baixo no metal melodico

Autor Mensagem
Guto EADG
Veterano
# mai/05


Eu percebo que a maioria dos baixistas ligados a funk, jazz, R&B e derivados, tem uma leve aversao a metal (todos os generos) porque dizem que os baixistas nesses estilos nao passam de guitarristas frustados. Bom, excetuando algumas bandas como Angra (com o felipe andreolli q procura ser mais criativo), e falando de bandas de metal melodico mais tradicional (?) como Gamma Ray, por exemplo, q foi a precursora do estilo, eu posso dizer que gosto das linhas de baixo, por exmeplo, na musica "Valley of The Kings" a linha eh bem criativa, encaixada, o baixista Dirk Schalachter até usa slaps dando bastante energia na hora certa, sem deixar a musica com mta 'informação' para o ouvido, como acontece com as musicas do Angra por exemplo (nunca consegui ouvir um cd inteiro do Angra, pq sempre acaba sendo enjoativo, eh mta 'informacao' (usei esse termo por falta de outro) numa musica soh). Gostaria de saber a opiniao dos amigos do fórum. Valeu!

Guto EADG
Veterano
# mai/05
· votar


alias, antes q qqer pessoa me corrija, eu sei q o felipe andreoli nao usa slaps, o que quis dizer foi tecnicas alternativas em geral.

Half
Veterano
# mai/05
· votar


sem deixar a musica com mta 'informação' para o ouvido, como acontece com as musicas do Angra por exemplo (nunca consegui ouvir um cd inteiro do Angra, pq sempre acaba sendo enjoativo, eh mta 'informacao' (usei esse termo por falta de outro) numa musica soh). Gostaria de saber a opiniao dos amigos do fórum. Valeu!
Concordo em partes contigo! Também acho enjoativo ouvir Angra, mas não por falta de informação aos ouvidos, e sim por excesso de informação! É muita coisa tentando ser passada rapidamente, não é uma coisa "bonita" de se ouvir na minha opinião...

Guto EADG
Veterano
# mai/05
· votar


Half
exatamente. no ultimo cd eles se superaram nesse quesito...

Half
Veterano
# mai/05
· votar


Bom, eu tive uma "fase Angra", comprei o Live in SP... Depois de um tempo nunca mais encostei nos Cd's, tão guardadinhos lá.

Half
Veterano
# mai/05 · Editado por: Half
· votar


Editado... Coloquei coisa em tópico errado!

lagwagon
Veterano
# mai/05
· votar


angra é sucks mesmo, os caras querem se achar os melhores instrumentistas e acaba ficando algo excessivo...

FBassist
Veterano
# mai/05
· votar


eu sei q o felipe andreoli nao usa slaps


logico q usa mew!!! ouve unholy wars, Waiting silence!!! ;-)

edusachini
Veterano
# mai/05 · Editado por: edusachini
· votar


Guto EAGB
Ouve as composições dele, tem varios slaps, tem uma musica no site da nig strings que tem uma intro em slap.
Mas eu não gosto muito dele, acho as linhas dele muito "quadradas".

EDIT
Alias, no melódico o baixo tem muito pouco espaço e são poucas excessoes onde o baixo se destaca. Um baixista que eu gosto muito desse estilo é o Markus Grosskopf, que já criou ótimas linhas no Helloween.

lvbox
Veterano
# mai/05
· votar


eh mta 'informacao' (usei esse termo por falta de outro) numa musica soh).

Eu li, li e não consegui entender essa afirmação
?

FBassist
Veterano
# mai/05
· votar


lvbox
achoq ele quis dizer mta coisa, mtas notas...seila...

lvbox
Veterano
# mai/05
· votar


Então meu ouvido vai espocar porque eu escuto essas informações todo dia, Dream Theater tbm eh assim e eh justamente isso que me fascina, essa capacidade de colocar varias informações em uma só musica.

Guto EADG
Veterano
# mai/05
· votar


edusachini
sim, eu conheco a musica é 'cactuz' nao eh? mas no angra mesmo nunca tinha percebido... nunca ouvi mto pq realmente nao gosto. eu sei q ele usa mto tapping, harmonicos, mas slap achava q realmente nao.

Rafael Vaz
Veterano
# mai/05 · Editado por: Rafael Vaz
· votar


Não acho q Metal Melódico tenha "muita informação" pelo contrário, acho meio pobre musicalmente, é uma música completamente tonal, tudo gira em torno das mesmas escalas, harmonias e rítmos, já até gostei quando era adolescente (é um estilo que agrada mais os adolescentes), o medievalismo é bem comum em quase todas as músicas, ou se fala de "glória", "poder", é um estilo bem cheio de clichês... Não é fácil de se tocar, exige uma técnica apurada e muita rapidês e resistência, já fui baixista de uma banda de Heavy Melódico e desenvolvi muita velocidade com 3 dedos tocando o estilo, mas assim que comecei amadurecer músicalmente, fui deixando de gostar do estilo, principalmente porque muitas bandas colocam a técnica na frente da composição e também porque a maioria das composições são uma colcha de retalhos, um amontoado de riffs desconexos entre sí com um refrão e uma base para o solo, o último cd do Angra, na minha opinião ficou pior ainda porque eles forçaram a barra para tentar fazer algo progressivo, mas não é porque uma música é cheia de quebradas de tempo e mudanças de tom que ela vai ser progressiva, antes de tudo, na minha concepção, um trabalho para ser progressivo tem q ter, desenvolvimento e variações coerêntes de temas e frases músicais, letras maduras e inteligentes em que a subjetividade das palavras se mistura com a subjetividade da própria música, as músicas do Pink Floyd não são cheias de quebradas, rifffs e mudanças de tom e são progressivas, os discos deles são progressivos e essa é a essência do Rock Progressivo, o Yes introduziu as mudanças no tempo e na harmonia sem perder essa essência, e o Dream Theater, apesar das controvérsias, e de ser uma banda atual, o q gera uma certa desconfiança das pessoas mais conservadoras, seguiu o exemplo do Yes no elemento mudanças de tempo e harmonia, mas também sempre preservou essa essência e sempre teve uma proposta musical progressiva.

Steve Harris eh o cara
Veterano
# mai/05
· votar


Rafael Vaz

O metal melódico tem muita informação exatamente porque há muita disputa por uma técnica difícil e apurada entre os próprios músicos da banda. O Angra por exemplo, são todos excelente músicos e com muita técnica: baixo com 3 dedos, bateria metralhando o pedal duplo, guitarras fazendo arpeijos em velocidades altissimas, vocalista tentando alcançar um tom cada vez mais alto. Não posso negar, mas gosto muito do estilo. Quanto ao novo cd do Angra, existem músicas exageradas mesmo, mas eles compuseram músicas muito bem feitas variando entre outros estilos como por exemplo "No Pain For the Death", "The Shadow Hunter", "Late Redemption". Nessas nós podemos perceber que são músicos completos que sabem demonstrar muita técnica e também uma ótima musicalidade.

Falou aí!

Librelon
Veterano
# mai/05
· votar


Steve Harris eh o cara
Qual é o novo cd do angra???

Eu gosto d Dream Theater com toda essa "informação" em uma música, acho q isso é questão d gosto... Mas eu tb não gosto d Angra...

Stank
Veterano
# mai/05
· votar


Sou baixista de Fusion, Jazz, Blues e não tenho a menor aversão para com o Metal. Sou um big fan do Alex Webster(Cannibal Corpse), quanto ao Metal Melodico, Um baixista que eu gosto muito desse estilo é o Markus Grosskopf, que já criou ótimas linhas no Helloween. Não há como náo concordar com isso. Lembro o trabalho que foi tocar Eagle Fly Free a uns 4 anos atrás hehehe

Rafael Vaz
Veterano
# mai/05 · Editado por: Rafael Vaz
· votar


Steve Harris eh o cara

Seguinte kra, muitas notas por segundo pra mim não é muita informação, se for pra fazer muitas notas por segundo, coloque um computador pra fazer escalas rápidas q ele ganha até do Michel Angelo, se por pra fazer bumbo duplo rápido, põe um seqüencer que ele faz muito mais rápido que qualquer baterista de heavy melódico ou trash ou black metal ou seja lah o q for, se cantar agudo é cantar bem, põe uma soprano de uma vez pra cantar no lugar do vocalista, música não é disputa de técnica e esses caras de Heavy Melódico bitolados deviam estar no circo e não num palco. Se tiver oportunidade, tente ouvir o disco Bitches Brew do Miles Daves ou alguma peça do Schoenberg, aí sim você irá descobrir realmente o que é muita informação musical pra cabeça. Não estou dizendo que tudo no metal melódico é ruim, existem bandas q eu respeito e músicas que eu escuto até hj, fez parte da minha formação musical e antes de tudo sou um baixista de rock, o Grosskopf é até uma exceção no ramo do heavy melódico, não é muito técnico nem rápido, mas é criativo, porém não é nenhum Chris Squire, a linha de Eagle Fly Free é legal, mas tb não é nada d+, ele segue as escalas de um jeito óbvio para quem toca Jazz e o tapping de uma corda só q tem no meio é bem básico, pra iniciantes msm, se vc sabe alguma coisa de harmonia, de modos gregos e escalas e tem um bom ouvido, tira essa música só de ouvir uma vez, pelo menos tirei ela de primeira, e já fiquei semanas encalhado tentando tirar músicas do DT, ou do Jaco Pastorius, enfim, sobre o disco novo do Angra ouvi o disco todo não só uma vez, mas pelo menos umas 5 e mantenho a minha opinião, tem algumas músicas melhorzinhas, mas no geral o disco é uma colcha de retalhos, as composições não me agradaram e achei uma puta forçação de barra a tentativa deles de fazer um album "progressivo". Se alguém quiser me dizer: "Intão faz melhor!", a resposta e a seguinte: Música não é esporte e vc não grava um disco pra fazer melhor ou mais rápido q o outro. É contra essa mentalidade q estou falando, música é arte acima de tudo.

Nuhumnaion
Veterano
# mai/05
· votar


além de Angra, pessoal... de metal tem tanta coisa.... Symphony X por exemplo, o Michael Lepond detona, e com 4 cordas só... John Myung tb é um ótimo exemplo... Pra quem tiver tempo, Ouçam Sonata Arctica... os caras são novinhos mas manda muito bem, inclusive covers de Helloween, nightwish, além de músicas próprias bem elaboradas... não é melódico, é progressivo, mas vale muito a pena, pois sao dois estilos bem próximos...

Emerson Guita
Veterano
# mai/05
· votar


Nuhumnaion
Sonata Arctica progressivo? Hiauauauauauauauauau

Half
Veterano
# mai/05
· votar


Sei que o Andreolli freqüenta o fórum aqui, só gostaria que ele lesse isso tudo como críticas construtivas...

Rafael Vaz
Veterano
# mai/05 · Editado por: Rafael Vaz
· votar


Gostei do disco novo do Shaman, as composições deles estão amadurecendo. Apesar de não ser muito fã do André Matos, achei o disco legal, os caras não são tão virtuoses quanto os caras do Angra, mas fizeram um trabalho legal e coerente, sem excessos. Apesar de não ter gostado desse disco novo do Angra os caras são putas músicos e têm condições de fazer um disco bom, tem bandas que adoro e que já lançaram discos que não me agradaram, estou torcendo pra que eles acertem ná próxima. Tinha esquecido de citar uma banda brazúca que merece todo o respeito e admiração que é o Dr. Sin, os caras sabem compor muito bem, o Edu Ardanui além de ser rápido tem muito feeling e os solos deles são muito inteligentes e criativos e o Andria Busic além de ser foda no baixo, canta muito tb.

loudenvier
Veterano
# mai/05
· votar


É engraçado como as pessoas falam sem saber do que estão falando... o mais engraçado foi o cara que disse algo sobre "música tonal".... Ai, ai, como se hj em dia, fora do mundo da música clássica alguém fizesse outra coisa... só lamento.

Half
Veterano
# mai/05
· votar


loudenvier
só lamento.
Vc deveria dar argumentos ao invés de só lamentar... Rush é assim?

Lauro Lemos Bisneto
Veterano
# mai/05
· votar


bicho, antes de você fazer algum comentario entenda do assunto primeiro, você faz um topico e nem sabe que felipe Andreole já usou slap em musicas do angra, você acha linhas de baixos exelentes em heavy metal, como helloween, que põe muita informação, porém soam muito bem aos ouvidos, bicho o heavy metal é uma mistura de tudo, pelo menos na minha concepção tem a tecnica do blues, tem linhas muito rapidas com a mão direita, com a esquerda também, não posso negar que há baixistas de exelente qualidade fora do heavy metal, porém so pelo fato de você tocar heavy metal você é um baixista de respeito. resumindo heavy metal é de tudo um pouco. e na opinião você num sabe nada

Guto EADG
Veterano
# mai/05
· votar


Lauro Lemos Bisneto
antes de fazer algum comentário aprenda a interpretar textos. O que eu já tentei ouvir de Angra (e nao precisa ouvir mta coisa pra entender como são as musicas) as linhas do Andreoli nao tinham slaps, mas isso não muda nada no significiado desse tópico que foi "BAIXO NO METAL MELÓDICO - O QUE É MAIS CABÍVEL? LINHAS SIMPLESMENTE BEM ENCAIXADAS OU VIRTUOSISMO?" (E além do mais eu só citei Angra porque é uma banda do estilo, que ao contrário de mim, quase todo mundo conhece bem). E nao adianta retornar com mais uma demonstração da sua pouca inteligência que eu nao vou descer no teu nível pra te responder. E antes que eu me esqueça, vá chamar de "bicho" as pessoas parecidas contigo.

Rafael Vaz
Veterano
# mai/05 · Editado por: Rafael Vaz
· votar


loudenvier

"o mais engraçado foi o cara que disse algo sobre "música tonal"..."

Cara, quem será q não sabe o q está falando?! Pelo jeito você não tem idéia do que seja música tonal ou modal e das fusões entre elas...Existem muitas bandas que fazem ou fizeram músicas que não são apenas tonais e que tem variações modais, se vc ouvir Dream Theater, Rush, Yes e muitas outras bandas e entender alguma coisa modos gregos, escalas e harmonia vai perceber que as composições deles não são apenas tonais, além disso existem muios compositores de música erudita q faziam música tonal e bem feita. Não é um problema fazer música tonal, existem muitas músicas tonais muito boas, a minha crítica é acerca da obviedade das músicas de bandas de metal melódico que só usam as mesmas escalas de um jeito repetitivo e sem variações, que não desenvolvem temas e fazem uma "colagem" de riffs e frases desconexos, vc pode fazer uma música tonal muito bem feita se souber desenvolver um tema de modo inteligente e criativo.

Alexandre Silva Bass
Veterano
# nov/05
· votar


galera, me falem algumas músicas que tenham técnicas como dwo-hands.
V
A
L
E
U
!

FBassist
Veterano
# nov/05
· votar


Alexandre Silva Bass

É Two Hands!

Revenant
Veterano
# nov/05 · Editado por: Revenant
· votar


muito técnico e muito chato metal melodico =/ as bandas se imitam de mais e são poucas as que tem identidade. brincadeira hahahhah
Mas em parte tem bandas que se imitam mesmo, mas isso é normal em todos os estilos tem artistas bons e ruins, mas eu curto pra kcte melodico! \M/

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a baixo no metal melodico