Substituir Precision por PJ

    Autor Mensagem
    AstonBarret
    Veterano
    # mai/05


    Olá galera!

    Sou novo na lista e tenho algumas dúvidas...

    Possuo um Yamaha RBX-250 que tem me quebrado o galho até então. Porém, estou afim de fazer um 'upgrade' nele, e por enquanto, ainda não penso em me desfazer porque gosto muito desse instrumento (apesar de ele ser bem simples... aliás, se alguém tiver algo a dizer sobre ele eu agradeço) - gosto do braço, da escala, do visual, enfim, queria mesmo era melhorar ele, turbinar ser timbre. Ele possui um único captador Precision (cuja marca eu nao faço nem ideia) no meio, mas ele está começando a perder o brilho, está velho, todo enferrujado... e eu estou afim de colocar um jogo PJ novo nele. Eu toco reggae com a minha banda (necessidade de médio-graves), mas não dispenso os agudos para estudos caseiros de slap e outras Jams que necessitem de um tibre não tão aveludado.

    Minhas perguntas:

    1 - Seria um PJ adequado? Mantenho o Precision para os graves e dou um "up" nos agudos e médios com o Jazz na ponte.

    2 - TEM COMO fazer isso num baixo que só possui um captador (no caso, existe a possibilidade do luthier meter a faca no corpo do braço pra instalar o novo jogo e mais os knobs necessários)? Se sim, dá pra transformá-lo em ativo?

    3 - Estive olhando um jogo EMG na GangMusic (via site), está 576 pratas. Será que compensa o investimento ou vocês teriam outras marcas para sugerir? Ou até mesmo outras providências a serem tomadas em relação ao instrumento?

    Foi mal a quantidade de dúvidas... respondam se quiserem =)
    Valeu, abraços!

    marcioazzarini
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    AstonBarret

    Aeh "Family Man".. Bem vindo!

    Acho q com o valor total dos captadores + mão de obra do luthier (tendo em vista q ele vai modificar todo seu instrumento), seria mais vantagem você comprar outro baixo, e não perderia as características do seu Yamaha, já q vc gosta dele.

    Abraços!

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    1- É uma questão de pesquisa, um equalizador (Boss GEB-7) ajuda muito.
    2- Sim, e é um procedimento simples, embora trabalhoso.
    3- Acho que não compensa pois o valôr de revenda desse seu baixo é próximo à isso.
    4- Ver os tópicos 1 e 2.
    Abç

    AstonBarret
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    marcioazzarini

    É que na verdade eu gosto da tocabilidade dele, do conforto, do peso, etc... mas não estou muito satisfeito com o timbre, queria dar um up só na captação pra ver se melhorava...


    Mas me ocorreu o seguinte, agora... o meu baixo é todo passivão, e se eu fosse colocar os EMG PJ, seria legal eu colocar o circuito ativo junto, pois creio estes caps serem ativos... mas aí já nao vale a pena pelo valor (vai fechar quase o preço de um outro bass... caps + circuito + luthier).
    E quanto ao EMG HZ? Será que não seria mais indicado para um upgrade de timbre passivo, sem perder no custo x benefício?

    Abraços!!

    mosca
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    AstonBarret
    só pq o captador é ativo nao quer dizer q precisa de circuito.

    AstonBarret
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    mosca

    mas será que vou conseguir extrair dele o melhor sem o circuito ativo?

    bassjunior
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    AstonBarret
    Cara, q legal. Tava pensando em fazer o mesmo q vc. Gosto d+ do meu bass, do braco, da tocabilidade... Mas o timbre tambem naum me agrada.
    Pensei em fazer o mesmo q vc sugeriu ( novo jogo de caps.) mas, no meu caso compensa um bass novo, pois ele custou 230.00. Tava barato assim pq era usado, mas ta novinho. Se for investir em caps novos vai ficar mais caro q o valor q paguei no bass...

    bassjunior
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Legal essa ideia de circuito ativo. Sera q fica bom, e quanto custaria?

    BTNS
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Mas me ocorreu o seguinte, agora... o meu baixo é todo passivão, e se eu fosse colocar os EMG PJ, seria legal eu colocar o circuito ativo junto, pois creio estes caps serem ativos...

    AstonBarret, vc não precisa colocar um pré ativo para usar os EMG. Você pode instalá-los sem isso. Os captadores da EMG (exceção para os HZ que são os únicos passivos dessa marca) são todos ativos, ou seja, já tem um pré embutido no captador. O pré externo, um BQC EMG por exemplo, funcionaria como um equalizador para dar ganho ou corte nas frequências.

    Os captadores + o pré podem passar de 1000 reais. Fora a mão de obra.

    Esse tipo de investimento só vale a pena se vc gostar muuuito do seu baixo pq vc não vai recuperar essa grana na revenda, ainda mais que seu baixo é um instrumento simples.

    Minha sugestão é você ir numa loja e experimentar um Equalizer da Boss. Esse pedal é muito legal e vai te dar uma boa variação timbral por um preço bem menor.

    Quanto à ferrugem no seus caps, cara, leve o baixo em um luthier para dar uma regulagem geral e revisão da parte elétrica e peça para ele dar uma limpada no captador (de acordo com o que for possível, claro).

    Uma revisão a cada seis meses ou uma ano garante a saúde do teu instrumento.

    AstonBarret
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Valeu BTNS, acho que o melhor a fazer considerando o custo x beneficio é isso mesmo. Estive olhando o GEB-7, da Boss, seria uma boa aquisição? Quem tem aí e pode dizer o "poder" dele? ehheeh

    E mais uma duvida que surgiu inicialmente... como ele funciona? Equaliza-se nas 7 bandas da parte de cima e pisa-se para dar o "on" e o "off", ou ele tem pré-equalizações?

    Desculpem a ignorancia mas nao costumo tocar com pedal hehehehe

    Abraçoz!

    bass_player
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    AstonBarret
    Segue as orientações do BTNS e Mauricio Luiz Bertola...

    Pisa-se no Boss GEB-7 pra ativar ou desativar o pedal (on-off), tem 7 controles de frequencias (é um equalizador gráfico); e um controle de volume. Compra ele pq esse pedal é muito legal mesmo.

    Flw.

    AstonBarret
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Valeu bass_player, e a todos aê que me ajudaram! Antes de comprar o GEB-7, pretendo fazer uns testes com ele numa loja... ae posto aki os resultados ;)

    Abraços graves!

    BTNS
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Antes de comprar o GEB-7, pretendo fazer uns testes com ele numa loja


    Cara, isso é fundamental com qualquer coisa. Mas aposto que vc vai gostar do pedal. Existem outro pedais desse tipo mas pelo que eu vejo o mais vendido é esse da Boss. Tb estou pensando em pegar um, para usar com o meu baixo passivo.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Substituir Precision por PJ