É recomendado tocar a corda solta ou não???

    Autor Mensagem
    John Entwistle
    Veterano
    # abr/05


    Me ajudem.....eu gostaria de saber se é melhor tocar a corda solta ou não?

    WormKrash
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    sim

    hell_boy
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Pod crê

    marcioazzarini
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    John Entwistle

    Depende. Eu recomendo a meus alunos evitarem o uso de cordas soltas, pois isto se torna um vício, e caso precise mudar o tom da música é preciso "criar" um novo desenho.

    DEMANO
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Tanto faz...

    jkdias
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    John Entwistle

    Vc tocando a corda pressionada fica melhor p/ caracterizar a sua pegada. Assim vc pode fazer vibrato, bends, etc.

    Jackson

    John Entwistle
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    valeu galera......podem contiuar ai dando umas dicas pra mim q sou iniciante.....valeu.

    Thiago Correia
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    como o jkdias
    falou Vc tocando a corda pressionada fica melhor p/ caracterizar a sua pegada. Assim vc pode fazer vibrato, bends, etc.

    mas a casos e casos..tem vezes q fica mais facil e comodo usar uma corda solta ....

    Andre Passos
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Cara as duas coisas sao distintas...eu prefiro muito mais com a corda nao solta, pq como jah disseram mostra mais seu groove e ate facilita muitas vezes, outras nao...mas experimenta ouvir dos dois jeitos, e vai ver que o timbre e muito diferente...acho que a funçao de musico e exatamente essa, descobri o que fazer na hora certa, e corda solta e outra incognita, pq as vezes a musica pede ela, outra nem fica tao legal...isso eu estou dizendo para um baixo mais "natural"(que eu gosto), sem nenhum efeito que possa igualar o timbre, ou mudar o som.

    Bico
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Mas tocar a corda solta dá altas possibilidades diferentes tb. Em slap, nem se fala, né...

    Depende do q é tocado, mez.

    Gabriel Simões
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    A corda solta tem mais sustain e o timbre tende a ficar velado quando se vai subindo a escala ...
    Além disso é mais facil ja que independe da posição da mão esquerda.
    Quanto a ser ruim se por algum acaso mudar o tom .... baixistas devem ter a capacidade de tocar sabendo cada passo da sua execução .... e não tocando por desenho .... ajuda ??? ajuda .... mas tende a deixar a mente preguiçosa para o real sentido do q esta sendo tocado

    John Entwistle
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Continuem dando dicas ai
    valeu galera

    Steve Harris eh o cara
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    acho q corda solta manteem mais tempo o som.....mas da menos possbibilidades pra vc....depende da situaçao

    João Paulo Jones
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Eu nao to entendendo bulufas de neca de pitibiriba. Corda solta nao ser = a nao pressionar ela na escala, braco, etc...?? por favor, alguem me explica se eu nao estiver pensando certo...

    John Entwistle
    Veterano
    # abr/05 · Editado por: John Entwistle
    · votar


    valeu ai galera pela ajuda...
    Abraços.

    John Entwistle
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    eh que tem algumas pessoas que me dizem q se mudar o tom fica mais facil com a corda precionada...entendeu?

    Abraços.

    BloodyBass
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    João Paulo Jones

    Isso mesmo.


    John Entwistle

    como já disseram. depende do que você estver tocando. Muitas vezes fazendo uma digitação parecida com essa:


    G---0-9-12--0-9-12--0-9-12---------------------------------------
    D------------------------------------------------------
    A------------------------------------------------------
    E------------------------------------------------------


    Em uma velocidade um pouco mais alta, a corda solta é praticamente um pré requisito. Mas depende muito também do quão presente o baixo vai estar na música. Eu particularmente me habituei à usar bastante as casas presas, me habituei tanto que tenho até alguns problemas quando tento tocar algo usando corda solta mas que pode ser usado com corda presa, sou obrigado à me "acostumar" com o desenho utilizando a corda solta.

    No meu modo de tocar a corda solta é um bom artifício. Às vezes é a única maneira prática de se tocar uma certa passagem devido à distância no braço das notas e à velocidade da melodia. Se por sorte uma das notas de transição de uma certa passagem para outra for compatível com uma corda solta é uma boa opçào pois a corda solta te dá tempo de mover a mão esquerda pelo braço do baixo até chegar no local desejado.

    Rafael Vaz
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    kra, se for um mizão e vc tiver um baixo de 4, garanto q a corda solta é melhor! Agora se for um de 5 ou 6 e quiser dar um sizaum te garanto q vc vaí ter q usar corda solta!

    maikonbass
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    NAO LI TODOS OS posts mas acho assim:

    John Entwistle

    Nao é muito certo ir por desenhos, acho q depende da hora tipo c vc vai fazer uma coisa muito rapida e aí precisa usar a corda solta vai fundo, mas nao é legal vc em muiscas q de pra usar na escala vc ficar usando corda solta pois pod dar a impressao de q vc nao conhece o instrumento, mas aí vai de gosto e de precisao

    valew

    ary
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    cara eu naum sei muito sobre isso,mas foi uma otima pergunta eu naum uso muito cordas soltas,mas bacana a pergunta

    Luizclaudiobarboza
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    se a corda solta existe, e para ser usada, entendo os argumentos em contrario , mas acho que não podemos ter em mente uma limitação de area de uso do braço, até por que o timbre da corda solta e o sustein são diferentes. eu acho que devemos usar quando acharmos necessario, sem se importar que quem ta vendo ou ouvindo va achar isso ou aquilo.
    quanto a mudança de desenho por mais valida que seja a justificativa tem momentos que a corda solta faz diferença.

    praxedes
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Depende da ocasião, eu particulrmente só uso a mais grave solta (B-si 5 cordas), ou no caso de um acorde (gosto de fazer solos execultando o baixo junto). Fora isso preciono a corda para poder usar vibrato, hammer, etc... como o Thiago falou. Bons estudos.

    DEMANO
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    maikonbass
    Acho que nao eh o fato de uma corda solta ow naum que revela qm conhece o instrumento qm naum conhece neh? Dah para notar de longe...

    UrSinHo
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Gente, pra quem quer usar corda solta tem q saber abafar as outras neh! tanto faz!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a É recomendado tocar a corda solta ou não???