprender muito com vc obrigado Mr.Cintra e Mr.thiguitarhero
[b][/b]
|
FBassist Veterano |
# fev/06 · Editado por: FBassist
· votar
-teste-
|
FBassist Veterano |
# fev/06 · Editado por: FBassist
· votar
-teste-
|
Alastico Veterano |
# mar/06
· votar
FBassist
teste?
|
elvisinbrain Veterano |
# mar/06
· votar
teste (s.m. De testar) - Ato ou efeito de golpear objetos e/ou pessoas com a testa
|
Alastico Veterano |
# mar/06
· votar
elvisinbrain
iAUhiuAHiuHAhiUHA......boa..=P
|
LeandroP Moderador |
# mai/06
· votar
as notas de ambas as escalas sao as mesmas.. porem, trate os modos como a sonoridade...
(2)
É nesta hora que você precisa esquecer a "parte matemática" da coisa e pensar somente na "parte musical". A parte matemática vem pra nos esclarecer as diferenças entre os modos, pelo lado teórico. Não devemos tocar teoria, devemos tocar música, pensarmos na sonoridade.
|
emaj Veterano |
# mai/06
· votar
Ola,
A música Flor do Futuro (tom: Bm), na versão do Simoninha, me deixou com duas dúvidas:
1) Bm | C7M|
* Não entendi essa substituição. Qual acorde o C7M substitui? Já que o C7M não faz parte do tom.
2) D4/7 | G7M | F#m7(b5) | B7 | C7M | D4/7(9)
* Não entendi qual foi a substituição feita pra que o B7 entre nessa progressão.
Caso possam me ajudar com essas dúvidas, a cifra está em: http://www.cifraclub.com.br/cifras/wilson-simoninha/flor-do-futuro-s msht.html
Valeu.
|
LeandroP Moderador |
# mai/06 · Editado por: LeandroP
· votar
emaj
Não entendi essa substituição. Qual acorde o C7M substitui? Já que o C7M não faz parte do tom.
A música não está no tom de G maior?! Então C7M é o IVº grau, lídio.
* Não entendi qual foi a substituição feita pra que o B7 entre nessa progressão.
O B7 entra como V do VI, ou Vº de Em. Faz parte de uma cadência II, V, I --> F#m7(b5) - B7 - Em7. Só que é uma cadência com resolução deceptiva. Esperava-se um Em, mas o que pintou foi o C7M. Agora compare o som do C7M e do Em e note com são muito parecidos.
Não houve substituição de acordes na progressão.
|
emaj Veterano |
# mai/06
· votar
LeandroPanucci
Opa, valeu por ter respondido! Eu tinha falado com outro chapa. E ele afirmou que é bastante provável que o tom sejam realmente G.
Ainda tô com umas dúvidas:
1)A inteção de preparação seria pro Em ou C7M? Porque não ficou muito claro pra mim a harmonia tensionar pra um sub-dominante, no caso o C7M. É comum isso? Por outro lado, vc disse que o C7M tem um som parecido como o Em, talvez a intenção tenha sido a de tensionar pra voltar pra tônica (VI grau).
2)O fato do C7M ter o mesmo som que Em, é estudado por algum tópico dentro de harmonia? (por exemplo, são trítonos?) Ou basta simplesmente destrinchar cada acorde e verificar as semelhanças?
Valeu.[b][/b]
|
emaj Veterano |
# mai/06
· votar
LendroPannuci
Esqueci:
3) "Faz parte de uma cadência II, VI, I -->F#m7(b5) - B7 - Em7" Essa cadência é seria no tom de Em, e não G. Correto? Então a música muda de tom nesse trecho?
Valeu.
|