luthiers

    Autor Mensagem
    anderson florencio
    Veterano
    # mai/05


    me disseram uma coisa e gostaria de saber se é verdade ou não, pois estou querendo fazer um baixo pra mim. é o seguinte:
    o corpo construido da mesma madeira só que em duas partes coladas(as duas partes vêm do mesmo pedaço) é melhor que a madeira interiça?????
    e
    o braço fatiado da mesma madeira e colado (igual ao de cima) é melhor do que o braço em uma peça só????
    gostaria de saber se isso é conto da carochinha ou é verdade, ou é puro questão de timbre, se for este último, qual as diferenças? o que eu ouvir foi que é melhor pq sofre menos alteração do clima, mas não perde som não, sustain e corpo do som???????
    valew mesmo!!!

    Half
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    é melhor que a madeira interiça
    Não.

    o braço fatiado da mesma madeira e colado (igual ao de cima) é melhor do que o braço em uma peça só????
    Aí já existem opiniões divergentes, tem gente que fala que dá mais estabilidade pro braço, mas não sei não.

    luiz_hbf
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    anderson florencio

    Dê uma olhada aí, não só nessa página, mas em todo o site. É muito bom.

    http://www.igorporto.com/constru%E7%E3o.htm

    BloodyBass
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    O braço dividido em tiras e colado é mais resistente e empena menos por que o processo é o seguinte...

    vc tem uma peça de madeira da seguinte forma: iii

    Quando se corta o braço ele fica com tres peças assim: i i i

    Porém quando se cola, se inverte a peça do meio desa maneira: i ! i

    E o braço fica assim: i!i

    isso confere mais resistencia pois as fibras invertidas da parte do meio do braço oferecerao uma contraforça....contrária (obvio) à direção das forças que provem das outras faixas de madeira.

    anderson florencio
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    mas não interferem no som?
    o som muda?

    Caobelli
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    luiz_hbf
    Incrível este luthier.
    sabe se é caro?

    Alain Caron
    Veterano
    # mai/05 · Editado por: Alain Caron
    · votar


    .

    Half
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    BloodyBass
    Gostei muito da sua explicação com os "i"s e os "!"

    heheheheh

    luiz_hbf
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Caobelli

    Não sei não hein. Entra em contato com ele e vê quanto sai a brincadeira. Um orçamento não custa nada, assim espero.
    Até mais

    BloodyBass
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Half


    Hehehehehe

    anderson florencio

    Não, o som não é interferido por essa inversao na madeira.
    Isso é uma prática muito comum mesmo, na verdade, nunca vi nenhum baixo que não tivesse isso.

    Pra vcs terem uma noção...as cordas de um baixo de 4 cordas exercem sobre o braço do instrumento (quando afinado em GDAE) uma força equivalente à se vc colocasse o braço do instrumento de pé e na ponta do headstock vc apoiasse 80Kg. É uma força enorme...esse "reforço" no braço é quase que obrigatório quando se faz um instrumento inteiriço.

    anderson florencio
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    luiz_hbf
    BloodyBass

    valeu mesmo pela ajuda, já acabei de decidir como vai ser meu baixo, e que site maluco esse do igor porto, ele explica tudo e copiei um tanto de coisa dele na toralmente, rsrsrsrsrs.
    valew galera...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a luthiers