Iniciante total (procurando comprar um baixo)

    Autor Mensagem
    Sawamano
    Veterano
    # abr/05


    Ae galerinha. Sou tecladista, e um colega me convenceu a tocar baixo recentemente (de acordo com a galera daqui, eu estou perdendo tempo com o teclado e deveria ir para o baixo hehe mó indireta)...

    Bem, como iniciante total, sem NENHUMA experiencia anterior com instrumentos de corda, e com orçamento bem baixo comparado aos preços dos baixos que vi no mercado (parece que com o custo de um baixo, vc monta uma banda de new metal inteira hehehe brincadeira), eu gostaria de uns toques na compra do meu primeiro instrumento.

    Já estou procurando aulas, mas não gostaria de ser influenciado sómente pelas opiniões do professor.
    Eu disponho de coisa de 300 reais para gastar no instrumento (possivelmente usado), e pretendo comprar um usado, apenas para fins didaticos (apesar de, sinceramente, esperar algo mais barato que isso). Eu pretendo usar só para praticar e tocar em casa, ou no maximo junto de amigos por diversão. Se eu gostar do instrumento, ai posso investir em algo melhor, concordam?

    Agora falando serio...

    Se possivel, eu gostaria de dicas das marcas e modelos mais em conta, ou mais indicados para um iniciante total, de modo que eu possa me acostumar com o instrumento. Sei que, para um baixo, o dinheiro que disponho é insignificante, e que a qualidade do instrumento vai ser muito fraca, mas é que tenho medo de não gostar do instrumento, ou de simplesmente não levar jeito pra coisa.

    Eu com certeza falei algumas bobagens aqui, mas é que eu sinceramente nunca lidei com musica profissionalmente. Eu sempre gostei da musica para mim, ou para brincar com alguns amigos no maximo. Não tenho conhecimento ou experiencia, e gostaria realmente de aprender a tocar algo que fosse realmente "profundo" (e, pelos topicos que eu andei espiando nos ultimos dias, os baixistas parecem bem mais 'ligados' ao instrumento que outros musicos). Gostaria de saber as opiniões de vocês, e os buracos que não devo cair...

    sou de são josé do rio preto, interior de são paulo, no caso de conhecerem alguem que venda o instrumento usado, ou mesmo loja/professor interessante, eu agradeceria também.

    BloodyBass
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Bom rapaz...

    Seguinte. Primeiro, quem te disse que baixo é melhor q teclado ou que qqer instrumento é melhor q outro é um mente vazia. Instrumento é questão de gosto, tem diferentes papéis sim, mas se o cara curte ritmo e nao curte harmonia não tem nda q vai fazer ele parar de tocar bateria pra tocar guitarra certo?

    Agora à sua questào.

    Normalmente se recomenda um instrumento razoavel pra quem começa pq comecar com um instrumento ruim pode trazer varios problemas. Primeiro, se o instrumento não alcança uma altura de cordas ideal a pessoa pode ter uma L.E.R. (Lesão por esforço repetitivo) pois nao está habituada ao posicionamento correto para se tocar o instrumento e com as cordas muito altas em relação ao braço o esforço para se tocar o baixo vai ser enorme.

    Como você não possui experiencia com o instrumento recomento ALTAMENTE que você vá à loja com alguem que CONHEÇA. Pq vendedor vai tentar te empurrar o primeiro lixo q ele achar, ainda + pq vc tá com pouca grana. Nessa faixa de preço só acho que vc pode encontrar um golden usado...talvez nào. Daí pra baixo as marcas sao quase equivalentes...só NÃO leve TONANTE nem JENNIFER...NUNCA!


    Enfim...minha dica é...junta pelo menos + 200 reais q vc consegue um condor bem usado se vc procurar bem...no MercadoLivre às vzs tem.


    FLW

    Sawamano
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Tu ta falando pra eu gastar uns 500 contos?
    Bem, eu acho que consigo esse dinheiro em uns 2 meses, sem problemas.
    Mas tipo, o instrumento vem só o "baixo" em sí, né? Sem "caixa de som" nem nada certo?

    Na verdade, o cara que me falou pra tocar baixo é meio lesado mesmo :) mas é bem gente boa hehehe :) acho que me expressei mal (pra variar), mas o q ele disse foi mais algo como "vc gosta de tocar num estilo que um baixo ia dar mais certo" :)

    Evitar Tonante e Jennifer, certo.

    Eu infelizmente não conheço ninguem que toque baixo disponível :(

    Du Bass
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Voce tambem pode ver um baixo Eagle, apesar de num essas coisas vc pdoe comprar um novo por uns 500 reais...

    Tenta ve tb baixo de Luthier...flws

    BloodyBass
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Sawamano

    É cara...uns 500 conto no minimo. E sim...o baixo vai vir só só ele.
    E é msmo cara...o q falaram aí de procurar um baixo de luthier'pode vir à ser uma boa. Baixo de luthier que nào tem fama (nào é necessáriamente ruim) geralmente é barato pq desvaloriza mto rapido.

    Olha...c vc nao tem ninguem por perto que conheca instrumentos de corda fica arriscado...mas na pior das hipoteses vc compra e leva pra um luthier regular pra vc. Essa regulagem vai te custar em média 40 reais.

    rfasioli
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Vê também um usado. Vc consegue um Gianinni razoável por uns 350, talvez até menos. E um ampli thor da meteoro sai uns 200. Pra começar tá ótimo, eu comecei num baixo sem tensor, com captador de guitarra e o mais improvável... era pra canhoto, sendo que eu sou destro...

    []s

    Brasileiro
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Bom cara, na minha opinião, o baixo eagle é um excelente baixo para se iniciar os estudos.Dependendo do baixo q voce pegar, ce vai ter um instrumento até para apresentações grandes se voce realmente quiser investir na carreira.

    Brasileiro
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    E esqueci de dizer uma coisa, é barato.

    Sawamano
    Veterano
    # abr/05 · Editado por: Sawamano
    · votar


    Mais alguma dica?

    DEMANO
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    E esqueceu de dizer outra tambem... É um chumbo de tao pesado que é aquele trambolho...

    Sawamano
    Veterano
    # abr/05 · Editado por: Sawamano
    · votar


    Poxa! Tou vendo que vou ter que investir :(

    Me falaram que da pra usar a placa de som do computador como "gambiarra" até comprar amplificador, ouvindo com fone de ouvido, é verdade? Pra não ter que gastar dinheiro pra ouvir sozinho logo de cara...

    Eu realmente queria comprar um usado, para economizar um pouco de grana :( mas não sei "ver" a qualidade do bixo, entendem.

    Que perguntas eu faço pro dono da eventual loja, e que respostas eu devo esperar? (que respostas são boas e que respostas são ruins, eu quero dizer)

    É que tipo, é bem sabida a tendencia comercial de enganar o trouxa :( e eu gostaria de evitar isso, principalmente pq com o baixo perfeito ou cheio de problemas, eu não vou saber a diferença!

    Du Bass
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Vc pode usar tambem akeles aparelhos de som com entrada para MIC . Neles da pra toka e no computador vc tb pode , mais a potencia é bem baixa. Em outras palavras seu aparelho ou suas caixinhas do computador iraum ser detonadas.

    Centauro
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Sawamano
    No submarino tem o shelter PB01, é um modelo precision e lá é o lugar mais barato que vi, tem um por menos de 500,00 prá pagar em até 12x... não gosto de fazer propaganda mas acho um ótimo negócio, e duvido que tenha outro melhor pelo mesmo preço, boa sorte.

    lagwagon
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    é! vou comprar esse shelter hohoho

    Luizclaudiobarboza
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Sawamano
    No submarino tem o shelter PB01, é um modelo precision e lá é o lugar mais barato que vi, tem um por menos de 500,00 prá pagar em até 12x... não gosto de fazer propaganda mas acho um ótimo negócio, e duvido que tenha outro melhor pelo mesmo preço, boa sorte.


    Vê também um usado. Vc consegue um Gianinni razoável por uns 350, talvez até menos. E um ampli thor da meteoro sai uns 200. Pra começar tá ótimo

    só NÃO leve TONANTE nem JENNIFER...NUNCA!

    Aria pro II Ativo ( usado )

    Strimberg 24A (usado) tb e uma boa opção ao contrario do que muitos pensam o corpo e de BassWood e a captação ativa da um bom timbre. e tenho visto usado por volta de 350 pratas.

    Sawamano
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Eu não entendi o que exatamente vai acontcer se eu usar um Fone de Ouvido no Baixo...
    Como assim vai "detonar" o fone?

    Sawamano
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Talvez eu esteja interessado... mas defina esse "completo"

    BloodyBass
    Veterano
    # abr/05 · Editado por: BloodyBass
    · votar


    Swamano

    Detonar significa q tuas caixas (ou fones) vão acabar rachando. Vai saturar....vai começar à zumbir com certas frequencias...enfim...vai ferrar sua caixa/fone. Mas isso leva um tempo ainda...principalmente se vc pegar esses baixos de q estào falando pois eles tem uma saída fraca (não alcançam volumes tão altos)

    E olha...qto às perguntas q vc deve fazer. vou te passar um basicão (até com alguns testes), daí vc posta por aqui as respostas do vendedor (e os resultados dos testes) e agente vê o q pode ser verdade ou nào...mas pouca coisa vai poder ser esclarescida sendo q ngm aqui vai estar VENDO o instrumento. Agente só vai poder te falar se o cara está mentindo sobre algo que com certeza agente sabe sobre o baixo.


    antes de mais nada...peça pro cara da loja dar uma afinada básica no baixo, um baixo desafinado pode ter OUTROS resultados com esses testes. Se vc conseguir, antes do cara afinar...DESAFINE o baixo um pouco. Faça a corda masi grossa ficar "mole" e toque algumas notas nela. Pois daí vc vai saber o que quero dizer com "trastejar" e "perda de sustain". MAs só se conseguir...

    Pegue o baixo SEM ligar no amplificador. E toque qualquer coisa nele...toque algumas notas presas...e algumas cordas soltas. veja se vc consegue ouvir relativamente bem o som que sai.
    Se não conseguir (não to falando que vc precisa ouvir 100%) ouvir as notas. Ou se tiver MUITA dificuldade pq as notas rapidamente "somem" isso significa q vc tem um baixo com pouco sustain, o que não é legal mas dependendo do motivo, pode ser resolvido por um luthier sem muito custo, mas aí não sei se vale a pena arriscar.

    Depois disso...vc vai pegar o baixo e vai tocar ele em todas as casas. (Pode ou não ligar no amp, pode ser melhor q seja sem estar ligado). Pressione cada casa com uma força moderadamente forte (já q vc nunca tocou baixo vai ver q vai precisar um pouco de força pra pressioná-las corretamente). Pressione as casas perto dos trastes (coisinhas de metal em cima do braço).
    como vc nunca tocou baixo, leve consigo uma palheta e toque as cordas com ela (com a ponta dela, força suficiente pra sair um som bem perceptível, mas sem ser muito forte) toque de preferência perto da ponte (parte de metal que segura as cordas no corpo do instrumento) pois lá, essas diferenças de força fazem menos efeito.

    Qdo vc tocar em todas as casas vc tem que perceber se as cordas trastejam, ou seja, se vc ouve que as cordas vibram mas ficam "roçando" nos trastes...dando uma nota que "some" rapidamente no meio do zumbido. Se vc tiver feito o q falei sobre desafinar o instrumento vc vai ver como q é. É um som que dura menos tempo do que os outros e "desapareçe" no meio dos zumbidos do metal do traste e da corda. Lembre-se de pressioná-las firmemente no braço!!! Em caso de duvida...aperte o mais forte q vc puder bem em cima dos trastes.


    Feito isso, vc tem que checar a altura das cordas...o que pode estar relacionado com algum trastejamento que tenha aparecido.
    Isso não vai ser mto eficiente sendo q não sabemos qto de força vc vai aplicar à cordas...mas simplesmente aperte a corda contra o braço e veja se ela "percorre um longo caminho" até chagar no braço ou não.

    Para ter uma noçao de diferença de altura de cordas pressione a corda mais fina (sol) na PRIMEIRA casa (as maiores) e depois pressione ela na ultima casa (as menores). Vc vai perceber q nas primeiras casas a altura de cordas é menor (ou pelo menos é assim que um baixo minimamente bem construído é). E vai perceber q vc terá mais dificuldades em apertar a corda nas ultimas casas. Se essa "dificuldade" se aplicar à outras regiões do braço do instrumento e outras cordas...o instrumento q vc pegou está com a ação de cordas alta. Isso é outra coisa q não é legal...mas q uma simples regulagem de luthier pode resolver (normalmente).

    IMPORTANTE:
    Se o instrumento trastejou é possível que seja por causa da altura de cordas que está excessivamente baixa. O ideal é um instrumento q tenha uma altura de cordas baixa...mas que não trasteje.

    Cheque para ver o estado da porca do tensor. O tensor é uma peça de metal que vai dentro do braço e é responsável pela contra-força exigida para que o braço nao entorte. Seu encaixe é do tipo Allen (um hexágono) e ele pode estar localizado em 2 lugares:

    1- No headstock (lugar onde vào sa tarrachas) na direção em que as cordas seguem. entre as duas cordas do meio
    2 - No final do braço, já no corpo do instrumento. isto é: depois que o braço termina (nas casas agudas, menores) logo abaixo do braço na direçao que as cordas seguem também. entre as duas cordas do meio.

    alguns baixos com o encaixo da porca do tensor no headstck tem uma pequena placa de plastico aparafusada para cobrir essa parte do tensor.
    Peça pro vendedor deixar vc ver, se ele não deixar desista. É um risco muito grande à se correr.
    Vc tem que checar aqui se o "hexagono" está perfeito, sem espanamentos. um tensor espanado é um problema bem chato e pode sair caro.

    Checando os potenciometros agora...
    Vc vai ligar o instrumento no amplificador e vai mexer nos "botoes" que existem no corpo do instrumento abaixo da ponte. simplesmente mexa neles e perceba a diferença no som. alguns vào ter volume...tom (grave/agudo) etc...depende do instrumento q vc pegar. Mas o que importa é ver se eles tem alguma mudança repentina de qualidade do som. O ideal para um potenciometro é que ele seja gradual...mas muitos potenciometros dão "saltos" ...pulando de um volume muito baixo quando regulados à 50% para um volume já muito alto simplesmente qdo se regula à 60%. Enfim...cheque isso, mas isso nào é algo q vai interferir na sua capacidade de tocar o instrumento, então é mais um "extra" para assegurar q vc está fazendo uma boa compra.

    Perguntas ao vendedor:

    1) O braço está empenado (ou se preferir, possui algum empenamento)?
    As chances de ele dizer que sim são de 0.01% pq mesmo q o instrumento esteja empenado (com uma pequena torçao no braço), ele é um vendedor e não vai te falar que está. Se o baixo trastejou qdo vc fez os testes é possível que esse seja o problema, mas se qdo vc checou a porca do tensor ela estava OK, pode levar o baixo do msmo jeito pq um luthier resolve isso pra vc.

    2) Ano, modelo, marca...etc...

    3) Possui alguma modificação? (alguma coisa q nao seja de fábrica)


    Acho que em termos de perguntas...é só. O mais importante é vc testar o instrumento. O Shelter PB01 q disseram ter no ML é realmente um ótimo negócio.


    FLw

    Espero ter ajudado com esse texto enorme...rs rs rs

    Luizclaudiobarboza
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    BloodyBass
    Que inspiração.
    Esse post devia ficar permanente.

    Stronb
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Luizclaudiobarboza
    Esse post devia ficar permanente.
    ( 2)

    João Paulo Jones
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Ja que a galera pede, la vai o UP

    BloodyBass
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    rs rs rs....up again então...rs

    Guto EADG
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    uma dica q eu daria é vá a uma loja q venda SÓ instrumentos. Pergunte da assistencia q vc vai ter depois de comprar o instrumento. Isso eh importante. Nao adianta pagar mais barato e chegar em casa com ele todo desregulado... quanto tempo de regulagem gratis, etc...geralmente se na mesma loja tem um luthier trabalhando eles durante um tempo te dao assistencia gratis e depois te cobram menos..

    Sawamano
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Eu encontrei um Washburn branco 4 cordas, por 330... usado, claro.
    Eu não conheço os modelos (na hora eu nem perguntei, malz)... e queria saber se a marca é boa, e quais podelos são bons...

    Ah, sabado é minha primeira aula :) vou ser bem extremista, fazer aulas-teste de baixo, guitarra e mais umas coisas, pra ver qual é realmente o som que eu quero :) valew pelas dicas galera :)

    rubensrodero
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Condor XB 240 ativo, um baixo otimo para aprender e bom para tocar...
    É um pouco difícil achar, mas se tiver essa sorte não disperdice...
    Por volta de 850,00

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Iniciante total (procurando comprar um baixo)